Os 3 princípios da defesa pessoal efetiva

Dentre tantos estilos de luta, artes marciais e sistemas de defesa pessoal é fácil ficar em dúvida sobre qual pode ser o melhor caminho para aprender a se defender. Para te ajudar, hoje vamos tratar dos três princípios que você precisa buscar para ter um treinamento efetivo.

Seguindo estes três pontos simples você conseguirá ter muito mais foco em aprender o que realmente pode te ajudar em uma situação real, independente de ser um lutador experiente ou novato.

Que outros pontos são importantes? Você pratica algum estilo de luta? Qual o estilo que se enquadra melhor para você?

Até.

Anúncios

14 Comentários

  • Olá!

    Pratiquei algumas Artes Marciais: Karatê (Shotokan), Judô (Goshin-Jutsu/Defesa Pessoal), Aikidô, Taekwondô (WTF), Hapkidô, Kickboxing, Kung Fu (Shaolin Garra de Águia e Wing Chun).

    Sem querer desmerecer ninguém, na minha opinião, fico com a filosofia de Bruce Lee (pegue o que for útil e descarte o que for inútil). Também acho que um bom repertório de técnicas deve ser constituído de 3 fatores: luta em pé, luta de solo e manejo de armas (aquelas que mais comumente e eficientemente possam ser adaptadas/utilizadas).

    Um abraço a todos!

  • Mohamed Ali disse algo como: Todo mundo tem um plano, até levar o primeiro soco.
    Em uma briga de verdade, onde tudo é permitido e tudo pode acontecer, é tentar manter a calma e o pensamento lógico, e usar sabiamente a adrenalina pulsando pelo corpo, seja pra correr e pedir socorro, seja pra cometer uma agressão que antes você nunca imaginaria cometer.

  • Muito bom, Julio!

    • Agradeço pelo apoio Moni!

      Abraços!

  • Murilo Almeida

    Bom vídeo, Julio… Em defesa pessoal, o treino é tornar a “reação cerebral” ( consciente ) em “reação medular” ( inconsciente – ato reflexo ) às situações adversas… A busca é sempre pela simplicidade x objetividade x eficácia… Atualmente, como muita gente anda armado seja com laminas ou seja com armas de fogo, o 1º passo é não se meter em confusões, depois, se você for azarado e acabar numa querela, o 2º passo é procurar rotas de fugas pois o confronto sempre será a pior saída, mas se nada disso deu certo, o 3º passo e reagir a contento, lembrando que você poderá estar em desvantagem em numero e portanto NUNCA LEVE UMA LUTA PARA O CHÃO, pois, embora tenha sido atleta do Jiujitsu e Judo entre outras, é notório que estas duas não são boas para defesa pessoal, bem como EVITE FICAR ENCURRALADO…

    • Olá Murilo,
      Concordo plenamente, a reação efetiva é aquela que acontece alheia aos processos cognitivos, são baseadas em memória muscular criada pela pura e simples repetição prolongada. É curioso falarmos de defesa pessoal e reforçarmos o constante conselho que o melhor é não se colocar em uma situação onde precise usá-la, mas é a verdade mais importante que há. Agradeço as complementações e opinião.
      Abraços!

  • Nando Moura

    Show de bola. Uma coisa importante de lambrar é que defesa pessoal é Defesa da sua vida, não é UFC. Então filhão, SE decidir reagir é pra explodir e não sobrar nada em pé, é chute no saco, canetada no olho, garrafada na cara. Não existe justiça/ética para defender a propria vida ou a de outrém numa situação de perigo iminente. Vale lembrar que quem da a primeiro geralmente ganha, então…velocidade! Explode e resolve duma vez.

  • Para um agressor com uma faca só tem uma técnica eficaz, saicorrendô!

    • Hassebrawbier

      A maioria dos alunos de artes marciais (em especial as artes marciais dedicadas à defesa) sabe que a estratégia contra a faca é muito mais que sair correndo. Essa é a segunda estratégia. A primeira é evitar situações perigosas. A terceira é, de alguma maneira, alguma forma de reação. Às vezes, tem ainda alguns passos antes, conforme a situação e a formação do agredido.

    • Nando Moura

      Tenho muita cautela quando o assunto é faca. Acho que pra reagir a um ataque de faca só se você estiver Muito, mas realmente muito confiante na sua tecnica e na efetividade do seu treinamento. Meu treinamento contra facas até o momento é o intelecto pra evitar, e explosão nas perna pra correr até do satanás.

  • Treinei HAPKI-DÔ por mais de 5 anos e muitas das técnicas que treinei não aplicaria elas numa situação rela não. Sou da mesma linha de pensamento, simplicidade e objetividade!!!

  • Quando trabalhei na área da vigilância, muitos princípios de defesa pessoal (incluindo o uso do PR-24 ou tonfa), técnicas de tiro (.38) e primeiros socorros foram aplicados. O problema é tornar a reação às situações adversas um ato de reflexo; algo inconsciente.
    Infelizmente, frente a uma ameaça de ataque, acho que minha reação de defesa seriam socos e estrangulamento.

  • Muito legal e é bem isso mesmo, na hora do “vamo vê”, a menos que tenha um certo tempo de experiencia, técnica avançada não vai ajudar e sim, complicar ainda mais a situação.

  • Thunderhorse

    Julio, excelente vídeo! Resumiu muito bem o fundamental da defesa pessoal.
    Só uma dúvida: eu pesquiso há um tempo sobre defesa pessoal e realmente optei pelo Krav Magá. Porém, o que me preocupa é justamente o terceiro ponto: rapidez e agressividade. O que você recomendaria para treinar a rapidez? Eu estava pensando em iniciar o Boxe para treinar justamente essa questão da agilidade e esquivas. É aquilo, né, a ação é sempre mais rápida que a reação. Considerando que o tempo de reação humana sob stress é de cerca de 0,25s, isto é tempo mais do que suficiente para tomar uma facada ou um golpe fatal. O que você acha? Acha que o Boxe seria uma boa escolha para treinar a agilidade e reflexos, tentando bloquear e reagir ao ataque inimigo o mais rápido possível?
    Abração!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s