Quais são os pontos fortes do calibre 12?

Um dos equipamentos que julgo serem mais imponentes e efetivos para a defesa residencial são as armas de calibre 12. Hoje falaremos um pouco sobre seus pontos de destaque e é claro, destruiremos algumas coisas com ela!

Segue o vídeo:

Confesso que por ter um porte físico mais magro sinto o recuo com mais intensidade, logo, recomendaria este calibre para aqueles com mais massa muscular. Em treinos mais longos acabo ficando com dor no ombro e isso tende a ser incômodo.

Ainda assim, qualquer um é capaz de atirar de forma efetiva (Clique aqui para ver a prova) se treinar e souber aproveitar o potencial do equipamento que tem em mãos.

Precisa de algo para defender sua casa? Aí está uma das melhores opções.

Contudo, um ponto a ser levado em consideração é que infelizmente o Brasil nos limita em relação ao tamanho do cano que podemos comprar, não permitindo armas com cano curto. Isso com certeza deve ser levado em consideração visto que diminui a manobrabilidade da mesma em espaços apertados como nossas residências.

Qual a sua opinião? Tem alguma sugestão de equipamento mais efetivo para este cenário?

Até.

Anúncios

30 comentários

  • Um policial pode comprar e mandar diminuir o cano para defesa na residência?

    • Lucas Cordeiro

      Que eu saiba, estando em casa, o policial é considerado um cidadão comum. Então, em teoria, teria que comprar e usar uma com cano de 24″, sem modificações no tamanho do cano! Se tiver CR, poderia arriscar comprar uma com cano menor, mas não sei se isso pode dar algum problema com a justiça, caso a arma seja usada para defesa…

    • Não pode. Diminuir cano dessas espingardas é crime e a ação torna a arma na categoria de uso restrito. Algumas polícias têm regulamento próprio para aquisição particular de armas de uso restrito, pesquise as regras nas sua polícia.

      É legítimo usar arma de CR em legítima defesa, pois para se defender as pessoas usam dos recursos eficazes disponíveis.

    • Eu não sabia que era vendido pela Taurus Brasil (achava que só Taurus USA) e, ao ver um comentário abaixo, fui pesquisar e vi que SIM, você pode comprar o Taurus RT410 (The Judge) e terá a versatilidade de munição, podendo, inclusive, usar cal 36.

  • João Victor Cordeiro

    Primeiramente,
    Parabéns pelo site! Passei agora a acompanhar seus vídeos no youtube. Precisamos de informações como as suas para tenta reverter esse quadro desarmamentista em nosso país.

    Uma dúvida… Moro num sítio logo na entrada da cidade, a 1km. Preciso da 12 configurada de forma q eu consiga precisão para atirar fora de casa e a máxima maneabilidade para dentro da casa tbm, se for o caso. Estava pensando em coronha retrátil. A dúvida maior é com relação ao pistol grip.. Vc recomenda? Ou melhor seria uma coronha normal? Preciso de algo q facilite minha vida, rs.. E sobre a lanterna, recomenda tbm?
    Ah sim! Com relação ao RT 410.. Estou no processo de compra dele.. Achei a proposta muito interessante, atendendo principalmente à minha mãe, que por muitas vezes fica sozinha em casa. Infelizmente n estou conseguindo mais encontrá-lo com cano de 4″. Ou 3 ou 6,5.

    Abraço!

  • Pessoal… Tem como colocar bucha de reduçao em uma pump. Boito 12?

  • As espingardas 12GA são muito versáteis. Aceitando vários tipos de munições. Chumbo 12, 9, 7, 3t, balote, sg, etc…Para cada caso um tipo de chumbo. O contratempo do armamento em pauta é o fato de ser uma arma grande e de recuo forte. Para pessoas sem preparo pode ser um incomodo. Existem outras opções. Para um cidadão sem muito conhecimento técnico com armas o 36GA seria uma boa opção, em razão de ser um tiro mais controlável e ter uma grande gama de tipo de chumbo. Eu aconselho quando em momento de crise o uso de dois tipos de arma – Para defesa um 38, 6t, 4″ (ex. Mod. RT82) com munição gold +p+ e um garruchão Imbel, Boito ou CBC em 36GA de 1t para caça de subsistência. Quanto mais discreto o armamento melhor. Portanto ostensivamente uma arma em momentos de crise, vc torna-se uma alvo. Roupa discreta. Nada de roupas camufladas ou o inverso, nada de roupas de cores fortes, rosa, verde limão, roxo, etc… . Roupas, sugiro nas cores neutras, bege, marrom, cinza chumbo, azul marinho etc… Elas se confundem com o meio urbano. Camuflagem na roupa apenas em cenário rural.

  • Marcos Figueredo

    Uma outra GRANDE DESVANTAGEM para esse calibre é o CURTÍSSIMO alcance em relação às outras armas de cano longo.
    Você não tem como confrontar um oponente atirando a 100, 150 metros de distancia, talvez mesmo um calibre pequeno como o 22-LR levaria vantagem.
    O calibre 12 é EXCELENTE para causar danos á CURTA DISTANCIA.

    • aff,quem vai troca tiros a 100,150 metros nem o bope troca tiros a essa distancia quando vai subir a favela

    • se alguém for atirar né vc de 150 m de distancia a solução e simples, fuja. ou se esconda ate ele se aproximar ou que vc possa se aproximar dele.

  • Matheus Damo

    Mais uma vez Julio, Você está de parabéns!!!

    Ao calibre 12 é uma arma de muito boa apesar de ser muito grande, como você falou ela é boa para defesa de perímetro, caso tenha que sair andar eu usaria um 357 para pequenas coisas.. Algo com mais intenso uma 9mm é bem vinda!

    Obrigado Julio, estou no aguardo para falarmos de Bow e plantas. creio que isso vai ser de grande ajuda para minha região do Mato Grosso.

    Valeu.

    • Derval de souza

      Voce mora nos EUA ou no Paraguai?

  • Cicero Flavio

    Gostei Muito !!!!

  • Acho que isto aqui é muito importante e por isto coloco aqui para que outros também saibam.

  • Excelente vídeo Julio,
    o calibre 12 no meu entendimento é o melhor calibre para defesa onde você pode ter vários tipos de cartuchos. Lembrando ou informando para aqueles que não sabem que além dos cartuchos normais específicos utilizados na 12, você pode utilizar uma bucha de redução, que vai dentro do cano da 12 moldando-se ao calibre com intenção de ser utilizado e o gabarito do cano. Existe uma bucha para cada calibre específico. Assim pode-se disparar outros calibres dentro do cano da 12, como o calibre 20 de outra espingarda entre outros. E também há buchas especificas para os calibres de armas curtas como por exemplo disparar o calibre 38 dentro do cano da 12.
    E tenho como sugestão comprar a 12 com a coronha normal e depois trocar para uma com pistol grip e coronha retrátil e rebatida, encurtando o tamanho quando achar mais conveniente. Outra possibilidade existente no mercado é o revolver RT 410 judge que dispara o calibre 36 GA de espingarda. E para finalizar a 12 seria a minha primeira opção em caso de uma evacuação, sei que é pesada, mas a levaria de qualquer forma devido a sua alta capacidade de stopping power com apenas um cartucho.

    • Muito interessante as questões das buchas, é algo que realmente pode ser levado em consideração. De fato o poder de parada da 12 nos deixa tentados a sair com ela em caso de necessidade!

      Vou buscar pesquisar o RT410 aqui. Abração.

  • PARABÉNS, Júlio.
    Bem feito seu vídeo.
    Apenas UMA observação: apesar do comércio se referir a “calibre 12”, tecnicamente o correto é GAUGE 12 (o sistema de medida de munições de arma sem raia foi desenvolvido por um cara com este nome).
    Sobre o tiro no celular, o admirável foi sua precisão. Já fez treinamento de Sniper ?
    Se passar uns dias em GOIÂNIA, entre em contato que te dou umas dicas.

    FORÇA e HONRA!!
    CAVEIRA!!!

    • Agradeço pelo apoio! Conforme disse para o colega mais abaixo, decidi usar o termo “errado” pois somente assim o conteúdo seria achado nos sistemas de busca do Youtube e blog, dificilmente as pessoas procuram o termo correto.

      Sobre a precisão, nunca fiz treinamento não! São as tardes atirando em latinhas que me ensinaram bastante…rs. Com certeza se passar por aí vou querer conversar contigo.

      Abração.

  • Murilo Almeida

    Bom vídeo… Parabéns Julio… A opções disponíveis são somente as espingardas até o “calibre” 12, com comprimento de cano de no mínimo 610mm e rifles/carabinas até o calibre 44-40… Mas lembrem que para adquirir uma arma de fogo de uso permitido o cidadão deve dirigir-se a uma unidade da Polícia Federal munido de requerimento preenchido, além de apresentar os seguintes documentos e condições:
    (a) ter idade mínima de 25 anos, exceto para os cargos definidos no artigo 28 da Lei 10.826/03;
    (b) cópias autenticadas ou original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência (Água, Luz, Telefone, DECLARAÇÃO com firma reconhecida do titular da conta ou do proprietário do imóvel, Certidão de Casamento ou de Comunhão Estável);
    (c) declaração escrita da efetiva necessidade, expondo fatos e circunstâncias que justifiquem o pedido;
    (d) comprovação de idoneidade, com a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual (incluindo Juizados Especiais Criminais), Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, que poderão ser fornecidas por meios eletrônicos:
    (e) apresentação de documento comprobatório de ocupação lícita;
    (f) comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, realizado em prazo não superior a 01 ano, que deverá ser atestado por instrutor de armamento e tiro e psicólogo credenciado pela Polícia Federal;
    (g) 1 (uma) foto 3×4 recente.
    IMPORTANTE: Caso a aquisição seja efetivamente realizada, o cidadão deverá requerer a emissão do certificado de registro de arma de fogo, estando sujeito ao pagamento de taxa no valor de R$ 60,00, conforme estabelecido no art. 11, I e Anexo da Lei 10.826/03.

    • Concordo plenamente, não apoio a compra ilegal de armas de maneira alguma. Agradeço a complementação do conteúdo! Abração.

  • Rodrigo napolis

    Excente video, Lobo!

    Se me permite vou fazer algumas consideraçoes:
    – Quanto a posicao de tiro, para situacoes defensivas, eh melhor trazer a coronha da arma para mais centralizado no corpo, apoiando em cima do musculo do peito, e nao no ombro. Diminui o risco de lesao e aumenta a controlabilidade da arma, ainda que diminua a precisao da visada – e isso nao eh das maiores importancias para a 12.
    – As mossberga que a CBC estao trazendo, de fato, tem um perfil de caça/tiro esportivo, por isso dos canos de 28″. As pumps da cbc/taurus/boito possuem o cano ligeiramente menor, com 24″. Ainda nao eh o ideal para ambientes confinados, mas com uma coronha telescopica e/ou retratil ja facilita muito. Para semi-autos as Armsans e Hatsans tem 24″ de cano.

    – Existe uma perda de energia com as semi-autos, para a ciclagem. Nao que com a ignorancia da energia gerada va fazer muita diferenca pratica, mas vale salientar. Por outro lado as pumps geram um recuo mais forte.

    – Quanto ao recuo em si, alem dos fatores de municao, uma boa coronha diminui bem. Ainda que caras, vale a pena investir numa Blavkhawk, FAB e ateh ATI.

    No demais, excelente analise!!

    Forte abraço!

  • O que pensa de calibres um pouco menores como, 18,20 e 24? a vantagem é poder usar canos mais curtos.

    • Derval de souza

      Todas espingardas são boas. O problema é que voce não acha munição facil. Quando vou ao estande atirar, tem 100 estojos de 12 no chão, 2 de 28 ou 32, uns 10 de 36/410. Se voce ja tem uma dessas, fica com ela e compra o que puder de estojo, polvora, chumbo e espoleta. Se for comprar uma nova, sugiro 2 armas, uma pump 12 (ta muito barato agora com a chegada maciça das semi) e um taurus judge 36. Como voce ainda pode recarregar a munição com componentes baratos, sem necessidade de cr e com pouca ferramenta, voce se garante por mais tempo e atira mais barato. Sem contar que espingarda (não sendo semi auto) pode usar polvora preta sem perda significante da potencia.

  • cesar alves

    Bom dia. Julho seu vídeo como sempre e super bom. Ótimo.
    Agora pergunto melancia e refrigerante são óbvios de que explodirão com um tiro, ate mesmo com uma boa paulada. Na prática seria importante ver o poder de penetração em uma lataria de carro; em um pneu cheio; uma portas de madeira; em uma porte de ferro de segurança bem reforçada; uma parede com emboço.

    Digo isto pois se um dia precisar me esconder atrás de algum objeto, com certeza não seria uma melancia ou uma garrafa de refrigerante o que eu escolheria. E seu estivesse na posição de atirador para me defender, também teria a noção real por qual superfície eu poderia ou não poderia atirar com a certeza de poder atingir o meu agressor.

    E volto a falar, o seu site é a melhor ferramenta que um sobrevivencialista pode ter como manual de sobrevivência.
    É com o seu site que descobri a minha paixão pelo sobrevivencialismo. Muito obrigado todo trabalho que tem feito.

  • Olá Júlio, bom vídeo, deu pra ver alguns aspectos dessa arma e seu propósito, porém, gostaria de ver como seria um disparo (baleote), numa parede de tijolos, e numa porta de madeira padrão, uma vez que, ou teremos que reforçar as nossas…pois alguém pode estar querendo entrar e nos render…ou teremos que usar para transpor uma, se a situação assim pedir!
    Cocos são bons exemplos também de como uma arma desse calibre pode estragar..
    Realmente é bem gostoso de ouvir ela engatilhando e mais gostoso ainda sentir nas mãos (e ombro), o recuo dela!
    Abraço Júlio!!

    • Olá Comanf,

      Isso está nos planos, contudo ainda não tenho recurso para tal filmagem. Quero fazer um vídeo falando sobre o poder de penetração de cada calibre em cada tipo de superfície mais comumente encontrada em cenário urbano, porém para tal preciso investir em tijolos, madeiras e afins – ou seja, dinheiro, rs.

      Em breve me organizarei financeiramente para investir e programar tal vídeo, por enquanto vou nos refrigerantes…rs. Agradeço seu apoio! Abração.

  • Welthon Cunha

    Excelente vídeo… concordo, a 12 é a melhor arma que o sobrevivencialista brasileiro pode ter para defender seu perímetro, residência, bunker, etc. Só não gosto das 12 semiautomáticas, são mais sujeitas a panes, sou mais favorável a uma boa CBC Pump !!!! O cartucho Knock Down, lançado recentemente para caça de javali, têm um poder de penetração, alcance e impacto simplesmente inacreditável !!!!

    • Olá Welthon!

      Concordo contigo, até porque não vejo necessidade de uma brutalidade tão grande como é a das semis. Além disso, você acaba queimando munições mais rapidamente e pode se ver sem o último disparo que você tanto precisava.

      Contudo, convenhamos… é uma delicia disparar uma sequência de balotes em cima de algum alvo reativo…rsrsrsrsrssr.

      Abração.

  • Hassebrawbier

    Gáugio 12, não calibre.

    • Olá amigo,

      Se eu me referisse a gáugio a grande maioria das pessoas não entenderia e até mesmo as ferramentas de pesquisa não trariam as pessoas para o conteúdo, por isso, usei a linguagem mais conhecida popularmente.

      Ainda assim, agradeço a correção.

      Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s