Fukushima: Palco do momento mais perigoso para a humanidade

Nós estamos agora a cerca de um mês e meio do que pode ser o momento mais perigoso para a humanidade desde a crise dos mísseis em Cuba. Não há desculpas para não agir. Todos os recursos precisam estar focados no tanque de combustível do reator quatro de Fukushima.

A empresa proprietária de Fukushima, a Tokyo Electric (Tepco), diz que daqui cerca de 45 dias eles começarão a tentar remover mais de 1.300 tubos de combustível de um dos tanques que está bastante danificado a cerca de 50 metros do chão. Este tanque está em cima de um prédio muito danificado que está afundando, entortando e pode facilmente cair com o próximo terremoto ou até mesmo sozinho.

As quase 400 toneladas de combustível naquela piscina podem derramar 15 mil vezes mais radiação do que foi derramada em Hiroshima.

A única coisa certa sobre essa crise é que a Tepco não tem os recursos financeiros ou científicos para lidar com a situação. Nem mesmo o governo japonês. A situação demanda de um esforço mundial coordenado dos melhores cientistas e engenheiros que nossa espécie pode prover.

Por que isso é tão sério?

Nós já sabemos que milhares de toneladas de água muito contaminada estão vazando de Fukushima desde 2011 e indo direto para o oceano Pacífico. Já foram encontrados cardumes de sardinha com traços de contaminação na costa da Califórnia… E nós devemos esperar coisas muito piores.

O governo proibiu a pesca na região após encontrarem peixes com o nível de radioatividade 10 vezes acima do comum

A Tepco continua a jogar mais e mais água na região dos três núcleos dos reatores destruídos para de alguma forma mantê-los resfriados. O vapor que sai destes indica que a fissão nuclear pode ainda estar ocorrendo no subsolo. Mas ninguém sabe exatamente onde estes núcleos estão.

Esta água jogada torna-se radioativa ao entrar em contato com o núcleo. Como não pode ser descartada, sua maioria está agora armazenada em milhares de enormes porém frágeis tanques que foram montados com pressa em volta do local. Muitos já estão vazando. Eles podem simplesmente se desmontar no próximo terremoto, liberando milhares de toneladas de veneno permanente no Pacífico.

Tanques armazenando água radioativa

A água que está sendo jogada no local está prejudicando as bases das estruturas que sobraram, inclusive a do prédio que suporta o tanque de combustível da unidade quatro.

Mais de 6.000 varas de combustível estão em um tanque apenas a cinquenta metros da unidade quatro. Algumas destas contendo plutônio. O tanque não tem nenhuma contenção extra, está vulnerável à perda do isolamento estrutural, ao colapso de algum prédio próximo, outro terremoto, outra tsunami e mais.

No geral, mais de 11.000 varas de combustível estão espalhadas ao redor da Fukushima. De acordo com o especialista do departamento de energia Robert Alvarez, há cerca de 85 vezes mais césio no local do que o que foi liberado em Chernobyl. Pontos de radioatividade continuam sendo encontrados em todo o Japão. Há indicações de áreas com grande incidência de problemas na tireoide de crianças.

A missão principal é que estas varas de combustível devem sair de alguma forma com segurança deste tanque de combustível do reator quatro o mais rápido possível.

Qual o risco que estas varas de combustível apresentam?

O combustível gasto têm de ser mantido de alguma forma debaixo da água. É revestido em uma liga de zircônio que irá entrar em ignição espontaneamente se exposto ao ar. Usado por muito tempo em lâmpadas de flash de câmeras fotográficas, o zircônio queima com uma chama extremamente clara e quente.

Cada bastão emite radiação o suficiente para matar alguém próximo a ela em questão de minutos. A ignição de uma poderia forçar toda a equipe a abandonar o local e deixaria equipamentos elétricos inutilizados.

De acordo com Arnie Gunderson, uma engenheira nuclear com quarenta anos de experiência em uma indústria que fabrica estas varas de combustível, as que estão dentro do reator da unidade quatro estão tortas, danificadas e trincadas ao ponto de quebrarem. As câmeras mostraram quantidades preocupantes de destroços no tanque de combustível, que parece estar bem danificado.

Os desafios de esvaziar este tanque são cientificamente enormes, diz Gundersen. Mas deverá ser feito com 100% de perfeição.

Se a tentativa falhar, as varas podem ser expostas ao ar e pegar fogo, liberando quantidades horroríficas de radiação na atmosfera. O tanque pode cair no chão, derrubando as varas juntas em uma pilha que poderia ativar a fissão e explodir. O resultado seria uma nuvem radioativa que ameaçaria a segurança e saúde do mundo todo.

Os primeiros vestígios de radiação que Chernobyl emitiu chegaram na Califórnia em dez dias. Os vestígios de Fukushima chegaram em menos de uma semana. Um novo incêndio no tanque de combustível do reator quatro pode derrubar uma corrente contínua de radiação venenosa por séculos.

O embaixador aposentado Mitsuhei Murada diz que se esta operação der errado, “destruiria o ambiente mundial e nossa civilização. Não é ciência astronômica ou se conecta com debates sobre plantas nucleares. Esse é um assunto sobre a sobrevivência humana”.

Nem a Tokyo Electric ou o governo do Japão pode fazer isso sozinho. Não há desculpas para não organizar um esforço em conjunto mundial dos melhores engenheiros e cientistas disponíveis.

O relógio está contando e não podemos evitá-lo. O desfecho de um possível desastre nuclear mundial está quase batendo na porta. Para ajudar, a melhor coisa que você pode fazer é passar esta informação para outras pessoas afim de mobilizar e conscientizar o mundo do perigo que estamos enfrentando e assim pressionar as autoridades a se organizarem.

Traduzido e adaptado do blog  Common Dreams.

Anúncios

183 comentários

  • Sinto muito.
    Fukushima não pode ser comparada a Czernobyl.
    Lá a situação é muito pior, Fukushima tem mais horizonte, a esperança é maior.
    Em Czernobyl a massa misturada dos componentes do reator ativos e de apoio ainda estão na mesmíssima situação de quando houve o acidente, os técnicos não tem acesso pois a radiação é altíssima e o material misturado, a lava radioativa continua em constante aumento de temperatura.
    A carapaça de aço (sarcófago) está caindo de podre e um esforço mundial deve ser feito para levantar outro por cima daquele.
    A pior parte é a reposição do chumbo que manteve em todo esse tempo a reação em níveis controlados.
    Em Fukushima pode-se sonhar com a descontaminação do lugar mas em Czernobyl, a meleca nuclear, resultado da estupidez astronômica do regime comunista (o mesmo regime que alguns governantes agora namoram), não pode ser movida porque não há um meio seguro de aproximação senão robôs e até para estes a radioatividade é tão intensa que não duram muito mais que um ser humano.
    Para eliminar o material é preciso retirar a camada de chumbo, se retirar a camada de chumbo tão heróicamente derramada lá pelos valentes mártires da Força Aérea da URSS e tantos outros, a reação é retomada e os efeitos podem serr desde a contaminação mortal de Europa, China, África, Austrália, Canadá, EEUU até uma explosão e uma catastrofe mundial.
    Nos dois casos, os governos dos países afetados tanto quanto qualquer outro, estão indiferentes ao caso fazendo-se de mortos: eles sabem que esse “abacaxi” vai ser descascado pelas próximas gerações _se existirem.
    O planeta dominado pela “Lei de Murici”.

  • aterra vai vira tudo zumbi

  • Segue abaixo a entrevista realizada em NOVEMBRO 2013 com célebres cientistas sérios reconhecido mundialmente por seus trabalhos científicos, mas que recusaram a se calar frente a grave situação da usina nuclear de Fukushima que envolve em risco sem precedentes toda a humanidade. Eles esclarecem de fato a gravíssima situação descontrolada de Fukushima, que em momento algum após 2011 houve qualquer controle da situação por parte da ciência, mas somente tentativas falhas. Deixa claro que desde o acidente todos os dias entre 300 e 400 toneladas de água contaminada estão sendo jorradas para o oceano pacífico, deixam claro que Fukushima possui na verdade 6 reatores nucleares e não 4 como veicula os jornais. Também esclarece que o reator 4 sozinho possui por si só cerca de 10 vezes mais combustível nuclear e radiação do que toda a usina Chernobyl. Também denunciaram a manobra de informações do governo Japonês aos jornais, pois o mesmo declarou à mídia mundial que cientistas haviam começado o trabalho da limpeza e remoção dos agentes radioativos da usina, mas não declarou que dois dias depois a equipe científica parou o trabalho por ser impossível de se realizar tal serviço pelos avanços tecnológicos que a humanidade tem no momento, ou seja, se mexerem nos reatores há muito maior probabilidade de explosão imediata, do que conseguirem atingir suas metas reparadoras.. E ainda mais, eles afirmam que os governos estão escondendo as informações das massas. Bom gente, lamento ser eu a trazer as más notícias à todos.

  • o proprio homen que estragam a terra,mas isso vai acabar logo aguardem….

    • luis eduardo

      sempre tem um comentario falando mal da humanidade, pelo amor de deus, errar HUMANO ou seja como parte deste mundo, para de falar besteiras e comece a ajudar

  • Falar que Deus está se divertindo conosco é sacanagem. Chegamos a esse ponto com os nossos próprios pés, agora não queremos assumir a culpa? Acho que um ataque zumbi seria menos catastrófico para a humanidade.

  • Pingback: Noticiajato » FUKUSHIMA PODERÁ SER O PALCO MAIS PERIGOSO PARA A HUMANIDADE!

  • Pingback: JAPÃO PAÍS FADADO A DESASTRES NUCLEARES AGORA AMEAÇA O MUNDO ? | Dr. Lineu Tomass

  • Pingback: FUKUSHIMA DENTRO DE UM MÊS E MEIO, PODERÁ SER PALCO DO MOMENTO MAIS PERIGOSO PARA A HUMANIDADE! | Folha do Município

  • Antonio Pato

    Metade da galera aqui no fundo ta torcendo pra essa catástrofe acontecer, dessa forma poderiam por em prática todas as técnicas de sobrivencialismo que discutem aqui. Ta louco hein povo! Vão pro meio da amazônia, saara sei lá, vão testar lá e deixar de desejar merda!

  • Pingback: Fukushima Dentro de Um Mês e meio, Poderá ser Palco do Momento mais Perigoso para a Humanidade! | Os Bastidores do Planeta

  • Se Deus(es) existisse(m) ele ou eles teriam que me pedir perdão! Como poderia um ser tão superior, onipresente/onipotente, criador e blablabla que diz que te ama e blablabla aceitar uma coisa dessas acontecer? Ou tipo pq eh um castigo dele? Além das varias mortes de inocentes atribuídas ao nome de Dels(ses) durante a historia humana, fora o cenário atual de provável extinção eminente, que criador(res) mais sádico(s) e psicopata(s) são esses, ou melhor, que humanos ignorantes e insignificantes para acreditar em deuses? Ficai, crentelho, ajoelhado rezando, esperando que tudo fique bem. Por mim, que os melhores cientistas do mundo, que confiam em seu trabalho, consigam corrigir o quanto antes esse problema criado por outros cientistas que se venderam a empresas e empresários gananciosos, deixando de lado a segurança de suas próprias famílias, assim como a sua e a minha, ainda mais se tratando de algo tão sério como usina nuclear. Se for pra esperar por um dels, tamo morto, tamo fu!!

    • Só vou te dizer uma coisa…
      Livre Arbítrio.
      Os problemas do mundo não estão debaixo da permissão de Deus porque Ele está se divertindo conosco e sim porque o ser humano se enfiou sozinho nesses problemas. Não culpe Deus pelas suas e pelas cagadas dos demais homens.

    • francys hatashi

      NAO QUESTIONA DEUS MANOW. VC ESTA FALANDO BESTEIRA

    • Isso não é coisa de Deus e sim das pessoas que querem ser deuses…

    • DEUS, deixou o homem livre, se fizeram asneiras por ganância, agora vão aguentar as consequências, é fácil jogar a culpa em DEUS, ou dizer que não existe, qualquer coisa que não dá certo já ficam Blasfemando., feliz é aquele que tem DEUS como refugio, vc se acha tão inteligente e sábio a ponto de chamar humanos de ignorantes por terem fé, deve ter temor de Deus que tarda mas não falha( Deus Pedindo Perdão pelas cagadas dos homens) Morro e não fico sabendo de tanta asneira.

    • Pensa bem no que fala,,,, Deus tudo pode e em um instante tem o poder sim de mudar a realidade, porém cabe a nós permitir esse agir…Deus é grandioso e maravilhoso, porém nos deu o poder da escolha e como já diz o ditado pra cada ação uma reação… e cabe a nos aceita-las ou realmente dobrar os joelhos como citastes e clamar a Ele por perdão e que ele faça impossível acontecer pois Ele pode.. O Deus que eu sirvo é um Deus vivo te dobra a Ele, e Ele tudo fará… Mas não blasfeme contra ele,,, te arrepende enquanto a tempo… Que Jesus tenha misericórdia, que o Espirito Santo toque em teu coração e que Jeová transforme tua vida! Que um dia ainda possa ver teu testemunha dizendo que Deus é maravilho!

    • Deus sempre é culpado por tudo. O ser humano sempre que ser livre pra fazer o que quer e depois pergunta poque Deus deixou isso ou aquilo acontecer!!!

    • luiz carlos

      Vc é inimigo de Deus por não conhecê~lo ! Não vê que a natureza que ele fez é magnifica e que nós pecadores pelo nosso livre arbitrio a destruímos por dinheiro ?

    • perfeito marcelino estamos cercados por lunaticos que prefrem acreditar em contos de fadas ao invez de pensar comas proprias mentes…nem vo fala mais nda vc ja disse tudo…cuidado crentaiada..vcs estao vivenndo a matrix…fui

  • É hora dos gênios da ciência entrarem em ação ,não é ?!

    • não.. pede pro teu deus salvar a humanidade

    • Já entraram e fizeram m….

  • Scheila M, culpar uma civilização por um erro de uma pessoa? é justo? pelo que eu saiba tem psicopatas e pessoas que abusam de crianças/adolescentes de várias nacionalidades, inclusive brasileira.
    Distúrbios psicológicos, pedófilos não tem nacionalidade minha senhora. Infelizmente eu também tenho na minha família pessoas que foram machucadas fisicamente, emocionalmente por pedófilos (brasileiros).
    Mas não posso falar mal de todos os brasileiros, nem todos são pedófilos, eu não sou pedófila.
    Os japoneses têm uma cultura milenar fantástica e um respeito com os mais velhos espetacular, acho que merecem respeito assim como todas as outras culturas no mundo.

  • Com todo o respeito a quem escreveu o texto e aos leitores já totalmente tendenciosos. ESSE TEXTO ESTA COMPLETAMENTE TENDENCIOSO E COM MUITA INFORMAÇÃO ERRADA.
    Primeiro, essa água já esta borada, o risco de uma nova reação em cadeia é zero. A dificuldade nesse caso é trazer a vareta combustível que ainda emite bastante radiação sem danifica-la evitando assim que o conteúdo dela se dilua na água contaminando aquele local. Comparar isso a Chernobyl é uma vergonha do ponto de vista quantitativo. Existe uma quantidade muito maior de material radioativo dessa vez, mas ele está confinado e não vai haver explosão nuclear nenhuma. Esse material vai ter que ser estocado em outro lugar que não esteja fragilizado. O alto custo vem desse processo de descontaminação da água e estocagem das varetas em outro local, mas esse custo não é infinito e muito menos inalcançável para o governo japonês, pelo contrário, como alguns disseram aqui o Japão foi muito ganancioso em querer construir reatores nucleares de frente para o círculo de fogo, mas já que foi assim, agora que eles arquem com o custo de seu erro, que peguem um empréstimo internacional para paga-lo. Na minha opinião foi a maior falha (para não dizer cagada) de escolha de local que o homem já fez, além economizaram na hora de fazer um simples gerador a diesel. UMA VERGONHA PARA O POVO JAPONÊS MAS TAMBÉM UMA VERGONHA PARA QUEM ESCREVEU ESSE MONTE DE ASNEIRA AI EM CIMA. PELO AMOR DE DEUS PAREM DE PROPAGAR INFORMAÇÃO TENDENCIOSA.

    Segundo, eu vi alguns cometários aqui que parecem que tem gente torcendo para que o tufão passe por cima dos reatores danificados, o que tem nas suas cabeças????? OQ?

    • Luís, sua ignorância é surpreendente. Senti bastante vergonha alheia lendo suas ideias acéfalas. Quantos neurônios você precisa a mais pra parar de criticar o Japão e aprender que o pior lugar pra construir uma usina foi no solo de Angra? O mundo todo corre risco com esse vazamento e é dever de todos os países que puderem, estancar esse vazamento e aniquilar usinas nucleares do planeta.

      • Cara, pergunta sincera agora: o que o cara escreveu de errado? Se você esclarecer isso vai enriquecer a discussão, mas esse seu comentário só atrapalha, você só atacou ele por criticar o Japão, e postou um monte de ofensa gratuita…

      • Antonio Pato

        Japonego se ofendeu por criticarem seus amiguinhos japoneses? Cara deixa de bobeira, com qual fundamento vc embasa a afirmação que o solo de Angra é pior? Ah, faça-me o favor!

    • Luis, você poderia por favor me indicar sites que tratem esse assunto tecnicamente, para eu poder entender melhor?

  • Se acontecesse no Brasil iriam fazer uma licitação fraudada e superfaturada para beneficiar algumas empresas amigas de políticos e que não cumpririam todo o contrato de limpeza da área justificando atraso no pagamento ou falência para serem socorridas com dinheiro público do BNDES. Depois da droga toda explodir os políticos se mudariam para Paris e o Brasil seria recolonizado pelos EUA depois que 80% da população morresse.

  • Carmem Mranda

    É preciso ter mais fé em Deus pois ele é fiel e não desampara ninguém
    Ele tarda mas nunca falha, mas aqui
    Em baixo vamos se esforçar e tentar ficar esperto alerto sobre todos os perigos que a vida nos fornece
    Deus por favor eu te peco em carecidamente no nome de Cristo e por todos nos viventes aqui na terra por favor porteja salve todos nos do perigo todos nos mundialmente AMÉM´´

    • Deus??? pelo amor de deus, ou tu é muito estúpido ou é um ser irracional mesmo!!!! fica rezando em casa pra ver se o mundo melhora! pessoa estúpida que não soma em nada para o mundo melhorar!

    • Desculpe mas agora não é hora de religião. Mais do que confiar em “Deuses”, é hora de confiar em nós mesmos e resolver o problema.

    • Comentário fake, e muito mal feito por sinal. A cada dia que passa aumenta o número de moleques de internet que tentam denegrir cristãos se passando por um deles. Palhaço.

      • Tenha dó, Alice. Tá cheio de gente que fala isso na vida real. Quanto mais na internet. Pra que alguém precisa de fake pra isso?

    • Com certeza só as Forças Ocultas do Nosso PAI Maior fará a grande diferença neste momento crucial da Raça Humana !!!

      • Esquece essa coisa que vc chama de deus… esse teu deus deveria ter evitado, não ajudar a corrigir…

    • Deveria ter ficado calada, moça. É o que as pessoas espertas fazem quando nao há algo inteligente a dizer…

  • http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/2013/10/tufao-se-desloca-na-direcao-da-usina-de-fukushima-no-japao.shtml

  • Duas coisas, a ganância humana será nossa ruína, isso não tem nada a ver com visão apocalíptica ou credo religioso, isso é FATO!!! Segundo, NÃO EXISTE JUSTIFICATIVA PARA CONTINUARMOS A USAR ENERGIA NUCLEAR, pq os efeitos colaterais em caso de acidente, como já comentado aqui, são devastadores, PONTO!! O mundo vive um momento EXTREMAMENTE delicado, se não mudarmos nossa maneira de VER O PLANETA, se não mudarmos a visão que temos do LUCRO A QUALQUER PREÇO, se não mudarmos nossa mentalidade em relação as diferenças humanas e compreendê-las em todo seu contexto, se não mudarmos nosso MODELO DE SOCIEDADE FALIDA, esperemos pelo pior!! Mais uma vez, isso não é visão catastrófica isso é consequência LÓGICA da maneira como nós estamos nos comportando em relação ao nosso mundo e a nós mesmos!! Pq do jeito q a coisa está indo, infelizmente, só uma catástrofe de proporções mundial para fazer com que o ser humano acorde e se una por um mundo melhor, ou o q restar dele!!

    • Realmente o buraco é muito mais embaixo do que parece.

    • Isso se por acaso o ser humano aprender alguma coisa com o acontecido. Conheço muita gente que, tomando atitudes erradas, se lascaram, mas ainda assim não mudaram de idéia, e se a proporção dentre os meus conhecidos for igual a proporção mundial, pelo menos uns 69% da sociedade vai simplesmente fingir que não viu e cometer os mesmíssimos erros de sempre.

  • SAMIR KDOUH

    CAROS JULIO LOBO E GUSTAVO , A RESPOSTA PRA TUDO EH BEM SIMPLES. ENTRE O QUE PODE ACONTECER OU NAO , EM QUALQUER CENARIO , O MELHOR EH ESTAR PREPARADO, SE NADA ACONTECER UTILIZO E ECONOMIZO

    • Comprar uma máscara de gás militar daquelas com proteção química, biológica e nuclear pra colocar na BugOutBag me parece uma excelente idéia agora…

  • Sem querer assustar pessoal mas olhem essa noticia http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/tufao-se-desloca-na-direcao-da-usina-de-fukushima negócio ta tenso

  • Soraia Oliveira

    Só não quero que minha vida acabe de forma tão trágica por causa de erro dos outros.

  • Gonçalo Teixeira

    http://www.washingtonpost.com/blogs/capital-weather-gang/wp/2013/10/15/japans-storm-of-the-decade-typhoon-wipha-lashing-tokyo-fukushima/

  • Joaquim Lima

    Engraçado que criticaram o Hittler que era louco e não estão muito diferente, para que tanto produto químico? isso faz lembrar bem do filme do planeta dos macacos, que eles eram revoltados com os humanos que destruíram o planeta.

    • Para quê tanto produto químico? É simples: para economizar dinheiro, para lucrar mais. A resposta é óbvia, e todo mundo sabe desde criança. O problema é o que a gente vai fazer com essa informação…

  • Muitos podem não acreditar no que vou dizer, mais para aqueles q acreditam ai vai!! vcs ja leram a Bíblia? abram no livro de Apocalipse cap:7 versículo:8!!! A 2° trombeta do apocalipse,”Depois o segundo anjo tocou a trombeta, e uma coisa que parecia uma grande montanha pegando fogo foi jogada no mar.A terça parte do mar virou sangue, morreu a terça parte dos animais do mar, e foi destuida a terça parte de todos os navios e barcos.”Acreditem quem quizer, mais estamos sim nos fins do tempo!!! Aproximem-se de Deus, e procure-o enquanto ainda se pode encontra-lo

    • Na verdade é no capítulo 8 e versículo 8 e 9, dei uma conferida. Mas é mesmo, as coisas do livro de Apocalipse tão se cumprindo aos poucos e ninguém parece estar percebendo, ou simplesmente preferem não admitir que Deus existe ou que foi Ele quem escreveu mesmo a Bíblia. Quem lê atentamente e compara com o que está acontecendo pode ver claramente que o livro tá se cumprindo!

  • To nem ae com toda essa corrupção já moro em um buraco mesmo, só preciso estocar comida e agua e coloca uma tampa de chumbo em cima! E vcs que se foda!

    • Igor Estevam

      Onde eu assino?

    • Quando vc entrar no buraco e fechar a tampa de chumbo, não se esqueça de puxar a descarga “Jeffz”!! Mas faça algo de bom por vc mesmo, antes de estocar comida, aprenda a escrever o português corretamente, não é “vcs que se foda”, observe a concordância, o correto é “vcs que SE FODAM”!!

      • Antonio Pato

        Huahuhauahuahauhaua!!!

    • É por causa de pensamentos assim como o seu é que o mundo está cada vez mais caminhando para sua destruição!!! são pessoas como vc, alienadas, controladas pelas mídias, mesquinhas, burras, ”cegas” e etc… que contribuem para a derrota da humanidade! se toca velho.

  • Pingback: Anônimo

  • Carlos José Gnoatto

    Não acredito que tenha tanto material perigoso em um só lugar e que não houvesse um plano de contingência para algum imprevisto. Onde estava a responsabilidade de quem produzia tal material radioativo sem que houvesse controle de uso? Não se pode industrializar nenhum material sem que haja um plano de coleta de sua sucata e neutralização de resíduos, ainda mais se tratando de radiatividade. Sabendo que a usina nuclear produz mais lixo do que energia elétrica, a sua sustentação é inviável.

    • hahahaha! em que planeta vc vive???

    • Ingénuo! Você acha mesmo que eles estão se preocupando com a gente? O que eles querem mesmo é GRANA o resto que se f…

  • Tenho 14 anos e penso que alguns motivos para esse caos nuclear são por causa de três eventos históricos a paz armada, a corrida armamentista e a corrida tecnologica, as pessoas durante esses 3 periodos pareciam não querer viver, apenas pensavam em trabalhar para se sustentar e assim corria a vida ficaram calados por muito tempo e agora que isso esta acontecendo as pessoas começarão a “pensar no assunto”.Vocês podem falar “mais um moleque retardado falando merda”, mas se a pessoas tivessem agido antes talves isso não estaria acontecendo eu posso ser talves um retardado mas concigo raciocinar um pouco mesmo que seja bem pouco.Esse site muito daora e parabenizo as pessoas que o criaram.

    • Prezado Cristiano, seus comentários não tem nenhuma relação com nada, por favor estude mais antes de expor sua opinião.

    • Está certíssimo! Veja este documentário no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=Zx0f_8FKMrY

    • Disse tudo! E não, vc não é um retardado, pelo contrário, é um dos poucos não alienados atualmente, e gostei muito de ver que você usa o conhecimento que você adquiriu no colégio pra estudar e analisar o mundo ao seu redor, coisa que poucos fazem.

  • OS JAPONESES SABIAM MUITO BEM OS RISCOS DE SE FAZER ENERGIA NUCLEAR EM UM LUGAR INSTAVEL COMO O JAPÃO PARA MIN ISTO SE CHAMA GANÁNCIA, ELES TEM TEMPO E DINHEIRO SUFICIENTE PARA BUSCAR FORMAS DE ENERGIA ALTERNATIVA, MAS SÃO MUITO ORGULHOSOS E SÃO ALIADOS DA PIOR RAÇA QUE POSSA EXISTIR QUE SÃO OS AMERICANOS SE ELES CONTINUAREM ASSIM FACILMENTE SUMIRÃO DO MAPA.

    • Só uma dica ai: O Brasil também é aliado dos americanos.

    • Não existe uma pior raça, se você quer apontar os defeitos dos japoneses, eu posso apontar os defeitos de americanos, brasileiros, russos, chineses, indianos, árabes, israelenses, europeus em geral, ninguém é melhor do que ninguém. Todo mundo é ruim e acabou-se! Não existe ninguém sem defeitos, sem orgulho, sem alguma coisa ruim, só Jesus escapa dessa regra, e todo ser humano além dEleé cheio de defeitos e problemas. Não se iluda, naquilo que você critica os japoneses e americanos, você também peca!

  • Fernando Tiegs

    Eu tenho pena das futuras gerações.
    E tenho medo do que, nós hoje adultos, ainda podemos vivenciar nesse mundo.
    É tanta coisa errada acontecendo. Valores distorcidos, corrupção escancarada, e o povo que tanto fala, mal sabe separar o lixo que produz.

  • AGORA É A HORA DE MOSTRAR QUE REALMENTE SOMOS HUMANOS. SEM PATENTE DE NAÇÃO!!!! TODOS POR UM, COM PROPÓSITO DE SALVAR A VIDA!!!! S O S NAÇÕES!!!!!!!!!

  • Pra quem quer mais informações:
    http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-14/agencia-internacional-de-energia-atomica-inicia-visita-de-avaliacao-fukushima

  • São muitos os perigos que rondam a nossa civilização.
    Este é um momento crítico, um ponto em que aceitamos ou a não a ruptura como passado. É o que muitos chamam de SINGULARIDADE, quando
    tudo acontece ao mesmo tempo e não se tem mais como
    controlar os eventos. O atual modelo civilizatório
    está praticamente condenado, pois desconsidera os seus
    próprios limites. Baseado em tecnologias agressivas ao ambiente, avança além do permitido e de modo escalar.
    O resultado está aí, para quem quiser ver…

    De um pequeno grupo poderá surgir alguma solução para
    o mundo, para o momento atual.

  • Sabem do risco do uso da energia nuclear e outros tipos de radiação que poderiam simplesmente destruir a humanidade e continuam a utilizar, será que o dinheiro vale mais do que a vida?

    • Claro que não, mas a energia nuclear, é uma das mais eficientes, o Brasil por exemplo, tem apenas 2/3 usinas nucleares no Brasil, e elas juntam já somam de 3/5% da demanda de energia no Brasil, isso é muito, mas o dinheiro é o mais importante para as empresas.

      • Pode ser uma das mais eficientes sim, mas não deveria ser construída em cima de uma falha geológica, assim com em lugares como o Japão, muito vulnerável a terremotos, também não deveriam ser construídas. Quando constroem as usinas em locais de perigo potencial, passa a ser displicência e negligência com a segurança e saúde das pessoas numa escala mundial. Não sou contra o uso de energias nucleares, mas sou contra a estupidez de construirem elas em locais perigosos.

    • Pra muitos sim, e pra alguns até um pedaço de pano velho vale mais do que vidas. Esse é o defeito da humanidade, ela tá toda corrompida de dentro pra fora, e poucas pessoas são exceção!

  • De qualquer forma, minimalista ou não, as usinas nucleares são uma resposta errada a necessidade sempre crescente de abastecimento de energia elétrica, sempre poderão haver formas de produção alternativas que obtenham a mesma produtividade e custo que as usinas, porém assim como os combustíveis fósseis, os grupos econômicos que destinam seus captais a esta ou aquela tecnologia, são como cegos em tiroteios, eles colocam seus milhões em lugares que não interessam os danos colaterais, objetivamente, eles observam o primeiro valor que significa a cota de investimento e os 2 últimos números, um indicando o prazo para retorno e o valor alcançado versos os ricos…. A grande realidade da mente humana é que quando a ganância assume o controle, nada mais interessa… Não concordo com nenhum daqueles que venham a defender que as usinas são a única opção para determinada região… pode ser a mais barata, porém não a melhor do ponto de vista riscos de acidentes etc.. Estamos a beira de um ataque de nervos mundial, mas o que parece é que ninguém perdeu a fleuma ainda… Todos os meios de comunicação estão tratando do assunto como algo distante, se tudo que aqui foi relatado é minimamente verdadeiro, o lixo está nas portas de todos os habitantes do mundo, parece que a merda terá que ser jogada no ventilador para que a atitude seja tomada…

  • Poucas coisas me deixam mais indignado
    do que estes alarmistas catastrofistas que tentam de todas as formas incutir o medo na cabeça das pessoas. Se dependesse desse povo, o mundo já teria acabado umas 50 vezes, a temperatura seria escaldante, o nível do mar estaria chegando no Himalaia, não haveria mais árvores, nem alimentos (lembram de Thomas Malthus?), hj estaríamos na quinta ou sexta guerra mundial, cometas e meteoros cairiam a todo momento direcionado pelo “planeta x” que a NASA esconde. Por favor, pessoal, menos, bem menos. A situação é, sim, grave, mas exagerar o problema só causa ainda mais problemas. Lembro-me que falavam a mesma coisa sobre Chernobyl. Na época eu tive que ir à Europa, e todos da minha família me pediam pra não ir, pois as nuvens radioativas já haviam chegado lá. Eu fui, e estou aqui até hj. E naquela época, o governo soviético tb escondia a gravidade da situação, mas não pq poderia se transformar em uma catástrofe global, e sim pq não queriam que o mundo soubesse de suas fraquezas. Então vamos pensar mais e se informar melhor antes de espalhar o medo por aí. Hj existem centenas de milhares de pessoas acumulando quantidades absurdas de comida e energia, os chamados “preparadores”. Enquanto alguns passam fome, outros acumulam comida inutilmente. Este fenômeno só tende a aumentar caso os alarmistas continuem se proliferando. Pensem nisso.

    • Gustavo,

      Em um país onde as pessoas consideram a novela e o futebol como mais importantes do que a política, é importante sim demonstrar o “worst case scenario” para que as pessoas fiquem ao menos levemente chocadas e percebam que o mundo não é só televisão. Não exagerei em nada, somente demonstrei o pior que poderia acontecer se tudo falhasse, logo, não é invenção, apenas exposição.

      Sou preparador e armazeno alimentos não para coisas absurdas e fantasiosas como as que citou, porém para aguentar o tranco se eu perder o emprego, ou se a inflação voltar a estourar… logo, me preparo para as possíveis adversidades que surjam em minha vida. Esquece aquela ideia de “Doosmday Preppers” que a NatGeo passa, aquilo é coisa de americano.

      Minha vida não gira em torno disso, adoro plantar o que como e criar os animais que preciso para ter a carne do dia a dia. Ser preparador e sobrevivencialista é tomar responsabilidade pela própria vida e saber se virar quando o governo não dá conta do recado. Loucura é você se deixar depender de nosso sistema atual que é frágil e pouco se importa com você.

      Eu guardo comida porém todo meu excedente de produção da horta e da criação de outros animais eu cedo para vizinhos e amigos. Produzo comida natural e sem nenhuma modificação genética. E você, o que faz? Está ajudando os que você citou passarem fome?

      Perdão amigo, mas este tipo de visão unilateral que deixa o mundo no estado em que está. Respeito seu ponto de vista, mas acho que seria legal olhar a moeda dos dois lados.

      Abraço.

      • Mas vc falou apenas do pior cenário possível, e em nenhum momento deixou isso claro. Não vi vc dizendo que talvez não seja bem assim, que pode ser exagero. Isso é que é visão unilateral. Visão catastrofista.

    • Do Departamento de Engenharia Nuclear de Berkeley. Informe-se.

      http://www.nuc.berkeley.edu/forum/218/nuclear-expert-fukushima-spent-fuel-has-85-times-more-cesium-released-chernobyl-%E2%80%94-%E2%80%9Cit-woul

    • Vai fazer um exame…acho que a radiotividade atingiu seu cérebro!

      • Alex, se vc prestar atenção no link que postou, vai ver que esta é uma opinião pessoal, e não do Departamento de Energia Nuclear de Berkeley.

        “The University in no way endorses the accuracy of the contents nor the views expressed therein. Please read at your own risk.”

        Outra coisa que vc pode notar é que o cientista em questão, o Sr. Robert Alvarez, é um ex-consultor da ONU. Acho que isso já explica tudo, pois estamos falando dos reis do alarmismo.
        Se a visão do pessoal da ONU e do Clube de Roma estivesse correta, o mundo já era pra ter acabado há muito tempo.

        O grande problema com os alarmistas é que quando as previsões deles se mostram furadas, ninguém mais lembra do que eles disseram. Ou então já não estão mais vivos para responderem pelas bobagens que falaram.
        É assim desde o início da humanidade.
        Os exemplos são muitos, aqui vemos só mais um.

    • Acho que você num entende a gravidade do significado de “nuclear”, vou te dar um exemplo, nos anos 60, a União Soviética, criou a Tsar Bomb, testou ela na ilha de Nova Zembla, estava com metade da sua capacidade, e usasse a sua capacidade máxima (100 megatons), esse bebê seria responsável pela contaminação de quase todo norte europeu, entre os país, Finlândia e Noruega, e também a núvem tóxica poderia descer em direção a Turquia e Oeste Russo, um exemplo do que a energia nuclear pode causar, Chelyabinsk-40, a cidade mais radioativa do mundo, nos Monte Rurais, Chernobyl, todos esses alertas, são reais sim ! Agora um país desenvolvido como o Japão, que não tem muitos recursos naturais, investir em Energia Nuclear, e ter a arrogância de não ter protegido uma área que é sim alvo de frequentes sismos, isso é incompetência do governo ! Um erro do Governo Japônes! Agora, uma explosão de um desses tanques de combustível, e a multiplicação da água contaminada que o governo Japonês tá fazendo, é como se eles falassem “vamos fazer mais água contaminada, pra morrermos de uma forma bem mais rápida”, no mínimo, contaminaria com uma nuvem radioativa, uma boa parte do Norte Japonês, Chernobyl e Chelyabinsk, só não foram tão grandes, pois o Governo Russo conseguiu parar e reduzir os danos, mas já que o Governo Japonês, mal consegue parar esse possível desastre, ninguém pode, não subestime a radiação cara, pois é um perigo REAL!

  • Eu to tranquilo;), daqui 45 dias o pessoal ta falando de Natal! – Vale ressaltar que a humanidade adora aumentar possibilidades para um desastre, é o drama que vem de fábrica. EXISTE PERIGO? – Sim, mas calma, o artigo fala nas piores consequências, é claro que não vão deixar ocorrer. Dias de hj não se comparam com os de ontem, não adianta vir com dados de desastres do passado! – Vai trabalhar!!!

  • “As quase 400 toneladas de combustível naquela piscina podem derramar 15 mil vezes mais radiação do que foi derramada em Hiroshima…
    …há cerca de 85 vezes mais césio no local do que o que foi liberado em Chernobyl”
    Meu zeus! Se isso for verdade isso é sério e perigosa pra burro!
    De onde procede essa informação?
    Alguém aí tem mais referências?

    • Vivo aqui no Japão e NW e nada disso q estão falando ou comentando trabalho com transporte e conheço muito motorista q jA foi na usina e de lá NW saiu contaminado ou se quer doente e fukushima esta se levantando jA em questão usina NW tem isso tudo de combustível lá esses q aqui ficado falando pelos cotovelos e tentando ser o centro das atenção NW sabe oq fala e muito o q foi falado na televisao ou melhor na IPC e mentira o povo gosta de sensacionalismo
      Se quer fazer isso então estuda japonês e aprenda a entender direito oq se fala de verdade antes de falar asneira e alem do mais oq um bando de nego leigo em questão usina nuclear pode fazer.
      Mais uma passeata escrito em português e meia boca em japonês pra nos aqui q trabalhamos duro sermos motivo de piada por causa de meia duzia de pessoa mal informada e q se acha o salvador do mundo .
      Pra essas pessoa só digo uma coisa estudem primeiro aprenda japonês entenda direito oq estão falando de verdade antes de fala coisa q NW sabe ……….,,

  • 1/3 da populacao do mar morrera com certeza,,,,,,,Nao seria o absinto,escrito em apocalipse?

  • LIMPAR A MERDA DOS JAPONESES! O LOCAL MAIS CÍSMICO DA TERRA ESSES CABEÇUDOS VAO CONSTRUIR UMA USINA NUCLEAR!! ABSURDO!!! GANANCIA!! BURROS! IRRESPONSAVEIS!!! SAO TAO INTELIGENTES SÓ PARA FAZER O QUE NAO PRESTA! AGORA NAO SABEM ONDE PASSA OS DULTOS PARA DESATIVAR A UNIDADE 4 ? QUE ESPÉCIE DE PROFISSIONAIS O JAPAO TEM?COMO UMA USINA NUCLEAR NAO TEM UMA PLANTA PARA CORRIGIR O MAL QUANDO NECESSÁRIO? PORQUE O MUNDO AO INVÉS DE LIMPAR A MERDA DELES NAO INTERDITA ESSE PAÍS?
    OS E.U.A DEVERIA TOMAR CONTA DESSA SITUAÇAO URGENTE! E JÁ QUE ELES NAO SABEM LIMPAR A PORCARIA QUE FIZERAM E PRECISAM DO RESTO DO MUNDO O CERTO É DESATIVAR TODA AS UNIDADES DESSA USINA!! ESSE POVO QUE FAZ SUJEIRA PARA MATAR A HUMANIDADE E NAO SABE LIMPAR PRECISA SER INTERDITADOS URGENTE!
    UM ABSURDO CONDENAR TODA A HUMANIDADE DO PLANETA A TER O CANÇER POR CAUSA DA GANANCIA DELES!!

    OLHA NUNCA GOSTEI DESSE POVO….E AGORA E DEPOIS DE MUITAS COISAS ATÉ NO QUE SE REFERE A VIDA PESSOAL MINHA NAO GOSTO MAIS AINDA!! MERCENÁRIOS!!

    • Comentário sem fundamento e preconceituoso. O Japão é uma nação cujo povo é admirável. Têm disciplina, educação e determinação. Ao contrário de nós brasileiros e pessoas que vêm criticá-los “cheia de razão” por um erro que fazem.

      Olha o governo defecando na nossa boca e nos roubando… enquanto os brasileiros ficam felizes assistindo novelinha e vendo essas merda de futebol.

      O governo dá esmola pra população mais carente, ao invés de investir em educação e segurança. A infra estrutura do Brasil é uma das mais caras e não-funcional do mundo…

      São tatos quisitos que o Japão é superior ao Brasil… o brasileiro se orgulha do futebol, alegria do povo e do samba nacional… mas o fato é que são os outros povom que sambam na cara do Brasil.

      • Quer dizer que o comentário dela é preconceituoso, mas o seu não?
        Falar mal do Japão não pode, mas falar mal do Brasil tudo bem.
        É isso mesmo?
        Que lógica absurda.

      • Gustavo, vai dormir vai rsrsrsrsrsrs

      • Sr. Gustavo quando voce tiver um filho hospedados na casa de uma japonesa velha e ela tirar a inocência dele e fazer dois filhos no laboratório com o esperma dele …uma diferença de 20 anos (o menino só tinha 13 anos apenas) Você vai calar sua boca! Voce não sabe a frieza que são capazes essas pessoas! Eles só pensam neles!
        Graças a DEUS não foi um filho meu pois nem tenho idade para ser mãe da pessoa que passou por isso, mais é da minha família e hoje é doente e precisa de vários tratamentos psiquiátricos e psicológicos por esse motivo! Voce fala do que não conhece!
        Quando voce e sua famila estiver fritando como os peixes do oceano pacifico quero ver onde voce vai contar essa historinha bonita de país organizado!
        O mundo todo pode morrer de câncer por causa desses robôs!
        Seja mais educado em suas palavras pois se algum politico caga deve ser na sua cara porque na minha fica impossível pois nunca votei em nenhum deles!
        Se o brasil é tao ruim porque voCe não vai viver em TOKYO? Agora lá só tem 70% de contaminação radiotavia…..são tao organizados….
        O mundo ,os oceanos estão por um fio por causa da ganancia deles!

    • Olá Scheila, o Japão tem realmente um histórico de acidentes nucleares preocupantes, também acho que deviam ser desativadas todas as unidades nucleares não só no Japão mas como em todo o mundo, acredito que ninguém é burro, podem ser gananciosos e mesmo assim acho que não tanto quanto os americanos que foram capazes de destruir o Japão em 1945, foi desumano na minha opinião. Os E.U.A sendo a maior potencia mundial devia sim tomar uma iniciativa e ajudar os japoneses a resolver o problema que não foi causado por eles e sim por um desastre ambiental, lógico que eles sabiam os riscos mas não tiveram como evitar e não estão poupando esforços para solucionar o caso, tanto que pedem ajuda mundial. Em nenhum momento acredito que eles pensaram em “condenar toda a humanidade do planeta a ter câncer por causa deles”. Os japoneses tem uma inteligencia incrível além de serem extremamente organizados, são exemplo para todos em disciplina, educação, saúde, e em como governar um país.
      Os japoneses não são uma sociedade mercenária tanto que o trabalho de vários não é somente por dinheiro ou pelas vantagens que lhe são oferecidas tanto que eles criam vários robôs que facilitam a vida de deficientes físicos, sem contar os avanços na medicina, o que é um bem para todos.

      • Você sabe dos absurdos que os japoneses fizeram durante a segunda guerra? A maioria das pessoas não sabe, pq pouco se fala disso. Procure aí por “holocausto chinês” ou “império do Japão durante a segunda guerra”, e talvez vc entenda o porquê da bomba atômica. Já vou adiantando: o que vc vai encontrar é semelhante ou até pior do que os nazistas fizeram.

      • O que não entendo é porque os E.U.A tem obrigações de ajudar aos japoneses…..
        A mim não me agrada essa história de fritar como estão os peixes do oceano pacifico …
        Não acho eles organizados…
        São mestres da tortura física e psicológica… um membro da minha família sentiu isso na pele com apenas 13 anos de idade!
        Talvez eu guarde rancor da frieza desse ato ,mais que o mundo corre perigo por causa da ganancia deles corre!
        E o que me adianta os avanços dele na medicina para depois não curar o câncer que se espalha ?
        Sinto muito….para quem viveu lá anos e conviveu esse paraíso não é cor de rosa como você pintou.
        Se existe tanta inteligência há de se prever uma catástrofe com uma usina nuclear no local mais sísmico da terra !

    • Dos EUA tu gosta, né? Da Inglaterra, tbem? Nunca vi uma pessoa falar tanta merda e ser tão preconceituosa em tão poucas linhas. Você precisa ser interditada, meu bem.

      • Voce também sua louca!
        Porque os E.U.A E A Inglaterra também são países com seres humanos como nós! E vejo que voce odeia essas duas nações!
        Com certeza não foi bem recebida lá e fica ai julgando os outros.
        Na verdade não gosto de lugar algum! Gosto de um povo …um país onde preserva avida humana sem antes colocar interesses acima da vida!
        Quando voçe estiver cheia de creka na cara do câncer jogado por essa usina nos oceanos voçe volta aqui e me diz se tem a mesma opniao!

        Acho engraçado…podem xingar o brasil…os E.U.A a Inglaterra agora..e não pde-se reclamar do japao? Porque hein? Estranho…

      • Luis Fernando

        Acho que todos aqui se esqueceram do real problema que era para ser discutido aqui, e todos começaram a fazer comentários maldosos sobre esta ou aquela nação seja sobre o povo japonês, sobre os estadunidenses e não americanos, pois aqui no Brasil somos americanos tanto quanto eles.
        Enquanto não começarmos a pensar como humanidade, como seres humanos, como semelhantes, não vamos achar solução para esse problema ou para outros que virão.
        Em que vai resolver o problema falando mal dos japoneses ou dos estadunidenses, ingleses, brasileiros ou seja lá qual for o povo.
        Se o holocausto chinês foi pior ou não que holocausto dos judeus, nem um nem outro deveria ter acontecido, não tem como medir o tamanho de atrocidades como estas.
        O mundo está passando por tudo isso justamente por essa imposição de bandeiras e fronteiras e preconceitos de uma nação pela outra, nós nos esquecemos do lado humano, se a moça não foi bem recebida ou nos EUA ou na Inglaterra é por que o lado humano foi esquecido.
        Será que a interdição de um povo resolveria o problema da humanidade? Então vamos interditar o Japão em razão da energia nuclear, o Oriente Médio por causa dos extremistas! A Colômbia por causa dos traficantes! África do Sul por causa do preconceito! E tantos outros povos com problemas diversos.
        Vamos generalizar uma nação inteira em razão do crime de poucos. Interditaremos o Brasil, pq todos são corruptos.
        A HUMANIDADE precisa sim se unir para fazer da vida o bem maior da vida de todos, seja japonês, estadunidenses, ingleses, brasileiros, iranianos, chineses, etc. Todos os povos, em geral.

    • Falou uma pessoa que claramente está cega de preconceito e ignorância e que não tem uma fração do conhecimento técnico necessário para compreender o processo decisório de uma obra dessas.

      O Japão tem uma necessidade energética gigantesca e quase zero possibilidades de construção de usinas hidroelétricas ou geotermicas. Usinas eólicas e solares não gerariam uma potência necessária para ser relevantes na malha energética japonesa.

      A instalação estava preparada para qualquer coisa que tinha acontecido até então, mas a magnitude do tsunami foi muito maior do que qualquer coisa que a região já tinha visto. Nenhum planejamento de desastre está preparado para tudo.

      O que aconteceu foi uma fatalidade, não se compara ao quase derretimento nuclear que aconteceu no meio da Pensilvânia por uma série de erros e ganância dos que vc gostaria que fossem tomar conta do incidente no Japão.

      Dá uma pesquisada no incidente de “Three Mile Island”

      • queria ver essa pessoa falar mal de angra 1.2 ,3 depois de ser atigingida por um terremoto seguido de um tsunami . hipocrita e sem nocao

    • VC sabe pq esse pais ainda usa usina nuclear ?
      Para NW ferrar com o resto q sobra de mata e animais q vivem em torno do rio e poluir menos e se NW fosse por causa da bomba de refrigeracao do reator ter parado e a temperatura da câmara de vapor ter almentado e explodido ninguém jamais iria ficar falando merda igual a VC sem saber e usina nuclear se estiver dentro dos padrao de segurança NW polui e nem destrói nada ao seu redor oq aconteceu aqui também pode acontecer no Brasil e nos estados unidos pq os dois paises também tem usina termo nuclear pro seu governo e q são muitas vezes maior q a usina de fukushima se VC NW sabe usse a NET pra pesquisar e aprender NW pra ficar falando asneira e o povo japonês só éo q e hj pq corre atrás e NW fica de braços cruzados pesquisa também pra VC ver qual pais q depois do terremoto ou qualquer catástrofe natural se levantou e arrumou pistas e outras coisas em menos de 6 messes e em menos de 1 anos jA tava correndo atraz de estabilizar as pessoas q estavao sem casa sem nada pq perdeu tudo ….

    • vc nao passa de uma pressunsoza racista e mesquinha que tem uma cabeça (se e que tem) tao grande que se apresenta vestida igual a uma mercadoria, porisso que nao gosta de pessoas que pensam, alias so estou contestando vc para baixar a sua bola, que nem sabe do que esta falando e tampouco, tem capacidade, vadia ridicula!

    • Ana Luisa Dias

      Quem precisa ser interditada é você sua idiota, comentário totalmente inútil, e preconceituoso, se você não gosta do povo japonês o problema é seu, guarde pra vc esse comentário imbecil. E ninguém quer saber no que se refere a sua vida pessoal, que deve ser uma merda!!

    • Preconceituoso e infundado. Mais pesquisa e saberia que o Japão conta com pouquíssimos recursos ambientais capazes gerar energia e a usinas nucleares são uma saída à essa situação.
      Defender que os EUA interditem o país depois dos mesmos terem jogado duas bombas nucleares no Japão é inadmissível, essas mesmas bombas também deixaram danos ambientais e humanos que perduram há gerações. E não se enganem, poderia ter sido em qualquer outro país que tentasse enfrentar o imperialismo estadunidense. Sem contar que um interdição feri completamente o Direito Internacional quanto soberania nacional e a auto-determinação do povos.
      Por fim, a discussão não deveria ser sobre o fato de o Japão não ter controlado uma catástrofe ambiental, afinal a natureza nem sempre se submete as vontades do homem, mas sim sobre as providências à serem tomadas e como nós devemos tentar pressionar o poder público a fim de que eles possam interferir de maneira à ajudar e controlar essa crise.

      • Respeito a opniao de todo mundo desde que não seja com xingamentos como estou vendo aqui….
        mais não é simples assim….não tem recursos …vamos criar uma bomba e que se foda o resto o mundo? é um país quem pode ser!
        não tem recursos não pode ser uma país!
        Não é certo matar a natureza e as pessoas em busca de recursos que prejudica o mundo.
        A minha insistência não é contra o povo em si…não é isso…é contra o local onde foi criada essa usina! É totalmente irresponsável o que foi feito!

    • Acho que vc responder pra pessoa errada, cabecinha de vento.
      Preste mais atenção da próxima vez.
      Eu sei que é difícil, mas se vc se esforçar bastante, tenho certeza de que consegue.

  • Marcio Costa

    Quem já jogou Fallout… então será exatamente daquele jeito !!

  • Sugiro que façam uma postagem sobre a atual situação de Dakota do sul, que está sofrendo com nevasca e está a uma semana sem energia elétrica, parece que já morreram umas 75 mil cabeças de gado ou mais. e o governo, no meio do ‘shutdown’… portanto aquele povo está todo desamparado porquê depende de ajuda federal.

  • Paulo Cardoso

    Aí vale lembrar que Angra I e II estão sobre uma falha geológica. E sim, já houve terremoto no Brasil.

    • #MEDO

      • Mas como pode? Tanto lugar no Brasil e eles constroem no pior lugar?? Me perdoem a expressão, mas esses projetistas são burros?
        Meu Deus…

      • Juan Gamarra

        Arya, porque precisa de água em abundância para resfriamento dos reatores.

    • Paulo Cardoso, não sei onde você ouviu que Angra 1 e 2 estão sobre uma falha geológica, mas te enganaram, a falha geológica mais próxima está a vários kilometros oceano a dentro, e essa falha tem a característica de produzir tremores fracos (como aconteceu a poucos anos atrás).
      Quanto a terremotos Angra está seguro, existe um perigo hipotético quanto a tisunamis, mas essa hipótese é bem remota.

  • Deus nos observa. O que causa preocupação é o silêncio dos governantes, diante da gravíssima situação. O problema exige atitude imediata de todos os países ou seremos dizimados pela inercia. Tola é a nação que egoisticamente acredita que sobrevivera. Deus observa, esta geração errante.

  • Carlos Araújo

    Eu penso que da forma como nós, pequeninas espécies habitantes desse planeta chamado TERRA, estamos “crescendo se multiplicando”, é questão de tempo para que algo ocorra para que tudo seja zerado e caso alguém de nossa espécie sobreviva, recomece do zero. O homem colocou em primeiro plano a riqueza, o luxo e outras coisas mais, que o leva a esse tipo de catástrofe. Ainda há tempo para se corrigir tudo isso, mas a guerra pelo poder e pelo dinheiro acaba tornando isso quase impossível. Hoje se fala em energias renováveis, (coisa que teria que ser pensado lá atrás); se fala também em extinguir armas químicas e nucleares. Mas ninguém quer abrir mão do maldito poder. Sinceramente não creio que será preciso um meteoro gigantesco para que seja extinta mais uma vez a raça humana. Parece que os cientistas e mais algumas pessoas são conscientes disso e não é a toa que procuram meios de sobrevivência em outras planetas próximos ao nosso. Próximos porque sabem que um dia poderão reabitá-lo, pois nosso planeta tem a capacidade de se recuperar do mal que nós causamos a ele, tão bem construído ele foi por quem criou o UNIVERSO. Mas esse é o preço que teremos que pagar por olharmos apenas pro nosso próprio nariz. Quem sabe nas próximas civilizações o ser humano aja diferente, de forma que todos tenham comida e água, que é a base da sobrevivência, sem ninguém ser prejudicado, sem um humilhar o outro, usando sua inteligência para o bem de toda a raça humana.
    Mas ainda espero que Deus nos mostre o caminho para a solução desses problemas e que nos torne mais conscientes.
    Não sei se meu pensamento está correto, mas é o que tenho em mente.

    • valdeli souto

      Amigo, Deus já mostrou o caminho. Não se sinta envergonhado de buscar as respostas onde Deus as colocou, na bíblia. se não entender peça ajuda a um teólogo. Fale com Deus, Ele te ouve e estranhamente te manda a resposta.

  • O que cada um pode fazer?
    Vamos refletir: Quem aparentemente deveria reger as politicas internacionais do BRASIL? nos representar no exterior perante as nações unidas.
    As pessoas que escolhemos para serem nossos representantes no congresso, câmaras e presidência tem o poder de parar a construção de uma usina nuclear, incentivar politicas de paz mundial, investir bem ou mal nossos recursos. Quem pode dizer não a guerra? Nós aqui cidadãos comuns não podemos discursar na cúpula da ONU, mas alguém pode!
    E agora o que cada um pode fazer? temos mais 1 ano para decidir.

    • Só lhe digo uma coisa, as urnas eletronicas são uma grande FRAUDE, urnas eletronicas usam pogramas… qualquer programa pode ser burlado e hackeado… eu não conheço ninguem que votou na dilma aqui em minha região… e o engraçado é q ela está la…

  • maxwell ferreira ramos

    infelizmente o ser humano, como os cachorros, vivem correndo atras de pneu de carro, bom o carro parou, e agora ? o que fazer ? pensaram em ganhar muito dinheiro, resolver o problema da humanidade, que aliás não é problema é apenas ilusão, o progresso tecnológico é ilusório, é você correr 500 voltas para chegar no mesmo lugar, cansado, desgastado com perigo de enfartar-se. E a resolução do problema, provavelmente procurarão a mais barata, como por exemplo furar um buraco no chão e jogar todo o lixo existente, sem pensar no futuro e desrespeitando o passado, tudo em nome do gastar pouco, não em nome da economia, por que essa vem de soluções. E a vida na terra ? Como no caso de peixes encontrados com alto índice de radiação, desses estamos sabendo, e aqueles seres vivos que morreram sem entrar nas estatísticas?

  • Julio. parabéns . Este foi o melhor artigo sobre a tragedia de Fukushima escrito em português que ja encontrei. TODAS as informações que voce falou são verdade. Unica coisa errada neste artigo e uma das fotos que mostras uns rebocadores apagando um incendio. Esta foto não e fukushima e sin um industria petroquímica que se insendiou apos o Tizuname. Uma pessoa fez un comentários dizendo que esta estudando pra trabalhar em usinas nucleares. Descarte seus comentararios pois são errados e MINIMALISTAS e TENDENCIOSOS. Desde que ocorreu a Tragedia de Fukushima venho acompanhando tudo. Passo aqui linkes que reportam diariamente o que esta acontecendo la. Quero dizer o que descobrimos. O que realmente esta acontecendo la nem mesmo os Operadores da TEPCO sabem pois nunca aconteceu antes e ninguém pode chegar perto para ver…. nem agora nem em 50 anos…..

    Aqui vao os linkes:

    http://ex-skf.blogspot.com/

    http://fukushima-diary.com/category/dnews/

    http://enenews.com/fukushima-farmer-plutonium-detected-all-village-professor-terrible-dreadful-happening-radiation-levels-high-mayor-please-dont-residents-video

    São varia as pagina dedicadas mais esta 3 são as mais atualizadas.

    Eu mando vários twitters diariamente com vários outros linkes:

    https://twitter.com/sailzazen

    Aqui voce encontra um grupo de brasileiros que se deram conta do problema e estão trocando informações;

    https://www.facebook.com/groups/430080507054815/

    Viva a Vida

    • Majj Save the Ocean,
      concordo com você que em boa parte do que escrevi eu fui minimalista, eu assumo, mas fui minimalista por desconhecer a totalidade das informações reais do que acontece em Fukushima e também não quiz aumentar a sensação de medo sobre o assunto. O que eu realmente quiz foi tentar traduzir algumas informações sobre o assunto “reator nuclear” que são realmente difíceis, mesmo para quem estuda o assunto.
      No início do acidente de Fukushima eu recebia informações sobre o acidente, mas a meses que não recebo nenhuma informação, a não ser pela imprensa, isso mostra (como em meus textos) que existem “forças” tentando esconder a verdade, e apenas tomei conhecimento da atual gravidade através desse tópico que o Julio colocou.
      Quanto a eu ser tendencioso, te garanto que como você, apenas busco a verdade e no que eu puder ser útil para ajudar na linguagem técnica certamente ajudarei…. mas sempre terei o cuidado para não disceminar o medo desnecessário nas pessoas.

  • Lucio Antonio Bezerra De Melo Bezerra

    Prova qu a perfeição não existe se busca imaginem se fosse em um país em que tudo que se faz é na base do jeitinho!!

  • Gostei muito mesmo dos esclarecimentos que o Sidiclay deu, dá pra leigos como eu entender melhor a situação. Se o japão pedir apoio mundial para resolver o problema[se é que não já pediu, estou um pouco desatualizada], eu sei que o Brasil tem a mais desenvolvida tecnologia no ramo de energia nuclear, e os nossos engenheiros poderiam ajudar. Eu confesso à vocês que na minha infância, eu tinha fobia de radiação, tive alguns ataques de pânico com as histórias de chernobyl e também na época que aconteceu esse terremoto no japão. Graças a Deus eu não tenho mais essa fobia, então consigo ler uma notícia dessas sem sentir medo, e pensar racionalmente sobre o assunto. No ponto de vista de uma sobrevivencialista, penso que uma maneira de se precaver seria criar um estoque gigantesco de comida e água seguros, pra ao menos ter alguns anos de suprimentos se o pior acontecer e plantações e fontes de água ficarem contaminados. Do ponto de vista humanitário, eu acredito que deveria ser feito um esforço mundial para ajudar a resolver o problema, contando com a ajuda de donativos para o levantamento dos recursos que eles precisam para resolver da maneira mais rápida e segura possível, e também ajuda com relação a população, fornecendo algum abrigo àqueles que queiram se refugiar em outros países. Uma coisa eu sei, a maior colônia de japoneses fora do japão é no Brasil, além de que há muitos brasileiros lá tbm, e levando isso em conta, eu me solidarizo bastante com as famílias que moram aqui que tem parentes lá, acho que poderia ser feito um esforço para diminuir as tarifas de viagens pra trazer pessoas de lá, mas não sei se isso é realmente viável, então deixo aqui como uma esperança…
    Eu não acho que o pior irá acontecer com relação a fukushima, pois acredito que eles conseguirão resolver esse problema a tempo, mas de alguma maneira, a situação da síria e uma possível 3° guerra mundial me assusta mais, pois eu vejo que parece algo inevitável.
    Bom, essa é minha humilde opinião, talvez até ingênua, mas seilá, é o que eu acho.

    • Só pra completar aqui: Não vejo uma grande lógica pra abolir esse tipo de energia, mas acho que com relação a segurança, todo cuidado é pouco. Acho que se não houver usinas em lugares onde é comum desastres naturais, como terremotos, furacões, vulcões e coisas assim, pode até ter, E tendo a proteção pra todos esses eventos, pois nunca se sabe o que pode acontecer. Não fazer usinas “suspensas” ou seilá, “eevadas”, quero dizer, que não estejam apoiadas diretamente no chão. Não criar usinas no litoral, eu pelomenos não faria isso! Nas fundações do terreno, em toda a extensão da usina, criar uma espécie e camada anti-radiação impermeabilizando o solo, pra se esse tipo de coisa acontecer, nada entrar no subsolo nem em aquíferos. Como o que eu entendo do assunto é apenas o que eu aprendi com revistas, wikipedia e feiras de ciência no meu colégio, tudo o que a minha imaginação consegue conceber para inventar uma usina mais segura é isto, apesar de eu achar meio louca a ideia de cobrir o combustível com um material que queima em contato com o ar[o zircônio], eu não sei que função ele tem para o funcionamento da usina, talvez seja algo muito importante né. Enfim, era só isso mesmo.

      • Você está certa quanto a idéia de não abolir a energia nuclear, infelizmente isso não é possível com a tecnologia que temos hoje. Os recursos hidricos estão quase se esgotando e não são ilimitados (estão sujeitos às secas).
        Para você ter uma idéia, sabe-se que daqui a 100 anos não haverão fontes confiáveis de energia elétrica, pois o petróleo e carvão estarão no fim e o urânio acaba em cerca de 200 anos… aí fica a pergunta. Qual será a próxima fonte de energia??… os cientistas estão investindo em fusão nuclear para resolver permanentemente esse problema, mas sua energia será bem mais cara que qualquer outro meio de geração de energia elétrica.
        Quanto a sua preocupação con a segurança das usinas nucleares, pode ficar tranquila pois a atuais são muito seguras, e tudo que você escreveu, já foi pensado antes e já está resolvido nos projetos dos reatores brasileiros, o problema de fukushima é que eles escolheram uma tecnologia barata (e menos segura) e mesmo com o passar dos anos não teve como melhorar muita coisa no projeto.
        Quanto às varetas de zircônio, pode ficar tranquila pois nenhum projetista brasileiro quer saber desse material, eles preferem o bom e velho aço. Inclusive hoje existem estudos de ponta aqui no Brasil com o intuito de tornar os nossos reatores mais seguros ainda (em muitos aspectos), te garanto que a idéia dos nossos projetistas é excelente.

      • PARABENS!! É O QUE PENSO TAMBEM! E MUITA GENTE AQUI NAO ACEITA!! O LOCAL FOI TOTALMENTE ERRADO PARA CONSTRUIR ESSA USINA NUCLEAR!! É TAO DIFICIL ASSIM DE ENTENDER?

  • Aonde posso confirmar essas informações?
    Obrigado!

    • Olá Eduardo,

      A Fonte foi inserida no final do artigo.

      Abraço.

  • Isso sim é que é jornalismo de primeira!

  • OFF

    E a bolha imobiliaria do Brasil ninguém fala ???

    *http://www.bolhaimobiliaria.com/

    • wagner boritza

      a bolha imobiliaria não pode contaminar/matar meio mundo

    • Meu caro colega Jorge, se esse problema de Fukushima não for resolvido, a bolha imobiliaria do Brasil será insignificante,essa quantidade de radiação que poderá ser liberada no mar do Japão afetará o mundo todo.

  • livia sestini ferreira

    Sem palavras!!!

  • lembram-se que no Brasil temos usinas nucleares Angra I e II. importante lutar contra este tipo de energia.

    • Caro “c”,
      se fecharmos nossos reatores, onde você vai ligar o seu secador de cabelo??

  • Mario Koei Arakaki Filho

    O QUE CADA PESSOA PODE FAZER? POR FAVOR VAMOS AJUDAR UNS AOS OUTROS PARA EVITAR UMA CATÁSTROFE MUNDIAL. AGUARDO ANSIOSO SUA RESPOSTA. MUITO OBRIGADO

    • Christa Thrum

      O que cada um pode fazer no momento é divulgar ao máximo, já que o governo japonês anda abafando a gravidade da catástrofe.

    • Mario,

      Por enquanto temos de torcer. Não há nenhuma preparação efetiva se caso o pior cenário acontecer.

      Abraço.

  • Waleska de Lemos

    com a finalidade de = a fim de

    É SEPARADO POR FAVOR!

    • Olá Waleska,

      Obrigado pela correção. Curioso é em uma matéria sobre o maior risco nuclear da história da humanidade e você se incomodar com um pequeno erro como esse…rs.

    • Sandra Garcia Florentino

      Se não entende do assunto, o melhor a fazer é ficar quieta, diante de um problema tão grave que põe em risco a humanidade, ficar perdendo tempo na tentativa de ridicularizar o autor apontando erros de escrita.

  • Pingback: Fukushima: Palco do momento mais perigoso para a humanidade | Blog do Abdenego

  • engraçado né ,se as coisas está tão ruim assim por que o japão não pede ajuda? não divulga a gravidade do problema uuufffff

    • erica, acho que vc esta desinformada, eles estão pedindo sim! Tanto que até foi pronunciado na mídia. A coisa não é séria, e seríssima! Esta em jogo a vida de todos os humanos, veja bem, todos…

  • do jeito que estao caindo meteoros meteoritos restos de satelites etc e tal vcs nao acham que este tipo de usinas é muito perigoso vai que caia um troço desses em cima de uma usina dessas .que cadastrofe ai sim acredito que seria o fim

  • Olá! Gostaria de pedir-lhes permissão para publicar essa matéria em meu website( http://www.anime-sun.com ). Apesar de sermos um website ligado ao entretenimento da cultura pop, também temos como missão ajudar o planeta e, sobretudo, nosso querido Japão!

    Confirma-me caso positivo. Grande abraço!

    • Olá Danillo,

      Pode divulgar sim, só cite a fonte.

      Abraço.

      • qual a fonte do seu artigo?

      • Oi, Julio. Ótimo post, mas qual é a fonte? De onde vêm as informações?
        abraço

      • http://site.anime-sun.com/2013/10/11/de-olho-no-japao-fukushima-palco-do-momento-mais-perigoso-para-a-humanidade/

        Aqui está a publicação. No final tem uma nota apontando para ti e também o site. Grande abraço! Muito obrigado!

  • Nos estamos fodidos.
    Que Deus nos ajude!!!!

    • Geraldo Marino Vieira

      Ele NÃO vai ajudar!! Esse é o castigo por estarmos destruindo o planeta que ele criou. Na hora H vai ser cada um por si, e vai valer a sobrevivencia do mais forte!! E a religião é uma das grandes culpadas por esse estado de coisas, porque tira das pessôas a necessidade de se sentirem responsáveis por seus atos!!

    • E graças a religião, a humanidade estar atrasada tecnologicamente para usar esse tipo de tecnologia.

  • Este é um excelente artigo sobre o tema, vale a pena ser lido: http://drsircus.com/world-news/no-one-is-watching

  • gutemberg Cerqueira

    O homen e seu complexo interesse em ficar rico ,poderoso e juntar metal.

  • Senhores, trabalho na área nuclear e atualmente estudo para operar reatores nucleares, e consequentemente tenho um pouco de conhecimento sobre o acidente de Fukushima e suas possíveis consequências. Essa reportagem é muito importante para chamar a atenção de toda civilização mundial pois apesar da energia nuclear ser mais barata e “limpa”, se torna extremamente nociva a todos os seres vivos do planeta quando atingem proporções semelhantes aos acidentes de Chernobyl ou Fukushima.
    Infelizmente essa reportagem possui algumas informações extremamente exageradas, incoerentes ou mesmo algumas coisas apresentadas que são impossíveis de acontecer. Vou tentar explicar as que julguei irreais, tentando usar uma linguagem o mais simples possível.
    Antes de tudo relembro que não sou doutor no assunto, mas com o pouco que aprendi pude notar alguns exageros na reportagem.
    1- “O tanque pode cair no chão, derrubando as varas juntas em uma pilha que poderia ativar a fissão e explodir”. Isso é impossível, pois a concentração de U-235 de reatores nucleares comerciais fica entre 1,5% e 4%, para haver uma explosão seria necessário algo próximo a 100%. O que pode ocorrer é a fissão do material que se alguém olhar de longe será, no máximo, parecido com algo pegando fogo com extrema violência, ou bem menos que isso, pois dependerá de vários fatores físicos, tais como temperatura das varetas (quanto mais frio pior – ocorrem mais fissões), a proximidade entre uma e outra (massa crítica – aumenta a fissão), se estiverem dentro dágua (é pior), se estiverem no ar (isso é bom)… enfim, muitos fatores
    Se estirevem mergulhadas na água isso impedirá que o zircônio entre em combustão, mas isso resfria as varetas (para que não derretam) porém facilita muito a fissão (então as varetas deverão ficar dentro dágua e um pouco longe uma da outra).
    Se as varetas caírem no chão, sem água, pegaram fogo e certamente haverá fissão, e isso espalharia uma quantidade absurda de material radioativo no ar, que seguiria com os ventos e contaminaria todo o planeta. A nocividade desse acidente dependeria da quantidade de varetas (e de urânio). Certamente eles irão retirar poucas varetas por vez, assim reduzem a nocividade de um possível acidente.
    2- “Um novo incêndio no tanque de combustível do reator quatro pode derrubar uma corrente contínua de radiação venenosa por séculos”. Essa possibilidade é remota e dependeria da falta de iniciativa das pessoas, vejamos o caso de Chernobyl que demorou para tomar as primeiras providências, mas após fazer o que era possível, o núcleo fundido ficou isolado em um “sarcófago” de concreto e atualmente é possível andar próximo no local do acidente (por pouco tempo).
    Alguém acha que os japoneses ficarão parados, sem fazer nada, durante séculos vendo o combustível fissionando e contaminando tudo?… Eles simplesmente teríam que abandonar todo o Japão!!!
    3- “O embaixador aposentado Mitsuhei Murada diz que se esta operação der errado, “destruiria o ambiente mundial e nossa civilização””. Calma aí, mais uma vez lembremos de Chernobyl como um exemplo prático. No caso hipotético de que os japoneses sejam muito valentões e resolvam remover TODAS as varetas de uma única vez e venha a ocorrer um acidente gravíssimo, seriam lançadas toneladas de material radioativo no ar, que sería espalhado pelos ventos, mas esse mesmo vento “diluiría” esse material pela superfície terrestre e pelos mares, além do que muito desse material radioativo deixa de ser radioativo após algum tempo (que varia de acordo com o elemento químico), isso se chama “decaimento radioativo”.
    Assim sendo, certamente isso destruiria a vida em torno de Fukushima e nos primeiros milhares de kilometros que o vento levasse o material radiotivo, mas devido a essa diluição e ao “decaimento radioativo”, o potencial destrutivo diminuiria com a distância e com o passar das semanas. Então é exagerado demais afirmar que o ambiente mundial e a civilização seríam destruídos.

    Os colegas comentaram sobre o iodo. Tomar comprimidos de iodo previne que o iodo radioativo se fixe em nossa tiróide. O iodo não é largamente encontrado nas farmácias por não haver necessidade (ninguém compra), basta o que está presente em nosso sal de cozinha, mas em caso de acidente nuclear, certamente isso sería rapidamente disponibilizado, pois é de fácil fabricação e barato, porém o decaimento radioativo do iodo é de cerca de 8 dias, então o problema aqui no Brasil sería com outros elementos radioativos mais estáveis, já que as nuvens radioativas demorariam semanas para chegar aqui, pois primeiro contaminariam o hemisfério norte para depois começar a chegar aqui.

    • Muito legal sua aula sobre o tema. muito obrigado!

    • o problema existe e é real mas a única coisa realmente relevante aqui é o texto do Sidiclay.é importante passar a informação mas a informação CORRETA.vamos pesquisar e checar antes de divulgar dados alarmistas.

    • Olá Sidiclay,

      Primeiramente devo dizer que fico feliz em receber a opinião de alguém que entende do assunto. Durante a pesquisa para a montagem do artigo achamos informações muito desconexas e com pouco embasamento. Grande parte destas informações fui retirando de notícias esporádicas da bbc.

      Quanto as suas colocações devo agradecer pelos esclarecimentos, porém alguns pontos acredito que apesar de corretos não estão levando em conta a “grande figura”.

      Apesar da radioatividade em si não se configurar em ameaça global o maior problema seria o que ela afetaria de forma indireta, como a pesca, as plantações e principalmente a economia como um todo. Estes milhares de quilômetros que você citou causariam um impacto muito grande a nível mundial, que apesar de não chegar nem próximo à extinção da espécie, seria o maior desastre na história humana.

      Você comentou que as pessoas deveriam estar sem iniciativa para deixar as coisas piorarem tanto, mas veja, fazem dois anos e até hoje a situação só foi lidada com paliativos, a própria Tepco ainda não tem uma solução ou recursos para a operação.

      Há suspeitas que a água radioativa já está chegando no aquífero de Tokyo… Isso causaria a necessidade de evacuação permanente de QUARENTA MILHÕES de pessoas!

      Entendo perfeitamente sua colocação, mas convenhamos, mesmo que as situações sejam menos danosas, tem potencial para chacoalhar o mundo todo.

      Abração.

      • Julio Lobo,
        Como cidadão agradeço por você ter postado essa matéria aqui, sua iniciativa de postar isso aqui foi de tamanho imensurável, é muito importante informarmos as pessoas sobre esse acidente. Como eu escrevi no meu texto, apenas tentei corrigir alguns erros e outros exageros que poderíam causar um medo irracional nas pessoas. Sobre a água do oceano não escrevi nada pois não sou especialista nisso, mas também porque tenho alguma noção e o problema da água é extremamente grave, tão grave que eu não saberia o que escrever, então me limitei ao que eu realmente conhecia.
        Quanto ao aquífero de Tokyo, o problema é bem mais grave do que apenas “água radioativa” se infiltrando no solo, pelo que li em outra matéria existem cerca de 100 toneladas de combustível “desaparecido”, pelo que sei ele derreteu tudo até chegar ao solo, então possivelmente em breve haverá urânio nesse aquífero.

    • Estou compartilhando no Facebook. Obrigada pela aula.

    • Paula Bernades

      Foi muito esclarecedor, o que não tira a gravidade da questão!! Obrigada, realmente aos olhos de um leigo só há uma problemática, uma solução.. Geralmente não temos os olhos para pensar nas possiblidades, em outros caminhos de acordo com as diversas situações. Mas, talvez o que você considera como exagero não seja tanto assim se formos considerar o problema a longo prazo. Talvez o que ocorra, considerando o mais grave das situações, seja a contaminação letal de todo o Japão, mas certamente após isso possa desenvolver várias outras problemáticas que a longo prazo afetaria todo o mundo! Imagine uma árvore genealógica; através de um único tronco surgem dois galhos, e de cada galho outros dois galhos, e assim sucessivamente… No fim das contas dessa mesma raíz haverão N galhos que se juntaram com a ramificação de outros galhos!!
      Mas, como já foi citado em várias “conversas de boteco” em que participei, apenas vemos o resultado de toda a utilização desenfreada dos recursos que “encontramos” na natureza. Vamos pela lógica, o que é mais fácil de ser feito; “bagunçar” ou “arrumar a bagunça”?? Agora, quantos mil anos a humanidade tem de existência mesmo??? 25, 50mil?? Não importa o dado ao certo. Sei que há muitos zeros na frente de princípios e “prioridades” sendo construídos para a nossa filosofia de vida chegar ao que é hoje. Concordando que “bagunçar” é muito mais fácil e rápido, imagine quantos anos seriam necessários para limpar toda essa bagunça que fizemos!?! Infelizmente não creio que chegariamos até lá!

    • O sidiclay tentou mostrar os “exageros” da reportagem mas ao ler suas explicaçoes fiquei mais preocupado ainda!!!!!!!!!!!!!

  • eddygunslinger

    senhores, o perigo é real e imediato, e caso a merda aconteça da pior maneira possível, nem todo iodo do mundo nos salvará. não da realmente para se preparar para tudo, e nessa hora, quem tem fé que reze.

  • Na Europa e EUA encontra-se pastilhas de iodeto de potássio para proteção da tireóide com facilidade. É justamente para esse tipo de evento. Aqui nunca vi.

  • Como se preparar para um evento desta magnitude?
    Confesso que me pegaria de calças curtas!

  • Em meio à uma catástrofe que poderá gerar uma reação em cadeia de escala mundial, a mídia segue entretendo as massas…

  • Tenho uma amiga que mora perto de Fukushima e a coisa lá está REALMENTE séria. A humanidade está sustentada hoje em um castelo de cartas, basta um vento.

  • É terrível ver o risco que a humanidade corre por conta desse desastre. E mesmo que tudo dê certo nessa operação de salvamento, os efeitos da radiação que continua vazando criarão efeitos irreversíveis.

  • OK Julio muitíssimo obrigado !!!

  • carlossilvapb

    Poderemos sim sentir os efeitos de uma possível explosão em Fukushima. E, se isso acontecer, boa parte do Japão vai se tornar inabitável. Mas, na minha opinião, não é uma ameaça direta à humanidade inteira, muito embora possamos sentir alguns efeitos se tal tragédia ocorrer. Este artigo abaixo explica de forma bem detalhada qual a real situação da usina.

    http://rt.com/news/fukushima-apocalypse-fuel-removal-598/

    • Carlos,

      Muito obrigado pelo artigo, é realmente muito completo e esclarecedor. Vou armazená-lo aqui para posterior tradução para o blog.

      Abraços.

    • “carlossilvapb” li o link que você adicionou e realmente a situação em Fukushima é extremamente crítica, para piorar a situação, a mídia mundial e brasileira estão omitindo ou minimizando as informações sobre o que realmente acontece por lá.
      A matéria é uma entrevista que o site RT faz para a cientista nuclear norte-americana “Christina Consolo”, que é especializada em desastres nucleares envolvendo derretimento de núcleo de reatores, e participa ativamente da busca de uma solução para os problemas de Fukushima (ela tem muitos outros títulos na área nuclear). Ou seja, ela sabe tudo sobre o assunto.
      Para quem conseguir ler a matéria (mesmo usando um tradutor) é bem complicado de entender pois ela responde as perguntas do entrevistador considerando que todos que lerem a matéria serão especialistas no assunto.
      Pelo que ela disse entendi alguns dos problemas que cito a seguir:
      1- o reator 4 está em um prédio numa posição elevada, então se o prédio tombar pro lado (isso deve acontecer) será impossível resfriar o núcleo com água. Esse prédio está se inclinando devido ao efeito de sedimentação e liquefação do solo pois muita água foi lançada sobre o terreno.
      2- ficará muito complicado de construir um “sarcófago” de concreto como foi feito em Chernobyl, pois a área é muito extensa e possui muitos prédios e várias outras variáveis que tornam isso quase impossível.
      3- “tem cerca de 100 toneladas de combustível derretido espalhado pelo lugar e ninguém sabe onde está”. Quando a Christina fala isso, é porque o combustível fissionando sem controle cria uma temperatura elevadíssima que simplesmente derrete tudo (aço e concreto) então com certeza esse material está espalhado no subsolo. Vale observar que no subsolo existe um lençol de água que alimenta aquela região do Japão (eles bebem dessa água).
      4- o combustível que pode ser removido do local só poderá ser removido “manualmente” pois os guindastes e computadores que poderiam fazer isso, de forma automatizada, foram destruídos. Os trabalhadores que farão o serviço terão que remover 1300 feixes de combustível que pesam cerca de 600 kg cada, um de cada vez, serão 1300 procedimentos sem poder ocorrer qualquer tipo de acidente, sem contar que além da radiação do combustível, eles estarão em meio a água radioativa que foi usada para resfriar os elementos combustíveis.
      5- na matéria existe um trecho que cita um possível risco de explosão, entenda que essa explosão não é nuclear, mas sim de que o urânio fissionando gera calor mais que suficiente para gerar vapor, se esse vapor for gerado em um local hermeticamente fechado ocorre uma explosão pela expansão desse vapor (como ocorre em uma caldeira que explode, por exemplo).
      6- ela fala do “evento de brilho gama” (gamma shine event), que pode ocorrer na hipótese de um acidente que as varetas derretam e juntem algumas tonenadas de urânio em um único lugar, que fissionariam. Isso criaria um “super reator aberto” (open-air super reactor), os raios gama (junto com outras partículas radioativas) ionizariam o ar em volta, e o ar ionizado emitiria luzes em diversos espectros de cor, isso criaria um efeito visual “espetacularmente terrível”, pois seria bonito de se ver, mas não seria nada saudável estar por perto nesse momento. Isso ocorreu em Chernobyl.

      Alguns colegas aqui se perguntaram como se pode “fugir” de um acidente desse tipo. Depende, se for de proporções “pequenas” todos serão atingidos com doses pequenas e as células vão tentar se regenerar (ou se matar) e ao final quem estiver por aqui (Brasil) não sentirá muito os efeitos pelo ar, porém pelo mar a situação seria bem pior. Se as proporções do acidente forem gigantescas, simplesmente sería inviável tentar fugir, pois mesmo em bunkers fechados, com ar ultra-filtrado, haveria o problema de logística do fornecimento de água e comida de fonte confiável, além dos problemas psicológicos gerados pelo confinamento. Ou seja, no planeta, não tem pra onde correr. O lado bom dessa infeliz verdade (ao meu ver) é que isso forçaria todos os chefes de Estado a ajudar o Japão a resolver esse problema.

  • Lucas Satler

    Ol boa tarde queria tirar algumas duvidas com vc, ser que poderia ser por esse e-mail mesmo j que o outro ainda nao tive nenhuma resposta ?! Grato.

    Date: Thu, 10 Oct 2013 20:02:56 +0000 To: lucassatlerv@hotmail.com

    • Olá Lucas,

      Acabo de responder seu e-mail, estive sem tempo ultimamente.

      Abraço.

  • Nossa que doideira !!!!!! Não consigo nem imaginar se uma coisa dessas acontecer mesmo!! Mais o importante e se preparar pra o pior….

  • Isso mostra que uma preparação não é somente para um evento que transforme o mundo todo, se uma parte significativa dele for alterada, nossas vidas aqui no Brasil também é afetada. Imagine se isso ocorre e inviabiliza o uso de grande parte da Asia e da America do Norte, um grande contingente populacional vai se deslocar, trazendo um grande número de pessoas para cá.

    • Se ocorrer essa catástrofe, será impossível controlar os seus danos que permanecerá por um tempo indeterminado afetanto toda avida marinha e por tabela o ser humano que sealimenta

  • pois é não podemos fechar os olhos para essa realidade, ou não agir por pensar que isso não pode nos afetar mas pode sim.

    • Nao eh novidade nenhuma que em 30 anos o mundo sera pior que sua ideia de inferno.

    • o perigo está instaurado, necesitamos informaçoes verdadeiras.
      muita seriedade sobre,uma “possível” catastrofe que nos afetaria a todos!!!

    • Verdade! mais tem um monte de idiotas aqui que ficaram com raiva do meu desabafo! Vivem numa bolha cor de rosa e pensam que a radioatividade não vai atingir a bolha deles!

      • Tidio Sampaio

        Jornal Nacional de hoje… Um tufão que passou ontem por Tóquio está indo em direção a Fukushima… Detalhe: é o pior tufão em 10 anos. Além disso, nos últimos dias, uma serie de tremores assolou o círculo de fogo… Vamos ficar na torcida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s