Como montar mochilas de fuga para crianças?

Crianças são o que garantem o nosso futuro e a continuidade de nossa espécie. Estar preparado para um desastre é algo que todos nós buscamos, mas nossas crianças sabem o que fazer se alguma coisa acontecer? Eles também entendem os planos que você tem para digamos, uma evacuação? Eles tem uma mochila de fuga?

Obviamente a maioria das crianças não poderão carregar sequer metade do que um adulto carrega, mas eles podem levar algumas coisas. Uma mochila feita especialmente para eles pode ser de grande ajuda, além disso é uma ótima forma de ensiná-los sobre preparação e envolvê-los na ideologia sobrevivencialista.

bob 540 1Existe uma diferença enorme entre o que uma criança de 2 anos e outra de 8 anos precisa e é capaz de carregar, então vamos separar este texto por sessões. Cada sessão possui as necessidades e habilidades específicas de cada idade, mas entenda que talvez a sua criança não se encaixe em nenhuma delas, esta é apenas uma sugestão.

  • 0 – 2 anos: Crianças nesta faixa etária não serão capazes de fazer muita coisa sozinhas. Quando arrumando uma mochila para eles, esta ficará inclusa na SUA mochila. Roupas limpas, calçados, bonés, gorros, lenços, fraldas, cremes hidratantes, água e até mesmo um carregador para a criança. Tenha certeza de que você possui tudo o que sua criança precisará por no mínimo 3 dias, se não mais. Também leve consigo pequenos brinquedos, a jornada será estressante e você precisa manter as crianças entretidas. A comida é algo bem complicado para levar para crianças nessa faixa etária, a vantagem é que a criança pode sobreviver apenas com o leite materno se a mãe tiver nutrientes suficientes. A última coisa a ser considerada é ter uma máscara n95 para filtrar as partículas do ar e a poeira que você talvez enfrente. Assim que a mochila estiver pronta você precisa checá-la mensalmente, nesta idade as crianças crescem assustadoramente rápido;
  • 3 – 5 anos: Esta faixa etária já pode carregar uma mochila leve. Tenha certeza de ter uma mochila que é feita para crianças carregarem. Coloque-os para lhe ajudar a escolher o que colocar dentro da mochila. Inclua itens como roupas, 3 pares de meia, 3 pares de roupas de baixo, um calçado extra, luvas, escova de dente, sabonete, lenços, lanterna, cobertor de emergência, cantil e alguma coisa. Uma criança nesta faixa etária precisa de aproximadamente 1.3 litros de água por dia e 6 pequenas refeições, incluindo lanches. Contudo, a água da criança deve ser carregada em sua mochila. Sua criança também deve possuir uma máscara N95, alguns brinquedos e material para desenhar. A última e mais importante coisa que sua criança deve ter é uma identificação. Uma foco atualizada da família, seu nome, nome dos pais, endereço, telefone e contatos de emergência. Você pode colocar isso em um pedaço de papel e então emplastificá-lo. Este papel deve ir DENTRO de algum bolso da mochila, não coloque no bolso principal pois ele pode ser derrubado sem querer. ENSINE suas crianças sobre como usar este recurso e as ensine como lidar com estranhos. Uma boa dica é ensinar que se elas estiverem separadas de você elas devem procurar uma outra mulher, de preferência uma que esteja com crianças. NUNCA um policial ou bombeiro (qualquer um pode comprar um uniforme).
  • 6 – 12 anos: Esta idade é ótima para ensinar suas crianças a COMO se tornarem sobrevivencialistas. Envolva-os no processo de montar a mochila de fuga deles, ensine por que cada item está sendo selecionado e como eles podem ser usados. Também certifique-se de que as roupas ainda servem a cada dois meses. Nesta faixa etária as crianças precisam ter ao menos 2.4 litros de água por dia e 4 refeições. Inclua um sistema de purificação de água e iniciadores de fogo no kit deles. Uma faca pode vir a calhar também, se a criança souber manejá-la. Para crianças nesta idade, um mapa da sua área pode ser uma boa ferramenta. Não se esqueça da identificação que falamos na sessão acima, lembre-se de colocar uma foto onde a criança esteja aparecendo, elas talvez tenham de provar que são realmente filhos seus em uma situação de crise. Coloque alguns brinquedos para mantê-las ocupadas também.

Sugestões extras de itens para uma mochila de fuga para crianças:

  • Roupas extras
  • 3 pares de meias
  • 3 pares de roupas de baixo
  • Luvas
  • Boné/gorro
  • Calçado extra
  • Um sabonete dentro de saco plástico
  • Desodorante
  • Pasta/escova de dente
  • Lenços umedecidos
  • Mapa da área
  • Papéis de identificação/foto da família
  • Garrafa de água reutilizável
  • Sistema para filtragem de água (tenha certeza de que as crianças sabem usar)
  • Comidas/lanches como bolachas, frutas, barras de cereais e semelhantes
  • Lanterna de cabeça
  • Lanterna
  • Apito
  • Faca
  • Cobertor de emergência
  • Pequeno kit médico
  • Máscara N95
  • Papel e caneta
  • Brinquedos

Quando se trata de crianças, nós nunca estaremos “muito” preparados. É importante não excluir seus filhos da preparação, dedique tempo para ensiná-los. Você ficará feliz por ter feito isso.

Texto traduzido do blog TinHatRanch e complementado por Julio Lobo.

Até.

Anúncios

9 Comentários

  • Tenho 12 anos , ainda aprendendo (E muito!!!) com o site. Uso as dicas na medida do possível , e não tenho muito equipamento ou kits , coisas do tipo , por enquanto é técnica , um canivete e um paracord (Item importante também) . Mas para compensar essa falta de equipamento , tento usar “de tudo ( De dicas do site a pontos de referencia na cidade , e o que for)” para preparamento , e como “descobri” o sobrevivencialismo a pouco tempo , estou começando agora (sempre acompanhando o site e o canal no YT) , vou começar a montar um kit e talvez (Mesmo parecendo ridículo) um abrigo com alguns amigos ( Casa na árvore pode ser útil ou desisto e tento outra coisa?)

    Enfim , parabéns pelo bom conteúdo e obrigado

    • Olá João!

      Fico muito feliz em saber que o nosso conteúdo está te ajudando. Fique tranquilo e não se cobre demais, você ainda é jovem e se ir em um ritmo tranquilo, conhecendo as coisas aos poucos, se tornará um grande sobrevivencialista em breve. Sobre a casa na árvore, pode ser um ótimo aprendizado para você vivenciar como é ter um abrigo, como construir ele e também lidar com seus amigos durante o processo.

      Meus parabéns pela iniciativa e obrigado por ter comentado.

      Abraços.

  • tenho 12 anos e estou aprendendo sobre o assunto montando um kit de sobrevivençia etc. (sem meus pais saberem) obrigado você esta ajudando muito =D

    • sou de porto alegre/rs, tenho 13 e tmb estou me preparando. para que vc se prepara?

  • Boa noite. Não sou paulista, mas esse artigo é preocupante, a princípio para SP, mas pode se alastrar pelo país em reações reflexas, dado ao movimento anti-governo federal.
    http://www.defesanet.com.br/crise/noticia/19259/CRISE-%E2%80%93-Policias–e-Exercito-se-preparam-para-conter-caos–devido-a-seca/

  • Procuro ensinar vários conceitos para minha filha. Ela tem uma pequena bolsa onde guarda suas coisas de “aventureira secreta”, uma referencia a um desenho que ela apreciava, da Casa do Mickey. Sempre equipamos a tal bolsa, com uma pequena lanterna, um apito, um chocolate. Ela acrescenta bichinhos, bonequinhas…. Aos 6 anos ela ainda não compreende os conceitos envolvidos, então faço atividades ao ar livre para que ela acostume-se com isso. E aprenda a zelar por seu material. Estou agora tentando fixar o conceito de que ela deve manter uma lanterna no quarto sempre no mesmo local, para poder encontrar em caso de falta de energia. Também sempre ensinamos a se proteger, como reagir caso seja abordada por estranhos, e outras informações que julgamos adequadas. Sem pressão ou stress….uma diversão.

  • Ótimo texto e ótima dica do Miguel, crianças podem ajudar e muito se elas estiverem ambientadas com a situação e com conhecimento adequado mas também podem atrapalhar e atrasar se elas não souberem do que se trata e condicionadas ao propósito propriamente dito!
    Meus meninos já tem uma idéia do assunto, sempre mostro em filmes como reagir e principalmente como não reagir..!

  • Pois é Júlio, não podemos esquecer das crianças. Gostaria de auxiliar com algumas dicas, a primeira seria incluir roupas impermeáveis ou capa para chuva, além de ter um guarda chuva junto, imagino que em uma situação de crise você tenha que se deslocar caminhando por muitos km ou por dias. Quem já ficou trabalhando na chuva ou teve que se deslocar, sabe a importância de manter-se seco, principalmente os calçados que molham com muita facilidade, tem que ter um próprio para chuva.

    Também acho importante nesta situação de fuga ter algum tipo de lona plástica do tipo 4×5 metros com ilhoses para amarração, assim pode-se fazer uma barraca improvisada em caso de chuva. Você deve estar preparado para enfrentar chuva. Isso serve para as mochilas de fuga também, pois não lembro de ouvir este item importante nas BAGs de fuga dos adultos.

    Outra dica que deixo aqui é você combinar um código com seu filho, caso alguém se aproxime dele, na escola ou em algum lugar dizendo que veio buscá-lo porque você mandou ou porque você está doente e não poderá ir buscá-lo. Li um caso assim que aconteceu lá nos EUA e achei muito importante. Neste caso o garoto foi abordado por um estranho dizendo que seu pai mandou-lhe buscar porque estaria doente, e a criança já treinada perguntou-lhe o código, o intruso ficou perplexo naquela situação pois não esperava tal reação da criança evadindo-se do local.

  • Finalmente alguém lembrou de nós. Obrigado Júlio \o/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s