Como rastrear pessoas e animais na mata?

Rastreamento é uma arte complexa e que vêm se perdendo por falta de interessados ou até mesmo de professores sobre o assunto. Contudo, ter a capacidade de rastrear animais ou pessoas em ambiente selvagem poderá ser a diferença entre a vida e a morte em casos de necessidade.

Esta é uma daquelas habilidades que estão fadadas a desaparecer se não estruturarmos uma forma de passar os conhecimentos a frente. Geralmente os que entendem sobre o assunto são mateiros com muitos anos de experiência no campo ou indivíduos especializados nas áreas de biologia.

Esta é a minha tentativa de compilar o conteúdo e transmiti-lo antes que ele não esteja mais acessível. Apesar de não ser um mateiro, cresci em meio rural e coletei diversas informações com os caseiros de fazenda, além de buscar conhecer a parte teórica que alguns sites oferecem.

Hoje falaremos dos princípios mais básicos e que qualquer um pode começar a praticar: Atenção, marcações e deslocamentos.

Segue o vídeo:

Você já sabe rastrear animais ou pessoas? Quais são as dicas que você conhece e que podem facilitar a aprendizagem de quem está começando?

Até.

Anúncios

19 Comentários

  • Julio me passa o nome da quele livro que você usou no vídeo de rastreamento animal

  • Elismar Benayon

    Coloque e o Próximo com técnicas mais avançadas que você falou!!

  • Elismar Benayon

    Muito bom

  • Felipe Máximo

    Eu gosto de coletar as pegadas com gesso e depois usar a forma para imprimir na argila ou no solicone

  • Faça uma série Julio…

    • Bom dia Julio! Recomendo ler o manual de rastreamento dos “Selous Scolts” uma tropa de elite da antiga Rodhésia, atual zimbábue. A unidade não existe mais, porém há sites que disponibilizam materiais sobre eles, incluindo o manual de rastreamento. Eles eram os melhores nisso. Passavam por um treinamento extremamente difícil no Campo de Instrução de Wafa Wafa, no lago Kariba. Quando a Rodhésia virou zimbábue em 1980, vários membros foram para os “Rece Comandos” da África do Sul”, outros dispersaram-se. há um capitão dos Selous que ministra cursos de rastreamento e contra-rastreamento nos EUA. Vale a pena ler!

  • shadow wolf

    caro julio gostaria de saber mais sobre sobrevivência em matas pois perto de onde eu moro existem muitos lugares onde eu poderia achar presas ou me esconder em questão de perigo e para isso preciso aprofundar meus conhecimentos em caçadas em rastreamento por isso gostaria que postasse mais videos de como rastrear animais e de fazer armadilhas

  • Caro Júlio, bom dia! Louvo a sua dedicação para a causa daqueles que acreditam que não devem ficar esperando tudo de mãos beijadas do governo e que querem se preparar para algum colapso da economia.
    Tenho 2 perguntas:
    1 – Pretendo fazer um curso de sobrevivência na selva em minhas férias de julho, em algum país da América do Sul, para além de adquirir conhecimentos sobre obtenção de alimentos e construção de abrigos, treinar meu espanhol ou inglês. Você sabe me indicar alguma empresa bem conceituada que atua nesse ramo?
    2 – Fiz um sistema simples e funcional de captação de água da chuva e aproveitamento da água cinza em minha casa. Como faço para publicar um pequeno vídeo no site?
    Um abraço!
    Oscar

  • quem vos fala

    Faça uma série mais aprofundada sobre essa questão Julio…

  • Anderson Moscoso

    Por favor Julio continue com essa serie sobre rastreamento que além de ser muito instrutivo é bastante divertido

  • Esse é um assunto muito interessante e que requer paciência e tempo, mas pra nós que gostamos de estar em local de mata e quase sempre em locais mais afastados é uma técnica muito importante pra conseguir recursos e nos manter um passo a frente de um possivel perigo.
    Com certeza é um assunto que merece um espaço muito maior.

  • Excelente! Espero que tenha continuidade, pois é uma das habilidades mais importantes (e difíceis) de se conseguir dominar, e faz muita diferença para quem sabe.

  • Excelente… siga em frente, vídeo bem filmado, bem detalhado e o narrador tem uma oratória precisa e bem clara. Parabéns!

  • Com certeza quero ver mais vídeos sobre este assunto. Sempre achei surreal está técnica, porém eh difícil encontrar qualquer coisa sobre o assunto.
    Parabéns, e por favor continue com a série.

  • Muito bom o material e a abordagem! gostaria de vê as matérias completas! parabéns!

  • julio cesar

    Valeu Julio , eu ainda uso esse método que aprendi com meu Pai ,cuando ainda cassávos , perdiz, porco do mato, paca, tatu ;bons tempos.
    Abraços

  • Muito legal, posta mais coisas sobre esse assunto.

  • overlevende

    Ótimo video Julio.
    O tema é interessantíssimo e escasso na atualidade.
    Gostaria muito que você continuasse a série.
    Se tivesse mais tempo para acampar, te enviaria algumas dicas interessantes.
    Rastreio desde criança (herança de família) e gostaria de contribuir, mas estou um pouco sobrecarregado no momento.
    Porém posso dizer em breves palavras (sem fundamentos utópicos) que além da visão, ao rastrearmos usamos muito o alfato e o tato. O conjunto de tudo isso faz com que possamos ser mais bem sucedidos. Outra coisa é que através do estilo da pisada pode-se determinar (em sua maioria) o sexo da pessoa que por ali passou, se e recente ou não, se foi intencional ou não, dentre tantos outros elementos.
    Enfim, espero que você dê continuidade ao tema.
    Obrigado!

    • Agradeço pelo apoio amigo. Apesar de não ter muita experiência de campo costumo pesquisar extensivamente antes de falar sobre um assunto e qualquer dica é bem vinda. Vou continuar “garimpando” conhecimento e compilando para fazer uma série bem bacana. Abração!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s