Notícia – Terra escapa por pouco de ter redes elétricas destruídas por erupção solar

De acordo com o Washington Examiner, a duas semanas atrás a Terra escapou por pouco de ser atingida por uma ejeção de massa coronal de classe Carrington (CME) que era grande o suficiente para desligar a energia de todo o lado do planeta que ela atingisse. 

Já existem países começando a se preocupar com essa ameaça, porém nenhuma tecnologia de prevenção ou ação qualquer está em andamento.

Ter uma erupção solar enorme acabando com nossas redes elétricas pode parecer algo saído de um filme de ficção, mas o fato é que a ameaça é bem real. Nossas redes elétricas são muito antigas e susceptíveis não apenas a erupções solares, mas também a ataques PEM (Pulso eletromagnético) que poderiam desligar toda nossa rede por anos.

Não é uma questão de “se” acontecer e sim quando irá acontecer.

Eventualmente nós vamos acabar sendo atingidos por uma dessas CME’s e quando isso acontecer o mundo estará completamente despreparado e chocado. Nossa infraestrutura não tem como aguentar eventos como esses e, graças à globalização, muitas das peças que precisaríamos para consertar tudo (como estações elétricas) não estarão disponíveis em localidade próxima.

O caos com certeza iria desatar assim que as pessoas percebessem que a vida moderna não seria recuperada em menos de dez anos.

Anúncios

22 Comentários

  • Encontrei essa materia no site do Terra que me parece confiável:

    http://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/tempestade-solar-extrema-pode-causar-apagoes-generalizados-na-terra,1b866d6cb07ce310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

    • Teresa Blasi

      Ótima dica as notícias no site do Terra. Obrigada por compartilhar.

  • Pois é caras, eis aí um desafio que vai ser muuuuuuuuito difícil de superar. Não falo nem individualmente, mas como sociedade. Nós ainda discutimos o tema, porém, o planeta como um todo ta pouco se lixando pra o que o sol pode causar, e com informações pela metade sendo transmitidas, lascou tudo.
    Dependemos muito da eletricidade, mesmo aqueles que geram a sua própria, seja por painéis solares ou geradores, e caso uma coisa dessas nos atinja agora, as coisas ficarão difíceis.
    Agora que falaram, vou pesquisar mais sobre as gaiolas de Faraday.

  • Lendo essa matéria vi o quanto desinformado estou! Se alguém puder me indicar sites de noticias bons pelo mundo. Não importa a língua, eu uso o tradutor no navegador . Grato

  • E o interessante e que quase nunca vimos ou ouvimos falar disso em tele jornais ou radio,sinceramente meu medo maior e estar vulnerável a esse tipo de acontecimento e com tao pouca informação desse tipo. Penso que se tal evento acontece-se seriamos infomados a tempo ou simplesmente ocultariam a informação para não haver panico em massa.

  • Seriado Revolution: baixandofacil.com

  • Rosane Malavazzi

    Oi amigos! Quero indicar um amigo expert em observação de fenomenos metereologicos e atividade solar: Maurício Fonseca Beltran, está no Facebook e também é moderador no grupo H7N9 do qual eu e Julio fazemos parte. Ele é bem técnico, vale a pena falar com ele. Abraços, Rosane

  • Alguém sabe explicar exatamente o que ocorreria caso uma tempestade solar grande atinge a terra?
    Que fenômenos ocorreriam e quais equipamentos queimariam?

    Sei lá ao meu ver o que aconteceria seria disjuntores e fusíveis queimados.

    • Disjuntores e fusíveis?! Cara, aumente a escala disso aí pra a “queima” de redes elétricas em escala mundial. Em 1859 ocorreu a maior tempestade geomagnética já registrada, e o resultado dela foi a queima das linhas de telégrafo de toda a Europa e América do Norte.
      Na época, a eletricidade era usada quase que exclusivamente para fins como esse. Compare com os dias de hoje.
      Pelas informações que tenho, todos os equipamentos que possuem circuitos elétricos, desde os mais simples, seriam fritados. Vemos isso naquele filme bacana, Guerra dos Mundos, só que ao invés do Sol temos PEM’s sendo gerados pelos aliens. (XD).

      • Caio, seja mais específico. Isso que tu disse é o que todo mundo diz mas ao certo acho que ninguém tem certeza de nada. Não acredito que microcontroladoras que estiverem desligadas da rede elétrica vão queimar. Eu penso que esse pulso pode gerar um pico de amperagem na rede mas não vai ter força de queimar o que não estiver ligado na rede.

  • Julio, você que tem monitorado de perto estes eventos do sol e que traduziu a notícia, me esclareça por favor:
    1 – Uma ejeção de massa coronal da classe citada, torraria apenas a rede elétrica dos locais do planeta atingidos, poupando o lado oposto da terra?
    2 – Somente a rede elétrica e satélites seriam afetados, ou baterias de carro, celular, notebook, pilhas e outros afins também seriam destruídos?
    3 – Equipamentos carregados a dínamo e energia solar seriam afetados?
    No seu artigo é somente mencionada a rede elétrica, mas a respostas anteriores me deixaram em dúvida.
    Obrigada e abraços.

  • minha gaiola de faraday é uma caixa de ferramentas metálicas, facilmente encontrada, onde guardo rádios, lanternas, um celular e baterias.

  • Amilcar Dornelles

    voce pode usar uma geladeira, ou um microondas como gaiola, para tentar proteger seus eletronicos

    • Amilcar Dornelles

      desculpe eu quis dizer refrigerador… portunhol!!!!

  • Daniel Renzi

    segue site que monitora as atividades solares, com previsão para 3 dias.
    http://www.apolo11.com/atividade_solar.php?menu=astro

    ps.: parabéns pelo site, acho ótimo e sempre acompanho.

  • Robson Correia

    Sempre acompanho a pagina da Apolo11, onde encontro várias informações a esse respeito.Com certeza uma ejeção de massa coronal de alta intensidade vai atingir a terra e com isso enfrentaremos muitos problemas para nossa sobrevivência.O caos vai se instalar em todas as cidades e com certeza, só os que estão preparados vão sobreviver.

  • se querem saber como poderia ser a vida sem tecnologia acompanhem o seriado revolution

    • Sandronsm, onde passa o seriado revolution?
      Obrigada.

      • Olá o revolutiom vc pode baixar no:
        http://www.baixandofacil.com
        http://clubedodownload.info/categoria/series
        Mas eu acho melhor o Under The Dome, é mais realidade.
        Abços.
        Luiz

  • Caaaaaaramba!
    Eu sempre toco nesta tecla aqui mas ninguém me leva à sério, quando acontecer e se o Brasil for um dos países atingidos vai ser o caos total, vamos voltar a era medieval pois como menciona o post nossas redes de energia não suportariam este acontecimento e diferente de países como os E.U.A. quem tem planejamentos para lidar com a situação o Brasil não está preparado, vamos ficar no escuro….

    • Vamos incluir Gaiolas de Faraday em nossas preparações!
      Nem que seja um latão de lixo isolando um radinho AM/FM, lanternas ou algo elétrico que vocês julguem necessário!

      • Is Mael, sabe onde encontrar esses latões de lixo ? Estou a um tempão tentando encontrar esse tipo de latão em minha cidade, além da internet, e não consigo encontrar um pra comprar. Seria a alternativa com o melhor custo-benefício pra mim pelos testes que vi por aí em sites gringos..

        Desde já agradeço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s