5 dicas de sobrevivência urbana que podem salvar a sua vida

Captura de Tela 2015-07-09 às 23.45.08

Quando falamos de cenários de desastre em ambiente urbano, cada passo seu deve ser calculado e um simples erro pode colocar a sua vida em risco. Aprenda hoje algumas dicas rápidas para você ter mais chances caso precise fugir de sua cidade para ir a um lugar mais seguro.

1. Mova-se rapidamente antes que as saídas estejam fechadas ou intransitáveis

Existe uma vantagem clara em ser o primeiro a se mover quando falamos em fugir de uma área urbana muito povoada. Uma vez que todos ao seu redor tem a mesma ideia, passar pelas saídas – túneis, pontes, estradas ou trilhos pode se tornar impossível. Para garantir sua saída rápida, vamos às dicas:

  • Tenha certeza de ter sua mochila de fuga pronta, acessível e pronta para ir;
  • Tenha certeza que todos que vão sair com você estão na mesma página, você não quer estar pronto e ver sua mulher ou marido perdidos e sem ideia do que fazer;
  • Quando em dúvida, VÁ! Não espere para todos ao seu redor entrarem em consenso. Seja um sobrevivente, não uma estatística.

2. Prepare-se para perigos ambientais

A paisagem moderna é cheia de perigos que podem ser expostos quando um desastre acontece. Prédios danificados colocam todo tipo de detritos no ar, desde fumaça tóxica até pó de concreto.

Nós precisamos ter certeza que as nossas mochilas de fuga têm algum equipamento de proteção para nos permitir ir em frente mesmo com estes perigos. Você nunca sabe o que terá de enfrentar no seu caminho para segurança.

Calçados resistentes, calças bem feitas e uma camisa de manga longa será o padrão para uma roupa de fuga mesmo que no verão para te proteger contra arranhões ou sujeira potencialmente tóxica. Você também deve considerar ter alguns elementos extras para proteger o resto do seu corpo como:

  • Proteção para os olhos;
  • Proteção para os ouvidos;
  • Proteção para o seus pulmões;
  • Proteção para as mãos.

3. Seja um homem ou mulher cinza

A ideia de ser um homem (ou mulher) cinza é baseada em estar completamente preparado mas sem demonstrar isso para ninguém e logo, evitar chamar atenção. Isso serve para dois propósitos:

1. Ser um homem cinza lhe ajudará a se misturar na multidão se você está sendo perseguido por alguém mal intencionado;
2. Ser um homem cinza lhe fará parecer uma pessoa normal em vez de um alvo de oportunidade para pessoas agressivas que estão menos preparadas que você.

Existem muitas formas de ser um homem cinza e muitas delas estão relacionadas a ter bom senso e não avisar os outros sobre sua presença:

  • Use roupas normais, sem camuflagem ou equipamentos que pareçam táticos;
  • Remova quaisquer símbolos militares ou de referência a armas e afins;
  • Não abra sua mochila de fuga em áreas públicas onde outros podem ver o que há dentro dela, mesmo que de relance;
  • Evite olhar para as pessoas ou manter contato visual;
  • Esconda qualquer ferramenta de sobrevivência óbvia.

4. É melhor parecer uma ameaça do que um alvo

Em um cenário urbano você com certeza encontrará outras pessoas. Algumas delas podem ser agressivas, desesperadas ou talvez estejam tentando tirar vantagem de outros no meio do caos. É melhor deter estes avanços antes mesmo que eles comecem! Você pode fazer isso mostrando a eles que você pode dar mais trabalho do que alguma recompensa.

  • Viaje em um grupo se você puder, pessoas solitárias são alvos mais “suculentos” do que duas ou mais pessoas andando juntas;
  • Tenha algum equipamento de defesa pronto para ser sacado se alguém tentar te abordar. Mostrar que você está armado e pronto para se defender mostra que você não é um bom alvo de oportunidade;
  • Esteja ciente dos seus arredores – se você está sendo seguido ou possivelmente entrando em uma área perigosa, mantenha seus olhos abertos e esteja pronto para mudar de curso imediatamente;
  • Mantenha em mente as dicas de como manter o perfil cinza que falamos acima para ficar abaixo do radar dos curiosos.

5. Siga seus instintos, não a multidão

Quando um desastre acontece, 99% das pessoas estão completamente despreparadas. Se você está lendo este artigo então você obviamente tem a mentalidade de se preparar para o pior ANTES que ele aconteça. Mantenha-se com o seu plano de fuga e improvise se necessário.

Se uma multidão de pessoas está indo para um lado isso não significa que você deve ir junto. Você não precisa ir para o lado oposto de todo mundo, mas para o caminho que pareça mais seguro para VOCÊ chegar no seu destino.

Siga os seus instintos quando encontrar escolhas difíceis, não o caminho que oferece menos resistência.

Aliar estas cinco dicas com um plano de fuga inteligente pode aumentar enormemente suas chances de sobreviver ao próximo desastre urbano. O que você pensa sobre elas? Concorda com todos os pontos ou tem alguma visão diferente?

Traduzido e adaptado do blog The Bug Out Bag Guide.