Você realmente sabe caçar?

No meio de sobrevivência, é muito comum nos deparamos com frases como “Se eu não conseguir comida eu posso caçar” ou “Comprei este equipamento pois, com ele poderei caçar animais de grande porte”… Mas, será tão fácil assim?

Antes de começar, eu devo pontuar aquele velho aviso: Não apoiamos a caça de animais de maneira ilegal e o nosso objetivo aqui é refletir sobre uma habilidade, não incentivar qualquer tipo de conduta. Caçar no Brasil é crime e, se você for pego fazendo isso, pagará o preço por agir na ilegalidade.

Uma coisa é certa, poucas pessoas já experienciaram uma caçada tradicional, sem muita tecnologia ou recursos. Na verdade, com o crescimento das cidades e urbanização do país, é cada vez mais raro encontrar pessoas que ao menos estiveram e um local com atividade de animais selvagens.

Ainda assim, já li e ouvi inúmeras pessoas que contam com a caça como meio para obter alimentos em uma situação de desastre. Infelizmente temos que murchar essa bola:

Caçar não é nada fácil.

Para organizar este texto, vamos pensar em alguns pontos que você precisa dominar para ser um bom caçador e realmente ser capaz de colocar comida na mesa.

Conhecimento da região e da presa

porco-do-mato-10

Cada região possui fauna e flora diferente! Isso quer dizer que o conhecimento que pode servir para caçar em uma região pode ser completamente inútil em outra área. Além disso, geralmente todo o andamento da caçada é ditado de acordo com o animal que se pretende caçar.

O animal que você pretende abater anda em grupo? Quais os horários em que ele está mais ativo? Qual região próxima a você possui o alimento que ele come? Ele é agressivo? Você sabe onde acertá-lo para ser ético e eficiente no abate? Qual equipamento é o mais adequado para abatê-lo?

Todas as respostas para essas perguntas devem estar muito claras em sua mente. Sem conhecer a região onde você está e o comportamento da vida selvagem, você vai andar quilômetros e quilômetros sem encontrar uma alma viva.

Caçar é desconfortável

tired-hunter

Você já se imaginou andar 8, 10 quilômetros perseguindo uma presa no meio da mata fechada? Ou que tal ficar em espera por 5, 6 horas antes de ter chance de avistar um possível alvo?

É isso mesmo. Caçar não é simples, exige muito esforço físico, paciência e resistência mental. Se você não possui um ambiente já “preparado” (com cevas ou semelhantes) você terá duas alternativas: Procurar seu alvo ou esperar ele aparecer em um determinado local.

Arranhões por conta dos espinhos, calor terrível, roupas molhadas, dores musculares… Tudo isso está incluso no pacote de caçadas longas.

Não existe sucesso garantido

thekevinchang-flickr1-630x420

É mais do que comum andar o dia inteiro e voltar com as mãos abanando! Existem dias que simplesmente nada aparece e você tem que tentar novamente no dia seguinte.

Agora imagine isso em uma situação de sobrevivência onde sua família lhe espera, com fome. Você anda o dia todo, gasta energias e não consegue repor nada disso – ou ainda pega algum pequeno animal que não repõe nem metade das calorias que você gastou para pegá-lo.

Sim, existem alguns velhos mateiros que são quase que “ninjas” no assunto e, em 4 horas, voltam do mato com pelo menos 10kg de carne, mas confie em mim, nós – pessoas da cidade – não faremos nada parecido.

Conseguiu abater uma caça! Isso! Mas… E agora?

hunting20e2809320wolf20hunt20e2809320hunter20walking20uphill

De nada adianta você ter um belo rifle em suas mãos, abater uma grande caça e não saber o que fazer com ela. Aprender a limpar diferentes animais e aproveitar o máximo de sua carne e entranhas é fator imprescindível para conseguir sobreviver apenas disso em uma situação de crise.

Você já limpou algum animal antes? Tem nojo de tripas e sangue? Conhece as técnicas para não contaminar a carne com fluidos do próprio animal? Sabe quais entranhas podem ser aproveitadas? Como conservar a carne durante o período da caçada?

Se você tem contato com fazendas ou meios rurais, minha recomendação é simples: Se envolva no processo de limpeza de animais. Conheça como uma vaca/porco é abatido e limpo, aprenda a fazer isso e suje as mãos.

Como qualquer habilidade, requer treino

 

Untitled-1

Não é vendo vídeos ou lendo textos como esses que você irá aprender a caçar da forma correta. Contudo, como não podemos praticar a caça no Brasil, também não podemos ir para a mata e praticar essa habilidade tão importante.

Ainda assim, o que eu recomendo – e faço – é que você se coloque em ambiente selvagem para tentar observar e fotografar animais selvagens. Ao fazer isso, estará aprendendo sobre rastreamento, comportamento de espécies e também lidando com as dificuldades e os desconfortos do processo.

Uma simples conclusão

Como sempre, cuidado com as fantasias. Se você nunca sequer fez trilhas no mato, não pode esperar voltar com um Cateto de 20kg na costas usando um arco. Esse tipo de pensamento é perigoso pois, gera conforto e segurança em uma habilidade que você não tem e, se um dia precisar usá-la, vai ter sérios problemas.

Sei que temos vários leitores aqui que fazem parte de gerações quando a caça no Brasil ainda era “liberada” e adoraria ouvir seus relatos e pensamentos sobre o texto que escrevi, se você puder, deixe um comentário!

Até.

Untitled-1.jpg
Quer ir pro mato de forma segura? Clique aqui e confira o que preparamos pra você!