Breve reflexão sobre as cordas

Gostaria de tratar um pouco sobre o uso de cordas com vocês, eu particularmente acho muito importante tê-las sempre comigo. Por exemplo, preso à minha mochila carrego 1kg de uma corda fina (aquela corda verdinha comum de ser vista por ai). 

 Ela é bem resistente, ótima para armar uma rede o preço do quilo dela é quase insignificante e um quilo chega a aproximadamente 19 metros, é uma excelente substituta para a corda de cisal e pode ser usada para reforçar a estrutura do abrigo, armar uma rede, içar uma mochila, pequenos animais… enfim 1001 utilidades.

Também dentro de um dos bolsos da mochila, carrego 31 metros de paracord (100 fts) nem preciso falar muito sobre essa cordinha não é verdade? Acredito que todos aqui já tenham ouvido falar dela, simplesmente pelo fato de que um fio aguenta aproximadamente 100kg, se desmontada pode ser usada como linha de pesca, pode repor o seu cadarço, pode-se inclusive confeccionar uma pulseira de relógio com ela e carregar uns 2m de fio no pulso. Sem falar nas famosas pulseiras de sobrevivência! Vale muito a pena ter alguns metros de paracord.

E por último, mas não menos importante, carrego sempre uma grande quantidade de linha encerada, aquelas que usam para fazer pulseirinhas hippie, essa cordinha é importante pois utilizo para fazer cordas reservas para meus arcos recurvos, por mais que a vida útil delas e o desempenho sejam menores do que os materiais que normalmente são utilizados, a linha encerada tem um valor muito baixo, e traz a facilidade de já vir encerada, ou seja. Me ajuda muito no tempo que demora para a nova corda chegar.

Espero que gostem.

Anúncios

26 comentários

  • andre albuquerque

    ola…como posso comprar um destes relogios com pulso de corda??

  • andre albuquerque

    ola…como posso comprar este tipo de relogios com pulso de corda??

  • aonde posso em quo dra ais cordas

  • Eu tenho uma pergunta bem simples até, dá pra usar fios eletrônicos encapados como cordame em uma situação de emergência? Pois se o cara desavisado se perdeu no mato com um mp3 ele poderia usar o fio pra algo útil. E cordas de algodão? são indicadas? pois eu já lidei com cordas de algodão, e elas n costumam ser muito resistentes quando usadas individualmente, mas trançadas devem ter uma resistência boa [exceto molhadas, corda de algodão molhado eu não confio de jeito nenhum!].
    Obrigada pela atenção!

    • Olá Arya!

      Diria que é melhor que nada, mas fios de fone de ouvido são perigosamente frágeis. A vantagem da Paracord é que ela aguentaria meu peso tranquilamente, ou seja, serve para amarrar um abrigo e até mesmo me pendurar em casos extremos. Mas, qualquer material pode ser utilizado!

      Abraços,

  • muito criativo e emteresante

  • Queria apreder o trançado da pulseira que fica com o relógio. você sabe como fazer?

    • Pedro, assim que eu arrumar um tempinho posto um vídeo ensinando como faz, inclusive fiz no meu relógio vou colocar uma foto aqui pra você me falar se é desse tipo que você quer.

      • Sim,é desse aí mesmo. Parece usar mais corda, não é?

      • Pedro, os dois trançados são mais ou menos a mesma coisa, pode ficar calmo. Nunca parei pra comparar os dois… mas tem mais ou menos a mesma capacidade, o do relógio deve ter um pouquinho mais. Inclusive o trançado do relógio pode ser usado em pulseiras também, fica bem bonito.

  • Pingback: Bracelete de sobrevivência: O que é e como fazer |

  • Essa linha encerada poderia ser usada também como linha reserva de bestas?

    • Dependendo da potência da besta, você pode confeccionar uma corda para as recurvas sim… lembrando que se ela for muito potente não vai dar certo e pode machucar. a parte ruim das bestas é essa…

  • Desculpe a minha ignorância neste assunto. Mas poderia dizer qual exatamente o tamanho do diâmetro desta corda sugerida?

    • tem a grossura de um dedão masculino kkkkk não sei dizer exatamente.

  • Existe uma linha de pesca esportiva, feita em nylon e revestida de silicone ou resina. Geralmente vem na cor verde e suporta 18 kilos. Não sei como é mensurada essa resistência, mas imagino que façam o teste utilizando um trecho de linha. Linhas entrelaçadas devem ter resistência maior.

    • O problema da linha de pesca é que em algumas circunatancias ela vira uma navalha….

  • Pessoal tenho comprado o paracord no site dealextreme.com… concordo que cordas assim como diversos outros itens são suma importância para um sobrevivencialista… agora vamos la, inicie a confecção de 2 mochila de 72 horas, como o orientado retirei todo conforto e assim mesmo ja somam 2 mochilas de 45 litros… isso é uma para mim e uma para minha esposa… somando armamento, airgun besta e facas, ja nem sei se consigo andar uns 10 km sem ter um colapso cardiaco… Bem que se o mundo acabar os carros podiam continuar a funcionar…rs

    • Amigo, a ideia é que você se locomova o minimo possivel e sem chamar antenção, sendo assim voce poderia ir com uma mochila, pegar algum armamento… E dps voltar pra pegar o resto. Dependendo da situação o melhor que você faz é sair só com a mochila. Tudo vai depender da ovasião.

  • Deixo sempre 30m de paracord na minha mochila de emergencia, e na minha pessoa (no meu bolso) um chaveiro que fiz com cerca de 3m, com um trançado parecido com esse das pulseiras de sobrevivência. Algo que sugiro é que pratiquem a realizacao de alguns dos nós mais comuns, até que sejam feitos com agilidade. Há bons e-books do assunto.

  • Qual corda brasileira é a equivalente à “bank line” que o Dave Canterbury usa? Não descobri, ainda.

    • Vou dar uma olhada nessa corda ai, dai tento te dizer qual temos por aqui.

    • Amigo, pelo que pesquisei a corda Bank Line ou Tarred Twisted Nylon Twine, nada mais é que uma corda feita 100% de nylon que era muito usada antes do paracord ela era interessante porque era feita em dois diâmetros que suportavam pesos diferentes o primeiro aguentava até 165 lbs era fino e muito usado como linha de pesca em kits de sobrevivência, os caras desmontavam ele dai queimavam uma ponta na outra e faziam linhas improvisadas de pesca. o mais grosso aguentava aprox. 275 lbs E já era mais grosso, e se não me engano era usado em esportes nauticos e em embarcações.

      Acho que as cordas de Nylon torcido que encontramos por aqui equivalem à essas bank line.

      espero ter ajudado.

      • Ajudou e muito. Agradeço pela super-ajuda.

      • Abraços, disponha!

  • Bom post! Sem dúvidas um item muito útil para se ter em mãos sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s