Montando sua mochila: Dicas introdutórias

Realmente não existe um meio correto de montar sua mochila. No entanto, se você irá para um terreno muito desolado com variações rápidas de clima e inclinações, algumas dicas podem ajudar você a se prevenir de muitos problemas.

Ai vão algumas dicas:

  • Como regra geral: Você deverá colocar os itens mais pesados mais abaixo na mochila para fazer com que seu centro de gravidade seja mais próximo da cintura. Isso lhe ajuda a distribuir o peso nos quadris e não nos ombros, deixando você mais equilibrado e não correndo o risco de cair.
  • Saco de Dormir: A maioria das mochilas para trilha possuem uma área no topo para seu saco de dormir. É uma boa idéia manter ele separado de equipamentos pesados, pois comprimir um saco de dormir pode causar danos a ele e fazer com que você passe frio durante a noite.
  • Roupas Próximas: Tenha certeza de que você possui itens que podem ser facilmente acessados se o clima mudar. Boné, luvas e equipamentos para chuva devem ser guardados em um bolso externo, onde você pode alcançar sem dificuldades.
  • Abrigo: Algumas mochilas tem espaço o suficiente no compartimento do saco de dormir para guardar uma pequena tenda ou Tarp. Se a sua mochila possui esse compartimento separado, tente colocar sua tenda embaixo do saco de dormir. A ultima coisa que você quer fazer durante uma tempestade é desmontar sua mochila toda só para pegar a tenda. Barracas podem ser amarradas no lado externo da mochila.
  • Comida: Guarde-a em recipientes a prova de água. Podem ser armazenadas dentro da mochila onde você preferir.
  • Itens pessoais: Os bolsos externos são ótimos para coisas como equipamentos de chuva, filtros de água, garrafas de água, lanches, protetor solar, repelente de insetos e a sua câmera.
  • Cuidado com o peso: Pense sobre o que você realmente precisa levar para o tempo que você ficará no mato, peso em excesso pode complicar seu desempenho e tirar todo o gosto da atividade que você está fazendo.
Essas dicas são baseadas no que eu e o grupo com quem ando já vivenciou, surgiram a partir de uma situação incômoda originada pela falta de planejamento na montagem da mochila e que muitas vezes atrapalhou o andamento das atividades várias vezes. 
Como sempre dizemos no sobrevivencialismo, pratique, pratique e pratique, só assim você terá conhecimentos e vivências necessárias para formular seu próprio meio de guardar equipamentos e evitar erros que podem te prejudicar.
 
Até.

14 Comentários

Deixe um comentário