Projeto: Painel solar caseiro (Pt.1 – Apresentação e inicio de soldagem)

Um dos principais pontos a serem pensados quando falamos de preparação e sustentabilidade é a energia. Pensando em aprender mais sobre o tema, comecei um pequeno projeto pessoal de construção do meu próprio painel solar.

Using-Solar-Cells-To-make-Glass-frame-DIY-Solar-Panel

Hoje vocês acompanharão o início do projeto, que foi filmado a mais ou menos três meses atrás. Nesta parte demonstrarei o kit de células fotovoltaicas que comprei, o começo da soldagem de cada uma delas e algumas dicas que já aprendi na prática. Segue o vídeo:

Como dito no vídeo, apesar de não ser algo que reduza os custos no investimento de energia solar, é um projeto muito gostoso de se fazer e que envolve bastante aprendizado.

Assim que a segunda parte estiver pronta colocarei o link aqui. Nesta, vocês verão a soldagem das células em série e o encapsulamento das mesmas dentro do painel (se tudo der certo, é claro).

E então, acharam interessante? Acham que vale a pena iniciar um projeto como esses também?

Anúncios

13 comentários

  • Ronald Rocha Rodrigues

    Qual o site que encontro as células para compra?

  • marcelo Oliveira

    Onde posso encontrar esse kit pra vender?

  • Maxwell lima

    A tempos me enteresso por energia solar , mais nao sei onde comprar o kit e o valor do mesmo ,asisti seu vídeo e o axei muito bem detalhado , quero muito montar pelo menos uns tres paineis solares para colocar em minha casa pois quero aproveitar que ja estou em obras pra deixar toda a parte eletrica dos paineis prontas para instalacao quando chegar a hora , como fasso pra comprar e qual o valor dos kits mais acessiveis ?

  • Esperando a Segunda parte!
    Parabenizo você pelos vídeos que são ótimos. Queria que a Energia da minha casa fosse apenas pelos painéis solares e estou animado depois que vi que o material da china é bom e barato e que essa possibilidade existe.
    Grande Abraço

  • vc tem o link da loja que compro no ali express?

  • Estou animada a montar junto com meu pai, mas desanima perceber que voce ainda nao postou o segundo video!!
    Curso engenharia eletrica e meu pai é formado, gostamos muito desse video.

  • esperando

  • Andrews Marx

    Nossa já tem meses e o vídeo ainda não saiu e estou com todo material pronto só aguardando a segunda parte.

  • Cara certamente usarei o conhecimento que está passando para montar um painel também.

  • Olá! Como radioamador, ter um suprimento independente de energia faz toda a diferença, sem contar no go-kit especialmente voltado para esta área. Os painéis solares, embora caros, são muito eficientes. OK, seria bom construir sua própria fonte de energia. Isto pode ser feito com com neodímios retirados de velhos HD (disco rígido de computador). Montado um gerador magnético, pode ser acionado pelo vento (fraco aqui na região de Dourados) e pela força muscular (com uma manivela). Elaborei um livro com o título “Radioamadorismo e Situações de Emergência” mas não despertou nenhum interesse das massas e especialmente das autoridades. Comunicação pode ser vital para a sobrevivência em qualquer situação, apocaliptica ou não!

  • Sugestão(projeto) para produção de energia: BIODIGESTOR

    Olá Julio Lobo. Desde o final do ano passado venho acompanhando seu canal no youtube e acho muito interessante o sobrevivencialismo e adoro seus videos. Bom, recentemente vi seu video a cerca do projeto do painel solar e vc disse q sempre busca a produção da própria energia. Então, vc ja ouviu falar em BIODIGESTOR??? Biodigestor é nada mais do que um reservatorio em que se coloca materia organica. Essa materia organica vai sofrer fermentação e vai produzir gás metano, um gás altamente inflamável, que pode substituir o gás de cozinha ou pode ser usado em geradores de energia elétrica.
    O biodigestor é algo muito simples e barato. Podem ser feitos com aqueles barris de plastico usados por pedreiros.
    É simples. é só encher esse barril de fezes ou qualquer outra materia organica e deixar os microrganismos fazerem todo trabalho pra vc. Dpois de alguns dias vc abre aquela valvula lá em cima e queima o gás ou usa em algum gerador de energia elétrica.
    Bom, espero q vc tenha gostado da minha sugestão e aguardo sua opinião sobre esse projeto. Abraços.

  • Nathan.Scala

    ainda acho que a energia fotovoltaica e muita fraca em relação ao preço vejo mais utilidades para a coleta do calor do sol como aquecedor solar e motor a vapor mas essa e minha opnião

    • O foco da célula voltaica é captar e converter *luz*.

      Soluções como o aquecedor ou motores de vapor de água captam e convertem calor solar.

      Ou seja: uma célula fotovoltaica não precisa estar sob sol forte (aliás, no projeto mostrado nem é recomendado, para evitar que o calor derreta as soldas) para funcionar, apenas em uma área regiamente iluminada. Mesmo em clima frio, será gerada energia.

      Algumas soluções como a do fogão solar permitem converter luz em calor, que pode ser convertido em energia de diversas maneiras (placa termo-elétrica, turbina de água, etc), mas a taxa de perda de energia nesses projetos é muito alta.

      Alimentar uma casa inteira com células fotovoltaicas (o que requer investimento adicional, como baterias, alternador, etc) é um investimento inicial realmente muito alto. No entanto, acredito que um projeto menor para por exemplo recarregar seus aparelhos móveis sai mais barato e ofereça um desconto decente na conta ao longo do tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s