19 usos diferentes para o sal
Você sabia que o sal serve para muito mais do que elevar sua pressão?
Diamantes podem ser mais bonitos e mais duráveis, mas existe outra rocha transparente que tem ainda mais valor para nós. Nós não temos músicas devotadas ao sal ou mulheres andando com anéis com pedaços de sal no dedo, mas nós precisamos dele para sobreviver e é ele quem faz a comida muito mais gostosa. Isso sem contar que ele tem centenas – se não milhares – de usos práticos. Aqui estão dezenove usos diferentes e surpreendentes para ele, que vão desde limpar sua chaminé até clarear sua pele.
Velas a prova de pingos de cera
Você não odeia quando as velas escorrem cera quando queimam, fazendo aquela bagunça quase impossível de limpar? Previna isso de acontecer mergulhando velas novas em uma solução de sal forte por duas ou três horas.
Limpar espirros de comida
Um pouco de canela e uma pitada de sal farão os espirros de comida sobre o fogão mais fáceis de limpar e prevenir que eles comecem a deixar o local cheirando mal. Apenas espirre a mistura em cima da sujeira assim que ela for derramada, enquanto o fogão ainda está quente. Quando ele esfriar basta passar uma flanela que o sal e a sujeira sairá com ele.
Testar se um ovo é fresco
Está com dúvidas se o ovo está prestando? Adicione duas colheres de chá em um copo de água e coloque o ovo dentro. Se ele está bom irá flutuar, se está choco irá afundar.
Sanitizar Esponjas
Esponjas usadas podem criar uma vasta gama de bactérias. Para recuperar o material e matar grande parte destes germes, tire toda a água e substâncias da espoja e a coloque mergulhada em uma água gelada com muito sal por uma ou duas horas.
Estender a vida útil de uma vassoura
Vassouras de fibras naturais podem durar muito mais se você usar este truque fácil: Mergulhe-as em água quente e salgada antes do primeiro uso.
Neutralizar uma picada de abelha
Retire o ferrão e imediatamente coloque uma pasta de sal e água. Deixe secar e isso reduzirá a inflamação e a dor.
Remover a fuligem da chaminé
Uma mão cheia de sal jogada no fogo dentro da sua churrasqueira não só produzirá chamas vívidas e amarelas, mas também ajudará a deixar a fuligem da chamine mais solta, melhorando o fluxo de ar.
Alívio para Aftas
Um bochecho com água salgada vai ajudar a tirar a dor de uma afta. Dissolva duas colheres de chá de sal em 1/4 de copo de água quente e bocheche a substância durante pelo menos 20 segundos. Provavelmente irá queimar no começo, mas ajuda.
Evitar que as roupas congelem no varal
Adicione um pouquinho de sal na água da máquina de lavar quando estiver lavando roupas que você vai pendurar no quintal durante o inverno. Mergulhar as fibras de tecido na água salgada irá prevenir que as roupas fiquem duras devido ao frio.
Recupere flores artificiais
Quem tem tempo para limpar cada pétala de um buquê de flores feitas de nylon ou seda? Existe um jeito mais fácil. Apenas jogue as flores em um pote com sal. Balance o pote bem e o sal irá atrair toda a sujeira das flores.
Manter o leite fresco
Leite estragado é o pior, especialmente se você não percebeu que ele estragou quando já tomou um gole do seu copo. Mantenha-o fresco por mais tempo adicionando uma pitada de sal dentro da caixa e gentilmente mexendo para que esta se dissolva.
Fazer o café menos amargo
Café amanhecido (velho) pode ter seu gosto amargo muito melhorado com uma pequena pitadinha de sal, que também irá melhorar o sabor.
Remover sangue, vinho ou outras manchas difíceis
Seque o vinho derramado jogando sal por cima para que ele absorva a substância. Tecidos manchados com sangue podem ser recuperados se mergulhados em água salgada gelada e depois lavados em água quente e com bastante sabão.
Prevenir que frutas cortadas fiquem marrons
Mergulhe maçãs cortadas, peras e outras frutas suscetíveis a ficarem marrons com o tempo em uma água levemente salgada para preservar o aspecto de frescor.
Manter as janelas sem gelo
Para evitar que o gelo e neve acumulem nas janelas da sua casa e veículo, mergulhe uma esponja em água salgada e passe pelo lado interno e externo do vidro, depois passe um tecido macio e seco.
Desodorizar sapatos
Tire o cheiro ruim de umidade dos seus sapatos jogando um pouco de sal dentro e depois de certo tempo, tirando o sal todo. Não use esse truque em sapatos de couro ou sintéticos, pois poderia secá-los demais e causar rachaduras.
Reduzir o inchaço dos olhos
Então você passou a noite inteira acordado chorando pelo amor perdido – ninguém precisa saber. Elimine a evidência misturando uma pitada de sal em um pouco de água quente e aplicando na área das olheiras e inchaços ao redor dos olhos com um cotonete. O sal irá ajudar a tirar a umidade e esticar a pele.
Dê um brilho na sua pele
Massageie uma mistura de sal e azeite de oliva na sua pele em movimentos circulares, deixe por alguns minutos e depois lave com água. A massagem ajuda a circulação na sua pele, o azeite de oliva umedece e o sal tira as células mortas.
Aumentar o brilho de roupas amareladas
Brancos amarelados podem ser trazidos de volta para sua cor original sem o uso de cloro. Ferva os itens de algodão em um pote com água com algumas colheres de sal e mais algumas colheres de bicarbonato de sódio.
Traduzido e adaptado do site Ecosalon
Ótimas dicas,
Poderiam fazer um post sobre o soro para desidratação, o uso do sal para aumentar pressão e etc.
Sei que parece besteira, porem, pode ajudar muita gente.
Fala julio! excelentes dicas! essa de reduzir o inchaço nos olhos foi demais cara kkk bom vou acrescentar mais uma ok? não sei se ja falarão ai mas, eu li que o sal contem iodo cujo tem papel importante na produção dos hormônios da glândula tiróide! evitando distúrbios como o bócio endêmico por exemplo abraço.
Para infecção na garganta um bocejo com uma solução de água e sal ajuda MT para limpar a garganta e facilitar a recuperação.
Sal pode ajudar contra micoses também.
Entre outras mil coisas:
– Pesticida
– Espanta formigas e moscas (por isso cerveja mexicana é servida com sal em volta do copo)
– Tira cheiro de mofo
Como é um cristal, pode ser usado para lustra/dar brilho/limpar etc…
Enfim… Mil usos…
Olá Mateus!
Exatamente, por isso que é um recurso indispensável para qualquer mateiro ou preparador!
Abração.
Eu queria saber se o sal deveria constar em algum kit de sobrevivência mateira.
Olá Luiz,
Eu sempre carrego, afinal, é um ótimo tempero e tem diversas utilidades (como as descritas acima).
Abraços.
ALERTA URGENTE! A última dica de usar SODA CÁUSTICA, creio que deve estar equivocada em sua tradução. Imagino que seja (baked soda), que pra nós seria bicarbonato de sódio, esse sim utilizado para o fim de branquear roupas.
Olá Heloísa, muito obrigado pela correção, já editei no post.
Abraço!
São boas dicas, mas a principal função do sal para o sobrevivencialismo não foi citada, que é a de conservante. Ele diminui a atividade de água dos alimentos, fornecendo bem menos água para os microrganismos, impedindo que os mesmos decomponham alimentos, como carnes e peixes (por esse motivo o bacalhau não estraga tão facilmente).
Acompanhado de um pouco de pimenta ou tempero similar, essa capacidade conservante aumenta, já que condimentos como a pimenta apresentam metabólitos secundários com função ati-microbiana, amplificando o poder de conservação.
Outro composto que atua de forma similar é o açúcar, o mesmo que colocamos no cafezinho de todo dia. Doces, geleias e frutas cristalizadas não foram inventadas pra serem guloseimas, mas como formas para conservar alimentos, naturalmente doces, como as frutas, seguindo a mesma lógica da conservação pelo sal.
Ótimas dicas!!!
Obrigada por compartilhar.