O uso de Gadgets em situações de crise

10646766_385769034910549_5681991753642145570_n

Hoje decidi escrever sobre um tema que gosto muito: Gadgets. Não conhece o termo? Simples, estes nada mais são do que equipamentos eletrônicos com funções específicas. Todos temos esses itens e os usamos na nossa rotina quase que sem perceber: Celulares, relógios, multifuncionais, tablets, pdas e muitos outros.

Estou falando isso pois a pergunta que quero abordar hoje é: Qual Gadget poderia ajudar você, mesmo após um EMP? 

“Han? O que Diego? EMP?”

Segundo a wiki, EMP (eletromagnetic pulse) ou pulso eletromagnético é: Um pulso de alta energia e largo espectro que se propaga pelo espaço e gera um campo elétrico defasado a partir de um campo magnético, cuja frente de onda pode danificar componentes eletrônicos de estado sólido inseridos no campo em questão.

Resumindo: Todos equipamentos no alcance do pulso e que possuam componentes eletrônicos, na teoria, deixariam de funcionar.

Não sabemos até que ponto nossos eletrônicos durariam ou o que poderia ficar prejudicado… Mas fato é que se a crise não acontecer com um EMP, acredito que mesmo sem energia elétrica poderíamos estar em vantagem caso tenhamos alguns aparelhos à mão.

Recentemente vimos o lançamento do Google Glass que tem um GPS que pode até mesmo ser utilizado OFFLINE. Isso mesmo! Ainda que a conexão com a internet caísse, teríamos dados pra continuar navegando em meio a um cenário de crise com nosso gadget. Se os Satélites não parassem… é claro.

“Ueh Diego? Mas como você carregaria tais eletrônicos sem fontes de energia elétrica?”

É justamente por isso que já estou implantando em minha mochila EDC/B.O.B. um carregador portátil via energia solar, assim eu poderia carregar esses pequenos dispositivos que talvez ficaram intactos ao começo da crise.

A1pm12InivL._SL1500_

Aliás, falando em energia, não posso deixar de falar das estações de captação de energia solar. Imagine o quão útil seria ter mesmo após uma crise alguns aparelhos e eletrodomésticos em pleno funcionamento em sua casa ou abrigo?

Saibam que isso não é uma utopia ou até mesmo uma realidade distante. Por um preço razoável, pode-se construir uma bela estação de energia solar.

powerstation-fullview

Os que me conhecem de perto sabem que sou um aficionado por novas tecnologias, principalmente aquelas que estão atreladas à vida de um sobrevivencialista. Como gasto mais da metade de meu tempo livre pesquisando novidades na área, esses dias encontrei algo fantástico!

Quem nunca viu nos filmes soldados altamente equipados usando óculos e visores termais? Estes óculos permitem que os soldados possam ver pessoas, animais e quaisquer outras fontes de calor não só no escuro como também através de portas e obstáculos. Parece que agora isso é possível pra nós… ISSO MESMO!

Nas minhas pesquisas encontrei o Seek Thermal, um pequeno dispositivo que quando conectado ao seu smartphone torna-o um monitor termal! Imagina o quão útil isto seria para uma situação de crise, onde invasores estivessem se escondendo e tentando adentrar seu terreno? Ou você estivesse no mato buscando por uma caça?

Seek-Thermal-Camera-0

O céu é o limite caras!

Muitos continuam resistentes ao uso da tecnologia, mas fato é que se utilizarmos estes acessórios com bom senso e sem ficarmos dependentes deles, só temos a ganhar. O Julio Lobo também usa uma série de aplicativos no celular dele para controlar a rotina e exercícios físicos, basta clicar aqui para conhecer a matéria que ele fez sobre isso. Mas enfim… Com Gadgets ou não, estamos rumo à evolução!

Se nenhuma situação de crise acontecer no futuro próximo tenho certeza de que teremos muitos outros equipamentos para nos ajudar. Preppers do futuro, aqui estamos!

E aí? Você conhece outros equipamentos que podem te ajudar caso você precise? Qual seu pensamento sobre este assunto?