Se comunicando com sua família em caso de emergência

No momento que as catástrofes acontecem nunca estamos próximos à nossa família, principalmente devido ao número enorme de horas que passamos trabalhando e estudando. A primeira coisa que você faria é imediatamente pegar o celular e tentar ligar para algum ente querido, mas como já esperado, a ligação não seria completada. Isso se deve ao grande número de ligações ao mesmo tempo, que congestiona o servidor de telefonia e te deixa completamente isolado das pessoas com quem você se importa. Sugiro então algumas dicas:

– Consiga um contato fora da cidade. Pode ser mais fácil para fazer uma ligação de longa distância do que ligar para outro na mesma cidade, pois o servidor que receberá sua chamada será o de outro local e as chances são de que esse não esteja tão ocupado. Então esse contato estaria em melhor posição para fazer a ponte de ligação entre os membros da separados da família (Ex.: Você liga para seu primo em outra cidade e ele liga para sua mãe, repassando a mensagem e marcando o ponto de encontro de ambos).

– Tenha certeza de que cada membro da sua família decorou o seu telefone e tem um aparelho celular. É adequado também que todos tenham cartões para ligações em telefones públicos. Se você tem um celular, insira ao lado dos contatos mais importantes a palavra “emergência”, se você se acidentar as equipes de socorro poderão rapidamente informar as pessoas certas acerca do seu estado. Avise as pessoas que você as inseriu como contato de emergência.

– Ensine a todos os membros da família como usar mensagens de texto (SMS). Mensagens de texto possuem meios de transmissão diferentes ao das ligações e também possuem prioridade no recebimento, pois antes de se tornarem públicas eram utilizadas para a programação de linhas e estações.

Fato é, com um celular não se pode fazer muito, apesar de possuir grande tecnologia sua rede de comunicação é muito frágil e pode a qualquer momento pode ficar sem qualquer sinal de comunicação. Mais à frente farei um post acerca de rádio comunicação, a maneira mais segura e eficaz de manter a comunicação com sua família em qualquer situação catastrófica.

Fonte: Off Grid Survival 

Até.

Anúncios

2 Comentários

  • Algo interessante é ter uma lista impressa e plastificada com todos os parentes e amigos que você gostaria de ter contato numa emergência ao lado do telefone. Quando a merda voa no ventilador as coisas ficam mais complexas do que parecem, e cada minuto vale ouro. Quanto mais coisas acessíveis e simples, melhor!

  • Pingback: Obtendo Informações: Princípios Básicos |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s