Como reagir em uma perseguição de carro?

Os motivos de uma perseguição são os mais variados possíveis. Como exemplo podemos citar os grupos de criminosos interessados em cometer crimes como sequestros relâmpagos ou assaltos, brigas de trânsito e até mesmo ex-namorados(as) violentos. A pergunta é: Você sabe como descobrir se alguém está te seguindo? E se estiver, sabe como lidar com esta ameaça?

Fizemos um vídeo bastante dinâmico para ensinar estes métodos, mas não deixe de ler também a matéria abaixo que possui dicas extras. Aí vai:

Agora que você viu o vídeo, vamos entrar nas questões de forma mais profunda e didática.

Independente da situação, ser seguido por um desconhecido sempre é uma situação de risco. A ameaça pode estar buscando pelo seu endereço residencial, seus pontos vulneráveis ou aprendendo sobre sua rotina. Contudo, não existe técnica eficiente se você nem mesmo perceber que está sendo seguido, então, vamos começar por este ponto.

Como saber se você está sendo seguido?

Sempre cheque o seu retrovisor: Se você ver o mesmo carro a três carros de distância do seu durante vários minutos, você tem o primeiro indicativo de que alguém está te seguindo.

Assim que este primeiro indicativo surge, você precisa começar a adotar uma postura de segurança. Cheque seu retrovisor a cada 15 ou 30 segundos, este é um espaço de tempo natural e que não apresentará seu comportamento de desconfiança.

O perseguidor pode mudar sua aparência: Colocando óculos ou bonés, colocando luz baixa ou alta no veículo. Sempre decore o modelo e cor do veículo que você suspeita estar seguindo você.

Além disso, adesivos são bons indicadores de identidade também. Se o carro tiver algum tipo de marca, batida ou trincado no vidro você pode ter um elemento confiável de confirmação para saber se é o mesmo carro que está atrás de você.

Dê voltas na mesma quadra: Esta é a próxima estratégia de confirmação que você deve usar. Se após dar duas voltas completas em uma quadra e o carro continuar atrás de você, você tem o segundo indicativo de que alguém está te seguindo.

Pare em um local movimentado: Você pode também, como confirmação auxiliar, parar em um posto de gasolina ou conveniência com boa movimentação de pessoas para verificar se o carro também para ou segue em frente.

Se todos estes passos forem efetuados e você continuar vendo o carro atrás de você, está na hora de adotar uma estratégia de reação.

Como reagir?

Existem algumas técnicas que podem lhe ajudar a despistar aqueles que estão te seguindo. O ponto chave é que criminosos não querem ser expostos ou colocados em risco, então o seu maior objetivo com as técnicas que vamos te ensinar é mostrar claramente que você sabe que está sendo seguido – ou melhor, mostrar para outras pessoas isso.

1. A técnica de parar no sinal verde: Se você estiver em um semáforo e ele ficar verde, não saia. Naturalmente, as pessoas vão começar a buzinar e ficar bravas, mas além disso, vão começar a tentar desviar do seu carro. O carro que te persegue poderá, para não ficar em evidência, ter de desviar também, perdendo a sua rota;

2. Acelerando em um sinal amarelo: Por mais que o indivíduo esteja lhe perseguindo, ele não pode furar o sinal vermelho pois além de ficar em evidência, poderá levar multas ou bater o carro. Pensando nisso, quando o semáforo estiver amarelo, acelere e passe exatamente quando ele se transforma em vermelho. Isso poderá deixar o criminoso parado enquanto você consegue efetuar sua fuga;

3. Comece a fazer curvas de forma ágil: Não estamos dizendo aqui para você sair cantando pneus, mas comece a fazer várias curvas para direita e esquerda, sem seguir seu caminho habitual. Em algum momento, ele terá de parar antes de você em uma rua preferencial – por exemplo –  e acabará ficando para trás;

4. Vá em direção à uma delegacia ou local muito movimentado: Os criminosos precisam de um local mais ermo para agirem. Se você parar em frente à uma delegacia ou um local muito movimentado, dificilmente eles terão atitude para agir pois estarão se colocando em risco;

5. Faça o retorno: Realizar o retorno em uma via movimentada e voltar para o local de onde você veio irá requerer que o veículo que te persegue faça o mesmo, o que com certeza irá deixar clara a movimentação dele.

6. Ligue para a polícia: Se você estiver certo de que está sendo perseguido e percebe que a ameaça está lhe seguindo de forma consistente e potencialmente agressiva, ligue para a polícia. Avise que está sendo seguido e peça instruções de como prosseguir.

Conclusão

Como sempre, dicas de sobrevivência são sempre baseadas em ações simples, mas estrategicamente pensadas. Seguindo estas dicas simples você poderá escapar de vários tipos de ameaças – basta manter-se atento e calmo.

Você já passou por uma situação como essa? Conhece alguma outra técnica eficiente para lidar com essa ameaça? Nos conte nos comentários!

Esteja preparado.

Anúncios

6 comentários

  • Assunto de extrema importância e aplicação hoje em dia. A técnica do sinal amarelo infelizmente já pude testar, mas graças à Deus, com êxito. Não sei se concordo com a do sinal verde (parada com alerta) creio que poderia surtir resultado contrário, mas é somente minha opinião.
    Uma dica interessante, dado que estas situações podem ocorrer durante o dia, é tentar ver a placa do veículo perseguidor pelo retrovisor. Não é simples de início, mas com treino pegamos o jeito tranquilamente.
    Abraços

  • As dicas do site são muito importante mesmo, e também concordo com a ideia do Lucas. Ontem fui perseguido por um cara desde que saí do mercado. Por isso o Lucas tem razão, se a intenção for de te matar ele não vai ser tão discreto, provavelmente estará em um carro roubado. No meu caso consegui despista-lo. Tenho uma arma com registro em casa, o jeito vai ser andar com ela correndo o risco de ser pego pela polícia, pelo menos terei direito a fiança (apesar de ser revoltante, pois o estado não me protege e também não permite que eu me proteja, lamentável). Parabéns pelo site!!!!

  • carlossilvapb

    Além do que foi descrito no texto, algumas atitudes podem dificultar a vida dos possíveis perseguidores:

    Ter um carro discreto, popular, de cor neutra, sem alterá-lo com acessórios ou marcá-lo com adesivos.
    Dirigir o mais defensivamente possível, pois, desta maneira, evita-se muita confusão com outros motoristas potencialmente agressivos.
    Ficar atento ao que se passa ao redor do carro. Não usar de elementos de distração, como celulares. Isso não só evita possíveis perseguições, como também assaltos.

  • Murilo Almeida

    Se você estiver sendo perseguido, poderá ser por tentativa de sequestro (profissional ou relâmpago) ou por tentativa de furto do seu automóvel ou mesmo por tentativa de agressão a sua pessoa… Então, algumas dicas são importantes sobre sequestros profissionais:

    a) Não tenha horários rígidos de saída e chegada em casa, no trabalho ou na escola/faculdade;
    b) Tenha vários percursos distintos para ir e vir do trabalho ou escola /faculdade;
    c) Procure evitar ruas estreitas, de mão única, com pouco fluxo de carros;
    d) Prefira ruas de transito rápido, marginais, grandes avenidas de mão dupla, com movimento;
    e) Procure evitar ruas com transito intenso e que possam engarrafar;
    f) Evite estar sozinho, pois com varias pessoas dentro do carro isso será um fator inibitório de sequestro;
    g) Outra opção importante, para quem pode, é a blindagem de veículos, porem de nada adianta se você estiver fumando com o vidro aberto, com o pensamento longe (eu infelizmente perdi uma prima assim);

    A prática do sequestro relâmpago cresce assustadoramente em todo Brasil, então segue algumas dicas para fugir deles:

    a) Carregue apenas um cartão de banco na carteira e, claro, não anote a senha em um papel, decore;
    b) Evite caixas eletrônicos à noite;
    c) Carregue apenas um cartão de crédito na carteira e, claro, não anote a senha em um papel, decore;
    d) Mantenha na carteira dinheiro suficiente para pagar pequenas contas;
    e) Não carregue o talão de cheques. Se precisar, leve somente duas ou três folhas cruzadas;
    f) Jamais permaneça dentro ou ao lado do seu veículo estacionado na rua.E, se estiver esperando alguém, tranque o automóvel, atravesse a rua e aguarde a chegada da pessoa em segurança;

    Se você estiver sendo vítima de tentativa de agressão ou estiverem tentando roubar seu veículo, se dirija a uma unidade policial ou peça apoio da viatura policial mais próxima pelo 190 (PM).

  • Murilo Almeida

    A coisa mais importante a se lembrar é que o condutor JAMAIS deve se dirigir para sua residência quando achar que esta sendo perseguido ou vigiado, pois, se você escapar, conseguindo entrar em casa, mesmo assim estará dando informações preciosas aos bandidos, mas se abertura do portão, que geralmente é lenta, demorar muito, os banidos irão lhe pegar lá dentro… Isso tem que ser lembrado e relembrado as mulheres (não é preconceito) que geralmente não ficam atentas a possíveis bandidos além de serem os alvos preferenciais dos meliantes…

    Durante a tentativa de fuga, lembre-se de andar por áreas que você conheça e saiba transitar… E na dúvida, se dirija a uma unidade policial ou se refugiar em estabelecimento privado com acesso ao publico e de grande movimento, como por exemplo, um posto de gasolina ou um shopping center ou um hospital…

    Você poderá usar ainda o chamado de voz (no viva voz pois você estará dirigindo) ao 190 (PM) e informar a situação pedindo ajuda da viatura mais próxima…

    Estejamos ATENTOS e PREPARADOS…

  • Lucas Bastos

    Eu achei as dicas muito boas, mas estiver com uma intenção de te matar ou roubar, não sei se o criminoso vai manter uma postura tão passiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s