Você é um sabichão? – No fio da Navalha Ep.34

Sabe aquele tipo de pessoa que sabe de tudo e critica o trabalho de todos porém nunca mostrou nada concreto que ela mesmo tenha feito? Pois é, esse é o conhecido como “sabichão”. Hoje vamos conversar sobre o efeito comportamental por trás disso tudo!

Vale lembrar que devemos sempre nos monitorar para não cairmos no erro de assumir sermos competentes em algo em que nos falta experiência prática! Isso pode acontecer com qualquer um e a forma de evitar é sempre buscar o autoconhecimento e a autocrítica.

Até.

Anúncios

um comentário

  • Caro Lobo, é fato tudo o que postou, mas é também fácil confundirmos a síndrome de Dunning-Kruger com outros distúrbios, até porque o que sabe menos ainda não tem qualificações para valiar o que sabe pouco! E a maioria das pessoas não sabem NADA, tanto é que precisam se escorar no estado para sobreviverem!
    Assim, um que conhece alguma coisa de motor a explosão faz a diferênça sem saber os ângulos lambdas de cada peça oscilante do motor! Embora eu admita que não entender as angulações dessas peças oscilantes como a biela por exemplo, garante que se arrume um motor, e até reproduza as peças em questão, mas não garante que se construa um motor com eficácia superior.
    Saber sobre qualquer coisa depende da redundância, que não por acaso é a forma de se fazer inteligências artificiais, gerando o máximo de redundâncias (soluções paralelas) se garante um sistema pensante.
    Um exemplo curioso e hoje bastante raro é o polimata, o polimata é um autodidata empedernido, e não por arrogãncia, mas sim por sua agudeza intelectual, ele não precisa que lhe expliquem nada, ele entende TUDO, o Leonardo da Vinci foi o maior polimata conhecido, mas mesmo hoje eles existem e sabem que sua capacidade superior gera inveja, gera cizania, pois o mediano não gosta de se sentir subjugado, aliás, ninguém gosta!

    Assim, pode ser que alguns dos “sabixões” sejam realmente sabichões, e nesse caso vale a pena darmos crédito à eles!
    Aceitar a qualidade alheia implica em qualidade, e polimatas são sabotados, pois por suas características são indomáveis pelo status quo! Tanto é que sempre são expulsos de instituições de ensino, são presos servindo forças armadas, são marginalizados pelos companheiros profissionais e hoje são inclusive impedidos de exercerem profissões pela exigências de canudos que só são úteis para nós medianos!

    Posta essa questão, eu diria que antes de criticarmos os sabichões, devemos estudar através da experienciação as propostas dos sabichões, pois muitas vezes eles preferem dizer como fazer para não ofuscar os que fazem sem fazer da forma correta, afinal ofender alguém que mesmo de forma tosca gera agregação é no mínimo estupidez!

    A intelig~encia é abominada pela sociedade, o inteligente não se submete à mediocridade e a sociedade é medíocre, tanto é que existe rede globo e BBB, novela, futebol, alcool que é algo completamente insano, pois desmonta todo o censo crítico, a saúde e sobretudo os neurônios! Fica patente que a democracia só emplacao graças à legitimação do cretinismo como normalidade. Nos últimos quarenta anos, os estudiosos constataram uma queda de 20 pontos no QI médio do MUNDO INTEIRO, e já há estudos correlacionando esse desmonte intelectual dos humanos com a incid~encia de mais de 45% de herpéticos, e a herpes está sendo acusada como agente bruto da descebração geral.
    O smart fone é um exemplo de acefalia coletiva, as pessoas já sem massa encefálica de boa qualidade precisa de smarts fora dela para estabular um debate!
    O selfie demonstra uma patologia egocêntrica extrema, e é regra e não exceção! Ou seja, hoje a imensa maioria se comporta como retardados mentais e não é difícil elas confundirem um polimata com um “sabixão” pois elas em suas medidas não estão equipadas para avaliar a capacidade alheia, pois são despidas de qualidades!
    Vide a massa que deseja votar em bolsonaro!
    Só porque o cara faz ilações sofismáticas (usa de premissas certas para concluir errado) todos batem palmas, sem entender que os problemas de nossa sociedade são sistêmicos, e não é um ser com menos de 110 de QI (como mostrava o dr. Eneas) que vai resolver o brasil, afinal onde existe rede globo e resto das mídias não há solução que não passe pelo desmonte da mídia!

    Hoje qualquer pensante pode ser entendido “sabixão” mas não é por que ele desconhece os fatos ou conhece-os de forma tosca, é porque a maioria sequer sabe que existem fatos fora de seus parcos escopos cognitivos!
    A sociedade hoje entende o estado como algo necessário porque todos estão sob o efeito de sindrome de Estocolmo, que como bem sabe é o mecanismo usado pelos sequestradores e polícias (sequestradores oficiais) para submeter a fazer o sequestrado/preso manso para a adestração.

    Assim, embora seja fundamental tomar cuidado com “sabixões”, talvez seja mais fundamental ainda aumentarmos nossos conhecimento de forma descompartimentada para avaliarmos melhor não a opinião do “sabixâo”, mas sim o nosso próprio conhecimento.
    Não adianta fazer medicina sem fazer física, pois todo evento biológico é físico, o mesmo vale para a quimica, pois todo fenômeno físico é quimico também, e por aí vai!
    O sistema de ensino foi feito para fazer as pessoas reféns e não livres, tanto é que dividiram o conhecimento, pois é dividindo que se submete, divide et impera!

    Agradeço a atenção
    Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s