Três desculpas muito usadas para não se preparar

Frequentemente as pessoas deixam de lado a preparação até que seja muito tarde. Em alguns casos isso ocorre por preguiça, em outros por causa da família, amigos ou até mesmo a mídia que fez com que o sobrevivencialismo parecesse uma coisa de tolos obcecados por zumbis.

Nos últimos meses ouvi diversas desculpas de pessoas que não se preparam. Imagino que quando um desastre acontecer essas não terão muito valor não é? Elas irão alimentar sua família?

Aqui estão os três mitos ou obstáculos mais comuns quando conversamos com alguém sobre preparação.

Minha família e amigos vão achar que sou louco e dizer que preparar-se é estupidez – Pare de ouvir os desinformados! Se a história nos ensinou alguma coisa é que coisas ruins podem e vão acontecer. Aqueles que se preparam estarão muito melhores do que aqueles que não o fazem. Na verdade, as pessoas que estão te diminuindo e dizendo o quão estúpido isso é provavelmente serão as primeiras a bater na sua porta pedindo por ajuda quando as coisas ficarem feias.

E não acredite se lhe disserem que é um gasto desnecessário de dinheiro, pois isso não poderia estar mais longe da verdade. Enquanto presenciamos o aumento constante todos produtos (principalmente comida e gasolina) notamos que nunca houve melhor momento para começar o nosso estoque.  O que você não compra por dois reais hoje poderá custar quatro  reais em um futuro muito próximo.

Se você compra as coisas que normalmente usaria em casa você não estará apenas se preparando para o futuro mas também estará fazendo uma jogada de finanças muito esperta que acabará lhe dando economias extras.

O governo tem planos para lidar com desastres – Sério?Verifique quanto tempo o governo demorou para agir nas enxentes e desmoronamentos que ocorreram em Santa Catarina. Na minha opinião este é o típico pensamento que mata as pessoas. Até mesmo se o governo conseguir fazer as coisas do jeito certo no próximo desastre (o que é muito improvável), você ainda precisa se preparar para sobreviver enquanto o resgate chega até você.

Quando um desastre ocorre, até mesmo uma emergência de pequena escala pode se tornar algo fora de controle. As chances de qualquer governo chegar até a sua casa em 72 horas é muito pequena. O mínimo que você deve fazer é tornar-se apto para sobreviver em sua casa sem luz, água e outras utilidades por pelo menos 72 horas (quanto mais melhor).

É caro, eu não tenho dinheiro para me preparar – Como mencionamos acima, se você está se preparando da maneira correta você não apenas está se prevenindo como também fazendo um bom controle de suas finanças. Se você compra itens que você normalmente comeria ou usaria quando estão em promoção, como isso pode ser gasto excessivo de dinheiro?

E para aqueles que estão tendo um momento realmente difícil com o dinheiro, ainda existem diversas ações que você pode tomar para se preparar:

  • Conhecedor de compras – Você não precisa se tornar um especialista em promoções para se preparar, mas você deveria monitorar os descontos e tentar estocar sempre que as coisas estiverem baratas. A maioria das pessoas não percebem quantos bons negócios existem comércio a fora. Claro, requer certa dedicação, mas vale a pena se você contabilizar o dinheiro que economizará.
  • Mudança de temporada – Comprar itens que estão saindo de temporada é uma ótima idéia. Você não tem idéia de quantos itens de sobrevivência (camping também) poderá encontrar com até 60% de desconto só porque estão sendo recolhidos para o estoque. Comprar roupas de verão no inverno e vice-versa também é uma forma muito boa de economizar um bom dinheiro.
  • Conhecimento – Conhecimento é o poder em qualquer situação de sobrevivência e é muito mais importante do que qualquer peça de equipamento. Se você não pode estocar equipamentos, pelo menos estoque bastante conhecimento.
Até.
Anúncios

16 Comentários

  • Com as últimas tempestades solares fiquei realmente preocupada.
    Se o Obama e sua “equipe” fizeram todo um planejamento para defender os EUA e diminuir o sofrimento humano, será que ainda tem gente que acha que se preparar para catástrofes é besteira? Acredito que muitos estão mudando de ideia.

  • Vágner Lopes Dias

    E de qual potencial catástrofe por aqui estamos falando? Bando de punheteiros…

  • Por favor, não coloque fonte em amarelo com fundo branco isso é terrivel.

  • Walter Santos

    Já comecei a me preparar a três anos… Não me arrependo em nenhum instante, notei que consegui diminuir os gastos com mercado em 30% por causa dos produtos sem necessidade que comprava, agora só o necessário, abri o primeiro lote de três anos atrás, muito bom!

  • Sobrevivente.

    Sou filho de militar, ele nunca falou nada, mas acredito que isso me gerou motivos pra sempre estudar as guerras. De fato, unica coisa que eu busco fazer é sobreviver e subir em tempo de paz, nunca falo pra ninguém próximo quais são os meus planos, só para minha noiva, é uma maneira de evitar que isso se espalhe, o ser humano no momento de desespero é capaz de tudo, se souberem o que tenho, podem acontecer coisas inimagináveis.

    Um dos casos que tenho primor em analisar, é refente a água. Tem gente que não pensa, mas no mundo atual o Brasil contem a maior quantidade de água doce do mundo,além do amazonas, o aquífero do guarani é a maior reserva de água doce do mundo, o Brasil tem o OURO da humanidade, pode não ser hoje, mas um planejamento a longo prazo pode prevenir certos acontecimentos.

  • rick grimes

    eu sou meio obssecado por zumbis e apocalipse,a minha mãe ja me mandou até pro psicologo por causa disso mais no dia que acontecer ela vai me dar razão >_<

  • Cara eu fui chamado de louco por aqueles que tento proteger!!! Estava pensando até em parar, mas novamente vcs foram uma fonte de inspiração e motivação para mim!!!

    Muito obrigado pelo seu blog!!!

  • eu estou começando a plantar e a estocar cereais, grãos e
    enlatados

  • Pingback: Alguns posts que você pode não ter visto |

  • marcelo mamone

    Parabens pelo site bem feito e equilibrado. Gosto deste assunto. Não prego o fim do mundo, mas percebo pelo “andar da carroagem” que é possível que aconteçam alguns transtornos de ordem social nos próximos anos. Tenho estocado agua e alimentos para alguns meses, alem de radios HF, VHF e UHF, lanternas e equipamentos diversos. Se não for necessário utiliza-los, melhor ainda, mas quero estar preparado. Sugiro a criação de um forum neste site para discutirmos o desenrolar dos acontecimentos globais que possam levar a situações de perigo potencial.

    • Olá Marcelo,

      Há tempos já estamos discutindo a possibilidade de criação de tal fórum, porém não dominamos os aspectos técnicos da criação deste. Se caso você possuir conhecimento na área e tem disponibilidade para moderar esta ferramenta entre em contato conosco, seria realmente muito legal para expandir nossa rede de relacionamentos no blog!

      Abraços

  • Parabéns pelo site. Quando abri, achei que era algo do tipo “como enfrentar os transtornados zumbis mutantes metamórficos do inferno no Z-Day”.
    Qual não foi minha surpresa ao encontrar um site bem feito, constantemente atualizado e com dicas importantes de sobrevivência.
    20 anos (e 40 quilos…) atrás, já percorri muitas e muitas trilhas e morros na serra do mar, na região de Curitiba. Não sou novato (pelo contrario, sou um “velhato”…hehe), e ainda assim achei muitas dicas válidas.
    Cheguei ao site através de uma pesquisa sobre o Gerber Gator, que me trouxe ao site. Vou acessar com mais frequência. Acho que vou remontar meu equipamento, extraviado com os anos. Mas tenho algum material (faca retrátil S&W, 2 punhais MTech 12cm, facão, faca de trincheira Imbel)…..Obrigado e parabéns!

  • tecnicomateus

    Sobrevivencialismo é uma questão cultural. Para os americanos é facil, pois desde os primordios da nação americana o sentimento de indepedencia pessoal em relação ao governo e o valor que se dá a desenvolver habilidades manuais, fizeram com que esse povo, desenvolve-se uma mentalidade preparada para lidar com as adversidades. Já o brasileiro, acredita sempre que o governo deve o defender, e sendo assim parece não querer assumir a responsabilidade pela própria existência. Hoje os que pensam no futuro e se preparam, herdarão a terra pós-apocalipse…(pesei a mão) Em resumo parabéns pela iniciativa.

  • Pessoal do sobrevivencialismo.com, gostaria que vocês dessem dicas sites de compras de materiais ou produtos relacionados ao sobrevivencialismo. Ou sites genéricos, como o submarino, ou sites específicos para camping. EM que lugares vocês recomendam fazer compras pela internet? Este bem que poderia ser um tema de post!

    • Olá Rodrigo! Obrigado pela sugestão, não haviamos pensado nessa dificuldade que realmente existe de adquirirmos equipamentos de qualidade aqui no Brasil, aguarde esse post para a próxima semana. Abraços!

  • Gustavo Marcolin

    Se você não pode estocar equipamentos, pelo menos estoque bastante conhecimento.
    Muito bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s