Fogueira: Tipos e Como fazer

Uma fogueira serve para muitas coisas. Se esquentar, preparar comida, afugentar animais e insetos, iluminar, sinalizar, etc. Mas como fazer uma fogueira de maneira eficiente e responsável? Hoje vamos lhe ensinar!

Fogueira

Uma das principais etapas na confecção de uma fogueira é a escolha do lugar onde esta irá ficar. Primeiramente escolha um bom local, de preferência uma clareira (para diminuir o risco de incêndios) e limpe o local para evitar que exista a possibilidade do fogo se alastrar. Se possível cave um buraco ou rodeie o local com pedras.

Agora vamos para os detalhes técnicos.

Para se fazer fogo precisa-se de calor, combustível, e comburente, que é o chamado triângulo do fogo. No mato o principal combustível é a madeira e mato seco. Busque madeira seca de diversos tamanhos, os menores para o começo da fogueira e os grandes você coloca depois, para ficar queimando por um longo tempo.

Uma dica muito útil: Tenha um grande estoque de lenha para não ter que sair durante a noite procurando por mais e acabar se expondo a riscos desnecessários.

Para iniciar a montagem da fogueira é o que irá determinar o sucesso dela. Começe colocando mato seco ou folhas secas (mecha) e alguns gravetos finos no centro de sua fogueira. Não coloque as lenhas maiores ainda.

Agora você precisa de uma fonte de calor para acender o fogo. Você pode usar fósforo, isqueiro, pederneira (você pode comprar uma clicando aqui). Se você não tem algum desses materiais não se desespere, há meios não convencionais para acender uma fogueira. Se você tem uma lupa, use-a contra o sol e assim produzirá fogo. A lente da lanterna produz o mesmo resultado, assim como uma camisinha com água ou garrafa pet. A bateria de celular o câmera fotográfica também.

Veja esses vídeos e aprenda como fazer:  Com camisinha – Clique aqui  e com seu Celular ou câmera fotográfica – Clique aqui.

Há também o velho modo primitivo de fricção, que consiste em fazer atrito em um pedaço de madeira com um graveto usando a sua mão ou arco. Este é um método que deve ser utilizado em ultima instância, pois fazer fogo dessa forma exige certa experiência prévia e uma boa resistência à frustração (sem contar com o gasto de energia para friccionar a madeira).

Veja os vídeos aqui: Com as mãos – Clique aqui. Com o arco – Clique aqui. Abaixo temos uma exemplificação de alguns métodos:

Depois de acender o mecha vá colocando mais gravetos e depois lenha mais grossa. Para manter o fogo vá alimentando com mais lenha. Cuidado com objetos próximos a fogueira. Há quem fale que o fogo é como uma namorada carente, dê bastante atenção a ele, caso contrário ele acaba ou te queima.

Agora que você sabe o básico sobre a criação de uma fogueira, vamos conhecer os tipos de fogueira. Sim, há tipos de fogueira, cada um mais adequado a uma situação específica. São elas:

  • Fogueira de sinalização: Serve para sinalizar um lugar. Fácil de ser feita bastando colocar folhas verdes na fogueira, que criarãofumaça. Utilize caso esteja perdido, assim as pessoas poderão saber sua localização.
  • Fogueira refletora: Boa para aquecer, pois direciona o calor para um só local. Faça uma espécie de parede usando madeira verde. Pode-se usar pedras ao invés de madeira.
  • Fogueira do caçador: Boa para cozinhar. Use madeira verde ou pedra para fazer uma espécie de um muro pequeno cercando o fogo. Mantenha o fogo baixo colocando lenha aos poucos.
  • Fogueira estrela: Boa para conversar com os amigos, pois fica acessa por bastante tempo e não precisa de muita lenha. Quando o meio queimar basta empurrar a lenha mantendo sempre a estrela.
  • Fogueira de conselho: Ótima para iluminar. Fogueira típica de festas juninas. Na base trocos mais grossos.
  • Fogueira de trincheira: Boa para cozinhar e perfeita para dias quentes, pois não produz muito calor. Consiste em uma valeta com lenha dentro. Não exige muita manutenção pois consome pouca lenha.
  • Fogueira em cone: Boa para iluminar e aquecer. Exige a reposição de lenha em pouco tempo.

Lembre-se que antes de abandonar o local da fogueira certifique-se que ela esta apagada. Para apagar use água ou terra. Pise bem para apagar as fagulhas, afinal, você não quer incendiar toda a mata.