Fogareiros: uma introdução aos diferentes tipos

O fogareiro é um item importante para um aventureiro. Apesar de não ter o charme de uma fogueira, é mais prático e seguro. Aliás, é proibido fazer fogueira em parques nacionais e em áreas de conservações, cabendo multa e até cadeia para o infrator. Além disso a fogueira não é considerada ecologicamente correta nos dias atuais e o perigo de incêndio équando feita por pessoas inexperientes ou descuidadas.

Por isso os fogareiros devem estar sempre dentro de nossas mochilas.  Há fogareiros que custam a partir de 13 reais e  modelos que podem ser feitos em casa. São pequenos e leves, não sendo um grande sacrifício levá-lo na mochila.

Existem alguns tipos de fogareiros no mercado, que são:

Espiriteira a álcool – É o modelo de fogareiro mais simples e mais barato. Seu combustível é álcool, tendo também a vantagem de ser leve e o próprio material ser o recipiente do combustível. Recomendamos o álcool automotivo que tem a sua combustão mais demorada.

Fogareiro de cartucho – Custa cerca de 50 reais e é o mais comum dos fogareiros. O combustível é um cartucho a gás. Sua desvantagem em relação a outros fogareiros é que uma vez anexado o cartucho de gás não sai mais, tendo que ficar acoplado até o seu total uso, o que pode dificultar na hora do transporte. Outra desvantagem é que pode ocorrer vazamento do gás com muita facilidade.


Fogareiro de válvula – São os mais leves e práticos para se carregar na mochila. Também usa combustível a gás e pode ser desacoplado, facilitando o transporte e armazenamento do mesmo.

Outros métodos – Recentemente comprei por um bom preço uma espécie de fogareiro que consiste basicamente uma lata com Dietileno Glicol (combustível) e um pavio. Muito leve produz uma chama sem cor e sua combustão é suficiente para fazer a comida. Mantêm-se aceso durante  4 horas.

Há também formas caseiras de se fazer um fogareiro. Vamos ensinar um método muito simples e eficaz de fazer com materiais que você tem em sua casa.

Materiais:

Você vai precisar de uma vela de 7 dias, uma lata de massa de tomate, uma faca, uma lata de cerveja ou refrigerante, barbante, uma caixa de papelão e tesoura.

Modo de fazer:

Corte a lata de massa de tomate, deixando a com cerca de 4,5 cm. Corte uma tira de papelão de 50 cm x 4,5 cm e retire um lado do papelão para que ele fique ondulado.

   

Corte a lata de refrigerante e alguns pedaços da vela. Coloque os pedaços na lata recém cortada e leve ao fogo para derreter em banho Maria. Despeje a vela derretida na lata até próximo da beirada, coloque a tira de papelão em formato de caracol e coloque uns pedaços de barbante também para servir de pavio.

Espere secar e pronto. Testado e aprovado.

 Em outra ocasião ensinaremos a fazer uma espiriteira a álcool.

Anúncios

5 Comentários

  • O fogo do fogareiro caseiro dura quanto tempo? E quanto tempo demora para a água começar a ferver?

    • Olá lu,
      Bom o fogareiro caseiro dura cerca de 5hs. Fiz o teste com ele e cerca de um litro de agua ferve em menos de 10 min.

      • Muito obrigada pela resposta! Adorei a idéia e também saber que dura um bom tempo e não demorar para ferver! Vou fazer então este fogareiro caseiro!

  • Quantas horas de uso um gás pegueno fornece?

    • Carlinhos,

      Cerca de 2 horas em fogo alto e deve-se levar em consideração que nesta potência 300ml de água fervem em quase 3 minutos apenas.

      Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s