O uso de Gadgets em situações de crise

10646766_385769034910549_5681991753642145570_n

Hoje decidi escrever sobre um tema que gosto muito: Gadgets. Não conhece o termo? Simples, estes nada mais são do que equipamentos eletrônicos com funções específicas. Todos temos esses itens e os usamos na nossa rotina quase que sem perceber: Celulares, relógios, multifuncionais, tablets, pdas e muitos outros.

Estou falando isso pois a pergunta que quero abordar hoje é: Qual Gadget poderia ajudar você, mesmo após um EMP? 

“Han? O que Diego? EMP?”

Segundo a wiki, EMP (eletromagnetic pulse) ou pulso eletromagnético é: Um pulso de alta energia e largo espectro que se propaga pelo espaço e gera um campo elétrico defasado a partir de um campo magnético, cuja frente de onda pode danificar componentes eletrônicos de estado sólido inseridos no campo em questão.

Resumindo: Todos equipamentos no alcance do pulso e que possuam componentes eletrônicos, na teoria, deixariam de funcionar.

Não sabemos até que ponto nossos eletrônicos durariam ou o que poderia ficar prejudicado… Mas fato é que se a crise não acontecer com um EMP, acredito que mesmo sem energia elétrica poderíamos estar em vantagem caso tenhamos alguns aparelhos à mão.

Recentemente vimos o lançamento do Google Glass que tem um GPS que pode até mesmo ser utilizado OFFLINE. Isso mesmo! Ainda que a conexão com a internet caísse, teríamos dados pra continuar navegando em meio a um cenário de crise com nosso gadget. Se os Satélites não parassem… é claro.

“Ueh Diego? Mas como você carregaria tais eletrônicos sem fontes de energia elétrica?”

É justamente por isso que já estou implantando em minha mochila EDC/B.O.B. um carregador portátil via energia solar, assim eu poderia carregar esses pequenos dispositivos que talvez ficaram intactos ao começo da crise.

A1pm12InivL._SL1500_

Aliás, falando em energia, não posso deixar de falar das estações de captação de energia solar. Imagine o quão útil seria ter mesmo após uma crise alguns aparelhos e eletrodomésticos em pleno funcionamento em sua casa ou abrigo?

Saibam que isso não é uma utopia ou até mesmo uma realidade distante. Por um preço razoável, pode-se construir uma bela estação de energia solar.

powerstation-fullview

Os que me conhecem de perto sabem que sou um aficionado por novas tecnologias, principalmente aquelas que estão atreladas à vida de um sobrevivencialista. Como gasto mais da metade de meu tempo livre pesquisando novidades na área, esses dias encontrei algo fantástico!

Quem nunca viu nos filmes soldados altamente equipados usando óculos e visores termais? Estes óculos permitem que os soldados possam ver pessoas, animais e quaisquer outras fontes de calor não só no escuro como também através de portas e obstáculos. Parece que agora isso é possível pra nós… ISSO MESMO!

Nas minhas pesquisas encontrei o Seek Thermal, um pequeno dispositivo que quando conectado ao seu smartphone torna-o um monitor termal! Imagina o quão útil isto seria para uma situação de crise, onde invasores estivessem se escondendo e tentando adentrar seu terreno? Ou você estivesse no mato buscando por uma caça?

Seek-Thermal-Camera-0

O céu é o limite caras!

Muitos continuam resistentes ao uso da tecnologia, mas fato é que se utilizarmos estes acessórios com bom senso e sem ficarmos dependentes deles, só temos a ganhar. O Julio Lobo também usa uma série de aplicativos no celular dele para controlar a rotina e exercícios físicos, basta clicar aqui para conhecer a matéria que ele fez sobre isso. Mas enfim… Com Gadgets ou não, estamos rumo à evolução!

Se nenhuma situação de crise acontecer no futuro próximo tenho certeza de que teremos muitos outros equipamentos para nos ajudar. Preppers do futuro, aqui estamos!

E aí? Você conhece outros equipamentos que podem te ajudar caso você precise? Qual seu pensamento sobre este assunto?

11 Comentários

  • Bela postagem Diego, fiquei meio off em alguns assuntos, mas estou tirando o atraso agora. Curto muito esses meio tecnológicos na área sobrevivencialista. Falando na questão de energia, eu sempre gostei muito de lanternas, o que me fez comprar várias ao decorrer do tempo, ano passado adquiri uma lanterna fora do comum, além de extremamente forte e resistente, a opção de recarregar sua bateria via micro USB (igual esses cabos de celular) me deixou muito satisfeitos, sempre fui muito fã da energia solar, o que também me fez comprar alguns carregadores solares, ou seja, atualmente posso considerar que sem energia no celular e nas lanternas eu não fico, kkkkk.
    A questão de pilhas recarregáveis e de powerbanks eu acho muito válida pois é uma forma de se ter energia armazenada e conseguir usar suas lanternas, celulares, pc.

    Seus assuntos são muito interessantes, vai colaborar demais com todos!
    Abraços.

  • Eu tenho dois Power Banks 8800 mAh, paguei 19 reais cada um, muito pequenos, leves e discretos. Basta carregar no computador usando um cabo USB, uso para o meu celular, onde acompanho as noticias no twitter durante o dia. Acredito que ele dê umas 2 ou 3 cargas na bateria se precisar, é ótimo para ter na mochila ou levar em viagens e passeios. Quando o tempo está pra chuva costumo conectar os dois no computador, dar uma carga extra caso falte luz. Recentemente comprei um carregador solar, mas este ainda não testei. Gosto muito desse tipo de equipamento, independentes, de preferência pequenos e discretos, que eu possa carregar no bolso sem chamar atenção.

  • Fora os smartphones e sua gama enorme de aplicativos úteis no dia a dia e até em situações de crise, gostaria de falar sobre câmeras digitais com zoom, para podermos observar um caminho duvidoso ou uma situação que poderia nos colocar em risco.
    Claro que os binóculos fazem a mesma coisa, mas eles ficam, na maioria das vezes limitados a nós deliciar olhar o que queremos, a câmera tem a vantagem das fotos e filmes para posteriormente analisarmos algum detalhe para uma possível decisão.
    Obviamente que para levarmos esse tipo de equipamento para o campo e até na cidade, precisamos de um carregador solar, estou providenciando um desses;
    http://pt.aliexpress.com/item/120000mAH-Solar-Charger-2-Port-External-Battery-Pack-Power-Bank-For-Cellphone-iPhone-4-4s-5/2021225574.html

    Mas continuando, tenho uma câmera digital compacta com 20x de zoom apenas e alcanso boas visões, caso alguém queira mais, tem a Panasonic Zs50, que traz 30x de zoom! O bom dela é que cabe no bolso da calça ou gandola fácil;
    http://www.imaging-resource.com/PRODS/panasonic-zs50/panasonic-zs50A.HTM

    Mas se vc quer observar algo a longa distância, o ideal seria essa Nikon P900 com 86x de zoom!
    http://www.fotografia-dg.com/nikon-p900-e-seus-impressionantes-83x-de-zoom/

    Quero esclarecer que, não ganhei nada sobre esses produtos indicados, apenas acho que eles seriam úteis em caso de crise e enquanto ela não chega ainda podemos tirar belas fotos de pássaros, animais silvestres, cachoeiras longe, cenários de longa distância, ou talvez observar alguém ou alguma coisa..
    Esclareço ainda que não coloquei o custo-benefício nos aparelhos e sim custo-qualidade!

  • Muito bom! Poste matérias referentes a como se proceder em casos de terremotos. Há vários vídeos no Youtube sobre previsões apocalípticas sobre isso, e não é brincadeira não! Ricardo Salazar e David Owuor estão avisando há tempos.

  • Parabéns pela postagem Diego. Seja bem vindo e com certeza suas postagens junto com o Júlio serão de muita utilidade para nós sobrevivencialistas.
    Quanto a imagem termal, isto nos dá uma vantagem fantástica em uma situação de crise, e até nos nossos dias também. A possibilidade de saber onde está o invasor ou se for mais de um, pode salvar nossa vida. Ver e não ser visto faz a diferença quando algumas pessoas tentam invadir nossa casa ou local de fuga e até mesmo no deslocamento no cenário de crise.

    Acredito que se algum grupo de pessoas estivesse procurando por suprimentos, armas e comida e descobrisse que outras possuem, tentariam invadir o local em uma emboscada na calada da noite, surpreendendo aquele que tivesse os recursos sem possibilidade de muita reação.

    Estive pesquisando alguns equipamentos de imagem termal, pois há algum tempo tenho interesse neste tipo de equipamento e encontrei a marca (FLIR) americana no mercado, mas o preço é nos milhares de dólares…

    • Diego Silva

      Olá Miguel!
      Fico feliz que esteja gostando! Estamos todos aprendendo juntos.
      Flir é Top! Já tive um em mãos.O Seek thermal é um concorrente direto do Flir one. Ambos para anexar aos smartphones! Porém o Seek é mais barato. Parece-me ser de altíssima qualidade.

  • acho muito util, eu tenho uma carregador solar portatil bem potente, um relogio sunto que é carregado por usb e mais algumas coisas, mas ainda pretendo adquirir mais alguns.

  • Olá,
    muito bons alertas sobre as inovações!
    Tem dicas sobre qual equipamento de energia solar comprar?

    abraços

  • Sobre energia solar, eu tenho um carregador solar portátil, antigo até (e comprei já usado, da marca mormaii, made in china!) com bateria interna adicional e saída USB para recarregar a bateria de celular e filmadora, funciona razoavelmente bem para esses equipamentos de baixo consumo de energia, mas tem que ter SOL, se ficar nublado já carrega bem pouco. É bastante útil para quem fotografa e filma bastante em acampamento, passeio de bote, etc. Recomendo!

  • Existe um produto q vi já faz um tempo e achei bem legal. É um mini-fogão que aproveita a energia termal da queima de gravetos podendo servir de fonte de energia para celulares com carregador USB o nome do produto é biolite campstove

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s