Sobrecast 28 – Minha família não se prepara… E agora?

É muito comum recebermos comentários de sobrevivencialistas que estão tendo dificuldades de mostrar para suas famílias a importância da preparação. São muitos os casos onde viramos alvo de brincadeiras e chacotas, fazendo com que muitas vezes adotemos uma postura de lobos solitários. Mas agora chegou o momento de mudar isso!

Hoje o nosso Sobrecast é exatamente sobre este tema, então se você está com dificuldades chegou a hora de tentar mudar sua realidade. Esperamos que as nossas dicas e experiências facilitem seu caminho!

Não deixe de dizer o que você pensa nos comentários abaixo, sua opinião sempre é muito importante para nós.

Até.

Anúncios

23 Comentários

  • Pingback: Colapso da civilização: você está preparado? – A Sobrevivencialista

  • Eu tinha o sobrevivencialismo como Hobby. mas com o tempo minha visão começou a mudar quando Achei que estava sendo muito exagerado em me preparar para um futuro incerto me sentindo despreparado para o presente. ainda mais quando perdi um amigo que também era sobrevivencialista. ele era vigilante, conhecia artes marciais, fazia estoques prevendo uma crise. Foi ele quem me ensinou a gostar de sobrevivencialista. mas por causa de um assalto, ele acabou perdendo a vida, enterrando com ele todo conhecimento adquirido ao longo de anos. Vou continuar acampando, mas porque gosto da natureza. Mas, sobre o futuro, não vou ficar tão ansioso pensando nele ao ponto de não viver o presente. E Seja lá o que Deus quiser.

    • Oi, Jan! Tente se preparar de forma menos intensa, sem ansiedade. Faça as coisas normais do dia a dia e um plus extra, como mentar preparações mínimas ou fazer algum treino específico, como se fosse “pela saúde”, por exemplo, sem criar expectativas de “qdo usar”. Espero que vc consiga se manter dentro da proposta sobrevivencialista pensando em algum futuro, mas vivendo plenamente o seu agora! Grata pelo comentário! Inté

  • Não sei se eu estou certo. Mas sei que estou num período de depressão. Sempre encarei a preparação como um Hobbie. Mas ultimamente tenho meditado que enquanto estou me preparando excessivamente para o futuro incerto, acabo estando despreparo para o presente. Perdi um amigo que era vigilante, super preparado para épocas de crise vindouras, tinha artes marciais e fazia bushcraft. Num assalto bobo perdeu a vida. Nem precisou esperar a crise chegar. Então estou meio que desanimado pelos empenhos que eu fazia antes. Estou mais focado para o hoje. Que o futuro seja o que Deus quiser. Vou continuar acampando porque gosto da natureza. Apenas isso. Sem maiores pretensiosos objetivos.

  • Segundo um parente meu a preparação dele é D’us….o que dizer?

    • Henrique Lima

      Certa vez em uma pequena cidadezinha morava um senhor muito religioso e que ao receber a noticia de uma grande inundação que iria chegar com as chuvas, insistiu que iria ficar pois segundo ele Deus iria protege-lo.

      Logo a chuva fez a inundação subir tanto que obrigou as pessoas a subirem para os telhados. E lá estava o senhor no telhado, logo apareceu seu vizinho em um barco lhe oferecendo carona, e o senhor negou dizendo que deus iria lhe salvar.

      Logo apareceu um helicoptero de resgate e o velho senhor novamente negou sair dali dizendo que deus iria resgata-lo. A chuva voltou forte cobrindo os telhados, o homem tentou nadar mas se afogou e morreu.

      Foi pro ”céu” e chegando lá, bravo, perguntou porque Deus não o salvou, e Deus lhe respondeu: ”Eu lhe dei tempo para fugir, e você ficou. depois enviei um barco e um helicoptero e você negou ajuda.”

      Ou seja, Deus lhe dá varias chances, mas aprenda a viver por conta própria, Deus não vai viver por voce.

      • Pois é Hwidger, o exemplo do Henrique é bem por ai. Cada um na sua proposta de vida, fazer o que? Na hora da M no ventilador cada um saberá onde seus calos apertarão. Obrigada pelos comentários!

  • Teve neve em Curitiba em 2014!
    Bom eu penso da seguinte maneira sou mãe e é meu dever garantir a segurança e alimentação da minha filha e marido, no caso do meu marido ele aceita de boa mas ele não participa, mas por parte da minha familia meus pais me acham louca, isso que eu cresci com as histórias do meu avô que cresceu durante a 2guerra mundial e lutou na guerra civil espanhola acho interesse o ponto de vista deles minha mãe fala, não vale a pena estocar melhor corta pra economizar, então como meu marido não participa juntei um grupo de amigos .
    Sobre armas, apesar de atirar desde criança eu não gosto de arma de fogo, prefiro usar arma branca especialmente arco e flecha.
    Bjus

    • E teve granizo em 21 cidades do Paraná há três dias atrás, Audrey! Toda e qq preparação é sempre alguma preparação! Ter ou montar um grupo de apoio tb é super 10 tb! Infelizmente sua família vai te dar um pouco de trabalho, se alguma coisa fora dos eixos acontecer, mas tenha certeza que vc será literalmente a tábua de salvação deles! Esteja preparada! Inté!

  • kkkk Julio até você na escuta do Pretinho Basico. kkkk. Aproveitei e li o post ‘9 DICAS SOBREVIVENCIALISTAS COM ESPOSAS DESPREPARADAS’ e realmente é por ai. O ponto mais importante até para se encaixar com o audio de hoje sobre a família que não compactua com suas ideias. É o item paciência. Ja no audio gostei da parte da “manipulaçao” ou melhor de mostrar as pessoas de uma outra forma o por que da importância de se preparar. Falei em um post anterior para um Rapaz que também queria envolver os pais que não davam muita atenção. Mostrei o caso de fazer questionamentos racionais e não apocalípticos. Tipo por que precisaria ter dois botijões de gás cheios em casa? Resposta plausível: Para evitar uma possível falta de distribuição momentânea ou de simplesmente acabar na hora do almoço em vez de falar. Resposta apocalíptica: È que se não tivermos e der uma guerra não podemos sair para buscar.

    Até mais!

    • igor Silveira

      Sobre a pratica. Um exemplo bem legal que pude ter esse passado, juntamos um grupo de amigos e fomos para uma partida de paintboll.
      Inclui minha esposa nessa, apesar de não gostar de armas ela adorou, e tivemos a oportunidade de simular um combate e treinar deslocamento tático ( os jogadores mais experientes nos ajudaram a não levar tanto tiro de tinta)

      • QUE LEGAL JA PROCUREI AQUI EM MINHA CIDADE E TEM VOU IR JOGAR TMB COMO MEU NAMORADO HUHUL VALEU PELA DICA VIU.

    • Boa, Geronimo! Nada como ser menos emocional e dramático nessas horas. Mais argumentos e menos imposição tb ajudam, como mostrou o exemplo do Igor com a esposa dele. Usar as experiências de anos anteriores, de outras cultura (Venezuela?) ou até de de outras pessoas, ajuda tb! Valeu, Igor e Geronimo! inté!

      • Verdade os exemplos sao a melhor forma de mostrar aos familiares e conhecidos. E realmente qualquer preparaçao é melhor q nada. Até mais

  • Rafael Alves

    Muito bacana o episódio Júlio. Cada vez mais acumulo aprendizado e sabedoria com você.

    Quanto ao rapaz, Ébano, não ouvi todos os pod’s com ele (se houver) mas achei uma pessoa muito arrogante. Comentários bem mal educados, eu diria.

    • Fala Rafael, beleza? Desculpe se eu pareci mal educado, mas é que como tenho intimidade com o pessoal da equipe acabo ficando mais a vontade para tirar um sarro hora ou outra.
      Abraços!

      • Rafael Alves

        Opa, beleza sim. Como disse não havia ouvido todos os podcast’s ainda. Agora que já ouvi mais alguns com você digo que me equivoquei no “julgamento”. Foi mal se me pareci meio “hater”, rs

        Abraço pra equipe!

  • Excelente episódio, valeu a pena esperar.
    A temática é muito importante, também. Creio que depois de tantos anos acompanhando o canal e seguindo as dicas, ainda hoje, uma das coisas mais difíceis é fazer minha esposa entender o que eu pretendo com a preparação (sem achar que eu fiquei maluco).

    • Oi, Rafael! Vai na ‘maciota’, mostre-se tranquilo com relação ao assunto, não fale nisso o tempo todo (por mais que dê vontade!), prepare-se sem ”pedir benção”, mas explicando depois o que foi feito e os motivos do porque vc fez. Acho que a sua concentração no tema, com a demonstração de que vc leva o assunto a sério, no mínimo vai levar a uma maior atenção e respaldo de sua esposa. Acho que assim ela acaba entendendo certas coisas, participando mesmo que indiretamente e, um dia.. quem sabe… kkk Vai que… Boa sorte! Inté!

  • Edson Aparecido da silva

    olá Júlio minha opinião é que se você se esforçou ao máximo para mostrar que é importante fazer preparações e seus familiares não deram a devida atenção, então deixe os descobrir da pior maneira que é quando eles realmente vão cair na real.

    • igor Silveira

      Meu caro Edson essa forma de pensar até que faz bastante sentido, mas em uma situação adversa você deixaria um familiar seu a própria sorte.
      Imaginemos que a cidade tenha que ser evacuada, você vai deixar seu irmão ou sobrinho para traz por que ele simplesmente não entende a situação e não vê que tem de sair? Ou você não colocaria 10 pessoas dentro de um carro se fosse necessário por que eles não se prepararam?
      Bem complexo esse tema.

    • Pois é, Igor. Para alguns o calo vai apertar na hora errada. Por isso que quem se prepara, sempre tem que ter em mente que em algum momento do caos ele acabará tendo que dar suporte a despreparados, até pq são família e precisamos de suporte emocional tb para aguentar o “depois do caos”,né? E, muito provavelmente, a família será tudo o que teremos depois! Valeu! Inté!

      • igor silveira

        Com certeza, mas que deus me ajuda a, se necessário, transformar ovelhas em leões. Porque a final pelos seus você morreria nem pestanejar. É no que eu acredito, então com paciência e persistência vou tentando ajudar os que eu amo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s