Desafio da casa sobrevivencialista #05 – Preparado Ep.13

Com o crescimento de popularidade neste quadro, chegou a hora de ampliarmos a proposta! Neste episódio da “Casa sobrevivencialista” vamos adicionar conceitos muito interessantes no quesito defesa residencial.

E você, o que achou do projeto? Viu pontos que nós não observamos? Deixe seu comentário abaixo!

Até.

Anúncios

4 Comentários

  • Caro Lobo, o formato da edificação é octagonal e não hexagonal, isso não é uma critica ao trabalho do dedicado colaborador, é apenas um detalhe que passou desapercebido e despercebido.
    Vale observar que a janelona do primeiro andar é alvo de qualquer coquetel molotov, e nesse caso compromete até a água estocada e hidroponia!
    O formato octagonal é como disse mais eficaz que o quadrado/retangular, mas o que comentou sobre a “fragilidade ” do formato circular é um engano, pois é sabido que o arco é a forma estrutural com melhor resposta em resistência, ela é resiliente, pois o esforço pontual é dissipado e distribuido pelas curvas.
    Para entender isso tente quebrar um ovo (de galinha saudavel solta e não de ração) na elipse mais aguda, vai ver que é muito dificil quebra-lo, pois o arco é muito forte sobretudo fechando os ângulos.

    A mais fundamental caracteristica do formato tendendo ao circular é a dissipação inercial, é um formato que distribui as tensões, como bem disse, o próprio telhado tem uma estrutura de sustentação mais distribuida, dificultando o colapso dele.

    Observe a resist~encia ao vento de uma estrutura de iglu, e entenderá de forma ótima essa questão, toda a estrutura se torna autoportante, tanto é que o iglu é feito de paralelepipedos de gelo que vão sendo colocados e se auto sustentão!

    O formato de cone é a estrutura mais eficaz em termos estruturais para construções, pois a ponta em cima impede a onda de choque e “escorrega” as tensões! Quanto mais vertical o cone, mais resistente a ataques aereos.

    Penso o mesmo sobre “internet das coisas” ou qualquer outro sistema de controle remoto.
    Não é seguro NUNCA.
    Em minha opinião, acredito que em cidades a forma mais eficaz de proteção é a evasão, pois de qualquer forma e mesmo com viveres para mais de ano, estaremos sempre dependentes de viveres acabáveis! E o caos pode durar mais tempo do que o programado.

    Outro detalhe que me causa espécie, não existe um sistema de coleta de chuva e coletar chuva é fudamental, mesmo que tóxica, é passível de filtragem e mesmo não potável pode ser usada para um monte de outras coisas!
    Falta de coleta de chuva é tiro no pé.

    Um detalhe que vale a pena ser comentado são as fontes de energia, e sistemas dependentes de combustível não auto sustentável é ineficaz.
    O mais eficiente motor térmico que existe é o motor Stirling
    https://en.wikipedia.org/wiki/Stirling_engine
    Com esse motor que é ignorado pela mídia exatamente para nos manter sequestrados sobretudo energeticamente, ficamos quase que completamente autônomos, e é sobremaneira fácil de ser fazer, sobretudo com peças de motores velhos em fero velho!
    Esteiras e bicicletas ergométricas são fonte absoluta de energia, podemos suprir nossas necessidades energéticas só com essas ferramentas, basta acoplar no eixo volante (aliás, tira-se o eixo volante) um motor elétrico e com isso temos uma bicicleta geradora de energia, e conseguimos girar bem um motor de uns 1/4 HP, mais que isso a reatividade magnética vai fazer a coisa ficar meio pesada.
    E o maisd importante, TODO MOTOR ELÉTRICO COM IMA PERMANENTE É GERADOR ELÉTRICO TAMBÉM!
    Para entendermos melhor coloco o endereço de como funciona esses motores e geradores
    http://www.portaleletricista.com.br/gerador-eletrico-2/
    http://cienciale.blogspot.com/2008/11/como-funcionam-os-motores-eltricos.html
    O link de cima fala de gerador e seu desenho esquemático e o de baixo o motor e também desenho esquemático.

    Se observarmos o que muda em relação a um e outro é a posição da aplicação de força, no motor a força vem dos fios eletricos e transmite para o movimento do rotor, no gerador é o contrário, se aplica a força no rotor(eixo) e ela é transformada em eletricidade pelos induzidos excitados pelos imas!
    Se for um motor de ima artificial (eletromagneto) não tem como gerar energia.
    Para entender melhor peguem um motor de bandeja de microndas que tem ima permanente (para saber basta encostar algo de ferro, se grudar tem), e girar o eixo (é meio duro tem que usar um alicate para facilitar) e teremos uma carga igual a de nossa residência. É claro que a amperagem será baixa mas vários deles garantem energia em boa quantidade.
    Até agora não vi nenhuma residencia sobrevivencialista com essas questões resolvidas e como mostro é sobremaneira banal, desde que tenhamos algum conhecimento de eletricidade.
    Acho que valeria uma matéria sobre esse assunto que é SUPINAMENTE sobrevivencialista!
    Só o motor stirling vale uma matéria por si só, o camarada do manual do mundo está em parceira com um outro brilhante sobrevivencialista nesse video abaixo, vale ver o cara é muito didático para leigos!

    Motor eletrico bem simples

    Materiasl legal para quem quer aprender sem muito esforço.
    Motor perendev é mais dificil de fazer mas é conhecimento que vale a pena.

    Agradeço a atenção
    Obrigado

    • Ezequiel schutt

      Excelentes videos!!!

  • Ezequiel schutt

    Creio que todos os projetos da casa sobrevivencialista serão interessantes, como o tema é muito complexo, não se trata de criar uma casa que agrade a todos, até porque seus seguidores são milhares. Outro fato que merece ser observado é que cada região do pais possui um contexto a ser aplicado nesse aspecto, isso difere muito de local a local, sem mencionar que cada um tem por ideal seu conceito de defesa, ataque e sobrevivência, alem das condições sociais de cada um, eu, por exemplo, tenho um projeto sustentável coletivo, (fazenda sustentável) gostaria de ter um helicóptero se possível, mas vou me limitar a por quatro torres de observação nas extremidades de seis a dez hectares e prover rondas constantes e no mais cobertura máxima do CFTV e alarmes de barreira, que é o máximo dentro das reais possibilidades que acredito que posso fazer, do contrario cada um construirá um FORTE ou um CASTELO tipo medieval, e isso a meu ver se torna um pouco utópico e impraticável, apenas minha observação né LOBO, é muito bacana ver projetos e idéias diferentes, eu por exemplo, não perco um se quer, mas sabemos que alguns dos projetos nunca sairão do papel em função da realidade em que nos encontramos, falo apenas por mim claro, mas tenho consciência de que estamos no Brasil, e que cada um de certa forma luta por questões básicas ou até mesmo para sobreviver!
    A propósito, lhe enviei o meu “sonhado” projeto, mas que esta dentro do campo das possibilidades, ele se chama “Fazenda Sustentável”, Forte abraço!

  • Conceito interessante, baseado em muito dos conhecimentos militares, porém, pra uma residência, acho “demais” planejá-la toda em volta da defesa como um forte, sendo necessário diversos atiradores, no mínimo 3, para que se cubra todo o perímetro. Casa com uma torre elevada no centro da construção, que pode ser uma caixa d’água, com uma mureta elevada, e preferencialmente com “rasgos afunilados”, típico de “seteiras”, dá a visão de todo o entorno, e ser eficiente com apenas 2 atiradores, ou em caso extremo, por apenas 1, que será efetivo ou deficitário dependo do número de atacantes. No caso de 2 ou mais atiradores, ainda conta com a facilidade da distribuição e uso das armas, munições e a observação/comunicação entre os mesmos facilitada. Mais barato de se construir, menos “chamativa”, e tão ou mais eficiente. Bom, esses são “meus dois centavos” sobre o assunto. Abç. a todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s