Como evitar assaduras

Sabe aquelas pequenas coisas que podem colocar você em risco durante uma emergência? Pois é, assaduras são uma delas. Durante meus anos de contato com a área de aventura e sobrevivência já vi muitas pessoas ficarem completamente incapacitadas – sem conseguir andar – por conta de assaduras que poderiam ter sido prevenidas de formas simples. Por isso, hoje vamos entender como prevenir esse problema!

O que são assaduras?

De maneira simples, assaduras são uma irritação localizada na pele e que podem surgir por conta de vários fatores como má higiene e transpiração excessiva, porém a mais comum é a assadura causada por atrito, causada pelo atrito entre partes do corpo e/ou roupas.

Geralmente elas surgem em áreas como coxas, nádegas ou axilas, visto que são partes que durante movimentos acabam ficando mais propensas ao atrito. A identificação é simples, visto que a área fica avermelhada, sensível e dolorida.

treat-chafing-home-800x800

Sintomas de uma assadura: vermelhidão e pele descascando

Apesar de parecer um problema simples e que gera apenas um pequeno desconforto, se não prevenida e tratada a assadura pode se tornar um problema grave para qualquer pessoa, visto que a vermelhidão pode se tornar ulcerações e impedir a movimentação da área afetada, além de gerar risco de infecção.

“Julio, isso é coisa de gente obesa, eu nunca tive isso!”

Se você nunca teve assaduras até hoje não quer dizer que seja imune. Em um dos cursos que estive presente pude acompanhar diversos alunos (magros, em sobrepeso, altos e baixos) que sofreram com esse mal apenas por realizarem caminhadas longas com vestígios de barro acumulado em suas roupas. A areia agiu como uma lixa e causou ferimentos feios, que precisaram de curativos.

Você como sobrevivencialista e preparador precisa ficar atento, afinal, “o diabo está nos detalhes”. De nada adianta ter físico de triatleta, formação em Harvard e não conseguir andar 100 metros porque suas pernas estão em carne viva, não é?

Então como evitar?

Com algumas dicas simples você pode evitar esse problema, então vamos lá:

Fuja do algodão e do jeans

muddy-jeans-653x0_q80_crop-smart

Roupas com esse material tendem a causar atrito cada vez maior em sua pele conforme você transpira. Quando o material começa a ficar úmido acaba “agarrando” mais na pele e vira uma lixa, garantindo ferimentos feios, especialmente se houver areia ou quaisquer detritos no local.

A recomendação é simples: Materiais sintéticos. Camisetas “dry-fit”, calças de Tactel e semelhantes são muito superiores aos tecidos ditos acima pois não geram muito atrito e lidam melhor com o suor causado pela movimentação do corpo.

Cuidado com etiquetas e costuras

Independente da roupa utilizada, cuidado com etiquetas e costuras que podem causar assaduras localizadas também. A recomendação é cortar as etiquetas que estiverem incomodando e usar a roupa novamente para ver se o tecido cortado não vai incomodar.

As roupas mais voltadas para práticas esportivas novamente saem ganhando neste quesito. Geralmente as etiquetas não incomodam e algumas peças vêm sem costuras internas, o que elimina este risco.

Dica: Comprou uma roupa para atividades de uso intenso? Teste elas por algumas horas durante uma caminhada para ver se não geram incomodo pelo atrito, que por sua vez podem gerar assaduras.

Use tamanhos de roupa adequados

men_1

Confie em mim: Roupas assim vão causar um baita sofrimento em atividades intensas

Cenários de emergência ou de aventura não priorizam estilo. Roupas muito apertadas ou muito folgadas podem gerar atrito desnecessário durante atividades intensas. Quando comprar roupas voltadas para a prática de sobrevivência ou aventura, busque por algo confortável e que não fique “sambando” pelo corpo, muito menos te apertando inteiro.

Proteja suas pernas

A maioria das pessoas tem problemas de assadura na parte interna das coxas. Para evitar esse problema a alternativa é usar bermudas de compressão, que possuem tecnologia para evitar abrasão.

mens-shorts_black

Não tenho nem como enfatizar o quanto uma bermuda de compressão já me ajudou em diversos cenários, especialmente aqueles onde temos de entrar na água, sair e continuar caminhando.

Hora de se lambuzar 

Além das dicas acima, outra medida preventiva é aplicar pomadas nas regiões propensas a assaduras. Para isso, nada melhor do que o bom e velho Hipoglós! Antes de ir para o curso, aventura ou acampamento, espalhe um pouco da pomada nos locais de atenção e você estará bem mais preparado.

img_22899_ins_103733_600

Hipoglós e Bepantol, grandes aliados para evitar assaduras!

Beba mais água

Beber água minimiza a concentração de cristais de sal no suor. Conforme se acumulam estes cristais começam a gerar um efeito de lixa na pele, piorando ainda mais a intensidade da assadura.

Hidratação é necessária para muitos aspectos além deste, então não vacile em algo tão básico.

Dicas simples que evitam sofrimento

Se fosse algo complexo, caro e difícil eu até entenderia que ficar assado é compreensível, mas esse não é o caso. Depois de ler este artigo, as desculpas não existem mais! Basta alguns cuidados básicos e você não se preocupará com esse detalhe que derruba até os mais fortes guerreiros.

Pode parecer bobo, mas se você estiver em uma situação de risco e perder a funcionalidade por conta de descuidos simples como esses as chances de se tornar uma vítima aumentam dramaticamente.

Seja você socorrista ou sobrevivente, aprender a cuidar de si mesmo é o mínimo que precisa ser feito antes de pensar em ajudar o próximo.

Até.

 

 

 

 

 

 

Anúncios

5 Comentários

  • Valdecir kreuch

    Muito boa dica quando fiz o curso SOR
    fiquei todo assado nas coxas .
    Agora comprei bermudas de compressão. E uso sempre que vou caminhar ou fazer exercícios longos.

  • Welthon Tavares

    Muito boas as dicas, mas foram apenas para prevenção, que como todos dizem, ” É melhor prevenir, do que remediar”, mas vamos imaginar, e se você estiver em um cenário onde já se encontra com assaduras e mesmo assim precise se locomover, tem algum “macete” para pelo menos diminuir a irritação? (Você está sem acesso a pomadas e não esta vestido adequadamente)

    • Maisena! É o melhor remédio. Sofro muito c assaduras e aprendi c uma pediatra. Experimente

      • Welthon Tavares

        Muito bom Bernardes, é uma ótima dica!

  • MICAEL ESTRAZULAS

    vaselina! melhor dica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s