Como as pessoas respondem a situações de emergência

Situações de emergência podem causar grande quantidade de estresse físico e emocional. Aprender como lidar com isso pode ajudá-lo a reduzir o impacto  desse choque e aumentar significantemente as suas chances de sobreviver.

A grande a causa de mortes dentro de situações de perigo é a perda da vontade de viver. As estatísticas mostram que 95% das pessoas que morrem nos três primeiros dias o fazem devido a traumas psicológicos. Como responder a uma situação de emergência irá determinar suas chances de sobreviver.

Reações comuns a um desastre:

Ansiedade e pânico –> O medo do que pode acontecer causa estes dois sintomas. Assim que o pânico se estabelece você deve rapidamente realizar que está apenas alimentando a fogueira. Respirando profundamente, diga a você mesmo que seus pensamentos não podem te machucar e começe a fazer um plano sobre a sua ação.

Depressão –> Esse sintoma em uma situação de sobrevivência pode ser mortal. Assim que a depressão toma conta torna-se quase impossível fazer decisões racionais. Você tem que fazer de tudo para manter sua mente focada em pensamentos positivos. Sempre tome um pouco de tempo para comemorar as pequenas vitórias.

Hiperatividade –> Quando expostas ao perigo algumas pessoas podem se tornar facilmente agitadas. Quando isso acontece a vítima pode se tornar facilmente distraída e tomar ações que serão prejudiciais à situação de sobrevivência.

Raiva –> Essa é uma resposta comum em uma situação de emergência. Em alguns casos a raiva pode ser útil, pode te dar mais força e melhor atenção quando confrontando um perigo imediato, porém em outros casos pode dificultar seus julgamentos e forçá-lo a fazer decisões irracionais.

Culpa –> É muito comum que sobreviventes sintam culpa por ter sobrevivido. Muitas vezes um sobrevivente irá se lamentar pelo que ele poderia ter feito pelos outros ou culpar-se pela situação.

Formas de lidar com os sentimentos acima:

Treinamento –> Pessoas que estão preparadas e sabem o que esperar durante uma situação de emergência são menos propensas a cair nas armadilhas listadas acima. Tenha certeza de treinar com o seu equipamento para que você se sinta o mais confortável possível durante uma situação real.

Leitura –> Conhecimento é a chave para a sobrevivência, saber o que fazer quando tudo está indo por água abaixo vai ajudá-lo a manter a cabeça no lugar em qualquer situação.

Pratique técnicas de relaxamento –> Aprender como relaxar em situações estressantes é crucial para sua sobrevivência. Técnicas de respiração, Yoga e outras técnicas são habilidades valorosas para se aprender.

Coisas para se adicionar à sua mochila de fuga ou kit:

– Carregue fotos de família ou de pessoas amadas em seu kit de sobrevivência.

– Recomendo que independente de religião, carregue também algum item (livro, amuleto ou outro) que proporcione maior conforto espiritual, que renove sua fé.

– Ter um meio para se entreter pode manter sua mente saudável e sua moral boa.  Um baralho pode ser uma ótima adição ao seu kit.

Ter um bom conhecimento de como você funciona sobre pressão e em real perigo é de imprescindível importância para garantir o foco na sobrevivência. Ao dominar seus instintos (que geralmente agem irracionalmente) você pode perceber o ambiente a sua volta e assim, utilizar todos os meios possíveis para continuar vivo. 

Fonte: Off Grid Survival 

Até.

Anúncios

um comentário

  • Bruno Freire

    Temos que vivenciar ao máximo estas situações, ou imaginar-mos nestas sempre, pois assim se vier a ocorrer saberemos como proceder.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s