Como fazer um repelente caseiro contra o mosquito da Dengue, Zika vírus e Chikungunya

Com o aumento exponencial dos casos de dengue e a globalização do Zika vírus, surge uma necessidade cada vez mais clara de nos protegermos contra o grande portador dessas doenças: O mosquito Aedes aegypti. Que tal aprender a fazer um repelente caseiro para te ajudar nesta missão?

Dentre as muitas receitas caseiras que encontramos disponíveis na internet, a de maior efetividade parece ser a que tem como base o Cravo da Índia. Segue o vídeo onde ensinamos o processo de produção:

Também é importante respondermos algumas perguntas frequentes dentro deste tema:

O repelente realmente funciona?

 Não temos meios científicos para testar o repelente, porém diante o material acumulado em nossas pesquisas o repelente parece ter um bom índice de aprovação entre os usuários.

O Cravo da Índia ao permanecer “de molho” no álcool libera ácido eugênico, que possui forte aroma e protege contra a picada do mosquito. Vale lembrar que o que este repelente faz é esconder o cheiro da sua pele.

Clique aqui para ver uma matéria do site G1 comentando sobre estudantes que estão usando o cravo para criar um repelente natural.

Existe alguma contra indicação?

Deve-se evitar utilizar o repelente durante longos períodos de tempo pois pessoas com peles mais sensíveis podem desenvolver irritações. Alguns ainda recomendam que não é interessante utilizar o produto em mulheres grávidas e crianças menores de três anos.

Para que serve o óleo?

Somente o álcool com cravo não será suficiente para aderir à pele, logo, o óleo cria a aderência necessária para a substância permanecer em seu corpo, além de fornecer mais uma camada protetora contra o inseto.

Por que não comprar um repelente pronto?

O objetivo deste repelente não é substituir produtos industriais, que são mais potentes e definitivamente mais eficazes. Visto que estes citados podem custar um bom dinheiro, esta solução barata torna acessível uma melhor proteção para aqueles que não tem condições de investir em um repelente mais potente.

Esperamos que esta receita ajude você a ficar mais protegido. Se você ainda tiver dúvidas ou considerações sobre o repelente fique à vontade para deixar sua mensagem nos comentários.

Até.

Anúncios

8 Comentários

  • Usei óleo de amêndoas no lugar do óleo de bebê e deu certo. Economia de 20,00

  • Segue reportagem recente (dezembro de 2015) do Fantástico, sobre a eficácia dos repelentes caseiros. Eu sei que sempre existem os viéses, e as dúvidas quanto ao interesse de grandes indústrias que vendem os repelentes, em afirmar que não há eficácia nos repelentes caseiros, pois isso aumenta o lucro dessas indústrias, mas como estudante de Medicina, não posso deixar de expressar minha preocupação e dúvida quanto à eficácia de produtos caseiros. Vale lembrar que a instituição que testou o produto não possui fins lucrativos, o que significa que não possui interesse econômico em atestar a eficiência de produtos. (pelo menos não deveria, mas sei qe vivemos num país longe de ser considerado honesto). Na reportagem, a especialista (bióloga pela USP), fala que o problema dos compostos caseiros é a durabilidade do princípio ativo. A química pode ser a explicação: Existem elementos altamente voláteis, ou seja, que evaporam com facilidade quando expostos ao ambiente. Isso significa que o composto pode evaporar em pouco tempo quando aplicado no seu corpo, ou até mesmo tornar-se gasoso dentro da embalagem onde é armazenado, e quando você abre a embalagem pra aplicar o produto, o princípio ativo escapa pela abertura, e lá se vai a sua proteção. A vantagem dos produtos industrializados seria essa: um químico descobriu a maneira de manter esses compostos voláteis no estado líquido por mais tempo, assegurando que ele fique na pele, e não evapore na embalagem, e aumentando seu tempo de atuação. A pergunta é: se fosse levantada essa dúvida, se houvesse uma mínima chance de o repelente caseiro não ser eficaz, você deixaria sua esposa grávida utilizar repelentes caseiros? viu? pois é. Esse é meu medo.
    No mais, sou muito fã desse site, tenho experiência em acampamentos, rapel e outras atividades ao ar livre, e acho importantíssimo estar preparado para todas as adversidades. Também sou adepto da cultura DIY (faça você mesmo), mas tenho medo quando o assunto é saúde, principalmente de bebês. Por ser estudante de Medicina, estou em contato com especialistas e professores, e também tenho certo conhecimento. Por isso, me coloco à disposição para, caso os leitores ou administradores tiverem qualquer dúvida na área médica, seja sobre funcionamento do corpo humano, ou de medicamentos e etc, ajudar e encontrar respostas.

    http://g1.globo.com/fantastico/videos/t/edicoes/v/teste-verifica-tempo-de-protecao-de-repelente-a-venda-no-mercado/4673445/

  • Excelente dica, vou fazer. Outra dica é instalar telas em todas as janelas da casa, além de deixar o ambiente fresco, impede a entrada dos mosquitos. Deixar o repelente em um local perto da saída da porta é uma boa também, antes de ir para o jardim aqui em casa, passo sempre o repelente, agora vou dar uma economizada com este receita caseira.

  • Eu utilizo o repelente para que os mosquitos não me incomodem a noite. Realmente funciona.

  • #AUDIOLIVRE

    Eu troquei a essência da Natura que minha mulher comprou por esta fórmula! Quase apanhei mas nossa casa ficou com um delicioso cheiro de cravo e adeus mosquitos. Vou tentar fazer uma essência com aqueles palitos de espetinho de carne, talvez tenha a mesma função. Se der certo eu falo pra vocês do blog Sobrevivencialismo, assim não precisarão ter uma DR com suas esposas ha ha’ Abraços!

  • Julio, boa noite.
    Um ponto importante que notei, eh que os frascos de sprays existentes, apos poucas vezes de uso, apresenta problemas nas valvulas. Caberia saber se á algum frasco proprio para vaporizar o produto diluido com o Óleo, pois usando somente o alcool, o frasco funciona normalmente. Creio que a adição do óleo mineral, emperra as valvulas.

  • Citronela também é bom… mas, todos estes produtos têm pequena duração na pele, evaporam logo !!!

  • Pessoal, toda informação extra sobre este assunto é de vital importância. Comentários com informações adicionais serão incorporados ao texto para enriquecer mais esta matéria. Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s