Aprenda a identificar as correntes de retorno na praia!

A corrente de retorno, também conhecida como lagamar ou repuxo são ameaças letais nas praias e causam muitas mortes todo ano. Como você pode identificar esses pontos de risco e o que fazer se for pego por um deles?

Como identificar uma corrente de retorno rapidamente

A maioria das pessoas estão preocupadas com tubarões na água, mas existe algo muito mais perigoso em uma praia. Correntes de retorno são como rios no mar que podem levar você para além das ondas, direto para águas mais profundas. Elas podem ser incrivelmente perigosas, mas com um pouco de conhecimento e atenção você pode se manter seguro.

Spotting A Rip | Rip Current And Riptides | How To Spot And Survive

Muitas pessoas pensam que elas sabem encontrar esses pontos, mas na verdade 70% das pessoas que vão à praia não tem noção de como fazer isso e esse erro fatal pode custar a sua vida ou a de algum familiar seu.

1. Como uma corrente de repuxo se forma

How A Rip Forms | Rip Current And Riptides | How To Spot And Survive

Quando as ondas empurram água para a praia uma segunda e igualmente poderosa corrente ocorre, afunilando a água que está voltando e a empurrando para oceano novamente. Estes “rios” podem sugar você para dentro do mar rapidamente, por isso é importante evitá-los a todo custo. Infelizmente, é mais difícil de localizar estes pontos de risco sem estar em altitude elevada em relação a praia, mas com um pouco de atenção é possível.

2. Como a corrente de retorno flui

Rip Current Flow | Rip Current And Riptides | How To Spot And Survive

Uma corrente de retorno pode fluir para diversas direções. Algumas vezes ela vai diretamente para o mar, outras vezes formam ângulos e até mesmo podem retornar a praia.

3. Quais são os sinais visuais de uma corrente de retorno

Things To Look for to Spot a Rip | Rip Current And Riptides | How To Spot And Survive

Existem vários sinais bem claros para identificar o lagamar:

  • Região com água mais escura;
  • Pouca quebra de ondas;
  • Água agitada com suas extremidades com água calma;
  • Espuma flutuando além da quebra de ondas.

4. O que fazer quando pego por uma corrente de retorno

What To Do When Caught By A Rip | Rip Current And Riptides | How To Spot And Survive

Se você se encontrar no meio de uma corrente de retorno, a coisa mais importante a fazer é ficar calmo. As maiores causas de afogamento são pânico e exaustão. Se a praia possui salva vidas, levante seus braços para chamar atenção. Se ninguém te ver, flutue seguindo a corrente e tente lentamente nadar na direção das ondas. Lembre-se: nunca nade contra a corrente de retorno… Não importa o quão bom nadador você seja, você nunca vai ganhar do oceano.

Aqui está um vídeo completo sobre como encontrar as correntes de retorno feito pela instituição “Surf Life Saving Australia”, o vídeo está em inglês mas somente as imagens já são auto-explicativas: 

Todos amam a praia, mas nós precisamos estar cientes de nossa segurança o tempo todo. Instruções simples como essas podem salvar a sua vida. Lembre-se de manter-se a vista de algum parente ou salva vidas e não se arrisque desnecessariamente… A praia é geralmente um local de diversão, então vamos mantê-la assim!

O que você acha desse artigo? Tem algum conhecimento complementar ou história sobre esse assunto? Coloque nos comentários abaixo!

Até.

Texto traduzido e adaptado do blog Survival Life.

 

 

 

 

 

 

Anúncios

2 Comentários

  • E reparem o detalhe de que o canal de retorno é exatamente onde as ondas não quebram!

  • EXCELENTE texto!
    E gostaria de acrescentar que em caso de necessidade de pescar , são os canais de retorno que garantem uma concentração algo maior de peixes, ou seja, jogar anzol com uma isca ali é bem mais garantido de fisgar algo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s