O fogareiro é um item importante para um aventureiro. Apesar de não ter o charme de uma fogueira, é mais prático e seguro. Aliás, é proibido fazer fogueira em parques nacionais e em áreas de conservações, cabendo multa e até cadeia para o infrator. Além disso a fogueira não é considerada ecologicamente correta nos dias atuais e o perigo de incêndio équando feita por pessoas inexperientes ou descuidadas.
Por isso os fogareiros devem estar sempre dentro de nossas mochilas. Há fogareiros que custam a partir de 13 reais e modelos que podem ser feitos em casa. São pequenos e leves, não sendo um grande sacrifício levá-lo na mochila.
Existem alguns tipos de fogareiros no mercado, que são:
Espiriteira a álcool – É o modelo de fogareiro mais simples e mais barato. Seu combustível é álcool, tendo também a vantagem de ser leve e o próprio material ser o recipiente do combustível. Recomendamos o álcool automotivo que tem a sua combustão mais demorada.
Fogareiro de cartucho – Custa cerca de 50 reais e é o mais comum dos fogareiros. O combustível é um cartucho a gás. Sua desvantagem em relação a outros fogareiros é que uma vez anexado o cartucho de gás não sai mais, tendo que ficar acoplado até o seu total uso, o que pode dificultar na hora do transporte. Outra desvantagem é que pode ocorrer vazamento do gás com muita facilidade.
Fogareiro de válvula – São os mais leves e práticos para se carregar na mochila. Também usa combustível a gás e pode ser desacoplado, facilitando o transporte e armazenamento do mesmo.
Outros métodos – Recentemente comprei por um bom preço uma espécie de fogareiro que consiste basicamente uma lata com Dietileno Glicol (combustível) e um pavio. Muito leve produz uma chama sem cor e sua combustão é suficiente para fazer a comida. Mantêm-se aceso durante 4 horas.
Há também formas caseiras de se fazer um fogareiro. Vamos ensinar um método muito simples e eficaz de fazer com materiais que você tem em sua casa.
Materiais:
Você vai precisar de uma vela de 7 dias, uma lata de massa de tomate, uma faca, uma lata de cerveja ou refrigerante, barbante, uma caixa de papelão e tesoura.
Modo de fazer:
Corte a lata de massa de tomate, deixando a com cerca de 4,5 cm. Corte uma tira de papelão de 50 cm x 4,5 cm e retire um lado do papelão para que ele fique ondulado.
Corte a lata de refrigerante e alguns pedaços da vela. Coloque os pedaços na lata recém cortada e leve ao fogo para derreter em banho Maria. Despeje a vela derretida na lata até próximo da beirada, coloque a tira de papelão em formato de caracol e coloque uns pedaços de barbante também para servir de pavio.
Espere secar e pronto. Testado e aprovado.
Em outra ocasião ensinaremos a fazer uma espiriteira a álcool.