Muitas pessoas pensam que elas sabem encontrar esses pontos, mas na verdade 70% das pessoas que vão à praia não tem noção de como fazer isso e esse erro fatal pode custar a sua vida ou a de algum familiar seu.
1. Como uma corrente de repuxo se forma
Quando as ondas empurram água para a praia uma segunda e igualmente poderosa corrente ocorre, afunilando a água que está voltando e a empurrando para oceano novamente. Estes “rios” podem sugar você para dentro do mar rapidamente, por isso é importante evitá-los a todo custo. Infelizmente, é mais difícil de localizar estes pontos de risco sem estar em altitude elevada em relação a praia, mas com um pouco de atenção é possível.
2. Como a corrente de retorno flui
Uma corrente de retorno pode fluir para diversas direções. Algumas vezes ela vai diretamente para o mar, outras vezes formam ângulos e até mesmo podem retornar a praia.
3. Quais são os sinais visuais de uma corrente de retorno
Existem vários sinais bem claros para identificar o lagamar:
- Região com água mais escura;
- Pouca quebra de ondas;
- Água agitada com suas extremidades com água calma;
- Espuma flutuando além da quebra de ondas.
4. O que fazer quando pego por uma corrente de retorno
Se você se encontrar no meio de uma corrente de retorno, a coisa mais importante a fazer é ficar calmo. As maiores causas de afogamento são pânico e exaustão. Se a praia possui salva vidas, levante seus braços para chamar atenção. Se ninguém te ver, flutue seguindo a corrente e tente lentamente nadar na direção das ondas. Lembre-se: nunca nade contra a corrente de retorno… Não importa o quão bom nadador você seja, você nunca vai ganhar do oceano.
Aqui está um vídeo completo sobre como encontrar as correntes de retorno feito pela instituição “Surf Life Saving Australia”, o vídeo está em inglês mas somente as imagens já são auto-explicativas:
Todos amam a praia, mas nós precisamos estar cientes de nossa segurança o tempo todo. Instruções simples como essas podem salvar a sua vida. Lembre-se de manter-se a vista de algum parente ou salva vidas e não se arrisque desnecessariamente… A praia é geralmente um local de diversão, então vamos mantê-la assim!
O que você acha desse artigo? Tem algum conhecimento complementar ou história sobre esse assunto? Coloque nos comentários abaixo!
Até.
Texto traduzido e adaptado do blog Survival Life.
Tema super relevante!
Obrigada por compartilhar essas informações.
Cai numa dessas quando criança, boiando e tava meio que dormindo, acordei em alto-mar praticamente, sobrevivi, mas foi foda.
Obrigada pelo texto, as pessoas geralmente não acreditam muito quando eu conto, mas essas correntes quando pegam é rápido pra te jogar bem pro fundo =/
Já passei por isso na pele!
E manter a calma É O PRINCIPAL!
Como eu aprendi e sempre repito, o pânico é o caminho mais rápido para morte !
Texto importante, porém acho que faltou frisar que caso a pessoa esteja envolvida numa corrente de retorno, ou ressurgência, uma das ações a tomar é nadar paralelamente a praia, além de tentar manter a calma.
E reparem o detalhe de que o canal de retorno é exatamente onde as ondas não quebram!
EXCELENTE texto!
E gostaria de acrescentar que em caso de necessidade de pescar , são os canais de retorno que garantem uma concentração algo maior de peixes, ou seja, jogar anzol com uma isca ali é bem mais garantido de fisgar algo!