EDC (Every Day Carry), porque ter um?

O que é EDC? Para que serve e por que ter um? Vamos conversar sobre isso neste texto.

O conceito de EDC é simples: aquilo que você carrega diariamente, o seu kit de porte diário. Talvez agora você possa estar se perguntando… “Se é o que eu carrego todo dia, eu já tenho o meu!”. Você está certo, todos apesar de não estarem dentro da nossa cultura sobrevivencialista, tem o seu EDC.

O que você carrega quando sai de casa? A carteira, as chaves, o celular? Esta com certeza é a maneira mais básica para o EDC de qualquer um. Obviamente essa configuração muda um pouco quando falamos das mulheres, que provavelmente trocam o primeiro item pela bolsa. Enfim, você sai com esses objetos porque precisa deles, mas podemos adicionar mais coisas pensando em um futuro imprevisto (que convenhamos acontece com todos nós hora ou outra), mas lembre-se que você deve carregar consigo algo que esteja dentro da sua realidade, e que saiba usar tais itens. Como dizem, se você tem e não sabe usar, você não tem.

O EDC é pessoal, não existe um modelo fixo e concreto que funcione para todos, existe o modelo que funciona para cada de um de nós. O que eu carrego serve pra mim, mas pode não ter utilidade alguma para você! Por exemplo, eu carrego linha e agulha, sabe porque? Bem, eu moro no interior e as vezes por estar no meio do mato acabo rasgando minha roupa e preciso consertá-la.

Existem duas coisas coisas que considero serem “pilares” em um kit de porte diário, que são precisar e saber utilizar. Como eu sabia que tal imprevisto poderia acontecer eu levo comigo os itens que disse acima. Claro, você não tem absoluta certeza que vai realmente utilizar tais itens, mas é melhor ter e não precisar, do que precisar e não ter. Eu sei trabalhar com linha e agulha, então para minha realidade é bem conveniente que eu carregue tais itens comigo.

No começo carregar um EDC mais estruturado pode parecer estranho e volumoso, aconteceu comigo também, eu carregava coisas demais, mas com o passar do tempo você vai adquirindo experiência e entendendo em relação aos itens que precisa realmente e passa a descartar alguns, os que não tem utilidade para sua realidade. Além disso passa a saber escolher ferramentas menores e mais compactas de boa qualidade que se adequem melhor a você e sua realidade de vida, itens multifuncionais são ótimas escolhas por exemplo, mas isso é assunto para um texto futuro.

Então, para a pergunta do titulo, “Porque ter um EDC?”, bem, a resposta é simples, é para facilitar a sua vida perante ao dia a dia que você “enfrenta”. Se você estiver voltando pra casa e um blackout ocorre? Se tiver uma lanterna consigo vai facilitar muito nessa situação, não é? Então um dica simples: teste ferramentas, os itens que compõe um EDC são como assistir um filme, se não estiver bom, você troca, até achar uma configuração que seja boa para você. E então, o que você carrega? Até.

Texto escrito pelo leitor Whelton Tavares

Anúncios

11 Comentários

  • J. C. de Oliveira

    Há uma mistura de ‘por que’ e ‘porque’ no texto, mas nada que atrapalhe a leitura.

  • Patricio campanha

    Muito bom! Explicado, exemplificado e de bom senso. Parabéns!

  • Gabriel Alves

    Meu EDC é bem simples: Carteira, chaves, um bloco de notas e uma caneta. Penso em incluir uma lanterna e um relógio. Já que existe um artigo sobre lanternas, seria ótimo um texto sobre relógios.

    • Welthon Tavares

      Eu concordo Gabriel, também queria um texto sobre relógios!

  • Lucas Eduardo

    Victorinox huntsman light, e provavelmente você não irá precisar de outra coisa.

  • Tem um pequeno erro no final do segundo parágrafo. “Se você tem e NÃO sabe usar, você não tem”.

    • Corrigido!

  • Vivo em área urbana e meu meio de transporte é a bicicleta. Meu EDC é: carteira, chaves sendo que uma delas é uma swisstool, que aliás nunca usei, celular, relógio, Leatherman Skeletool, Victorinox Hunstman e uma lanterna Fenix PD30. Leatherman, Victorinox e lanterna eu uso mais do que imaginei que usaria.

    • Também sou ciclista e entendo sua escolhas. Minha mochila entra uma chave de boca adaptiva, corda e uma camera de ar reserva. Imprevistos acontecem e, com o problema que é a mobilidade urbana, o ciclista sempre se ferra nesses imprevistos kkk

      Abraço!

      • Boa dica a da câmara de ar reserva, vou considerar. Se bem que eu coloquei uma proteção nos pneus que pra furar vai mas custa.

  • Carrego o mínimo, até por residir em área urbana. Além da carteira, celular, relógio e chaves, levo meu “Iain Sinclair credit card knife” amoitado na carteira, canivete Victorinox RuckSack, lanterna MagLite Solitaire, e um lenço branco grande, que serve pra estancar sangramento, entre outras coisas. Dependendo pra onde vou, troco o RuckSack por um Victorinox Tinker, pra uma veste social, ou acompanhado de um Gerber E-Z Out com lâmina parcialmente serrilhada, quando vestido informalmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s