Review: Filtro de água Sawyer Mini

Não há nada mais importante do que conseguir uma maneira confiável de filtrar água em um cenário de crise. Atualmente temos uma série de tecnologias que nos ajudam a purificar nossas fontes de água, mas o processo ainda é bastante trabalhoso e lento.

Pensando em conhecer métodos mais rápidos e práticos, conseguimos um equipamento chamado Sawyer Mini para tentar facilitar este ponto importante da sobrevivência.

Segue o vídeo:

Este vídeo foi filmado a duas semanas atrás e já testei o equipamento mais vezes, inclusive em um acampamento que fiz recentemente. Até o dado momento estou bastante satisfeito com o desempenho do mesmo e inclusive abandonei meus cantis, contando apenas com o filtro e o reservatório dele para ter água.

Veremos como ele se comportará depois de seis meses de uso!

E você, acha que é um investimento válido? Conhece algum outro equipamento capaz de filtrar a água com mais eficácia e rapidez? Até.

Anúncios

28 Comentários

  • Waldez Pantoja

    E o Ph da agua, melhor em quanto?

  • 100.000 galões equivalem à quantos litros?

    • LUCAS MATHEUS DE SOUSA

      CADA GALAO E
      3,785 litros

  • Informação bacana: Se você procurar na internet vídeos e informações de testes laboratoriais, vai perceber que os testes comprovam que todos os microrganismos foram eliminados, ou seja, o filtro cumpre o que promete. Vale ressaltar, entretanto, que esse filtro não fala nada sobre filtrar vírus, que são microrganismos muito, mas MUITO menores que a menor das bactérias, entretanto, já é um equipamento extremamente interessante, e torna a água infintas vezes mais segura de se beber. Caso a intenção seja eliminar todos os microorganismos da água, pode-se usar o cloro, que também elimina os vírus. Entretanto, se você for uma pessoa extremamente detalhista e precavida, vai encontrar na literatura relatos e estatísticas onde se diz que o consumo regular de cloro na água causa a ingestão de radicais livres, quando ele reage com compostos orgânicos da água, e um suposto aumento nos índices de alguns cânceres. A alternativa para evitar isso (ainda que para o uso esporádico, eu não veja real necessidade), é a utilização de equipamentos de emissão de energia ultravioleta, que também elimina todos os microrganismos. Existem equipamentos portáteis com essa tecnologia, que podem ser comprados pela internet, mas geram a preocupação de obtenção de energia, porque precisam de pilhas, e etc.
    perdoem a ignorância, Admins, se isso for proibido, mas caso não seja, existe um produto chamado steripen (caneta esterilizadora, em inglês), que faz isso.

  • E aí, o seu mini sawyer ainda está funcionando perfeitamente até hoje? Poste essa informação, pra gente ficar sabendo a respeito da durabilidade dele.

  • Cayo Vinicius

    Boa tarde a todos.
    para os interessados, recentemente comprei um filtro desse pelo ali Express, segundo o vendedor o filtro é fabricado nos EUA, o interessante é que chegou rapidamente e eu só paguei 150,00 com frete grátis. Fica a dica para os interessados.
    Só falta um teste prático, mas a embalagem é a mesma.

  • algum filtro q remova flúor da agua?

  • Juro que fiquei esperando alguém aparecer no final do vídeo para dizer algo como: “Informamos que o Julio faleceu essa madrugada, às 3:38, devido à infecção generalizada…” hahahahahahhahaha.

    Brincadeiras à parte, excelente vídeo, só para variar!

    Abraços.

  • Elvis Rudy Gavilan

    esse filtro é demais cara, bom trabalho Julio, seu review vai ajudar e muito a questão da agua em situações criticas, como posso adiquirilo, me da uma dica amigo, abraços.

    • Busca ele no Google, mercado livre ou na http://www.survivorstorebrazil.com

  • Rapaz, gostei muito do vídeo, estou começando agora esse negócio de trekking e seu canal está ajudando DEMAAAIS! Agora só uma dúvida: Onde compra o filtro Sawyer Mini????? Dá a dica ai. Abraço

  • Mas galera, tenham um senso de praticidade maior. Ao inves de colocar a agua completamente suja e barrenta dentro do filtro, experimentem coletá-la e passá-la através de um pano (pode ser qualquer pano, só pra tirar o excesso de residuos). Assim o fluxo de saida da agua será maior, e vc tornará mt mais facil a limpeza e manutenção dele.

  • Simplesmente fantástico esse filtro! Pena que a realidade brasileira R$$$$ não nos permita ter alguns desses de reserva tão facilmente…. Muito legal o vídeo!

  • Alvaro Junior

    Beleza.

  • Gostaria de saber se em algum site/fórum gringo tem a vida útil real dele.
    Achei o filtro fantástico, mesmo com o baixo fluxo. Vc pode fazer um suporte para duas garrafas pet, a de cima com água suja e a de baixo para água filtrada, e deixa lá enchendo a garrafa de água limpa.

  • Parabéns pelo review, me ajudou a decidir pela compra de um. Só achei que não foi uma boa ideia você fazer a “limpeza” com água do riacho, tirou as impurezas da lama, mas introduziu microrganismos do lado limpo. Então, é bom lembrar: a limpeza deve ser feita com a solução própria ou, pelo menos, hipoclorito de sódio diluído. Você ainda pode fazer isso para desinfectar o seu.

    • Também percebi isso. Pra realizar a limpeza, é só utilizar a mesma água que foi filtrada pelo filtro, jogando-a na seringa. Muito simples.

  • Rômulo Gonçalves

    Usei alguns tipos semelhantes no Exército. São bem práticos esses filtros.

  • Rômulo Gonçalves

    Complementado a Elza, o método de purificação chama-se SODIS. pode ser encontrado vários artigos sobre o referido método de purificação.

  • VI UM DOCUMENTÁRIO NA GLOBO QUE OS ÍNDIOS COLOCAM AGUA SEM SER PURIFICADA EM GARRAFA PET TRANSPARENTE, NÃO PODE SER COLORIDA SÓ A INCOLOR E DEIXAM FECHADAS AO SOL POR 8 HS E ELA FICA PURIFICADA. SE O SOL FOR FRACO DEIXAR DOIS DIAS. A GLOBO FEZ EXAME DA AGUA ANTES E TINHA CLORIFORMES FECAIS E APÓS AS HORAS AO SOL FOI FEITA OUTRA ANÁLISE E A ÁGUA ESTAVA LIMPA SEM OS CLORIFORMES FECAIS!!!!

    • O SODIS apenas diminui sensivelmente o grau de bactérias na água, não a elimina por completo. Não deve ser o principal meio de purificação. Fervura é o mais indicado contra poluição biológica, e um filho de emergência de qualidade para situações onde a fervura não seja possível ou recomendável.

  • Excelente,
    Júlio.

    FORÇA e HONRA !
    CAVEIRA !!!

  • Válido é, com certeza. O problema é dólar o rsrs. Olhei aqui no mercado livre e o mais barato que achei foi 220 reais mas talvez valha a pena… Vou pensar um pouco para ver se compro ou não.

    • tito chiari

      No ebay tem por R$ 60,00, mesmo preço do lifestraw

  • Na categoria é o melhor filtro custo benefício, 360.000 litros para mais ou menos depende da qualidade da água ser muito ou pouco poluída, dura o tempo da capacidade, deve sempre que usar utilizar a seringa de limpeza, para eliminar super vírus, utilize junto antes do filtro, um clor-In 1, Outro ponto alto é superior por não precisar puxar com a boca igual Lifestraw ou afins, pois funciona por gravidade permitindo fornecer água potável para toda família ou grupo inclusive animais domésticos, espero que eu tenha ajudado, abs!!!

  • Welthon Cunha

    Realmente um equipamento prático, compacto e leve.. Deve entupir, com aguas sujas muito rapidamente, o que demanda mais manutenção, se é que permite refil… Também, devemos atentar que as nossas aguas superficiais no Brasil estão cheias de produtos químicos, especialmente agrotóxicos (organoclorados e organofosforados) e estes nenhum filtro consegue separar !!!!

  • Muito bacana!! E o tamanho compacto ajuda a armazená-lo em qualquer lugar. Obrigado pelo review.

  • Como/qual é a validade do produto?
    Fechado, ele dura quanto tempo? E depois de usado?

    Valeu pela review!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s