Sobrecast 44 – Ferramentas de trabalho X Equipamentos táticos

Ferramentas normais são diferentes dos equipamentos táticos? Qual a real diferença? Porque hoje existe uma diferença tão grande de preço entre esses equipamentos? Vamos conversar sobre isso no Sobrecast de hoje!

Não se esqueça de deixar a sua opinião abaixo, é sempre legal ter visões complementares ou diferentes das nossas!

Até.

Anúncios

10 Comentários

  • Pessoal eu estou vendo que o pessoal nos comentarios estão falando de facas e machados e equipamentos de camping e tudo mais, pessoal ferramentas, ou seja alicates, chaves e ferramentas mesmo tem muita diferença, a exemplo de uma situação: seu carro quebra, voce nunca tera as ferramentas adequadas para conserta-lo em sua garagem assim como na conserionaria especializada , entenderam.

  • Thyago Teles, concordo com vc na parte das multi tolls , são uma porcaria mesmo e nenhuma delas presta pra nada é só de enfeite e mostrar pra amiguinhos, pois quando se precisa delas elas sempre falham, ja passei por isso, mas voce esta sendo leigo em não entender o que eu disse, ferramentas realmente taticas são as militares, quando são fabricadas para o publico comum patentes ja cairam e são fabricadas em grandes quantidades sem o rigido controle de qualidade, para serem barateadas e o publico comum ter acesso, exemplo : cerveja, a cerveja nacional é milho fermentado, por isso é barata, diferente da cerveja artesanal, feita da verdadeira receita, mais cara, outro exemplo carro ;um fiat é feito em 5 minutos , uma lamborguinni ou ferrari não, entendeu a diferença realmente, e eu ja trabalhei muito em industrias pesadas, então sei bem a real diferença de ferramentas e FERRAMENTAS.

  • Parabéns pelo trabalho de vocês todos! Adoro o canal e tenho aprendido muito com tudo que vocês postam.
    Sobre o assunto do sobrecast: não sou nenhum especialista, mas acredito que a maior diferença entre as ferramentas táticas e as ferramentas convencionais está na facilidade de acesso e transporte, além da discrição. Um equipamento tático tem, em minha opinião, que ser mais fácil de carregar e proporcionar facilidade de acesso em situações em que o “timing” é crucial. Os facões com bainhas diferenciadas, que podem ser presas ao cinto, mochilas e de formas diferentes de um facão comum que, muitas vezes, nem bainha tem. Mochilas com inúmeros bolsos de fácil acesso em comparação com as mochilas tradicionais. Vestimentas como casacos que podem ser enrolados e ocupam bem menos espaço que uma jaqueta comum. Quando se fala de ferramentas de trabalho, a preocupação é a funcionalidade e durabilidade. A ferramenta tem de cumprir sua função e durar por muito tempo (basta ver as grandes marcas em comparação com as ferramentas mais baratas, como um alicate Gedore por exemplo que dura anos e, se respeitadas suas funções, dificilmente fica danificado por conta do uso), a discrição e o transporte dessas ferramentas é sacrificado pelo fabricante em prol da funcionalidade e robustez do produto, afinal, um profissional não precisa que suas ferramentas sejam discretas, ele está lá para fazer um trabalho e, na maior parte das vezes, é melhor que as pessoas saibam disso, como é o meu caso, que trabalho com elétrica e segurança eletrônica, é muito mais vantajoso que as pessoas ao meu redor saibam que estou trabalhando, principalmente para garantir a segurança de terceiros.

  • A diferença é facil, ferramentas taticas são mais tecnologicas, projetadas para atividades extremas (geralmente militares),onde os metais são de qualidade superior e alguns aços e metais são ate considerados segredos de alguns equipamentos e armas (aluminio aeronautico por exemplo, tungstenio, tantalo e outros mais), alem de anos de estudo sobre designe, estudo de materias, estudo de atrito e tribologia, e varios avanços em projetos de fabricação tecnologico.

    • Thyago Teles

      Amigo, eu concordo que equipamentos táticos tenham uma pesquisa de desenvolvimento diferenciada, mas não quer dizer que isso os torne mais tecnológicos. Grandes marcas de ferramentas convencionais tem uma pesquisa tão grande quanto as de equipamento tático para seu desenvolvimento, a diferença está na finalidade do produto. Ferramentas convencionais são desenvolvidas para uso diário e, muitas vezes, para uso contínuo (por longos períodos). Ferramentas táticas são desenvolvidas para cumprir seu papel quando são necessárias. Com a exceção das facas, que realmente são mais robustas do que as conbencionais, ferramentas táticas não são, necessáriamente, mais duráveis que as convencionais.

      • amigo nunca que uma ferramenta comum chegara aos pes de uma ferramenta militar, por isso muitas ferramentas são desenvolvidas com os melhores metais, processos tecnologicos, testes de resistencia e tudo mais , seria o mesmo exemplo de um capacete de segurança de 5 reais e um com tecnologia inovadora muito mais resistente testada e comprovadas com laudos tecnicos e ate cientificos, por isso algumas ferramentas tem ate C.A ou registros e só podem ser adquiridas mediante autorizações, pesquise na internet sites sobre tecnologia militares e veja as ferramentas de uso restrito, veja o site da inovacaotecnologica.com.br e tire suas conclusões, tudo evolui, mas concordo pra mortais comum como nos todos uma ferramenta comum de qualidade resolve nosso problema diariamente, mas ferramentas taticas são de uso militar por isso o nome taticas, por isso são mais caras, por todo o capital investido em seu desenvolvimento, essa é a diferença de um machado comum de um machado tatico, entendeu amigo, valeu.

      • Thyago Teles

        Creio que você esta confundindo um pouco as coisas… Nem todo equipamento tático é de uso militar. Comcordo que equipamentos de uso militar tenham sim muito melhor desempenho e maior investimento em pesquisa e materiais, mas a questão é entre equipamento tático e ferramentas comuns na visão de um sobrevivencialista. Uma multitool como aquela da Nautika que o júlio já mostrou diversas vezes é considerada uma ferramenta tática, mas nem de longe aquele alicate dela aguentaria o mesmo trabalho que faço com meu Gedore universal. Ela tem outras funcionalidades, sim, mas o propósito dela é diferente e é disso que estou falando. Uma ferramenta comum é desenvolvida com um propósito enquanto uma ferramenta tática é desenvolvida para outro. Se quer comparar com equipamento militar, tente trabalhar num canteiro de obras com uma daquelas pás que os militares carregam e compare o desempenho a longo prazo com uma pá comum (de boa qualidade) e me diga o que acha. Não estou falando como leigo, falo por experiência.

  • Hoje em dia nem tudo o que vem da China é ruim, como mencionou o Emerson, depende da marca. O facão Dixson é baseado no desenho do Parang, que é um facão tradicional da Malásia e o preferido pelos ingleses quando vão para ambiente de selva, desde o Bear Grylls ao John “Lofty” Wiseman passando pelo Ray Mears, todos eles fãs do Parang, que aliás foi introduzido no ocidente pelo John Lofty Wiseman, se não me equivoco.

  • O design do produto influência muito na compra e se agregar melhor funcionalidade e qualidade de material… Pronto! Ninguém vai nem lembrar das ferramentas de trabalho. Agora eu discordo do Julio, ferramenta de trabalho ou tático precisa de manutenção, precisa de passar um óleo, afiar sempre que necessário, precisa estar nas melhores condições pra uso sempre, pelo menos foi o que eu aprendi com meu pai na minha profissão de mecânico industrial.
    A China fabrica praticamente tudo no mundo para milhares de empresas e a qualidade de fabricação está vinculado ao processo e exigência do contratante, centenas de produtos que possuem qualidade superior, marcas de referência no mundo como Apple, Samsung produzem seus produtos na China.

  • Julio e Ébano, mandei um e-mail com pesquisa do meu Trabalho de Graduação, me dá uma força!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s