Esteja preparado para um incêndio em sua casa

Não há muitas outras coisas tão assustadoras quanto um incêndio em casa, independente de você viver em uma pequena casa, um sobrado ou um apartamento de vinte andares.

  • 47% dos incêndios começam com o uso de eletrodoméstico como geladeiras, fogões, microondas e semelhantes;
  • 32% são causados por chamas como velas ou outros itens semelhantes como churrasqueiras;

Como sempre, você pode aumentar suas chances de sobrevivência se você já tem um plano de emergência bem estruturado. Você também deve manter uma mochila de fuga para 72 horas pronta para ser levada, junto com documentos importantes.

Existe muito mais em um incêndio do que apenas as chamas, apesar de que elas já são assustadoras o suficiente. Também há fumaça, gases tóxicos, falta de oxigênio e falta de luz. Por isso, vamos falar sobre algumas coisas que você pode fazer agora para se preparar para um potencial incêndio na sua residência.

  • Pratique um plano de evacuação com a sua família, usando a visão e também somente o tato. Isso é importante pois talvez a fumaça fique grossa demais para você enxergar alguma coisa. Tenha pontos de referência bem claros para que todos os membros possam se deslocar com facilidade mesmo com a visão prejudicada;
  • Se possível, decore a média de passos que você deve dar da sua cama até a saída, assim mesmo sem a visão você poderá se orientar minimamente;
  • Tenha certeza que todas as portas, janelas, telas e pontos de segurança podem ser abertos facilmente por todos da sua casa;
  • Instale alarmes de fumaça e garanta que estão com baterias. Outro item interessante – porém mais específico –  é um detector de níveis de monóxido de carbono;
  • Tenha extintores na sua casa! Grande parte das residências não possui sequer um extintor. Os melhores lugares para mantê-los são no quarto e cozinha.

Se você se encontrar em um incêndio e o extintor estiver longe do seu alcance, a melhor coisa que você pode fazer é tirar você e sua família de dentro da casa. Aqui vai um plano de quatro etapas para você personalizar para sua realidade:

  1. Dirija-se à saída mais próxima rapidamente. Você talvez tenha que se abaixar se caso houver fumaça no ar;
  2. Se você precisar abrir alguma porta, faça isso de maneira lenta. O fogo do outro lado da porta pode estar mais intenso do que onde você está e ao abri-la com violência as chamas podem se expandir de maneira muito rápida, inclusive pelo ar;
  3. Assim que você sair da sua casa, ligue para os bombeiros. Não faça isso antes de garantir que todos da sua casa estão em segurança;
  4. Não entre em um local que está em chamas, você provavelmente não sairá dele.

Agora seguem algumas dicas do que fazer depois de um incêndio:

  • Mesmo depois que o fogo foi apagado, pilastras, telhados e itens carbonizados podem cair. Não volte até receber o OK do departamento de bombeiros;
  • Entre em contato com sua seguradora (se você possuir seguro);
  • Acesse os danos sofridos e faça uma lista;
  • Se você planeja deixar sua residência por um ou mais dias, notifique a polícia. Uma casa “meio queimada” e abandonada é chamariz para saqueadores e ladrões.

Incêndios são devastadores e muitas vezes enganam quanto sua velocidade e intensidade. Uma simples refeição mal feita pode ocasionar um incêndio capaz de engolir a sua residência inteira em poucos minutos, então não esqueça de seguir estas dicas básicas – principalmente em relação à prevenção.

Até.

Texto traduzido e adaptado do blog Personal Liberty.

Anúncios

11 Comentários

  • Excelente post. Bons comentários tmb.
    Acrescento outro: para quem tem crianças em casa, não deixe de mostrar-lhes o extintor, explicar que não é brinquedo, como e quando usar; pode ser útil para elas não apenas quando estiverem em casa.

    • E é com esse tipo de atitude que vamos familiarizando as crianças com o tema sobrevivencialismo.

  • Dicas de grande importância. No dia a dia não é comum se preocupar com assuntos dessa natureza.Sempre vejo em filmes, geralmente em países de primeiro mundo treinamentos de evacuação contra incêndios e coisas do gênero que se assemelha muito com a realidade vivenciada por eles. No entanto, ainda a grande maioria das pessoas tem uma visão distorcida e acredita que se preparar para algo assim é paranoia. Parabéns pela matéria!

  • Muito interessante e oportuno este tema… poderia me autorizar a republicá-lo em nossa revista Radioamadorismo em Fascículos com os procedimentos de praxe como autoria do texto? Acho que não tem radioamador ou técnico que nunca tenha feito uma “pequena explosão” em sua oficina de trabalho ou improvisada!

  • O assunto é importante Julio, tanto serve em nossa residencia ou nosso local secundário em uma fuga. Vou deixar aqui algumas dicas, não sou bombeiro, mas aprendi alguns procedimentos na área.

    1- É muito importante ter um ou mais extintores pela casa, mas a dica é ter aquele do tipo ABC. O motivo é porque existem no mercado vários modelos para determinado material e fogo a ser combatido, então na hora que você ou alguém de sua família for utilizar não precisa distinguir qual a origem do fogo e qual tipo de material esta queimando, para saber qual extintor utilizar. O extintor ABC usa em tudo.

    Exemplo de um erro que pode ser fatal em um incêndio: você tem um fogo que se iniciou por algum curto circuito e tem em casa ou no corredor do condomínio o extintor do tipo “A” para ser utilizados em materiais como madeira, papel, tecidos entre outros. Este extintor é de água pressurizada então quando você utilizar em fogo com origem elétrica o choque vai ser violento caso a rede elétrica não foi desligada. Este exemplo também serve para óleo de cozinha em chamas, quando se coloca equivocadamente água.

    2- Se o fogo estiver com muita fumaça tomando o local, a dica é se rastejar pelo chão de preferencia com um pano umedecido sobre o nariz, dependendo do fogo existe a possibilidade de sobrar alguns centímetros próximo do chão onde você tem a chance de respirar até a saída.

    3- Se a origem do fogo for na parte do motor do carro, não abra o capô do veiculo até que o fogo esteja totalmente controlado. Quando você abre o capô acaba alimentando mais ainda o incêndio, porque faz com que tenha mais oxigênio no ambiente e é isso que ocorre também quando se abre portas onde há chamas, entra mais oxigênio no ambiente e o fogo cria labaredas em cima de você. Portando a dica no veiculo é colocar o bico do extintor na grade frontal e acioná-lo assim o pó entra na área do motor sem ter que abrir o capô.

  • Marcelo M. Sereno (GSE-RJ 19)

    Fala Lobinho beleza?!? Muito bom esse tema, parabens por aborda, acredito que muitos preparadores acabam se esquecendo de algo tão importante que é a segurança do seu lar no que diz respeito a incendios domésticos…. Eu particularmente tenho um seguro para a minha casa, mas alem disso tenho 3 cilindros de CO² (desses que se usa em marcador de paintball mesmo) cheios, pois podem funcionar bem para alguns tipos de fogo comum, alem disso por ser casa e tenho facil acesso ao meu carro e da patroa consigo ter acesso repido aos extintores veiculares que atualmente são apropriados para todos os tipos de fogo.
    Para as pessoas que moram em apartamento sugiro que compre ao menos um extintor desses e mantenha sempre num lugar de facil acesso.

  • Boas dicas, contribuo com mais uma:
    Deixe seu bujão de gás instalado do lado de fora da casa. Se ocorrer alguma vazamento por defeito no bujão ou no registo o mesmo irá vazar na rua e não dentro da casa. Assim você diminui o risco de explosão.

    Tenha um extintor de incêndio na cozinha! Precisei comprar um extintor novo para o carro e como o antigo ainda está com pressão, coloquei ele em casa. Você não precisa instalar na parede como em uma firma, apenas deixe em um local de fácil acesso.

  • Venho aqui expressa minha preocupaçao imediata, que o maior de meus pesadelos venha a se concretizar.
    A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL.
    Segundo o viajante John Titor, ela tera inicio em 2015. Segundo John, a Russia vai da inicio a uma guerra que ira causar um efeito domino em todo mundo. Estive pesquisando e vi que a Russia e China sao a favor do governo Sirio, que sao inimigos dos rebeldes, esses constituidos pelo Estado Islamico, sao inimigos dos Estados Unidos e toda Naçao Europeia.
    Entao vamos pensar um pouco. Com toda essa migraçao de refugiados a paises Europeus. É tudo o que EI precisa para causar o CAOS E TERROR em todo o mundo, inclusive no Brasil que pretende acolher refugiados em territorio nacional.
    O que voce tem a dizer sobre isso amigo Julio ?
    http://www.caveirao.net/index.php/2015/09/16/refugiados-na-europa-podem-ter-4-mil-terroristas-do-estado-islamico-infiltrados/

    • Moacir Shepper

      Jonh tytor é fraude! Veja no youtube, o canal assombrado.com mostra! Agora… Essa questão do E.I. Me preucupa muito!

  • Boa dicas!
    Tanto do texto principal, quando as do TPMS,

  • Boas dicas, acho que melhor do que se preparar para um incendio, é prevenir, verificar instalações elétricas, não sobrecarregar tomatas, evitar cambiarras, tomar cuidado especial com gás, um vasamento pode de matar dormindo e uma explosão manda tudo pro ar em um minuto, são cuidados simples de se tomar mas que muitos se esquecem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s