Facas: Principais tipos de lâminas.

Vamos falar hoje sobre os principais acabamentos das lâminas e quais benefícios elas podem trazer para você, pois conhecimento sobre cutelaria nunca é de mais e curiosidades sempre dão uma boa conversa. Alguma vez quando você foi comprar a sua faca, ou viu alguma por ai, deve ter notado que existem lâminas negras, algumas foscas e outras tantas polidas, são estes os principais tipos de acabamentos que vamos explicar hoje.

Lâmina negra:

Este tipo de acabamento sempre é associado ao militarismo e isto não é à toa, pois este tipo de lâmina que passou pela pintura ou anodizagem com o pigmento preto é destinado a uma utilização mais especial. A lâmina negra não reflete e dessa forma, em uma situação crítica o reflexo ou o flash produzido não denuncia a sua localização. Alguns acabamentos são feitos por nitrato de titânio evitando a corrosão do material. Fiquem atentos, pois algumas lâminas no começo soltam sujeira na mão até o seu desgaste. Em algumas situações, a lâmina preta pode intimidar mais que uma lâmina comum.

Lâmina fosca:

Com um nível menor de reflexo, a lâmina fosca é um pouco mais leve que a negra, se bem cuidada este acabamento contribui para a aparência da faca. Devido ao seu preço mais elevado, é um tipo de lâmina considerada mais seleta por alguns. Este efeito se obtém através de um banho de ácido durante o processo de afiação produzindo uma superfície de tom cinza fosco definitivo, dispensando qualquer outro tipo de acabamento.

Lâmina polida:

A mais comum de todas, quem que nunca teve uma dessas no seu kit? A lâmina polida possui uma grande vantagem a respeito de sinalização, pois reflete a luz com facilidade, o que numa situação de sobrevivência já é de grande ajuda. Na sua fabricação raramente tem algum tratamento, e durante o seu uso permanece em bom estado durante um bom tempo mesmo após uso pesado. Geralmente o custo dessas lâminas são mais baratos, tornando assim o acesso a este material mais fácil. Foi provado que em uma situação de combate, esses tipos intimidam mais o adversário.

Mesmo explicando sobre estas diferenças sempre o que vai falar mais alto é o gosto, por isso escolham a sua com responsabilidade e sempre tomem cuidado no manuseio da mesma, segurança e responsabilidade acima de tudo.