Notícia – Terra escapa por pouco de ter redes elétricas destruídas por erupção solar

De acordo com o Washington Examiner, a duas semanas atrás a Terra escapou por pouco de ser atingida por uma ejeção de massa coronal de classe Carrington (CME) que era grande o suficiente para desligar a energia de todo o lado do planeta que ela atingisse. 

Já existem países começando a se preocupar com essa ameaça, porém nenhuma tecnologia de prevenção ou ação qualquer está em andamento.

Ter uma erupção solar enorme acabando com nossas redes elétricas pode parecer algo saído de um filme de ficção, mas o fato é que a ameaça é bem real. Nossas redes elétricas são muito antigas e susceptíveis não apenas a erupções solares, mas também a ataques PEM (Pulso eletromagnético) que poderiam desligar toda nossa rede por anos.

Não é uma questão de “se” acontecer e sim quando irá acontecer.

Eventualmente nós vamos acabar sendo atingidos por uma dessas CME’s e quando isso acontecer o mundo estará completamente despreparado e chocado. Nossa infraestrutura não tem como aguentar eventos como esses e, graças à globalização, muitas das peças que precisaríamos para consertar tudo (como estações elétricas) não estarão disponíveis em localidade próxima.

O caos com certeza iria desatar assim que as pessoas percebessem que a vida moderna não seria recuperada em menos de dez anos.