19 usos diferentes para o sal

Você sabia que o sal serve para muito mais do que elevar sua pressão?

Diamantes podem ser mais bonitos e mais duráveis, mas existe outra rocha transparente que tem ainda mais valor para nós. Nós não temos músicas devotadas ao sal ou mulheres andando com anéis com pedaços de sal no dedo, mas nós precisamos dele para sobreviver e é ele quem faz a comida muito mais gostosa. Isso sem contar que ele tem centenas – se não milhares –  de usos práticos. Aqui estão dezenove usos diferentes e surpreendentes para ele, que vão desde limpar sua chaminé até clarear sua pele.

Velas a prova de pingos de cera

Você não odeia quando as velas escorrem cera quando queimam, fazendo aquela bagunça quase impossível de limpar? Previna isso de acontecer mergulhando velas novas em uma solução de sal forte por duas ou três horas.

Limpar espirros de comida 

Um pouco de canela e uma pitada de sal farão os espirros de comida sobre o fogão mais fáceis de limpar e prevenir que eles comecem a deixar o local cheirando mal. Apenas espirre a mistura em cima da sujeira assim que ela for derramada, enquanto o fogão ainda está quente. Quando ele esfriar basta passar uma flanela que o sal e a sujeira sairá com ele.

Testar se um ovo é fresco

Está com dúvidas se o ovo está prestando? Adicione duas colheres de chá em um copo de água e coloque o ovo dentro. Se ele está bom irá flutuar, se está choco irá afundar.

Sanitizar Esponjas

Esponjas usadas podem criar uma vasta gama de bactérias. Para recuperar o material e matar grande parte destes germes, tire toda a água e substâncias da espoja e a coloque mergulhada em uma água gelada com muito sal por uma ou duas horas.

 

Estender a vida útil de uma vassoura 

Vassouras de fibras naturais podem durar muito mais se você usar este truque fácil: Mergulhe-as em água quente e salgada antes do primeiro uso.

Neutralizar uma picada de abelha

Retire o ferrão e imediatamente coloque uma pasta de sal e água. Deixe secar e isso reduzirá a inflamação e a dor.

Remover a fuligem da chaminé

Uma mão cheia de sal jogada no fogo dentro da sua churrasqueira não só produzirá chamas vívidas e amarelas, mas também ajudará a deixar a fuligem da chamine mais solta, melhorando o fluxo de ar.

Alívio para Aftas

Um bochecho com água salgada vai ajudar a tirar a dor de uma afta. Dissolva duas colheres de chá de sal em 1/4 de copo de água quente e bocheche a substância durante pelo menos 20 segundos. Provavelmente irá queimar no começo, mas ajuda.

Evitar que as roupas congelem no varal

Adicione um pouquinho de sal na água da máquina de lavar quando estiver lavando roupas que você vai pendurar no quintal durante o inverno. Mergulhar as fibras de tecido na água salgada irá prevenir que as roupas fiquem duras devido ao frio.

Recupere flores artificiais

Quem tem tempo para limpar cada pétala de um buquê de flores feitas de nylon ou seda? Existe um jeito mais fácil. Apenas jogue as flores em um pote com sal. Balance o pote bem e o sal irá atrair toda a sujeira das flores.

Manter o leite fresco

Leite estragado é o pior, especialmente se você não percebeu que ele estragou quando já tomou um gole do seu copo. Mantenha-o fresco por mais tempo adicionando uma pitada de sal dentro da caixa e gentilmente mexendo para que esta se dissolva.

Fazer o café menos amargo

Café amanhecido (velho) pode ter seu gosto amargo muito melhorado com uma pequena pitadinha de sal, que também irá melhorar o sabor.

Remover sangue, vinho ou outras manchas difíceis

Seque o vinho derramado jogando sal por cima para que ele absorva a substância. Tecidos manchados com sangue podem ser recuperados se mergulhados em água salgada gelada e depois lavados em água quente e com bastante sabão.

Prevenir que frutas cortadas fiquem marrons

Mergulhe maçãs cortadas, peras e outras frutas suscetíveis a ficarem marrons com o tempo em uma água levemente salgada para preservar o aspecto de frescor.

Manter as janelas sem gelo

Para evitar que o gelo e neve acumulem nas janelas da sua casa e veículo, mergulhe uma esponja em água salgada e passe pelo lado interno e externo do vidro, depois passe um tecido macio e seco.

Desodorizar sapatos

Tire o cheiro ruim de umidade dos seus sapatos jogando um pouco de sal dentro e depois de certo tempo, tirando o sal todo. Não use esse truque em sapatos de couro ou sintéticos, pois poderia secá-los demais e causar rachaduras.

Reduzir o inchaço dos olhos

Então você passou a noite inteira acordado chorando pelo amor perdido – ninguém precisa saber. Elimine a evidência misturando uma pitada de sal em um pouco de água quente e aplicando na área das olheiras e inchaços ao redor dos olhos com um cotonete. O sal irá ajudar a tirar a umidade e esticar a pele.

Dê um brilho na sua pele

Massageie uma mistura de sal e azeite de oliva na sua pele em movimentos circulares, deixe por alguns minutos e depois lave com água. A massagem ajuda a circulação na sua pele, o azeite de oliva umedece e o sal tira as células mortas.

Aumentar o brilho de roupas amareladas

Brancos amarelados podem ser trazidos de volta para sua cor original sem o uso de cloro. Ferva os itens de algodão em um pote com água com algumas colheres de sal e mais algumas colheres de bicarbonato de sódio.

Traduzido e adaptado do site Ecosalon