Post do leitor: Conselhos sobre cutelaria para iniciantes

Fiz esse texto no intuito de dividir um pouco da minha experiência aos futuros sobrevivencialistas que buscam comprar suas primeiras lâminas. Seguem abaixo as minhas dicas:

1. Saiba o que você está comprando.
Não compre uma faca ou canivete só pela estética. Faca boa é faca fácil de afiar e difícil de quebrar. É verdade que uma faca “de marca” pode ser uma decepção e o inverso também é verdadeiro. Também não se iluda, é muito fácil o primeiro caso e muito difícil o segundo.

Um conselho: Procure pelo reviews e comentários sobre o modelo que você deseja comprar no youtube e nos websites e fóruns sobre sobrevivencialismo e bushcraft.

Eu mesmo já me decepcionei com o Hunter Pro da Victorinox. Só de segurar o plástico do cabo cortou a minha mão e pra abrir mesmo com óleo é uma dificuldade… Também tive uma Ka-Bar BK2. É o “tanque de guerra” das facas. Uns a amam e outros a odeiam. Acabei vendendo-a por causa do peso. Só de segurá-la já me cansava (rs).

2. Para o que você está se preparando? 
Todos os “caras” do sobrevivencialismo dão esse conselho. Mas a maioria só percebe que deve se fazer essa pergunta após ter comprado um monte de equipamento de baixa qualidade ou inútil para si. Para “o quê” você está se preparando vai determinar o tipo de lâmina que você deve adquirir.

Se você é um sobrevivencialista urbano, compre um bom canivete inox de abertura rápida. Se você quer ser um bushcrafter, no futuro quando você for um, com certeza será um apaixonado pelos facões de cabo de madeira de 15 reais que você compra em qualquer lojinha de materias de construção. São baratos e fáceis de afiar. Isso é um fato: Você não vai levar chaira e pedra de amolar de 6 polegadas para o mato para afiar suas làminas. Pelo mesmos uma vez você vai afiar o seu facão numa pedra qualquer!

3. Faca de aço carbono ou inox?
Depende do item 1. Há facas de aço inox (stainless steel) tão boas quanto as de aço carbono, mas em geral são caras. Se você quer colecionar ou pratica um esporte náutico eu sugiro as de aço inox. Facas de aço carbono são feitas para comprar e usar! Caso ela for ficar parada, passe um óleo anticorrosão e a envolva em plástico PVC. Repita isso a cada seis meses ou menos.

4. Você quer realmente ser um colecionador? 
Não saia comprando feito louco. Já vi muitos comprarem um monte de facas e canivetes do tipo réplica ou assumidamente “xing-ling” em websites como o Ebay e Aliexpress e se arrependerem amargamente. Há marcas e cuteleiros bons e ruins e até os bons erram em certos modelos. Todo colecionador sabe que o que você adquire deve ser de possível troca ou revenda.

5. Quinto é último conselho: Faca usada é faca ralada! 
Se você tão está apaixado pela faca que acabou de adquirir que tem pena de usá-la, lhe dou um conselho: Não a use! Sua faca vai ficar toda ralada cedo ou tarde e isso é um fato! A pintura da lâmina vai sair até o terceiro uso. Você também vai errar enquanto estiver aprendendo a afiar a sua faca e o resultado disso é sempre uma lâmina ralada. Também evite usar a sua faca para rachar madeira. É pra isso serve um machado! 

Bom, se alguém tiver o sexto ou mais conselhos, falem a respeito nos comentários.

Abraços,
Diego Silva.
GSE-PE/17a

Anúncios

19 Comentários

  • “Isso é um fato: Você não vai levar chaira e pedra de amolar de 6 polegadas para o mato para afiar suas làminas.”
    E por que não? Todos os caçadoores que conheci levavam uma chaira na mochila/bornal.

  • Uso um canivete “Rescue Tentro” preso ao meu cinto ou no bolso. Tem quebra-vidro e corta-cinto, útil em emergências no ambiente urbano.
    Tava a fim do Brigade da Mormaii. Além daqueles acessórios, vem com pederneira e lanterna. A vantagem é ser completo para qualquer ambiente, mas esses últimos acessórios são fixos ao corpo do canivete com imãs, qualquer choque os fazem cair(e talvez perdê-los).

    • Em tempo: no Mercado Livre tem um kit sobrevivência por 114 reais; Achei interessante o cubo witefire tinder,
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-562206936-kit-de-sobrevivncia-prova-de-tudo-pederneira-wetfire-_JM

      • Tem um da Echolife, mas, atentemos aos preços. Muitas vezes compensa comprarmos os itens separadamente. Ainda tem o frete.

        Montei um sr. EDC com itens comprados separadamente. Sempre que viajava dava uma volta pelas cidades.

  • uso coqueiro e n reclamo uso facas nao modas . Otimo post

    • Amaro Rocha

      Coqueiro é TOP. tenho uma também. Pega fio rápido. Faca com lâmina de qualidade.

  • comprei essa: http://images.knifecenter.com/thumb/1500×1500/knifecenter/united/images/UC784a.jpg
    Ela nem é afiada e mesmo assim, cortei o lacre da placa da minha moto, ela tem a ponta forte e o soco ingles, nem se fale. Alguem sabe mais sobre ela? responder no meu e-mail alxsm07@gmail.com

  • Perfeito! Grata.

  • Bicho, dê uma olhada nessa faca baioneta IMBEL do fuzil novo do nosso EB. É de pirar !

    • Tem especificação técnica desta faca dá imbel? Material, dimensões?
      E por favor não vamos deixar de ser coerentes, modismo não eh bom, mas facas de qualidade merecem o seu respeito, e muitas vezes custam caro pelo material empregado na fabricação. Se não fosse assim facas artesanais não seriam mãos caras que muitas industrializadas.

      • Laudelino Lima

        http://www.imbel.gov.br/index.php/pt/sample-content-mainmenu-58/cutelaria

  • TORTUGA PESCA E SOBREVIVENCIA

    EU TENHO UMA DUVIDA SOBRE UM CANAL QUE FIZ NO YOUTUBE EU NAO SOU SOBREVIVENCIALISTA PROFISSIONAL MAIS SEI BASTANTES DICAS QUERIA SABER SE ME DARIABEM NESSE CANL A SO PARA CONTAR TENHO 14 ANOS

    • Future Trunks

      Na internet qualquer um que produza conteúdo de qualidade consegue “se dar bem”.
      Mas qual o teu objetivo? Fazer por hobby? Fazer para ganhar dinheiro?
      Tens um equipamento mediano para gravação de aúdio e vídeo?
      Sabe lidar com editores de vídeos?
      Postará vídeos com qual frequência? Tem idéias para quantos meses de conteúdo?
      Qual vai ser o teu diferencial dos outros canais?

      Fazer qualquer um faz, basta uma câmera qualquer. Mas se teu desejo é “se dar bem” (seja lá o que isso significa para ti) é necessário um trabalho de maior qualidade e profissionalismo. Só assim terás um número grande de inscritos, de likes e essas coisas todas.

      E lembre que sempre precisamos aprender mais. Nunca pense que já sabe tudo. Mesmo os donos dos sites e canais mais famosos (seja do tema que for) estão sempre aprendendo mais e evoluindo para trazer novos conteúdos.

  • Excelentes considerações. Em especial quanto ao conselho quanto às facas para uso. Realmente, existe uma diferença muito grande entre colecionar, em estado original, e usar. Por mais que alguém seja cuidadoso no uso de uma faca, ela sempre vai acabar sofrendo algum tipo de desgaste, ou mesmo dano. Afinal, facas de uso são ferramentas e, como tal, sempre poderá surgir uma situação em que ela tenha que sofrer um uso mais pesado.

  • Marco Aurelio Oliveira Gonzalez

    Muito bom o seu texto Diego. Deveria ser leitura obrigatória para ver se o “povo modinha” se toca.

  • Facas são facas =) hehehe
    Bela esplanação de ideias, sempre que posso passo uma tinta preta na tatica para conservar ela. =)
    Por que uso constante.

    • Que tipo de tinta vc passa na sua?

      • Carlos Augusto

        Conheço uma boa tinta para isso: Preto Fosco Vinílico
        É bastante duradoura.

  • Ótimas dicas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s