Morte por GPS

Death by GPS, Survival Knife, Survival Rifle, Bug Out Bag, Bugging In, TEOTWAWKI, Survival, Survival Rifle, Survival Pistol, Long term Food storage, emergency preparedness

Confiar em eletrônicos é no mínimo uma aposta de tolos. O novo termo “morte pelo GPS” pode ser expandido para qualquer item tecnológico que carregamos e confiamos. Lembre-se, quando falamos de equipamentos “Dois é um e um é nenhum”.

Tendo servido como fuzileiro (Marine) eu vi inúmeras ocasiões onde vários eletrônicos falharam ao mesmo tempo e deixaram a missão comprometida. Eu também li diversos artigos de pessoas confiando em seus sistemas GPS e que acabaram sendo levadas para estradas sem saída ou para um lugar no meio do nada. Meu melhor conselho é ter um equipamento de reserva que seja manual em sua mochila (e sua casa) e saiba como usá-lo.

Segue uma sessão que retirei do site do parque natural “Death Valley”:

A navegação por GPS para locações remotas como o Death Valley são notoriamente não confiáveis. Inúmeros viajantes foram direcionados para a localidade errada ou até mesmo para estradas fechadas. Os viajantes devem sempre carregar mapas atualizados para checar a precisão do GPS.”

Não dependa da navegação via GPS

survival back ups, survival knife, survival rifle, bug out bag, bugging in

O GPS é uma ótima ferramenta para se ter, mas se algo acontecer com os satélites e você for forçado a confiar somente nesta ferramenta em tempo de crise, eu temo que você esteja sem sorte. Nós  estamos em plena força da atividade solar, então este tipo de cenário pode não ser tão forçado quanto você pensa.

Bastaria uma boa tempestade solar e a nossa rede de energia cairia por meses – ou mais. Se você estiver tentando chegar a um abrigo somente com o GPS para navegação e os satélites pararem de funcionar, existem excelentes chances de que você ficará perdido a não ser que tenha memorizado seu caminho – ou tenha um mapa e bússola de apoio.

Outro ponto que pode causar problemas é o carregamento da bateria. Se você ficar em campo mais tempo do que esperava e não tem baterias suficientes em mãos, seus aparelhos eletrônicos vão começar a morrer um por um. E se você pensa que carregará anos de baterias e munições, armas, comida, água, pá, faca, serra e todos outros equipamentos eu aconselharia enfáticamente que você colocasse sua mochila e desse uma volta de 10km por qualquer terreno que você acha que terá de passar em caso de crise. Era difícil quando eu tinha vinte anos e estava em boa forma, porém é mais difícil ainda agora que sou civil por muitos anos.

A maioria das pessoas simplesmente não tem condicionamento para fazer isso. Nos dias de hoje eu me sinto confortável com uma mochila de 18kg para um trecho de 10km, mas certamente não gostaria de ter de carregá-la por trechos maiores que 15km e sei que a maioria das pessoas estão com condicionamento pior que o meu.

Meu conselho é ter uma bússola e um mapa da área em que pretende operar, sabendo como utilizar estas ferramentas. Algumas questões rápidas: Você pode determinar a constante de direção do mapa e fazer ajustes? Você pode descobrir onde está no mapa usando a associação de terreno ou dois azimutes? Você sabe qual a conta dos seus passos para 100 metros? Se não, é o momento para aprender ou pelo menos entender um pouco mais sobre orientação.

Ideias de itens manuais para reserva:

  • GPS – Mapa e bússola
  • Celular – Espelho de emergência, ponto de encontro

  • Isqueiro – Pederneira, caixa de fósforos

  • Lanterna – Lampião, velas

  • Carro ou camionete – Bicicleta, tênis de trilha

  • Fogareiro – Fogão à lenha

  • Bomba de água elétrica – Bomba de água manual

  • Rádio – rádio à manivela

  • Sua Casa – Barraca, sistema de abrigo

  • Eletricidade – gerador à combustível, energias alternativas

 Você tem mais ideias para itens reserva? Compartilhe-os abaixo.

Como já disse antes, eu não sou nenhum “rústico”. Eu adoro tecnologia e computadores, mas no passado já vi estes equipamentos falharem e se você depender somente deles poderá acabar em uma grande encrenca algum dia. Tenha reservas no seu plano e saiba o que fazer com ou sem tecnologia.

Fonte: Survival Cache