Arduino: Ferramenta útil para sobrevivencialistas?

A primeira vista, alguém pode olhar para essa plaquinha azul e se perguntar: como isso pode me ajudar a estar mais preparado? Outros mais alarmistas podem pensar: por que investir nisso sendo que uma tempestade solar ou um PEM (pulso eletro magnético) pode queimar tudo?

Calma! Vamos começar do início!

O que é Arduino?

arduino-uno-board-black-glance-background-kharkov-ukraine-march-arduino-uno-board-black-glance-background-close-up-101857860

De forma simples, ele é uma placa onde se pode acoplar os mais diversos tipos de sensores (de temperatura, luz, umidade, som, rfid, ultra som…) e atuadores (relés, motores, leds, pistões, compressores…), e realizar o controle dos mesmos através de algoritmos.

Para entendermos melhor vamos a um exemplo: Uma artimanha simples usada por pessoas que viajam é deixar as luzes acesas para de alguma forma parecer que há alguém na casa, porém o que ocorre geralmente é que a luz acaba acesa durante o dia também, denunciando que a casa está vazia.

Agora imagine que exista uma forma de acender as luzes apenas a noite, e que algumas luzes de alguns cômodos acendam, e após algum tempo apague simulando o uso padrão dos cômodos, e que durante o dia as cortinas se fechem e a tarde se abram? Seria bom, não é? Pois é, um Arduino pode fazer isso!

Por meio de sensores de luz próximos as janelas ele conseguirá conseguirá saber se já está de noite e, seguindo os comandos do algoritmo (que funciona como uma receita de bolo falando o que deve ser feito em uma ordem específica), o Arduino enviará o comando para um atuador (relé) que será responsável por acender a luz, esperar um determinado tempo e mandar que a mesma seja apagada e que outra luz de outro quarto seja acesa e depois apagada. 

Esta é apenas um único exemplo, porém podemos ir muito além dessa função. Por exemplo, aqui vão outras das milhares de aplicações possíveis:

  • Impressoras 3d;
  • Sistemas de irrigação automatizados;
  • Sistema de alimentador automático de animais;
  • Sistemas de alarme;
  • Controle de robôs;
  • Automação residencial

O melhor de tudo é que por ser um projeto aberto é muito fácil encontrar tutoriais de como montar os mais variados sistemas. Com isso o Arduino se torna uma ferramenta muito flexível, permitindo a automação de  várias tarefas e a criação de uma infinidade de ferramentas.

Para quem tem interesse em aprender mais sobre Arduino recomendo o livro Arduino Básico do Michel McRoberts, ele tem um passo a passo bem didático pra quem quer começar.

No Youtube também existem vários canais especializados tanto em eletrônica quanto em Arduino, basta uma pesquisa rápida para achar bastante material. Abaixo separei alguns vídeos mostrando algumas possibilidades de projetos com arduino:

Impressora 3D

Automação de horta

Projetos variados

E abaixo dois canais especializados tanto em Arduino quanto em eletrônica, que ensinam conceitos de eletrônica básica e intermediária, bem como alguns projetos utilizando Arduino.

WR Kits

Professor Marlon Nardi

Texto escrito pelo leitor e sobrevivencialista Yuri Luiz