Como fazer fogo utilizando uma pederneira

A utilização da pederneira para a iniciação de fogo é um dos métodos mais fáceis que temos depois do fósforo ou isqueiro, hoje em qualquer trilha que fazemos ou acampamento é um item indispensável que carregamos conosco.Caso aconteça algum imprevisto com as outras formas modernas de fogo podemos confiar na pederneira, pois mesmo molhada ela não estraga. Uma dica é fazer um colar de cordame e sempre andar com ela pendurada no pescoço, é mais difícil de perder e ela sempre está acessível.

Utilize uma paracord 550 como colar para levar a sua pederneira, afinal se você precisar de fogo, basta puxar o nylon dentro do cordame e se obtém uma pequena isca.

Para iniciar o fogo, basta utilizar o riscador que vem junto com ela ou riscar com o fio falso de sua faca, o que na minha opinião faz uma quantidade de faísca bem maior. Monte uma isca com mato seco, raspas de bambu, palha seca, algodão, enfim o que a sua criatividade e a sua necessidade decidir,  direcione a pederneira perto da isca e mova o riscador no mesmo sentido colocando força para que seja produzida uma grande quantidade de faíscas e até que o fogo se inicie. Após esse procedimento é só ir colocando os galhos secos mais finos em cima e assim sucessivamente até obter  fogo mais forte para a finalidade que se deseja.

Construa primeiramente o ninho com materiais bem secos…
Produza uma grande quantidade de faíscas aplicando força na barra…
E após algumas riscadas, o fogo se inicia…
Agora basta começar a sua fogueira.

Lembrando que este processo exige bastante paciência e prática, treine bastante para que o dia que você realmente precisar não fique “na mão” e não se esqueçam, segurança sempre acima de tudo. Uma simples brincadeira pode acabar em um incêndio ou queimaduras graves, Sempre tenha diversas formas de fazer fogo, não saia por ai confiante apenas com a sua pederneira, em uma real necessidade isso pode te trazer alguns problemas, sabendo que num situação de emergência não se pode gastar muita energia e tempo com uma atividade simples se você tivesse outra forma de fogo.

Sequência de uma das formas mais certeiras de produzir uma grande quantidade de faiscas.

E para melhor compreensão do post, segue este vídeo com as instruções:

Qualquer dúvida, deixe um comentário que trataremos de responder.

Anúncios

23 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s