A letalidade das facas (+18)

Se há um assunto polêmico para discutirmos é o quão eficiente uma lâmina pode ser na defesa pessoal. Geralmente as conversas sempre são contaminadas de opiniões e preferências pessoais, porém hoje encontramos uma forma simples de apresentar este tema: utilizando estatísticas do mundo real.

Já aviso, o vídeo contém cenas fortes. Se você é uma pessoa que não tem costume de ver cenas de violência poderá ficar chocada. Aí vai:

Falar em tom teórico sempre é importante, mas choques de realidade também podem gerar muito aprendizado. Se você está realmente se preparando para situações de crise ou emergências, ver vídeos como esses são importantes para nos posicionar no mundo real e entender que nem tudo é como imaginamos.

Tem procurado uma boa faca para comprar? Conheça nossa sessão de Cutelaria na Via de Fuga clicando aqui.

Qual a sua opinião? Adoraria ler seu comentário abaixo.

Até.

Anúncios

25 Comentários

  • Douglas Ferreira dos Santos

    O vídeo não esta mais disponível, não sei se é por causa das novas politicas do youtube, mas gostaria de saber se seria possível adiciona-lo em outras mídias para que possamos estar mais cientes da realidade de ataques com facas. Agradeço desde já.

  • Murilo Almeida

    Julio e Diego, bom vídeo… Sugiro um video ou um “QUIZ” sobre, baseando-se na nova regulamentação* do uso de laminas, facas, punhais que tenham mais de 10 (dez) centímetros de comprimento, qual as 03 laminas que você teria no seu EDC ?

    (*) O texto permite que a polícia apreenda o item e encaminhe à delegacia a pessoa que estiver com ele, sem justificativa, mesmo que não haja agressão. A multa para o portador varia de R$ 2.400 a R$ 24 mil. O projeto prevê que os menores de idades sejam apresentados a um juiz.

  • Post muito bom, Collector.

    Uma das cenas insinuou o que vou contar agora:

    O FBI descobriu através de pesquisa que muitos policiais estadunidenses foram esfaqueados por agressores que JÁ TINHAM SIDO BALEADOS.
    Mesmo já tendo sido atingidos por disparos de policiais (9mm, .357 Mag e .45 ACP) muitos bandidos ainda conseguiram atingir o policial, na maioria das vezes na barriga, abaixo do colete balístico, levando muitos deles à morte.
    Infelizmente não tenho anotados os números e estatísticas, mas a constatação foi tão preocupante que gerou um alerta nas décadas de 80 e 90 e desenvolveram diversas técnicas e equipamentos de proteção contra facas.
    Um dado de que não me esqueço é a distância de 15 metros.
    A essa distância, um homem mediano, armado de faca, pode lhe atingir, mesmo que Vc acerte alguns tiros nele. Basta que ele se lance contra vc com a faca apontada em sua direção. A inércia do movimento fará com que ele o atinja.

    FORÇA e HONRA !

    CAVEIRA !!!

  • Uma pergunta vou começar a andar com uma faca no dia a dia, mas o negocio é se eu tiver de ir no banco vou poder entrar com minha faca normalmente?, o mesmo vale para armas(mas arma tem porte então é mais simples)

  • aconselho a qualquer pessoa, que veja esses tipos de vídeos pois em um momento a morte vai se torna uma coisa normal e só assim você vai conseguir matar uma pessoa que quer te matar simples assim, eu acredito que o combate com laminas é o mais brutal que existe e não é qualquer um que está preparado para esfaquear um assaltante mesmo tendo um canivete de mais alta performasse.

  • Meu tio (ex-agente penitenciário) relatou o desabafo de um preso envolvido numa briga de facas; ” o revólver quando acaba a munição não serve pra nada…mas a faca, a gente sabe que não acaba nunca!” E falou sobre a briga, as tentativas de defesa com as mãos e braços e os inevitáveis “talhos” que sofreu…

  • A melhor defesa é sempre estar vigilante dos arredores aonde nos encontramos para se evitar ou já estarmos preparamos para situações perigosas.

  • Quanto a enfrentar pessoas com facas, na minha cidade houve um exemplo de lição prática recentemente: um cara que parecia um armário, praticante de musculação, tentou deter um ladrão de bicicletas. O ladrão, um magrelo maconheiro, num movimento rápido sacou uma faca de cozinha e desferiu um golpe mortal no cara. A população conseguiu deter o meliante e dar uma coça nele, mas o estrago já estava feito…
    Podem me chamar de fascista, o caralho, mas um bandido que ataca um cidadão de maneira tão brutal não merece um segundo a mais de vida. Aliás, enquanto assistia ao vídeo, meu sangue ferveu…

    • Me revoltou foram as agressões contra as mulheres… provavelmente de “machões” descornados!

  • Sugiro a todos ver este video: https://www.youtube.com/watch?v=Yz2HYw2D0ds

    • Eu vi, e confesso que um tempo atras tinha um pensamento muito idiota sobre o assunto, mas graça ao bom senso sei que o melhor não é reagir, a melhor defesa não é o ataque quando se trata de facas o negocio é correr rsrsrs, até uma distancia segura dai se você tiver com família ou amigos pensar em puxar ou sua pistola ou sua faca, acho que no momento em que você puxar qualquer um dos dois o bandido já está longe rsrss

  • Esqueci de elogiar as perfeitas obervaçoes do collector. Muito precisas as informações. Quem é policial já sabe disso. Parabéns collector.

  • Mais um excelente post. Nem sei o que dizer. Sou estudante de combate com laminas, já viajei algumas vezes para me aperfeiçoar na teoria e na prática, com mestres de kali. Abordagem perfeita, tema muito bem escolhido. Parabéns mais uma vez Júlio Lobo.

  • pode soar engraçado mas, como dizia a música Ala Pucha Tchê dos Farrapos, ”se me puxar um revólver esse gaudério nem liga, mas se puxar uma faca me dá um frio na barriga”.

  • Ouvi fala de um tecido que protege o corpo contra golpes de laminas. Alguém sabe se é verdade?

    • Não conheço, nem deve existir, geralmente é usado um colete a prova de facas para isso.

  • Bicudo Matana

    Amigos realmente fiquei impressionado, atacar com facas parece ser fácil, agora a defesa fico com minhas pernas se não estiver encurralado não pago para ver, na mão limpa não da para encarar

  • na minha opiniao , todo cidadao dveria sair de casa com uma faca na cintura , pra defesa pessoal ,a curta distancia e melhor do que uma arma de fogo, e tem um detalhe que cham muita atençao , e que se alguem tirar uma faca pra vc , e no mesmo instane vc tambem tirar uma faca , o agressor pensa 2 vezes pra te atacar , a possibilidade do agressor se ferir e e norme , o combate vai ficar pau a pau, as facas sao as garras que nao temos ,

    • O problema é quando alguns cidadãos decidem encurralar alguém um beco e esfaquear ele ali mesmo.. Ou tbm pode ser que alguém possa discernir um golpe em meio a multidão das grandes cidades sem ninguém ver e sair por aí, pois todo mundo terá uma faca.. E o sangue nela pode ser removido facilmente com um lenço úmido..

  • Realmente um tema complexo!

    Lâminas são versáteis pois podem ser utilizadas para diversas finalidades, além da defessa- pessoal, é um artigo que atravessou gerações e nunca ficou obsoleto.

    Concordo com lâminas para defesa pessoal, ainda mais se forem empregadas com habilidades de manuseios adquiridas através de treinamento. Como o vídeo menciona não se precisa de treino para manusear lâminas, porem o treino agrega vantagens ao utilizador.

    O único mal que vejo nas lâminas é o alcance, precisa-se estar próximo do agressor para utilizar a lâmina numa situação de defesa-pessoal.

  • Uma das coisas que eu achei mais impressionante foi a facilidade com que a lâmina penetra o corpo, nunca abati nenhum animal nem desferi um golpe em alguém (espero que nunca precise), então não tinha a menor ideia da resistência que tecido, pele e músculos oferecem, a faca parece que está entrando em manteiga derretida. Outra coisa que achei interessante foram as estatísticas, imaginava que as armas eram bem mais letais, esse vídeo realmente vai mudar o ponto de vista de algumas pessoas em relação à faca como instrumento de defesa.

  • carlossilvapb

    Sei que o foco do vídeo girou em torno do grau de letalidade das facas. Senti falta de um conteúdo sugerindo modelos. Existem excelentes facas de combate que podem ser usadas para diversas tarefas. Seja como for, uma faca é, assim como uma arma de fogo, algo indispensável para se ter.

  • Perfeito Colector…mostrou a realidade…todo mundo acha que facada é como nos filmes…alguns profissionais de defesa pessoal chegam a dizer inclusive que “não há defesa contra faca, há apenas possibilidades”, e eu estou de acordo.

    • Embora treinássemos defessa contra lâminas meu professor de HAPKIDÔ sempre dizia: “Se puxarem uma faca para vc e vc não estiver com um bastão, um pedaço de pau ou coisa do tipo, corra!!!”

      • Marco Rigon

        Numa situação dessas é mato ou morro: corra para o mato ou corra para o morro! Brincadeiras a parte, concordo plenamento. Afinal enfrentar alguém com uma faca de mãos nuas é suicídio!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s