Estocar e produzir comida: Alertas e benefícios

Enquanto armazenar sua comida é importante (veja nossos posts anteriores sobre armazenamento de comida aqui), não saber como criar ou achar sua própria comida é um grande erro. A filosofia que sigo é de planejar para o pior e preparar para situações mais horríveis ainda.

Em minha opinião você precisa focar no armazenamento de comida e aprender como produzi-la. Porquê?

Por que armazenar comida é importante:

1. Não ter um estoque de comida e água pode tornar até um desastre de pequenas proporções (como uma tempestade ou falta de energia) em uma situação potencialmente ameaçadora à vida. Ter comida guardada pode te ajudar a controlar a situação no conforto e proteção de sua casa.

Pessoas agem de maneira estúpida durante desastres e o último lugar que você quer estar é no meio do mercado lutando pela última garrafa de água.

2. Em uma situação de desastre (dependendo de sua natureza) haverão momentos onde será impossível obter comida. Isso pode acontecer por inúmeras razões como doenças, clima adverso ou a necessidade de se esconder por um tempo. Ter um estoque de comida nesse tipo de situação pode assegurar sua sobrevivência nos momentos mais baixos.

3.  Estocar comida para desafios econômicos. Ter comida guardada não é útil apenas para se preparar contra grandes desastres. É também uma ótima forma de superar os tempos difíceis que a vida pode jogar em você. Desde perder o trabalho até outros problemas financeiros que podem aparecer, ter um bom suprimento de comida vai ajudá-lo a sair-se bem em uma situação ruim.

4. Faz sentido estocar comida durante o cotidiano. Existem vários sobrevivencialistas que economizam muito dinheiro comprando comidas que estão com desconto. Olhe pelos panfletos de propagandas e procure as melhores oportunidades para estocar comida barata que você já come.

Porquê saber plantar e caçar comida é importante:

1. Cedo ou tarde seu estoque vai acabar! O único caminho para assegurar sua sobrevivência futura é saber como plantar, caçar e preservar sua comida.

2. Irá aumentar seu estoque. Nós não temos maneiras de saber quanto tempo um desastre vai durar. Ter um meio para recarregar seu estoque durante uma situação de crise é essencial para sua sobrevivência.

3. Irá fazer você ser valioso. Se as coisas realmente ficarem feias e você saber como produzir comida significa que você poderá produzir uma moeda de troca. As pessoas que gastaram seus tempos assistindo reality shows na T.V. estarão muito desesperadas. Quando as coisas ficarem ruins elas estarão dispostas a trocar quase tudo pelas suas provisões extras.

Esse breve texto surge com o intuito de sensibilizar a todos nossos visitantes para a facilidade e benefícios que o armazenamento de comida pode trazer, e mais que isso, está na hora de pensarmos nas possibilidades de produzir comida. Se você não leu nossos artigos prévios sobre o assunto recomendo que os acessem no hiperlink disponibilizado no início do post.

Neste mês tentarei postar sobre os princípios básicos de agricultura (como iniciar, cuidados a serem tomados e outros temas) e os ajudarei a fazer uma pequena horta em sua casa. Apesar de não possuir muita experiência na área, aprenderei sobre o assunto e junto construiremos esse conhecimento tão útil para nossa conduta sobrevivencialista.

Fonte: Off Grid Survival 

Até.

Anúncios

12 comentários

  • Li e gostei! Estou assistindo a todos os vídeos no intuito d ao menos chegar perto d ser uma sobrevivencialista. Moro na zona urbana, e apesar d um espaço d 3mx5m d quintal, iniciei uma pequena horta onde plantei apenas o q sei q comerei. Hj dela sai abóbora d 2 tipos( são só 3 pés no momento), tomates, pimentão está crescendo(o amarelo e o vermelho), cheiro verde, batata doce(um pé ja faz muito) e ervas( manjericão, tomilho, orégano, capim santo, malva, alecrim, hortelã e hortelã Vic) e uma bananeira ao lado da garagem, tudo ainda no início mas prosperando. Penso q produzir ao menos parte do q consumo é importante. Tenho planos d fazer horta hidropônica juntamente c criação d tilápia ( um amigo meu possui e é muito bom). Como n tenho espaço p cultivar arroz e feijão, começei a armazenar em garrafas pet e as deixo esquecidas, n as quero utilizar tão cedo. Tenho uma dúvida…to armazenando arroz integral( pois é o q como) existe alguma restrição sobre armazenar essa espécie. Queria poder saber o q mais posso armazenar e o q n posso( falo d grãos e farinhas). Grande abraço!

  • Parabéns pelo blog e pela iniciativa! Informações valiosas ao alcance de todos… Muito bom!
    As pessoas deveriam assistir de vez enquando “À prova de tudo”, ao invés de novelas e BBBs, qnd a agua potável do resto do mundo acabar e vierem tomar á nossa, acredito que coisas desagradáveis aconteceram, e muito se desesperam só com uma queda de energia… imagina em um cenário de guerra ou catástrofes de grandes proporções q afetem até o abastecimento de água nas redidências???

  • oi eu sou nova nisso ou seja estou começando agora e tenho muitas duvidas ,deixo de comer carne e compro graos pra estocar ou economizo no dinheiro .qual e a meta de armazenagem mes, dez kg
    e pior sou crente nao aceitarei o tal chip me ajudem

    • Minha senhora, essa história de chip é apenas uma piada que virou “coisa séria”, tanta gente propagou isso que muita gente passou a acreditar seriamente, não polua sua mente com pensamentos ruins como esse, isso não existe.

      • É… Senhor Paulo Henrique, estamos no ano de 2015 e já está sendo quase concreto a colocação do chip… E p/vc q achou q era apenas a poluição de “mentes”, o q diz agora?Piada?Acredita na Bíblia como palavra de Deus? Então leia Apocalipse 13:16 ao 18 Só ñ acredita quem ñ quiser!!!!!!!!!

    • Carlos Vinicius

      Não precisa se preocupar com isso, leia Tito 2:11-14
      “Porque a bondade imerecida de Deus foi manifestada, trazendo salvação a todo tipo de pessoas. 12 Ela nos treina para rejeitarmos a impiedade e os desejos mundanos e para vivermos com bom senso, justiça e devoção a Deus no meio deste mundo, 13 ao passo que aguardamos a feliz esperança e a gloriosa manifestação do grande Deus e do nosso Salvador, Jesus Cristo, 14 que se entregou por nós para nos libertar de todo tipo de coisa que é contra a lei e purificar para si mesmo um povo que seja sua propriedade especial, zeloso de boas obras.”
      Os que aceitam seu treinamento contra os desejos mundanos são propriedades especiais de Deus e por Jesus já foram salvos!
      Absorva conhecimento de Deus e vai tirar esse medo do chip da sua cabeça…

  • Postei um comentário sobre as plantas mais importantes para a subsistência no tópico sobre sementes e vou postar aqui a frutífera que considero a mais importante.
    Se eu tivesse só um pequeno espaço onde pudesse plantar apenas uma árvore. Certamente optaria pelo limoeiro, pois o limão é rico em vitamina C (indispensável para a saúde) e é ótimo para temperar carnes, além de dar um bom refresco.
    🙂

  • Diego Ferreira da Silva

    Eu concordo com o estoque de alimentos, meu pai há 20 anos já fazia isso, sempre pensando no “dia de amanhã”, como bem dizia. Sempre tinha um bom estoque de alimentos e produtos (não se esqueçam, desculpem o infame trocadilho, que nem só de pão vive o homem, mas de produtos de higiene e limpeza também, pois isso é saúde e extremamente necessário pra manutenção da vida) numa época em que a inflação ditava as regras e que aquilo já era sobreviver.
    Eu mesmo faço isso hoje, porque é mais fácil e cômodo até, e você economiza muitas vezes em coisas que não são necessárias naquele momento, mas a oferta não está lá todos os dias e se você deixar as oportunidades passarem, mais a frente você sentirá falta delas. Mas é sempre bom frisar que seu estoque sempre deve ser renovado, acondicionado em local ideal para cada produto e sempre limpo, para que na hora da emergência não se tenha uma triste surpresa.

    Até mais

    • Concordo Diego, afinal, essa é a mentalidade sobrevivencialista!
      Abraços.

    • O meu bisavô se preparou desde 1914 ate 1945(por causa do medo de Portugal ser invadido)

  • Gustavo Crivelaro

    Sempre acreditei que ter um poderoso estoque de comida e outros suprimentos necessarios para a vida é um grande passo quando se está em jogo sua vida, seja por meio de desastres naturais e etc…
    Estou ancioso pelo proximo post, preciso aprender mais coisas!

    Bela iniciativa, seu blog está cada vez melhor parabens pelo esforço

    • Bom dia Gustavo,

      Obrigado pelo apoio, o blog só se aprimora quando vemos que existem leitores como você que dão valor as informações compartilhadas. Se você possuir sugestões, fique à vontade para nos ajudar.

      Abraços,
      Julio Cheda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s