Estupidez transgeracional
Aproveitando este clima animador de eleições decidi escrever um pequeno texto sobre um fenômeno que está bastante presente em nossa amada pátria, a estupidez transgeracional. Muitos devem estar se perguntando “o que diabos é isso?” então vou lhes explicar de uma maneira bastante simples.
Atualmente nos encontramos em um estado sociocultural deplorável. Nossos valores se inverteram e hoje me parece que as pessoas acham que é bonito ser feio! Vemos milhares de jovens tendo como grandes modelos a serem seguidos os “famosos da TV”. Não quero soar agressivo, sei que cada qual tem lá suas preferências, mas convenhamos que um jogador de futebol não é o modelo de intelectualidade que as nossas crianças deveriam procurar.
Até aí o problema parece pequeno, porém vamos então vamos analisar a situação com mais clareza. Este fenômeno de “emburrecimento nacional” vêm sido alimentado e enaltecido pelos nossos políticos faz muito tempo, diria que já fazem algumas décadas (e não estou exagerando). Obviamente é muito mais fácil lidar com uma população que se distrai facilmente com futebol e novela, não é? Temos escândalos que estouram, saem na mídia e depois de três dias são esquecidos como se nunca tivessem existido, pois é quarta feira e vai ter um jogão na TV.
O grande problema é que a estupidez se multiplica. É aí que mora o perigo. Tirando raras exceções, você acha que pais estúpidos criarão filhos intelectuais e críticos?
Veja bem, não estou dizendo “pais sem conhecimento” pois conhecimento é algo que se adquire pagando e sabemos que não são todos que podem ter acesso a isso, aqui estou me referindo à capacidade de pensar de maneira lógica e socialmente responsável! A estupidez está longe de ser correlacionada com a classe financeira.
Tendo tal fato esclarecido, podemos ver que a situação está ficando cada vez pior. Pais imaturos tendem a criar filhos mais imaturos, e o mesmo se aplica à capacidade de criarem filhos com potencial crítico e pensante. Sendo assim, estes filhos crescerão e terão novos filhos que serão por sua vez mais deficitários que seus pais, e a situação vai piorando. É isso que considero uma estupidez transgeracional.
A mensagem que tenho de passar é breve e simples: Prepare-se. Um país com povo ignorante e governo comunista é a receita perfeita para o caos, pois em algum momento a situação se tornará insustentável! Basta ver a história e saberá que qualquer povo “coagido a ser burro”, em determinado momento se revolta. Nosso país ainda está operante, mas receio que as coisas estejam se degradando mais rápido do que deveriam.
Até.
SAINDO UM POUCO DO ASSUNTO; HOJE DIA 11/10 FAZEM 40 ANOS QUE OCORREU O FAMOSO INCIDENTE DOS SOBREVIVENTES DOS ANDES. UMA GRANDE HISTÓRIA DE SOBREVIVENCIA, COM PITADAS DE SOBREVIVENCIALISMO. SÓ PARA RELEMBRAR.
ABRAÇOS A TODOS.
Ótimo lembrete Marcelo,
Aqueles homens são grandes sobreviventes e merecem serem lembrados.
Abraços.
Um cara chamado “S” tem um blog sobrevivencialista com um artigo EXCELENTE sobre o futuro da nossa querida nação.
O link é http://sobrevivencia.50webs.com/textos.htm#País sem futuro
Olá John,
Conheço o blog e inclusive este é parceiro nosso! Obrigado pela sugestão de texto.
Abraços!
Discordo que a desobediência seja um problema, pois não é mérito nenhum ter um filho obediente e ignorante como uma ovelhinha, mais válido é ele ter conhecimento do que se passa ao seu redor e ser um DESOBEDIENTE, que consegue pensar por conta própria, que tem senso crítico e consegue questionar seu meio.
Note que não estou querendo criar uma dicotomia entre obediente e racional, mas quero sim dar ênfase à alienação do povo, que não está ligada à moral, bons costumes ou seja lá o que for. A familiarização com a educação é aspecto puramente cultural.
Já assistiram o filme Idiocracy? É uma comédia pra lá de escrachada, mas traduz em termos bem exagerados, a idéia do post.
Começou muito bem: “Aproveitando esse clima animador de eleições…” uaHUAhaUAh. Ô tava animadásso ontem.
Bolsa escola, Bolsa familia, vale gás etc etc….
E aquelas “ajudinhas” que os políticos recebem, vale combustível, paletó e gravata, moradia blablabla….
Não sabemos até quando o país vai ter sangue suficiente p/ alimentar todas essas sanguessugas.
Observo esse “fenômeno” a muito tempo aqui no interior de MG. Concordo plenamente com o texto, creio que devemos estar preparados.
Júlio, talvez estejamos ficando velhos kkk olha isso:
“Os jovens de hoje gostam do luxo.
São mal comportados,
desprezam a autoridade.
Não têm respeito pelos mais velhos
e passam o tempo a falar em vez de trabalhar.
Não se levantam quando um adulto chega.
Contradizem os pais,
apresentam-se em sociedade com enfeitos estranhos.
Apressam-se a ir para a mesa e comem os acepipes,
cruzam as pernas
e tiranizam os seus mestres.”
SÓCRATES (470-399 A.C.)
O comportamento dos jovens sempre será esse, de oposição. Cabe aos mais velhos conseguir contornar este ou direcionar tal comportamento para algo construtivo, ao menos para o meio social.
A rebeldia sempre existirá, o que muda é a forma como lidamos com ela.
Vejo exemplos disso todos os dias… Muitos pais além de não terem conteúdo para transmitirem ao seus filhos também não tem moral para poder controla-los! Vejamos o exemplo de um pai viciado em alcool, que vive na farra: Que exemplo e moral um pai desse tem para passar aos seus filhos para que os mesmos não se tornem viciados também? A sociedade está mesmo tomando o caminho inverso! E a religião, a TV e os novos costumes turvam o bom censo do povo que para completar tem preguiça de pensar, de questionar, de ir atrás de uma razão e aceitam tudo que é colocado diante deles como verdade absoluta e de “É ASSIM QUE É E É ASSIM QUE TEM QUE SER!”