Um Mito e uma Verdade sobre a Água

É necessário tomar 2 litros de água por dia? MITO

No meio selvagem é quase impossível tomar dois litros de água por dia. Especialmente se você estiver perdido e sem recursos aparente para conseguir água. Porém não se preocupe, vamos à questão.

A resposta á questão é não.  Esse mito começou há muito tempo atrás e vem passando para as novas gerações. O mito parece ter surgido em 1933 quando estudos com roedores fez-se acreditar que o homem precisa de 2,5 litros de água por dia para ter seu metabolismo equilibrado, especialmente os rins. Como meio litro de água nós ingerimos através de alimentos, restava beber oito copos diários para mantermos o equilíbrio.

O que ocorre é que a ingestão demasiada de água pode até fazer mal a saúde, provocando problemas nos rins, pois o organismo só aproveita o que necessita. Assim sendo se você ingere muita água, o rim pode não conseguir se livrar do excesso aumentando os depósitos no organismo e diminuindo a osmolaridade (é a quantidade de partículas dissolvidas em um determinado solvente) no sangue , podendo ter conseqüências muito graves .Além disso, qualquer liquido que você tome possui água. O recomendado é você beber água quando você esta com sede.

Vale lembrar que se você pratica esporte deve tomar água, assim como nos dias secos, mais não exagere.

E se você esta no meio selvagem sem recursos para conseguir água lembre-se, você só consegue viver três dias sem água. Racione a água que você tem e procure meios urgentes para obter água. Clique Aqui e leia este post para saber como obter água: Água: como obter.

Beber água do mar faz mal a saúde? VERDADE

A água saldada do mar possui mais sais minerais que nosso organismo requer. Sendo assim, ao ingerir água do mar nosso organismo irá fazer a osmose para tentar equilibrar a quantidade de sais e a membrana que compõe os vasos sanguíneos não permitirão a passagem de partículas sólidas, o sal ficará retido no plasma do sangue, deixando-o muito mais concentrado do que o normal.

Ocorrerá então a desidratação, pois o excesso de partícula será eliminado com toda a água que foi ingerido e mais a água que foi usado na osmose, ou seja, seu você terá que urinar mais que seu corpo ingeriu, e ainda o deixará com mais sede que antes.

Além disso, a água marítima possui alto índice de magnésio que prejudica a mucosa do intestino provocando diarréia, que é outra forma de perder água.

Anúncios

8 Comentários

  • Pingback: Centésimo Post! |

  • Bruno Freire

    Não existem quantidades significativas de consumo de água por pessoa, pois vária muito, o problema é que essa questão existem os dois lados, o _BRUNO_ falou certo, é uma RECOMENDAÇÃO.

  • Pessoal, para contribuir com os esclarecimentos.
    Possuo na família um médico e após consultá-lo este me deu a informação mais óbvia: Beba água quando estiver com sede!
    A forma do seu corpo mostrar que precisa de água é lhe deixando com sede, há diferenças entre a necessidade de hidratação de cada um, alguns tomam mais água e outros menos, fatores como estatura e peso influenciam diretamente nisso.

    Desencanem dessa idéia de 2 litros estáticos, apenas sinta as necessidades do seu corpo.

    Até.

  • Gustavo Crivelaro

    Sempre escutei que era 2 litros por dia, mas nunca segui isto, só bebo quando estou com sede e um copo antes de dormir e outror hora que acordar, todo dia quando acordo vou ao banheiro e urino com uma cor bem amarelada e com o cheiro bem forte, mas durante o dia normal

  • Eu sempre escuto que é RECOMENDADO beber 2 litros de água por dia, e não necessário, muito importante bebe e muita água durante o dia e não somente quando sente sede, pois a sede já é um sinal de desidratação, mais você não precisa conta quantos copos esta tomando até completa os 2 litros.
    Eu em dia normal não bebo os 2 litros a não ser que esteja muito quente, já quando vou faze trilha sendo lugar que eu possa encontra água bebo muito mais que os 2 litros, pois perco muito liquido através do suor, e sempre levo um isotônico pra ajuda..

  • cara..qual base cientifica vc usou para falar que a questão dos 2 litros de água é mito?!
    sim,pois até os urologistas afirmam isto!
    queria saber qual a fonte científica para isto!

    • Eu li diversos textos medicos e assisti algumas reportagens. Mas é claro que há a opiniao contraria principalmente os mais antigos, mas essa corrente afirmando que é mito vem crescendo muito ultimamente, pois vejo em diversas midias esse assunto sendo pauta. Acredito muito nessa corrente pois eu não bebo 2 litros de agua por dia e ate hoje nao aconteceu nada comigo.

      • meu….vc faz exames rotineiros?!
        tome cuidado!este papo de que 2 litros é mito,não é verdade…
        para avaliar isto,ole a coloração e o cheiro de sua urina…quanto mais forte,mais indícios de que vc precisa de agua seu rim está dando!
        a longo prazo,a ausencia de agua na quantidade correta pode levar a problemas urinarios e renais!
        pense nisto!
        ir em divulgações da mídia,é as vezes cair em erro…consulte seu médico!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s