Lâminas e vidas

Por Eremita Urbano

Creio que a grande maioria dos sobrevivencialistas/preparadores sempre tem consigo no seu dia a dia pelo menos uma lâmina. Claro que eu faço parte dos que não abrem mão de carregar pelo menos um canivete diariamente, para onde quer que eu vá.

Pensando nisso, segue uma reflexão interessante sobre lâminas e vidas!

Hoje no meu trabalho, estava de passagem da minha sala para o almoxarifado onde ia para arquivar alguns documentos. Passo pelo depósito e vejo alguns colegas tentando cortar uma corda com uma tesourinha, sem sucesso… Prontamente saquei meu canivete e cortei pra eles sem nenhuma complicação. Para minha surpresa a primeira frase que ouvi, não foi um “Obrigado!”, ou um  “Valeu mano!”.  A primeira frase foi: “Ué meu, porque que “cê” anda com um canivete?”

1978377_1496450313915628_1991253764_o

Meu atual canivete diário Ganzo G704

Dei um sorriso e falei simplesmente que é um hábito importante, além dos seus usos óbvios ele muitas vezes  serve pra facilitar trabalhos, como agora! Mas, vendo a face deles, percebi que eu deveria explanar um pouco mais.

Falei algo assim:

“Caras, é muito importante sempre ter pelo menos uma pequena lâmina consigo. Tempos atrás uma garota teve seus cabelos sugados pelo ralo/filtro de uma piscina e acabou morrendo diante da demora em conseguirem tirá-la de lá. Talvez se lembrem disso, passou na TV. 

Se alguém ali por perto tivesse uma faca ou canivete talvez ela ainda estivesse viva. Demoraram muito para retirá-la, quando viram que não conseguiriam puxar o cabelo do ralo pensaram então em cortar o cabelo dela, mas ninguém tinha nada cortante por lá. Depois de minutos preciosos conseguiram uma garrafa de cerveja que foi quebrada e, com um pedaço do vidro, tentaram cortar o seu cabelo, mas também não conseguiram. Só depois de muitos preciosos minutos, alguém conseguiu achar o local onde se desligava o filtro e a retiraram… Mas esse tempo todo debaixo d’água foi fatal!

Se no primeiro momento alguém ali tivesse uma lâmina qualquer, talvez ela ainda estivesse viva! É por isso e por outras coisas que eu sempre carrego um canivete e acho que todo mundo também deveria ter um sempre consigo.”

Pensei que tinha convertido alguns sobre a importância de uma preparação mínima… Mas… Qual a frase que escuto?

“Ah, mais é perigoso né, andar com faca, canivete “esses negoço”…!”

Nesse momento, resolvi apenas dar um sorriso e seguir em frente.

Agora esqueçamos as “ovelhas”. É uma pena, mas… Para elas (que são a maioria das pessoas), esse texto não dispara nenhum sinal. Você amigo sobrevivencialista/preparador entende que nunca se sabe quando uma emergência pode acontecer, não é? Pode acontecer num passeio inocente, em casa, no trabalho, em qualquer lugar! Então devemos estar sempre com nosso EDC e dentre todos os itens particulares de cada um, a lâmina deverá estar lá obrigatoriamente.

Isto é que eu acho, carrego sempre uma lâmina comigo porque ela efetivamente pode me salvar ou salvar alguém diante de uma situação inesperada onde cortes são necessários.

E você amigo leitor, além dos usos convencionais, consegue pensar em situações ou vivenciou situações em que a lâmina pode ou pôde salvar vidas?

Aprenda e seja útil a você mesmo, a sua família e a sociedade, evolua, sobreviva!

Eremita Urbano(@fortedoeremita) é Cientista da Computação, pós-graduando em Gestão da Tecnologia da Informação e Técnico em Administração Empresarial. Atuou mais de 10 anos como instrutor de computação e rotinas administrativas. Aficionado em aprender, acredita que o estudo do sobrevivencialismo e assuntos correlatos, pode nós aperfeiçoar e nos tornar humanos melhores.

Anúncios

90 Comentários

  • pode ser util,e não chamar muita atenção um bom estilete.

  • Penso da mesma forma, sempre ando com um sinto tático com uma pequena lâmina acoplada ao feixe (este apenas para defesa, até agora nunca precisei e não utilizo ela para nada, más a lâmina está sempre afiada e pronta) e um canivete modelo suíço que sempre vai no bolso e é útil desde abrir uma garrafa de vinho, até apertar um parafuso ou abrir uma encomenda , acredito ser indispensável, não consigo apenas contar com a sorte e prefiro estar prevenido.

  • Paulino Camargo

    Desde os 15 anos, considero essencial ter um canivete multi-função sempre à mão. Sempre fui fanático pelos da Victorinox. Utilizo um Camper ou um Hiker nas tarefas do cotidiano e nunca me desapontaram. Quando viajo ou saio num passeio, principalmente, na natureza levo também um Gerber Evo serrilhado.
    Um abraço e parabéns pela iniciativa.

    • Valeu, obrigado pelo comentário… abraços!

  • Reginaldo Pelegrini

    Porto e sempre portei canivete.
    Minha infância(até os 11 anos) morei na zona rural. Onde aprendi muito com meus familiares a importância de ter um canivete.
    Vi alguns relatos acima sobre lâmina na bolsa. Penso que lâmina(fixa ou dobrável) deve estar sempre junto ao corpo.
    Uma situação comum, sua lâmina está na bolsa no banco traseiro do carro, acontece um acidente e você precisa para cortar seu cinto de segurança, dificilmente conseguirá pegar sua lâmina.
    Tenho inúmeras situações onde lâmina na bolsa não irá ajudar muito.
    Penso também que vale investir numa lâmina de boa qualidade, pois gastará menos tempo para ficar afiando, visto que um bom aço segura mais o fio da lâmina, e outro fator que já presenciei com lâminas de baixa qualidade é perder ou quebrar algum parafuso. Um dos canivetes que me acompanham é o Spyderco Paramilitary 2.

    Reginaldo Pelegrini

    • Obrigado por comentar Reginaldo Pelegrini… realmente o porte da lamina preferencialmente deve estar junto ao corpo, penso da mesma forma. Valeu!

  • Sempre ando com lâminas, desde um simples canivetinho Victorinox Classic com as chaves e aqueles dobráveis que ficam do tamanho de um cartão.. até lâminas maiores e fixas, como uma Faca mesmo.
    Mas no tradicional do dia a dia tenho um bom e velho Ganzo também, canivete excelente e com ótimo Custo x Benefício!!!
    Já tive(e ainda tenho todos guardados) muitos canivetes que se tornaram em algum momento da vida o “principal”.. um deles por sinal comprei em um “kit de aventura” em uma grande loja de departamentos por 40 reais o canivete+lanterna+bussola. Esse canivete do Kit foi extremamente útil em vários momentos da minha vida e me salvou de vários perrengues, mesmo sendo um canivete “xing ling” como dizem, ele aguentava pau, viu. Já cheguei a usar como martelo para por pregos em paredes.
    Lâminas criam funções incríveis quando se é necessário, são ferramentas muito versáteis!
    Excelente texto, Eremita! Ótima contribuição para com todos!
    Abraços
    VWPower

    • Eu que agradeço pelos seus comentários, VWPower… obrigado por dividir conosco sua vivência. Abraços.

  • Bom dia Eu utilizo canivetes desde meus 5 anos de idade para pesca, caça e atividades do dia a dia. sempre utilizo meu canivete Lan ate mesmo na apisina poi o clipe dele fica no furo do cordão da sunga. para trinar já fui nadando a te a ilha enfrente a praia do Gram-SC coletei mariscos e assei com fazendo Bowdil com madeira encontrada na praia com alacil do canivete lan. atualmente utilizo um Heller da Cimo.

    • Obrigado pelo comentário Roberto. Conheço o Heller da Cimo… Canivete bem bacana.

  • Andrei Marqui

    Pior é ter que ficar explicando o óbvio.Você nunca me verá em duas situações:sem uma boa lâmina ou usando uma camisa de time de futebol.

    • Ok… Obrigado pelo comentário Andrei.

  • Teu texto é perfeito, também sou adepto ao porte diário de lâminas, no bolso, no carro etc. Só sugiro que não utilize o errado termo “grande maioria” tá na moda falar umas coisas desse tipo, mas fuja delas, abraço.

    • Obrigado pelo comentário e valeu pelo toque Gustavo, abraço.

  • Eduardo Santoro

    Cara adiquiri o habito de andar com canivetes desde um incidente que aconteceu comigo a uns 5 anos, estava num passeio de barco o mesmo estava parado e ancorado eu era criança estava destraido e acabei não percebendo que minha mão estava entre o chão do barco e a corda da ancora, o barco começou a se afastar num movimento natural devido as ondas e minha mão ficou prensada entre a corda da âncora e o braço a principio tentei puxar mas como é óbvio uma ancora é absurdamente pesada e eu era criança a sorte que dei foi de um passageiro ter um canivete a bordo e cortou a corda para mim oque me poupou uma mão que dependendo do estrago poderia até mesmo ter sido amputada

    • Obrigado pelo seu comentário Eduardo, é sempre bom saber de relatos pessoais que corroboram com o assunto.

  • É muito importante mesmo andarmos preparados,nunca sabemos quando vamos precisar,eu também não tiro o meu GANZO g704 do bolso.

    • Valeu Tiago. Obrigado por comentar.

  • Relatos interessantes nos comentários… Sempre carrego comigo um canivete e uma lanterna. Atualmente, carrego um Victorinox Centurion (basicamente uma versão anabolizada do modelo Tinker, também da Victorinox) e uma lanterninha Photon Micro Light, extremamente capaz para o tamanho, que mantenho presa pelo mosquetão no passador de cinto da calça. Não saio de casa sem eles.
    Também já fui discriminado por portar lâminas. Em consequência disso, só tiro canivete do bolso para ajudar os outro se for caso de vida ou morte; do contrário, que se virem!

    • Boa sua combinação de itens… Obrigado por comentar.

  • Ricardo Santos

    Eu possuo um böker que ja me tirou de varias situações em que uma lamina torna-se indispensável, mas ainda assim é estigmatizada a posse de uma lamina onde todos são educados para ser ovelhas. Nossa sociedade ainda tem de crescer muito psicologicamente para entender a necessidade de meios de sobrevivência seja ela em situações de calamidade ou no dia a dia.

  • Eu sempre carrego meu EDC em uma organizer, e ela em uma bolsa pequena, ando pra cima e pra baixo com ela, no inicio fui motivo de sarro pelos colegas de trabalho, me chamavam de coisas como Bear Grylls e tal, sempre em tom de zoação, achavam que o que eu carregava era besteira, “bugigangas” como diz minha esposa, mas a partir do momento que precisaram de uma chave inglesa e eu tinha uma na bolsa, precisaram de uma chave de fenda (pq o eletricista não tinha) eu tinha uma na bolsa, e a faca então nem se fala, chegou um dia que tive que apresentar meus itens para alguns deles, a partir daí começaram a se referir a minha “bolsa” com mais respeito, mas sempre causa espanto em quem está como ovelha esperando a boa fé do criador…

  • É sim uma excelente ideia andar com ao menos um tipo de lâmina a todo momento, mas eu daria preferência a um canivete tipo suíço ou algo multifunção, pois nem de longe dá pra confundir com uma arma, e com umas 12 a 15 funções diferentes dá pra fazer de tudo, mas sem perder as vantagens que uma lâmina comum daria. Só não é tão eficiente pra defesa pessoal como um canivete tático ou de caça, mas se a ideia é utilizá-lo como ferramenta no dia a dia ou pra emergências, como no caso da garota da piscina, então o canivete tipo suíço é perfeito, tem alguns até que foram totalmente projetados pra bombeiros e socorristas!

    • Obrigado por comentar… também gosto muito dos suiços(Victorinox), a maior parte dos modelos tem uma pegada mais clássica o que torna o visual deles, menos “agressivo”!

  • Muito bom o texto.. tpo gostando da pagina.. to me identificando na verdade, acho q sou um sobrevivente nato.
    Bom, eu ando com um corta fumo no bolso todo o tempo, o tempo todo.. é meu guia.. to sempre descascando uma laranja e cortando uma maça com ele.. da um ar de coisa funcional do meu dia a dia.. as pessoas na faculdade ja nem ligam mais em me ver chupando uma laranja e descascando com meu canivete em vez de uma faca de mesa meio bosta.
    porem eu sou motoqueiro.. e motoqueiro de verdade sempre carrega tralha de verdade e ta esperando o bicho pegar a a qqr minuto.
    Bom, qdo era guri fiz cursos de carpintaria, mecanica, e depois forimei no CEFET da minha cidade em Automação Industrial..

    No meu dia a dia uso uma mochila de ataque 35ltos e nela vai..
    1- embornal p carregar coisas maiores qdo preciso.
    2- cordas de borracha com ganchos.
    1 – corda de 20 mtos de nylon 9mm de boa resistência
    1 – rede elástica tipo aranha
    1 – par de roupa p chuva de nylon (ocupa pouco espaço)
    1- Capa amarele de chuva
    1 – bota de borracha.
    1 – balaclava
    1 – Luvas de lã p usar por baixo das luvas aprova agua
    20 – Enforca gatos (muitos uteis p tudo)
    1 – Chave Inglesa 8″
    1 – Pederneira
    2 – Lanterna tática (1 quase sempre pendurada ao peito, e outra adaptada ao capacete com acendimento a distancia por onda, no relógio )
    Na parte de fora da mochila tenho 2 mosquetão.. um negocio q sempre achei util.
    (acredite, cabe tudo e sobra espaço p levar blusa, computador e mais algo q precisar, o grande segredo é sempre na arrumação)

    Bom.. eu uso de tudo, dependendo da situação.. já salvei muito motoboy e pião na rua dos acasos do dia a dia.

    Na moto eu tenho.. ferramentas diversas em um pequeno compartimento que preparei sob o banco usando chapas de alumínio de 2 mm, com ferramentas reduzidas (algumas tive de fabricar)que compõe todos os números da moto, bem como fuziveis,fios, kit remendo a frio, um pendente 12v e cinta de nylon p alguma necessidade de travar algo firme.

    Bom, eu desde os 10 anos de idade tenho contado com laminas.. meu pai e do interior e sempre fui junto com ele afiar e preparar elas p matar boi, porco, galinha.. e com ele aprendi a matar tbm p comer. Aqui tbm a gente aprende a desatolar carro do bairro.. achar terra seca na chuva, fazer ponte de galhos e folhas.. enfim.. Life style redneck no interior de MG.

    Aos 12 anos eu sempre ia p escola com dois canivetes. um corta fumo na mochila.. e um pequeno como chaveiro.. ate hj tenha esse pequenino como chaveiro.. serve p romper uma coisa ou outra.

    Acho fundamental ter uma lamina ao alcance rápido das mãos.. pode salva a sua vida e de outros, sempre.

  • Me encontrei aqui meu amigo, eu sempre fui um “Sobrevivencialista” e não sabia. Até ler o seu texto, sou filho de militares e apesar de ser um estudante de psicologia (quarentão) ainda sou um profissional da área de segurança, com algum conhecimento em armas de fogo e defesa pessoal. Mas infelizmente andar armado aqui no Brasil vc sabe, e complicado e burocrático. Há anos porto uma ou até duas laminas comigo, e já foram muito uteis para mim e ate para pessoas próximas. Bem usadas e empregadas podem e fazem toda a diferença. Sou até chamado de inspetor bugiganga, pelos itens e acessórios que carrego no dia a dia juntamento no bauleto da minha moto, mas aqui acredite obtive uma luz da expressão correta de que grupo de pessoas eu faço parte. Tudo de bom para os demais seguidores do sobrevivencialismo e afins.

  • A alguns meses aqui no Paraná, um pai deparou-se com a filha tentando se enforcar no quarto. Imediatamente sacou seu canivete EDC e cortou a corda e salvou sua filha.
    Acho de extrema importância a pessoa de bem andar com uma lâmina, porém a restrição e falta de conhecimento por parte da polícia pode gerar situações desagradáveis.

  • Erick Rufino

    eu faço 12 anos hj e queria declarar que meu pai sempre anda com o canivete multiuso dele.Acho que,quando tiver idade,vou comprar um.

    • Eremita Urbano

      Ok. Erick… obrigado pelo comentário!

      • Eremita Urbano

        E ainda em tempo… Feliz Aniversário! Parabéns!

  • Parabéns pelo ótimo post,esse sempre foi meu pensamento com relação as valiosas ferramentas que são as facas e canivetes.Desde os 15 anos tenho o hábito de portar um canivete e sei na prática que são realmente úteis.Gostei da sua dica sobre o porte em ambiente urbano,aço inox e abertura rápida,conclusão que eu também cheguei,e baseado nela adquiri recentemente um canivete Kershaw Compound que se encaixa nesse perfil urbano perfeitamente,excepcional lâmina que,alias,deixo como dica para os leitores do blog.
    Essa dificuldade que você cita das pessoas não conseguirem compreender o porte de uma arma branca,também já vivenciei,e sei o quão difícil é para explicar…,veja o caso com relação a armas de fogo,o mesmo problema só que muito amplificado,penso ser apenas uma questão cultural porque aqui em nosso país,estranhamente,nivelamos tudo por baixo,ou seja,pessoas idôneas tem que se esforçar para provarem que são idôneas sendo financeiramente punidas para isso com taxas,testes,históricos provas…etc.enfim,imbecilidades governamentais.

    • Eremita Urbano

      Valeu Ortiz e muito obrigado por partilhar sua vivência e impressões, seus comentários foram ótimos, e ajudam a enriquecer o assunto!

  • desculpem a minha ignorância, mais tenho um pouco de receio de portar uma lamina pois não sei se seria crime, alguém poderia tirar minha duvida?

    • Eremita Urbano

      Olá Dan… quanto a sua pergunta, a resposta é não não é crime e nem mesmo contravenção…inclusive a apreensão de arma branca em busca pessoal (revista) é ilegal, e aquele que tiver seu objeto furtado pelo suposto policial pode comunicar o fato a autoridade compentente para apurar a irregularidade… O que você não pode é ficar ostentando, mas não tem problema nenhum você estar com ela na mochila ou no bolso… é a lei… para maiores esclarecimento segue um artigo bem completo falando sobre o assunto:
      http://www.defesa.org/porte-de-armas-brancas-nao-e-crime-nem-contravencao/

  • Antonio Miranda

    om tópico . trabalho com taxi em São Paulo e trago sempre comigo um canivete Cimo Heeler. Gostaria de também ter comigo minha faca com quebra vidro , mas devido a maus policiais deixo ela em casa pois acredito que não vale a pena o trabalho de ir até uma delegacia e registrar BO de abuso de autoridade se os mesmos me tomassem ou apreendessem a lamina.
    Nos E.U.A muitos usam suas facas no carro sem problema mas aqui Rssssss.

    • Eremita Urbano

      Obrigado por compartilhar sua vivência Antonio… recebi um relato de um leitor, também taxista… ele disse que já enfrentou problemas por carregar uma faca no veículo, uma vez o policial a levou(deve ter achado bonita, visto que é ilegal a apreensão). Depois disso, ele diz que anda com um facão de 12″ ao lado do banco na parte debaixo e um côco verde embaixo do banco… disse que se o pararem e quiserem levar seu facão ele mostra a fruta e alega que é apenas para abrir o côco… ele fala que fica com a fruta 1 semana, depois a consome e compra outra… não sei se a história é real ou não, mas achei bem curiosa!

  • em meu meio de convivencia no caso o rural chamavam minha atenção pela falta de um canivete porem logo mais comprei um por precauções

    • Eremita Urbano

      Obrigado pelo comentário, Pedro.

  • Leonardo Dias

    Na minha mochila sempre tem uma lâmina fixa e no chaveiro sempre um leatherman ps4. Sou proprietário de um escritório de advocacia juntamente com mais 2 sócios que serviram as forças armadas, e foram muitas as vezes que o ps4 nos “salvou”. Já desmontei até armário com ele! hehe

    Meus sócios, no entanto, ficam surpresos pela qualidade dos equipamentos. Quando mostrei o cobertor aluminizado da SOL que levo na mochila eles bradaram que nem nas forças armadas que serviram tinha acesso a esse tipo de equipamento e queriam saber onde arrumariam algo parecido. Minha surpresa maior foi perceber que um deles carrega algumas coisas, como pequenos kits de 1°s socorros, lanternas etc, talvez resquícios do tempo em que serviram no exército e força aérea brasileira.

    Sempre levo alguma novidade e vou dando toques sobre sobrevivencialismo/preparação pra eles também.

    No dia-a-dia portava uma faca fixa pequena (uma bk14), mas ainda to achando ela um pouco grande, principalmente porque ando de terno o tempo todo e somente por conta disso, no corpo, levo só o PS4. Penso em comprar um canivete daqui algum tempo.

    Já recebi cara fechada de segurança em banco, mas ignoro, pois não estou fazendo nada de errado e isso ocorreu poucas vezes. No mais, uma lâmina seja ela qual for estará sempre comigo.

    • Eremita Urbano

      Obrigado pelos comentários Leonardo, valeu mesmo! 🙂

  • DanielBerte

    galera
    eu sou policial e antes já trabalhei muitos anos como técnico em informatica.
    eu tenho aqueles alicates multiuso, xingling mesmo, com chave de fenda, philips, canivete, e tem uma das pontas, que certo dia me auxiliou, a desmontar um notebook. a ponteira que tem nele é do tamanho exato para utiliza-lo para soltar os parafusos philips.
    Alem desse alicate/canivete xingling, tenho um canivete, que comprei na Santa ifigenia, aqui em sampa, paguei R$15,00, veio com um fio horrivel, levei em um chaveiro e mandei amolar…. corta q e uma beleza…. sempre que preciso uso no trampo…

    • Eremita Urbano

      Ok, obrigado pelo comentário Daniel!

  • Demóstenes Jr.

    Sucinto, porém grande post! A importância das lâminas vem da pré-história e não estaríamos aqui como sociedade se não fosse o uso e aperfeiçoamento delas (desde a simples sobrevivência cotidiana às guerras). Ando sempre com canivete tipo suíço (11 funções) junto às chaves que carrego, cópia chinesa, desde os 12 anos. Usei inúmeras vezes (lâmina, tesoura, chave de fenda e Philips com mais frequência, o abridor de latas é impossível de se usar, não recomendo nem tentar, só fura os cantos da lata de sardinhas e não avança nas latas redondas, horrível) e como são baratos podem ser substituídos sem problemas. Não vejo sentido em adquirir artefatos caros como um Victorinox, primeiro por que um cara usou meu antigo suíço/chinês uma única vez e arruinou a chave Philips com sua inépcia em não saber que parafuso enferrujado se tira com óleo desengripante ou remoídos nem se tenta tirar sem a ferramenta adequada, ou a possibilidade de perder um belo Spartan preto numa revista para um policial corrupto, ou usando no dia a dia como uma combat pen que devo ter emprestado para escrita e como toda caneta que se empresta ninguém se lembra de devolver, acabei perdendo os US15,00 que paguei por ela e quem a pegou não faz mínima ideia de sua utilidade além da escrita. Nunca, mas nunca mesmo empreste suas ferramentas, pois é como diz a frase: “para quem só conhece martelo, tudo é prego”, simplesmente vá lá e faça o serviço ou nem tente ajudar para não complicar. Atualmente estou atrás de artefatos voltados para defesa pessoal (canivete semi automático, lanterna/porrete e uma discreta “combat pen”) para completar o nipe de ferramentas para o dia a dia que posso levar junto às roupas e na mochila, na carteira levo um cartão de aço multi função muito útil e barato (comprei 20 pelo Ebay para presentear, mas só uma pessoa achou interessante e usa, o resto já deve estar no lixo ou esquecido nas gavetas) que também serve para não dobrar a carteira e com isto danificar cartões de crédito, etc. Tenha um bom lenço no bolso traseiro e um bom canivete no dianteiro e seu dia será mais tranquilo, garanto. (resposta meio longa, mas é que me empolguei com o assunto, peço desculpas) Abraços

    • Eremita Urbano

      Gostei bastante de suas considerações Demóstenes Jr… Muito obrigado! Abraços!

  • Até pouco tempo atras acreditava que sobrevivêncialistas eram paranoicos…mas depois de um apagão de apenas 2 horas minha cidade quase entrou em colapso, então percebi o quanto é ingenuidade não se preparar, principalmente em um país como o nosso, facas são um grande trunfo em varias situações, principalmente para uma mulher, sempre ando com um canivete na bolsa, junto com um cantil e uma pequena lanterna….no entanto, aconselho a que nunca mostrem nenhum desses itens aos demais, pois é causa de muitas perguntas e mal estar, eu mesma já passei por isso, e hoje em dia procuro passar desapercebida

    • Eremita Urbano

      Obrigado pelos seus comentários Caçadora, suas ponderações são bem pertinentes, valeu mesmo!

  • Desde muito pequeno fui incentivado a usar e carregar laminas comigo, como açougueiro, meu pai sempre me ensinou muito sobre laminas. Muitas vezes tive problemas ao entrar em festas e ambientes publicos pois encontraram meu canivete na revista, como era muito natural, eu nao me lembrava de deixa-lo em casa nessas ocasiões. Um dia descobri um cartao multifuncional, de aço, tem lamina abridor, serra, chaves, eh bom pra caralho, e cabe dentro da carteira. Resumindo, ninguém pega na revista, da para passa com ele até em banco, e você sabe que vai sempre ter uma lamina contigo. se alguém não souber do que estou falando aqui tem um para ter uma noção: https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&docid=j1L1wkoida5EHM&tbnid=6epZq8H8ofPRTM:&ved=0CAUQjRw&url=http%3A%2F%2Fetrilhas.com%2Fdicas%2Fcartao-multifuncional-para-emergencia%2F&ei=MQiVU7OjBYSkqAaDxIGwCw&bvm=bv.68445247,d.cWc&psig=AFQjCNHvlW8Du-ZjACNbI7TQ0tNoYkiBzg&ust=1402362286311475

    • Eremita Urbano

      Obrigado pelo comentário Henrique, e esse cartão é muito bom mesmo, tenho um sempre comigo na carteira 🙂

      • Ola. Conhece esse Cartão Faca Card Sharp ? Tem no mercardo livre, carrego as vezes comigo, mas nao da para usar muito, estraga facil, so em emergencia mesmo.

      • Eremita Urbano

        Ah sim, eu já a tinha visto no DX.COM, e tive a oportunidade de ver uma com um colega, realmente tive a mesma impressão que a sua.
        http://www.dx.com/pt/p/accu-card-style-sharp-air-diy-folding-knife-black-283422#.U5hU13Lu52M

  • Concordo, sempre andava com um canivete, mas agora ando com um leatherman wave, alem de lamina tem outras funcoes muito importante que ja me salvaram muitas veses e quando as pessoas veem nao ficam tao apavorada como se fosse um canivete.

    • Eremita Urbano

      Realmente, esses multitools são uma boa pedida, tem uma lâmina mas não parecem agressivos aos olhos 🙂

      • Semelhante a você, eu estava no meu serviço em uma repartição publica, e ouvi uma conversa na sala do lado (Sala da Defesa Civil), eles estavam tentando cortar um cano de agua de + ou – 15cm de diâmetro (Cano para algum tipo de captação de agua da chuva para uma estação meteorológica) estavam usando uma faca de cortar pão, imagina, após uns 20 minutos eu não aguentei, pedi licença e peguei minha leatherman na função serra e cortei o cano em 1,5minutos. Gente fiquei apavorado, era a defesa civil, eles deveriam estar bem equipados, afinal a “função” deles é lidar com catástrofes natural, após esse evento comecei a conversar com o pessoal da defesa civil e fiquei realmente preocupado, cheguei a conclusão que não podemos contar com o governo para situações de emergência. Com todo o respeito e não generalizando, mas na grande maioria a falta de preparo, treinamento e equipamentos é vergonhoso na maioria dos órgãos do governo.

      • Eremita Urbano

        Obrigado pelas considerações Fe_li… infelizmente para alguns órgãos falta mesmo preparo e equipamentos, no fundo só podemos contar com nós mesmos, daí a importância de se preparar individualmente.

  • Amaro Rocha

    BielX, não compra o Spartan não, compra o Tinker. O tinker é um spartan sem o saca rolhas. No lugar dele é uma chave philips. Com o saca rolhas, o canivete fica muito feio. É pequeno, cabe no bolso. Super resistente. Tenho um. Recomendo

  • Olá, sempre gostei de lâminas como facas e canivetes, mas o estigma de portar uma ferramenta assim e ser visto como um “elemento perigoso”, me fez parar de usar. Mas esse post me animou a procurar um canivete e vou usá-lo sempre junto a mim. Como quero para uso urbano, estou pensando nesses modelos da Taurus, o Purunã: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-556299561-canivete-taurus-purun-_JM
    ou o Taurus Zebu
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-553484662-canivete-taurus-zebu-_JM
    Prefiro esses modelos pelo quebra-vidro e cortador de cinto e serem da Taurus. Estava afim do Brigade da Mormaii, pois vem com pederneira e lanterna led, mas no uso do canivete esses acessórios podem cair, porque são fixos só com imãs. http://www.youtube.com/watch?v=ZptU0ASwjFw

    • Eremita Urbano

      Os dois primeiros modelos que citou são interessantes mesmo, e a resalva sobre o Brigade é pertinente, realmente os acessórios agregados podem se soltar realmente.

  • Um paramédico me ensinou a sempre ter um canivete na porta do carro pois em caso de capotagem é possível ficar preso pelo cinto de segurança.

    • Eremita Urbano

      Realmente é muito importante ter alguma lâmina sempre por perto! Obrigado, pelo comentário Dil!

    • Dil é interessante fixar este canivete na porta, pós encaso de capotamento ele pode não estar mais no lugar.

  • Yoseph Makabi

    Facas, lâminas, canivetes… É o meu pecado. Adoro essas coisas. Aqui no mato, onde moro, todo homem anda com um canivete na cintura e alguns com facões. É normal. Uma lâmina é essencial. No nordeste até as crianças andam com uma peixeira na cinta (no sertão, claro, pois nas capitais entram os politicamente corretos querendo pegar em merda pelo lado cheiroso). Não interessa esses suíços cheios de penduricalhos que você nunca usa. Um bom canivete deve ser pequeno o suficiente pra caber no bolso e grande o suficiente pra cortar o que você precisa.
    SELVA!

    • Eremita Urbano

      Obrigado, pelo comentário, essa interação é sempre muito boa para enriquecer os tópicos!

    • Eu concordo com quase tudo, exceto que canivetes suíços tem muita coisa inútil. Se você souber escolher o modelo, ele nunca ficará sem uso em nenhuma função. Eu por exemplo, escolheria um que não tivesse saca-rolhas, por que pra mim é inútil, mas se ele tiver chave philips, serrinha, lâmina, chave de fenda, pinça e abridor de latas, eu lhe garanto como uso todas as funções, e se tiver uma tesourinha ainda fica melhor pra mim! É tudo uma questão de quão útil aquilo seria pra você, e como você usaria cada coisa.

  • Eremita Urbano ou Julio Lobo, vocês poderiam fazer um post sobre canivetes? Tipo, os modelos no mercado atualmente, qual comprar, canivetes para iniciantes… Não sei. Acho que daria um bom post para ajudar quem não tem nenhuma dessas ferramentas.
    Estou estudando comprar um Victorinox Spartan, achei de + ou – 100 reais num shopping. Vale a pena???

    • Eremita Urbano

      Olha todos os Victorinox são muito bons… devem ser adquiridos pensando na sua finalidade pessoal… eu uso o victorinox Hiker, que pra mim é mais apropriado, pois tem a chave phillips no lugar do saca rolas do Spartan e tem também uma serra que acho interessante, e é mais barato que o Huntsman… achei dele na loja virtual da orientista por 84,00(sem frete) http://www.orientista.com.br/produto/1511-canivete-victorinox-hiker-13f

  • Olha, foram inúmeras as vezes que “salvei” algumas situações no trabalho e fora dele, e na maioria das vezes eu ouvia, porque vc anda com esse canivete? (Pergunta idiota pra quem acabou de salvar seu dia..)!
    No foram poucas as vezes em que eu tinha que responder que usava canivete pra quando eu precisasse dele, ele ser útil.
    Mas com o tempo isso foi cansando e passei a responder pras mesmas pessoas algo mais, digamos, “direto!!

    Eu respondo (dependendo da pessoa), uso canivete pra ajudar e salvar despreparados como vc…
    Ou..
    Uso canivete porque sou prevenido e um homem prevenido vale por dois, um desprevenido não vale a metade……de um!!!😳😳
    Vê se aprende…

    Atualmente uso um Leatherman Juice CS4!!

    • Eremita Urbano

      Ok… obrigado pelos comentários! 🙂

  • wellington santos

    canivete servem como
    *filiphis e fenda com o cuidado certo
    *serve para abrir fechaduras sem trinco (ja fiz isso)
    *serve pra manipular algo q vc nao qr tocar, depois limpa a lamina hehe
    * serve pra entalhar peças a imaginacao q manda
    *serve como peso de papel caso for ler um mapa ou coisa assim
    *serve para a obivia função se cortar e furar farios materiais
    e varios outros usos dependendo do conhecomento e pericia do manipulador

    • Eremita Urbano

      Obrigado pelo comentário Wellington 🙂

  • Excelente explanação! Parabéns!

    Eu tenho apenas um canivete da China… até minha esposa está mais preparada que eu nesse quesito – haha – pois dei para ela dois, um similar ao meu, porém um pouco menor e outro menor ainda (ela só usa porque são bonitinhos). Mas estou para adquirir um daqueles “Rescue Tools” da Victorinox que o Júlio Lobo mostrou aqui.

    Agradeço muito a todos os que se empenham em nos ensinar o sobrevivencialismo.

    • Eremita Urbano

      Valeu Franscico e eu também agradeço os comentários! 🙂

  • Já vivenciei diversas situações como esta apresenta no texto onde auxiliei alguns despreparados cortando algo com o canivete.
    A pergunta mais comum era: “Pra que eu andava armado?”.
    Até explicar que “focinho de porco não é tomada”, nestes casos, como resposta me acostumei a dar um singelo sorriso e nada mais deixando que divagassem sobre o motivo. Casos assim serve-me de reforço positivo no sentido de sempre carregar uma lâmina ou até mesmo o EDC.
    Como a premissa que o colega Julio comentou acima: “Todo homem de verdade deve carregar uma lâmina consigo!”.
    F.A.

    Civil

    • Eremita Urbano

      Ok… muito obrigado pelos comentários!

  • Concordo plenamente com o autor, uma lâmina é importante, morei alguns anos em uma cidade com cerca de 5.000 habitantes, e digamos que todos os homens da população rural daquela cidade, andaram um um canivete, sim o famoso “pica fumo”, em uma bainha de couro, eu mesmo tenho ainda o meu que usava na época, e acreditem foram várias vezes em que estava na agência bancária e vi o segurança liberando a porta para pessoas carregando, um facão, coisa normal rotina, Ah vale também dizer que em cinco anos de residência naquela cidade só foi registrado um homicídio, e crime passional.

    • Eremita Urbano

      Obrigado pelos comentários Marcelo! 🙂

  • André Marques

    Um conhecido meu morreu afogado quando o carro que ele dirigia caiu em um pequeno rio, pois ele ficou preso no cinto de segurança. Se algum dos passageiros do carro tivesse um canivete ele poderia estar vivo.

    • Eremita Urbano

      Realmente uma lâmina deve estar sempre por perto, obrigado pelos comentários!

  • Lâmina diária á indispensável…Ótimo texto!

    • Eremita Urbano

      Valeu, obrigado pelo comentário!

  • Esclarecendo e evitando polêmica.
    A posse (porte) de lâminas de qualquer tipo e tamanho só pode ser proibida em AVIÕES, devido a legislação específica CONTRA TERRORISTA.
    Nenhum outro estabelecimento pode impedir a entrada de pessoas portando lâminas, exceto as óbvias casas de freqüência duvidosa (que não devem mesmo ser frequentadas por sobrevivencialistas) como BOATES, ZONAS DE BAIXO (e alto) MERETRÍCIO e alguns bares fechados com histórico de violência e eventos “desportivos” como futebol – que pra mim nada têm mais de esporte..
    Em nenhum outro tipo de local pode ser impedida a entrada de lâminas, por não existir previsão legal para tanto.
    Antes de ARMAS, elas são consideradas FERRAMENTAS, a não ser as ESPADAS, que obviamente foram projetadas e construídas para Ferir/ Matar.
    Mesmo assim, apenas os modelos usados cerimonialmente pelas FORÇAS DE SEGURANÇA é que sofrem restrições, mas é óbvio que ninguém vai se disfarçar de ZORRO e sair fazendo graça por aí.

    • Eremita Urbano

      Muito obrigado pelos comentários, eles somam mais informações e enriquecem o aprendizado de todos!

  • Ao falar de canivetes lembro de meu avô que andava para todo lado com o dele no molho de chaves, ele não me deixava mexer pois dizia que era perigoso porém essencial para um homem. Lembro de várias vezes que o seu canivete foi a nossa solução. Sempre perguntávamos se o canivete estava afiado, e ele respondia “pra quê serve um canivete sem fio?”. Hahaha, saudades.

    • Eremita Urbano

      Obrigado pelos comentários Daniel!

  • muito bom mesmo, na verdade ja chamaram a policia por notarem q eu tinha canivete mas nem por isso deixo ele de lado , parabens otimo.

    • Eremita Urbano

      Obrigado pelo comentário Rodrigues.

  • Minha criação sempre deixou claro a seguinte frase “Todo homem de verdade deve carregar uma lâmina consigo”.

    Atualmente ando com meu Victorinox na cintura o dia todo. Como trabalho de terno, bastou comprar uma capa de couro e ele fica quase que imperceptível na cintura. Já fui até em bancos com ele, basta retirar o canivete, colocar no porta objetos e depois pegar. Os guardas podem até te olhar torto, mas se você estiver bem vestido e sem comportamento estranho eles nada podem fazer contra você (pois é, Brasil, o país das aparências).

    Respondendo a pergunta do post, ainda não tive uma situação emergencial para utilizar o canivete, mas já resolvi pequenos problemas que dariam um bom trabalho (apertar parafusos, cortar lacres e até mesmo montar armários).

    Agradeço a postagem!

    • wellington santos

      montar um armario com canivete!!! ai sim ein sr julio magayver lobo hehehehe

    • Eremita Urbano

      Legal… a capa de couro realmente faz com que o canivete se torne quase imperceptível e mesmo quando é visto, arremete quem vê um ar mais formal e refinado e a vantagem do victorinox é que não tem um “visual agressivo” sem uma boa pedida para cidade. Eu tenho e uso além do canivete GANZO G704 o Victorinox HIKER que considero o melhor custo benefício da Victorinox… no lugar do saca-rolhas, ele tem uma chave phillips que pra mim é bem mais útil, pois vivo abrindo computadore, na minha percepção esse Hiker é um plus do Tinker(O canivete do MacGyver), tem as mesmas ferramentas e mais a serra que tem no Huntsmam que é um pouco mais caro!

  • Canivete Suíço, bem afiado, serve para cortar aqueles cordames de nylon que vem em embalagens de peças, no meu trabalho é muito util.
    Infelizmente, ovelhas, só conseguem achar que ferramentas são riscos, talvez pelo sentido de inercia de achar que a segurança publica, o estado, o grande irmão, o deus todo poderoso, olhara por elas, a esperança frustrada em achar que algo maior que você salvara você, e como você disse, são questão de minutos, uma lamina faz uma diferença enorme.
    Além disso tenho uma faca sentinela, uma faca que fiz aproveitando um facão quebrado, uma machadinha, machado, uma outra faca personalizada estilo apocalipse…
    Então, é isso laminas, fazem parte da vida das pessoas que sabem empregar como facilitador de tarefas… =)

    • Eremita Urbano

      Ok… obrigado pelas suas considerações Saulo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s