Multi-tools ou Swiss Army Knifes?

Imagem

Multi-tools, são objetos portáteis que unem em um só item duas ou mais funções, como por exemplo, podemos citar os alicates multi função da Leatherman. Também neste sentido temos as Swissarmy Knifes, que são os nossos conhecidos e leais, Canivetes Suíços (alguns nem tão suíços assim…). Se observarmos as funções destes dois tipos de ferramenta, vamos perceber que em alguns modelos, elas coincidem, por exemplo, teremos alicates multi função com uma lâmina e canivetes suíços com alicate.

Sendo assim, qual a grande diferença entre um e outro? Bem, acho que a grande diferença está vinculada à proposta inicial da criação daquele item, por exemplo, no caso do canivete suíço, nós sabemos que:

“O primeiro e genuíno canivete suíço tem origem no ano de 1891. O exército suíço pretendia, para uso exclusivo dos seus soldados, um canivete que fosse versátil, leve e fácil de transportar, mas que simultaneamente fosse bastante resistente. No mesmo ano surgia então, da responsabilidade da “Administração Federal de Munições da Suiça”, o projecto para esta peça de cutelaria.

O fabrico desse canivete foi na altura atribuído à empresa “Schweizer Besteckfabrik” – ano de 1900 (a qual derivou da “Fabrique Suisse de Coutellerie S.A.”, do ano de 1895, e esta da inicial e originária “Paul Boéchat & Cie. knife Factory, do ano de 1893). A produção do genuíno canivete suíço teria assim início no ano de 1901, com base no dito projecto que foi o protótipo do famoso canivete suíço.” (Wikipédia)

E sobre os alicates multi-ferramenta, o que encontrei foi que a ideia inicial dele seria fazer uma ferramenta versátil, que pudesse acompanhar você em qualquer situação e que aguentasse qualquer serviço.

Ou seja, os canivetes foram desenhados para suprir as necessidades dos militares como por exemplo, uma lâmina, chaves de fenda, pequenos utensílios que auxiliam a higiêne pessoal, como por exemplo um palito de dentes e uma pinça (presentes em quase todos os modelos de canivetes estilo swissarmy). Já os alicates vieram para suprir as necessidades do homem trabalhador, aquele cara que trabalha com ferramentas de médio e grande porte, enfim, veio suprir as necessidades do estereotipado homem americano.

Até pareço injusto colocando as coisas dessa forma, mas a grande verdade é que no meu modo de ver essas ferramentas, ambas são “multi-tools” visto que a faca também é uma ferramenta, então o que estou tentando passar é que, os alicates multi função foram imaginados para servirem primeiro como alicates e depois como qualquer outra coisa, já os canivetes suíços foram imaginados para serem utilizados primeiramente como faca e depois como qualquer outra de suas funções.

No fim das contas, a grande diferença fica sendo o público alvo.


Victor J. Rodrigues

Anúncios

19 comentários

  • Minha opinião: Essas multtool mande in china de + ou – R$50,00 não vale a pena, não para quem usa bastante, já tive varios, no mínimo uns 5 todos quebraram em menos de dois meses de uso. além disso me renderam alguns apertão nos dedos e na mão após eles fecharem de repente no uso, pois a maioria deles não tem trava, e os que tem não funcionam direito. Das leatherman que tenho, só um quebrou após uns 3 anos de uso, mas enviei para garantia da leatherman e eles enviaram um novinho em menos de uma semana. RECOMENDO LEATHERMAN.

  • Sou fã das multi tool, as que mais gosto são as da leatherman, tenho varias, wave, surge, super tool 300, Skeletool, Style Cs, Oht: Coyote Tan, wikhman… tmb tenho varias da victorinox. As da marca victor inox levam vantagem no acabamento, é impecável, mas no campo a leatheman sai na frete, tem modelos para todas as necessidades. A wave sempre esta no meu bolso, dependendo da situação carrego junto uma Victorinox Swiss Tool Spiritx, a Skeletool fica sempre na mochila, a oht fica no kit de emergência (FUGA), a super tool 300 na mala de ferramentas, a surge uso quando vou para o abrigo secundário, lá o serviço é mais pesado, armes farpado, fios elétricos, cabos de comunicação, antenas, câmeras dentro de arvores… isso tudo requerem ferramentas mais reforçadas. afinal essas multool substituem uma caixa de ferramentas.
    Sugestão: Julio o senhor poderia fazer um review no campo das multitool.

    • Paulo Mendonça Filgueiras

      Fugindo de quem maluco ?
      O que você andou tomando ?
      Já sei. Andou vendo muito Walking Dead né ?
      Doido. kkkkkkk

  • flint broadhead

    Mais uma vez, excelente postagem Victor.
    Tem profundidade e clareza de argumentos. Eu sempre vi essas ferramentas dessa forma também, só que nem eu mesmo saberia explicar isso a alguém se me perguntasse, agora, porém, ganhei uma nova perspectiva das diferenças básicas, além de algum conhecimento novo sobre o surgimento dessas magníficas peças de cutelaria/ferramental.
    Parabéns pelo tópico e pelos argumentos.

  • Gosto das ferramentas multi funcionais pois elas te dão várias opções em uma única peça e isso é muito versátil no que se diz respeito a sobrevivência!
    Para mim um LEATHERMAN WAVE e um VITORINOZ HIKER já tão de bom tamanho!

  • eu tenho canivete que tem lanterna na parte de cima e laser na parte de baixo , nao sei se é muito útil , mas é muito daora . kk

  • Uma perguntinha fora do contesto do tópico : vale a pena pagar 60 reais por uma mochila alice tamanho M usada (mas em boas condiçoes)?

    • Olá amigo,

      Se estiver em boas condições, vale a pena. Saiba que se ela estiver sem armação, provavelmente valerá a pena comprar esta pela internet.

      Abraços.

      • Opa júlio, ta em boas condições sim e já vem com a armação.Eu perguntei pq ja vi seu review da mochila entao achei que vc poderia me dizer se é um bom negocio ou não.Acho que vou ficar com ela.

        Abraço

      • Sem ver as fotos ou coisas do gênero fica difícil, mas vale a pena pelo que você está dizendo.

        Abraços!

  • Muito bom artigo. Desde pequeno gosto dos multitools, possuo alguns aqui sendo que os preferidos são os Leatherman, muito resistentes, embora um pouco mais caros que os tradicionais victorinox. Acho que todos que puderem deveriam adquirir ao menos um victorinox pois o custo benefício é enorme.

    • Concordo amigo Fritz, bem quero um charge tti

  • Parabéns pelo artigo.

    Se eu tiver que optar, Multi-Tools sempre…..

    • Prefiro os swissarmy kk sou um apaixonado por victorinox

  • Diego Parreira de Queiroz

    Chegou na máxima de que veio primeiro o ovo ou a galinha,
    sempre e bom lembrar que o ser humano e um ser ferramenteiro, só o que inventamos são ferramentas, e cara uma e para atender uma necessidade, se esta fazendo duas coisas ao mesmo tempo adquira uma ferramente que vai fazer as duas coisas. Muito bom Victor

  • Concordo com o Fernando! Sempre falta uma ferramenta, não importa qual modelo você tenha…rs.

    Ótima reflexão.

    • no meu swisschamp falta um machado de bombeiro =/

      brincadeirinha.

  • Sempre falta alguma coisa em um destes. Recente comprei um que vem com uma inglesa haehaeh

    • Um da Jeep né?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s