Preconceito e sobrevivencialismo

Porque as pessoas interpretam os sobrevivencialistas como um bando de doidos preocupados com o fim do mundo ou guerras nucleares eu nunca vou entender. Claro, sempre temos os loucos de verdade (que moram em bunkers, têm armários de armas e comem ração militar), mas a grande maioria que vejo pela internet discutindo sobre sobrevivência são pessoas normais. Na verdade, as coisas que nós falamos eram consideradas de conhecimento geral a certo tempo atrás.

A maioria dos sites de sobrevivêcia que vemos por ai fala de coisas que até 60, 50 anos atrás era o modo de se viver a vida. Atualmente, no nosso mundo digitalizado e conectado, a maioria das pessoas achariam difícil sobreviver um dia como nossos tataravós viveram. Na verdade, muitos sentem que vão morrer sem um dia de eletricidade… Infelizmente nossa sociedade se transformou tão dependente de tecnologia que esquecemos de habilidades que ajudaram o ser humano a sobreviver por milhares de anos e confiamos cegamente em nosso interruptor da sala, na tomada do quarto e no mercado da esquina.

Ser um sobrevivente não é apenas sobre se preparar para um suposto futuro pós-apocalíptico que provavelmente não vai chegar nunca. É sobre estar preparado para coisas que podem acontecer em nosso cotidiano. A verdade é que confiamos muito na nossa sorte, porém veja o estrago feito em Santa Catarina e Minas Gerais… não foram previstos por ninguém. Se você estivesse lá no meio e não pudesse ir ao supermercado comprar água e comida, teria como se alimentar?

Acontece lá longe no Japão, acontece bem perto aqui em Minas Gerais.

Então o que você pode fazer?

– Leia, leia e depois leia um pouco mais –> Conhecimento é a chave para a sobrevivência, sem conhecimento todos os equipamentos mais chiques no mundo são inúteis.

– Tenha uma Mochila de fuga (Bug out Bag) –> Possuir uma base móvel de equipamentos para lhe dar um apoio temporário é indispensável em qualquer crise (veja meu post sobre o assunto).

– Tenha um plano de sobrevivência –> Ter um plano de como se comportar em momentos de crise (rotas, locais de encontro e abrigos) vão aumentar suas chances de sobrevivência durante uma emergência.

-Faça um pequeno Kit de sobrevivência –> É sempre uma boa idéia ter um kit compacto com você durante todo o tempo, pois os imprevistos podem ocorrer quando você estiver longe de sua casa e de suas ferramentas, então é sempre útil estar preparado.

Ainda não me sinto confortável em conversar com as pessoas que conheço acerca do tema (salvo uma ou duas excessões), pois sinto que essas achariam que sou um desocupado, louco ou qualquer outra característica que eles acharem mais conveniente. Quem sabe um dia as pessoas tomem consciência da fragilidade da vida moderna e começem a se precaver um pouco mais, pois se algo ruim acontecer (vamos esperar que não), não diga que não foram avisados.

Fonte: Off Grid Survival 

Até.