Nós, amarras e pioneirias: Como e porquê fazê-los

O conhecimento de nós e amarras é uma das habilidades mais importantes para qualquer sobrevivencialista. Muitas vezes vemos em diversos sites e fóruns várias discussões fervorosas sobre quanta corda levar em sua mochila de fuga, qual a corda mais adequada para “x” situações e etc… Mas nunca vemos as pessoas discutindo sobre o manejo destas cordas, que são por meio das amarras e nós.

Só sabe o quão importante é esse conhecimento quem já passou pelo estresse de estar numa situação onde tem que amarrar algo e os únicos nós que conhece são o de “amarrar o tênis” e o “nó cego”… Imagine se sua vida dependesse desse conhecimento? Você sobreviveria?

Há tempos venho planejando fazer vídeos explicando como fazer cada nó e amarra, porém confesso que minhas habilidades estão meio enferrujadas e devido a isso atrasei esse planejamento. Infelizmente aprender nós não é como aprender a andar de bicicleta, se você não pratica, esquece! 

Foi então que meu amigo sobrevivencialista conhecido como “Batata” fez um tutorial excelente sobre nós, amarras e princípios de pioneirias. Os vídeos são um pouco longos, mas muito completos pois existe muito conhecimento para ser passado sobre o assunto, então não se assuste! Ouça atentamente a explicação e vá treinando os nós com um cordame em frente ao computador… somente a prática vai lhe dar a segurança para uma situação de emergência!

Bom, sem mais delongas, seguem os vídeos:

O canal dele é bastante recente e ainda está em processo de aprimoramento, mas aproveito o espaço para agradecer ao meu amigo pelos vídeos de conteúdo excelente e peço que continue produzindo sempre que possível! Aqueles que tiverem dúvidas, fiquem à vontade para perguntar nos comentários abaixo ou no canal dele.

Até!

Anúncios

5 Comentários

  • Ja tinha assistido esses vídeos do Batata e realmente são muito bons! Tem um do Norton também que está excelente!! Ótima iniciativa!! Tenho que começar a praticar! Abraços

  • mahuffenbaecher

    Tinha certeza de que a melhor maneira de ensinar, era recorrer ao escotismo, é, é mais que vender biscoitos!

    • Mais do que vender biscoitos (isso é o que vemos em filmes norte-americanos, não aqui no Brasil), o Escotismo se objetiva na formação do caráter dos jovens e a vida ao ar livre, dentre outros elementos, é um dos meios de trabalharmos essa formação!

      Quando jovem participei do Movimento Escoteiro e por gratidão, além de querer ajudar a melhorar o mundo, voltei ao meu Grupo de origem faz 1 ano, mas desta vez pra contribuir como Chefe Escoteiro, tendo de passar por cursos pra saber lidar com os jovens, além dos cursos técnicos pra saber o que ensiná-los, apesar de minha experiência…

      Aconselho a todos procurarem um Grupo Escoteiro para contribuir na formação de um Mundo Bem Melhor e garanto que, além de muito útil, será muito divertido!

      Um Abraço a todos e SAPS aos meus Companheiros de Ideal!

  • legal, sempre acompanhando o blog vejo materias sobre cordas e ficava pensando como usa-las???? fui escoteiro quando criança e ate tinha conhecimento sobre nos mas agora como o julio disse me esqueci hehe otimo post parabens

    • Olá Daniel!

      É, infelizmente temos sempre que praticar os principais nós para nos lembrarmos deles quando for necessário. Um grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s