Munições e armas 22

Falando de uma paixão, calibre 22lr.

Carabinas no calibre 22lr,  já possuí tantas dessas armas que nem me lembro de quantas foram, contudo lembro que minha primeira arma de fogo foi uma rossi gallery 22lr (pump). Isso a muito tempo, depois veio uma CBC nylon (indestrutível).

Diversas outras marcas, CBC, Marlin, Ruger, CZ, Empala e Mossberg.

Bem, no calibre 22lr já atirei com praticamente de tudo,  armas, munições e combinação de ótimas armas com ótimas munições.

Apesar de ser meu calibre preferido e mesmo com uma munição excelente, não acredito que contra um alvo humano a mais de 150 metros elas provoquem grande estrago. No clube de tiro, atiramos à 200 metros e a força que a munição chega ao alvo não é capaz de derrubar a silhueta metálica de um carneiro, mas assim mesmo ela continua sendo o meu calibre preferido.

Para se ter ideia da importância do calibre 22LR, ele está presente quase que na totalidade dos manuais de sobrevivência e existem manuais de que vão mais fundo ainda, aconselham a Ruger modelo 10/22. Posso dizer uma coisa, já vi diversas carabinas Ruger 10/22, todas foram perfeitas, leves e de fácil manutenção, todas possuem peças intercambiáveis, e carregadores com grande capacidade (isso é show). O modelo básico da Ruger 10/22 vem com apenas um carregador de 10 tiros, porém você pode encontrar diversos modelos e marcas de carregadores com capacidade maiores, 20, 25, 50 e até 100 tiros. Isso é uma vantagem tática enorme. Outro fator pró 22lr, a munição é relativamente barata e infinitamente melhor para armazenar e para transportar em comparação à calibres maiores (2 cartucho de 12G são praticamente do mesmo tamanho que uma caixa com 50 munições 22lr).

Bem um aparte sobre armas de ferrolho e semi-automáticas… No Brasil nossa legislação só permite armas do tipo semi-auto no calibre 22lr e de espingardas Cartucho com esferas de chumbo), sendo assim calibres de BALA 38, 44-40, 32-20, 32S&W somente em ação de repetição (alavanca ou pump), as vantagens das armas de ferrolhos ou repetição é que a munição não gasta parte da sua energia ciclando o mecanismo do ferrolho como acontece nas armas semi-auto, sendo assim sobra mais energia para empurrar o projétil ao longo do cano. A desvantagem é que na recarga por ferrolho, pump ou alavanca o movimento prejudica consideravelmente a visada (alça e massa de mira), enquanto que nas semi-auto consigo realizar diversos disparos sem perder essa visada.

Munições! Existem para todos os gostos e necessidades, o calibre 22RLR acredito que é um dos mais versáteis nesse ponto. Você pode contar com munições Subsônicas mais pesadas e leves, ideais para uso com “abafador” ou como é conhecido no Brasil o “silenciador”, até as de hipervelocidade e entre essas sou apaixonado pela stinger da CCI.

Pouco Barulho e recuo mínimo. Isso define um tiro com o calibre 22LR

O calibre 22LR  é o ideal para quem quer iniciar no tiro desportivo e para treinamento, o calibre é ideal para caça de pequenos animais. O calibre 22 LR é popular desde os atiradores iniciantes aos experts em tiro. Quem não gosta de brincar com uma 22LR? Outra grande vantagem é o controle de praga. Essa semana mesmo devido as fortes chuvas apareceu uma ratazana no fundo de casa, confesso que a 22LR seria uma escolha muito melhor que uma vassoura ou a carabina de pressão.

Existe uma enorme variedade de munição, tanto no quesito preço quanto desempenho. O desempenho dessa munição deve-se a uma variação do peso dos projéteis, tipo de pólvora, seja qual for a munição 22lr, uma coisa todas elas tem em comum. O baixo preço.

O fato do baixo custo da munição, em média 25 a 30 reais a caixa com 50 unidades ou 120 reais a lata com 300 munições, se comparada as munições de 38spl (das carabinas Puma) que não saem por menos de 4 reais a munição, sem sombra de dúvidas influencia e muito na popularidade do calibre. Acredita-se que a produção anual fica em torno de 2.000.000 a 2.500.000 de munições 22LR. (isso é muita munição).

É muito importante de lembrar que a combinação de munição X arma influenciam muito na performance deste calibre. Pontos importantes como comprimento de cano, ação (funcionamento), desde ação por  ferrolho, alavanca, pump, ou as semi-automáticas (existem kit’s capazes de converter armas semi-auto em automáticas, porem são proibidos).

Quesito Precisão: A precisão do calibre é boa, porém não é excepcional; como disse antes a combinação arma X munição melhora a distância e precisão do tiro. Ao contrário do que se imagina as munições subsônicas são mais precisas porém tem menor alcance, enquanto as hipervelocidade tem maior alcance porém são menos precisas.

As munições 22LR são frequentemente divididas em quatro categorias distintas, com base na velocidade nominal:

Subsonic: (velocidade 340 m/s).

Padrão velocidade: (300-346 m/s)

Alta velocidade: (370-400 m/s)

Hiper-velocidade ou ultra-velocidade: (superior a 430 m/s).

Por que? As munições de hiper-velocidade ao serem disparadas lançam ondas supersônicas, essas ultrapassam o projétil durante o voo e podem atrapalhar na sua trajetória. Por isso as munições subsônicas são mais precisas a curta distância.

Como calibre de caça o 22LR é usado principalmente para matar pequenos animais.

A munição 22 LR não é tão potente se comparado aos calibres maiores (32S&W, 7.65x17mm, 38spl, 380 acp), porem não subestime seu perigo. Pois ela é capaz de infligir ferimentos graves ou morte para as pessoas. Mesmo a uma distância de 400 metros, um projétil de 22LR viaja a mais ou menos 150 m / s. Um disparo com uma boa arma e a munição certa pode ter um alcance de até 2.400 m (essa fonte não é confiável, existe relatos de 1500 metros, no clube de tiro um amigo consegue acertar com munição standard há 200 metros e o projétil chega com menos energia que um tiro de carabina de pressão). Um tiro de 22 LR pode ricochetear na superfície da água, podendo causar ferimentos graves a uma pessoa, mesmo a centenas de metros de distância.

Para elucidar estas afirmações, aqui vai um vídeo onde fizemos um teste balístico com argila:

A 22LR também tem seu uso limitado pela polícia e os atiradores militares. Sua principal vantagem neste papel é o seu baixo nível de ruído, mas é geralmente limitada a operações urbanas devido ao seu curto alcance se comparado a outros calibres de fuzil (556, 762, etc…).

O Exército israelense usou um rifle suprimido 0 22 LR, na década de 1990 para controle de distúrbios e para “eliminar cães perturbadores antes das operações”. Embora seja agora menos utilizado, tem se mostrado mais letal do que se suspeitava anteriormente. Alguns outros exemplos incluem o uso de supressão de alto padrão HDM pistolas pela American OSS , que foi a organização antecessora da CIA .

Resumindo: Mesmo sendo considerado “brinquedos” em muitos países, as armas 22LR  são um ótima opção para sobrevivencialista e são minha verdadeira paixão.

Todas as armas postadas são no calibre 22LR e infelizmente nenhuma delas são minhas.

IMPORTANTE:

Se voce tem interesse em comprar uma carabina 22LR pode encontrar o procedimento necessário no site http://www.dpf.gov.br.

Se pretende praticar e participar de provas de tiro, o ideal é ingressar em um clube de tiro e procurar registro da atividade de esportista junto ao Exército Brasileiro para “apostilar” essas atividades, pois o Exército é quem controla a atividade atirador esportivo, caçador e colecionador.

Abraços e espero ter ajudado a todos falando sobre esse fantástico calibre.