Semana Zumbi: Cinco fatos que possibilitam uma epidemia zumbi

Apesar dos Zumbis parecerem algo de uma fantasia distante que permanece apenas nas mídias, alguns estudos demonstram que existem possibilidades (mesmo que remotas) de uma epidemia Zumbi ocorrer! Trago então um texto bastante interessante e bem humorado traduzido (com adições e subtrações de conteúdo) abaixo:

Se você acha que uma epidemia Zumbi é impossível, vamos mostrar para você que seu pensamento está errado. Aí vão cinco fatores que podem causar o início do Z-Day.

Fato número um: Parasitas Cerebrais

Como vistos em… Resident Evil IV

O que são eles?

Parasitas que tornam suas vítimas em seres não pensantes, parecidos com Zumbis. Acreditem, esses parasitas são bem comuns na natureza.

Existe um em especial chamado Toxoplasmosa Gondii, que parece devotar toda sua existência para essa ação “zumbificadora”. O inseto portador do parasita infecta ratos, mas pode apenas se reproduzir dentro do intestino de um gato. O parasita sabe que precisa fazer o rato parar dentro do estômago do gato, então, ele toma conta do cérebro do rato e intencionalmente faz ele correr na direção para onde os gatos estão. O rato então torna-se programado para ser comido e ele nem mesmo percebe isso.

Claro mas eles são só ratos, não são?

Como isso pode criar um Zumbi:

Ei, nós mencionamos que metade da população da terra é infectada com toxoplasmose? Talvez você esteja nessa metade. Lembrando também que cientistas fizeram estudos que demonstram que o infectado apresenta mudanças em sua personalidade e tem uma maior chance de agir de forma incoerente e insana.

Chances de isso causar um apocalipse Zumbi:

Humanos e ratos não são muito diferentes, é por isso que usamos eles para testar nossas drogas. Tudo o que é necessário é uma toxoplasmose evoluída, uma que pudesse causar a nós o que causa aos ratos. Imagine então metade do mundo ficando sem instinto de auto preservação ou pensamento racional (menos do que já temos hoje, nós dizemos).

Se você está se confortando com o pensamento que podem levar eternidades para o parasita evoluir, você está esquecendo de todos os programas de armas biológicas ao redor do mundo, potencializando esses vírus e parasitas.

Você pode estar protestando que tecnicamente essas pessoas nunca estiveram mortas e então não entram na definição de dicionário da palavra “Zumbi”, mas podemos assegurar que essa distinção não importa quando essas hordas subirem pela sua janela.

Fato número dois: Neurotoxinas

Como vistos em… Filme A serpente e o Arco Íris e também no Resident Evil 5 (video game).

O que são?

Existem alguns tipos de venenos que lentamente diminuem suas funções corporais a ponto de você ser considerado morto, até mesmo para um médico. O veneno de Fugu (Peixe japonês) pode fazer isso.

As vítimas podem ser trazidas de volta do efeito com uma droga chamada Datura Stramonium, que deixa a pessoa em um estado de transe e sem memória, mas ainda conseguindo fazer tarefas simples como comer, dormir e andar por aí com os braços rígidos.

Como isso pode criar um Zumbi?

“Pode”? Que tal “Faz”?

Esse processo ocorreu no Haiti; Exatamente da onde a palavra Zumbi vêm. Existem livros sobre isso sendo que o mais famoso é escrito pelo Dr. Wade Davis. Agora você me pergunta, o quanto disso tudo é fato?

Uma das histórias mais verdadeiras é a de Clairvius Narcisse. Ele era um rapaz haitiano que foi declarado morto por dois doutores e foi enterrado em 1962. O problema é que eles o encontraram andando pela vila 18 anos depois. Após certa investigação descobriram que os curandeiros voodoos da região estavam usando químicos naturais para basicamente zumbificar as pessoas e colocá-las para trabalhar em plantações de açucar.

Então a próxima vez que você for colocar um pouco de açucar no café, lembre-se que este pode ter sido manuseado por um Zumbi em algum momento.

Chances de isso causar um apocalipse Zumbi:

Por um lado, já aconteceu! Então isso de certa forma dá algum crédito a essa ameaça. Mas, mesmo que algum gênio do mal distribuísse alcalóides tóxicos para a população para transformá-los em zumbis não pensantes, não existe forma de fazer esses zumbis se tornarem agressivos ou canibalísticos.

Ainda.

Fato número três: O verdadeiro vírus da raiva

Como visto em… Filme Quarentena (28 Days Later).

O que é?

No filme, é um vírus que transformou seres humanos em maquinas de matar não pensantes. Na vida real, nós temos uma série de transtornos mentais que fazem a mesma coisa. Eles nunca foram contagiosos, claro. Então, a doença da Vaca Louca apareceu. Ataca o cérebro e coluna espinhal da vaca, transformando-a em um animal agressivo e irracional.

E, quando seres humanos comem a carne…

Como isso pode criar Zumbis?

Quando a doença da Vaca Louca contagia humanos, eles chamam de Doença de Creutzfeld-Jakob. Veja só esses sintomas:

  • Mudanças na forma de andar
  • Alucinações
  • Falta de coordenação (quedas constantes)
  • Espasmos musculares
  • Convulsões
  • Rápido desenvolvimento de delírio ou demência

Claro, a doença é rara e os infectados não são conhecidos por correr atrás de pessoas com instintos violentos. Ainda.

Mas isso prova que infecções de raiva que se espalham no cérebro estão apenas esperando uma variação para se tornarem mortíferas para todos.

Chances de isso gerar um apocalipse Zumbi:

Se de repente a idéia de violência irrancional parece fantasiosa demais, lembre-se que você está apenas a um químico neurotransmissor (serotonina) longe de se transformar em uma máquina de matar irracional. Tudo que seria necessário é fazer com que a doença desenvolva a capacidade de bloquear a recepção desse único elemento no seu cérebro e de repente, estamos em uma real “Quarentena”.

Imagine tal doença evoluída, que nós podemos chamar de Super Vaca Louca espalhando-se pela nossa comida. Digamos que essa doença se espalhe por contato sanguíneo, ou saliva. Agora você tem um vírus da raiva modificado que pode ser transmitido por uma mordida.

Igual ao filme. Com uma mordida, você é o pior tipo de zumbi:

Um zumbi rápido.

Fator número quatro: Neurogênese

Como visto em… Laboratórios ao redor do mundo.

O que são?

Você sabe de toda a controvérsia sobre as pesquisas com células tronco? Então, toda a idéia é basicamente regenerar células mortas com as células tronco. Com interesse particular dos “Zumbiologistas”, é uma forma muito interessante de fazer células cerebrais nascerem novamente. Você pode ver aonde isso está indo.

Como isso pode gerar Zumbis:

Você queria que os mortos vivos aparecessem nesse artigo? Tudo bem, aí vamos nós.

A ciência pode salvar você de praticamente tudo menos de morte cerebral; podem trocar seus orgãos mas quando o cérebro dá pane, você já era. Certo? Bom, não por muito tempo. Eles já estão sendo capazes de recriar as células cerebrais de pacientes que tiveram traumas na cabeça, até o ponto de eles levantarem e voltarem a andar novamente.

 Junte isso com a nova habilidade de manter um corpo morto em estado de animação suspensa para que possa ser trazido a vida mais tarde, e logo nós poderemos trazer os mortos de volta.

Isso parece ótimo, certo? Bom, este laboratório dedicado a “pesquisa de reanimação” (sim, é assim que eles chamam isso) explica que o processo de reanimar uma pessoa cria um problema. Causa a morte da área externa do cérebro. O lado de fora é o cortex, a parte que transforma você em humano. O centro do cérebro armazena apenas a parte dos controles básicos de coordenação e de instintos primitivos.

Você não precisa de cortex para sobreviver; tudo o que precisa é “o miolo” para que possa ficar andando por ai de forma irracional e comendo. É por isso que as galinhas conseguem andar mesmo depois de serem degoladas.

Então, se você pega um cérebro de um paciente morto, usa estas tecnologias para regenerar suas células e foca essa regeneração no miolo cerebral, você tem então um corpo se movimentando, sem pensamentos ou personalidade, nada a não ser de uma nuvem de instintos básicos e impulsos.

Isso, senhoras e senhores, é o que nós poderemos chamar de um Zumbi real.

Chances de isso causar um apocalipse Zumbi:

Pense sobre isso. Dentro de cada sistema legal no mundo, todos os direitos e responsabilidades terminam na morte. Tudo o que é necessário é alguém com recursos decidir montar uma força tarefa de seres irracionais e obedientes para serem usados em trabalho escravo.

Quanto tempo até alguém tentar isso? Estamos apostando que alguém no mundo, talvez a Coréia do Norte, irá trabalhar em algo parecido até o Natal.

Fator número Cinco: Nano robótica

Como visto em… Jogo para PS2 Nano Breaker

O que são?

Nano robôs são uma tecnologia que a ciência aparentemente está desenvolvendo para te deixar com medo do futuro. Nós estamos falando de robôs microscópicos, auto replicadores que podem construir ou destruir tudo de forma invisível. Um mar de dinheiro está sendo investido nessas pesquisas. Claro até certo nível os cientistas sabem que os nano robôs podem destruir a humanidade, mas eles não conseguem resistir para ver o que vai acontecer.

Como isso pode gerar Zumbis:

Cientistas já criaram um nano ciborgue, fundindo um pequeno chip de silicone com um vírus. A primeira coisa que eles perceberam é que esses ciborgues podem operar por quase um mês a mais depois que o hospedeiro morre. Perceba quantos nano cientistas já chegaram ao estágio de Zumbificação sem nem perceber e, até mesmo estando muito cedo, eles já sabem onde o horror mora.

De acordo com estudos, em uma década eles terão nano robôs que poderão entrar dentro do seu cérebro e arrumar as conexões neurais danificadas por novas. Isso é ótimo, os nano robôs poderão “recapear” e conectar seus pensamentos. O que poderia dar errado?

Qual a chance de isso causar um apocalipse Zumbi?

Façam as contas pessoal.

Algum dia haverão nano robôs em seu cérebro. Esses serão programados para continuar funcionando depois que você morrer. Eles podem formar diferentes caminhos neurais, significando que eles podem utilizar seu cérebro para continuar operando suas glândulas depois que você morreu e presumivelmente até você virar um pedaço de carne podre.

Os nano robôs serão programados para se auto reproduzirem, e a morte do hospedeiro significara a morte dos nano robôs. Para preservar a eles mesmos, eles precisam se transferir para um novo hospedeiro. Ou seja, a ultima ação de um zumbi nano robô seria morder uma pessoa completamente saudável, deixando os nano robôs entrarem em sua corrente sanguínea e se hospedarem no novo corpo. Depois que eles entrarem eles podem desligar a parte do cérebro que está resistindo (o cortex) e deixar as partes operacionais intactas. Eles terão então criado um novo membro para o exército de mortos vivos.

Agora, deve ficar mais que claro que nosso objetivo é sermos pesquisadores responsaveis. Nós não queremos criar pânico aqui. Tudo que estamos dizendo é que em um dia atual no futuro próximo, nano robôs microscópicos acabarão com o planeta enchendo ele com mortos canibais.

A ciência provou isso.

 Fonte: Cracked.com