Como cozinhar sem gás! – Fundo de Garagem Ep.02

Você pode ter um fogão super eficiente gastando APENAS 14 reais, sabia? Pois é, aprenda a construir ele hoje neste novo episódio do Fundo de Garagem!

Com a ameaça da falta de recursos cada vez mais presente no Brasil, vale a pena se precaver e conhecer técnicas alternativas para manter sua casa rodando. Por isso, hoje vamos ensinar você a como construir um “rocket stove” acessível e simples, mas que funciona tão bem quanto um fogão convencional.

Apesar de simplista, esta técnica pode realmente ajudar você em momentos de necessidade ou simplesmente para mudar um pouco sua rotina de cozinha. E aí, o que achou?

Até.

Anúncios

5 Comentários

  • Errata dupla, quem alimenta o fogo é o ar (comburente) e não o calor. E temos que analisar os combustíveis e também os comburentes para temos um fogo controlável.
    E se fizer o pinguilim para acender fogueira com tronco molhado ou verde, embeba-o de óleo de cozinha que não tem errada, vai qiemar de qualquer maneira!

  • Caros, Gostaria de lembrar que queimar lenha nem sempre é possível para quem vive na cidade.
    E nesse caso sugiro que usem um conceito comum em cadeias, o pinguilim, nada mais é do que uma folha de jornal enrolada o mais apertado possível, de forma que não haja nenhum ar no meio do jornal enrolado. Depois é só cruza-lo/dobra-lo, de forma a caber no fogão, com uns dez desses se garante um jantar feito! A razão é simples, o papel comprimido em tubo sem ar no meio se comporta como um toco (graveto), na queima, fica lento por falta de oxigênio para queimar no meio do tubo de papel.
    Observo que o conceito do fogão “foguete” usa a guloseima por ar do fogo para gerar mais calor, pois o que aliemnta o fogo é o calor, e o fogo e ar quente sempre sobem, dessa forma se gera uma zona de baixa pressão(é bem baixa mesmo, pois a coluna de ar subindo com força gera um “vácuo” na base do fogão) na base do fogão, fazendo com que esse “vácuo” chupe o ar de forma bruta.
    É fundamental entender essa dinâmica pois é ela quem garante inclusive fogo forte o suficiente para cozer uma peça de barro ou fundir um metal. Assim, entendendo a arquitetura desse fenômeno físico se garante a possibilidade de construir um “alto forno” em casa, quanto mais se injeta ar sob pressão mais a temperatura espoca para cima. Entendendo que cada material tem um limite de geração de caloria, madeira, papel e a maioria dos materiais não vai passar dos 800 graus, mas se confinado é possível chegar próximo aos 1100 que são necessários para o cozimento de uma cerâmica. Mas para fundir aço faz-se necessário o carvão mineral, pois esse tem um poder calórico bem maior que orgânicos.
    Essa é uma das razões que desmontam mentiras como as quedas das duas torres gêmeas em 11-9, e até do prédio em Sampa que recentemente desmoronou, embora eu desconheça a condição do tal prédio ocupado, não existem formas de se cozer vergalhões ao ponto deles colapsarem derretendo.
    Ou seja, um prédio so desaba vertical se for feito um trabalho de base serrando as colunas de concreto na diagonal de forma a permitir a dilatação do aço e o colapso do cimento assim o empilhamento pela queda cisalhante tem procedência! Mas mesmo assim a coisa não é tão fácil, pois o concreto é quase imcompressível e só com a quebra dele pelo calor fica possível os vergalhões entortarem, mas não derreterem! Vale saber se houve explosão, se houve foi criminoso, foi implosão a causa da queda.
    Esses vídeos cínicos dessas calamidades são formas de estupidificar as pessoas pelo choque da tragédia, as pessoas chocadas não ponderam o óbvio!
    Se o que falo fosse um engano um fogão foguete só sobreviveria a muito poucas cozidas, sobretudo porque a carga gerada pelo peso das panelas geram maior stress nos materiais.
    Embora a quantidade de argila meio que compatca a coluna, mesmo assim com um vão largo como uma churrasqueira seria passível de desmoronamento!
    É comum em incendios em florestas de pinus as explosões da dissociação da água, o hidrogênio se separa e explode na hora, e tudo porque a temperatura de queima de florestas de pinus é muito alta por conta da gordura nesse tipo de árvore.
    Uma vez fui fazer uma sapecada sem saber (sapecada e pinhão tostado nas folhas das araucárias, a forma mais fantástica de se comer pinhão) a quantidade necessária de folhas e fiz uma montanha de uns 80cm de altura, enfiei os pinhões (que viraram carvão) e toquei fogo. Quando as labaredas começaram a subir mais de cinco metros rugindo como doidas, e sacudindo as folhas da araucária há mais de 15 metros de altura, achei que tinha acabado de começar um incêndio apocaliptico, mas consegui debelar as chamas porque não estavam compactadas as folhas! Ali eu aprendi na forma de susto bravo que sem conhecer as características dos comburentes é sempre um risco usar material sem os conhecer, assim, sempre teste o material em pequenas doses e não terão problemas!
    Para uma sapecada basta uma fogueira com uns 30 cm de folhas espinhentas de araucária, ela queima bruta e rápido e o pinhão fica fantástico.

  • Muito bom esse video aqui em casa eu tenho o fogão a lenha parecido com esse é tenho tb um fogão a pó de serra q tb tem um custo zero já q na maioria dos lugares vc consegue o pó graça na serralheria.
    Uma sugestão acho q mostrar um vídeo com o fogão a pó de serra ajudaria muita gente também já q nao e difícil de fazer da pra fazer ate em lata de tinta pequena (apesar do meu ser de tijolos) e de ter uma boa autonomia de queima.
    Obrigado pelo trabalho de vocês continuem sempre asim com esse trabalho e nos expira e motiva valeu abs

  • Simples e eficiente.

  • Basicamente é possivel se construir o fogão foguete com uma lata de metal.

    Se nesse caso dos tijolos, se usasse na entrada de ar (parte de baixo ) uns tijolos vazados seria ainda melhor!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s