Construindo uma oficina de abrigos para alunos! – Sobreviva Ep.06

Entender sobre construção de abrigos é imprescindível para qualquer sobrevivencialista que pretende se preparar para todos os cenários. Pensando em trazer o tema para discussão, decidi filmar um trecho da construção que elaborei para um curso onde ministro aulas de sobrevivência.

O vídeo que você verá foi gravado durante a sexta edição do curso SOR (Sobrevivência, orientação e resgate), onde os alunos aprendem princípios básicos de atendimento pré hospitalar, resgate em locais de difícil acesso e sobrevivência. A oficina que ministrei foi sobre “construção de abrigos” e tinha como objetivo ensinar os alunos de forma rápida e concisa o que é preciso para construir um refúgio para passar a noite no mato, além de mostrar as diversas variações.

Como vocês puderam acompanhar em vídeo, construí três paredes usando técnicas diferentes, cada uma para cada realidade. Deixe-me explicar:

  • A parede de folhas de bananeira visa mostrar uma construção de baixo esforço para situações de emergência onde cada caloria conta nas chances de sobrevivência. Ela é pouco efetiva, mas efetiva o suficiente;
  • A parede de lona representa o tipo de construção semi permanente, usada por exemplo na criação de acampamentos base em locais de resgate onde a equipe terá de ficar por pelo menos 15 dias em operação;
  • A parede trançada apresenta um princípio de pau a pique e também mostra a técnica de construção de cercas e grades sem a necessidade de cordames, apresentando uma forma mais permanente de abrigo.

Além disso, não cobrimos o telhado pois o mesmo tinha apenas a função de exemplificar como uma plataforma suspensa deve ser construída, usando conceitos de aproveitamento de árvores, amarras contínuas e diagonais e também segurança em regiões com ameaça de animais selvagens.

Existem outros conceitos embutidos no “Frankstein” que construí, mas para aprender todos você vai ter de fazer o curso (rs). Devo enfatizar que este é um “abrigo showroom”, por isso tem uma apresentação meio bizonha em relação aos abrigos que vemos por aí e usamos em situações reais.

Ainda assim, o que você pensa sobre construções de abrigos em cenários de mata? Qual a sua construção de preferência e para que tipo de cenário?

Até.

Anúncios

um comentário

  • Quanto sai um curso deste ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s