Preparação e seus vários aspectos: Corpo

No quarto post da série “Preparação e seus vários aspectos”, vamos tratar do corpo e de como podemos prepará-lo, ou melhorá-lo para uma situação de SHTF. Sendo assim vamos imaginar que o sistema de saúde está inacessível, esquecendo as vacinas…soros antiofídicos, socorristas e todo o sistema de atendimento móvel de urgência. Esqueça os dentistas, esqueça os psicólogos, as vacinas anti-rábicas e todas essas “pequenas” coisas que em condições normais não ficamos pensando em quando iremos utilizar.

Agora gostaria que fizessem um pequeno esforço e lembrassem do que acontece quando um animal de rua machuca (arranha, morde…) você, ou quando você se machuca com um ferro enferrujado, ou quando no meio da noite você começa a sentir aquela dor de dente infeliz que não deu aviso de que ia começar, quando quebramos uma perna, um braço ou etc… quando alguém se machuca no trânsito, perceberam que em todo momento estamos amparados por profissionais que garantem a nossa qualidade de vida? Como você faria para viver sem esses profissionais?

Sinceramente acho muito difícil que muitos aguentassem sem esses cuidados, até porque nem todos nós somos 100% saudáveis e vão ir piorando aos poucos. Nem todos temos 18 anos e muita energia pra gastar, então é exatamente por isso que não devemos relaxar com os cuidados físicos. Não estou falando apenas de ir a academia ou praticar um esporte, estou falando de estar em dia com o seu corpo.

Por exemplo, podemos fazer exercícios frequentemente, isso ajuda o corpo a se manter ativo e saudável, podemos ir ao médico fazer um check-up e ao dentista com a mesma finalidade. Lembrem que se o corpo estiver bem cuidado, terá uma tolerância maior em situações de emergência.

Fora isso, temos também as cirurgias plásticas, a prática de esportes tidos como radicais como por exemplo: escalada, trekking, prática dos esportes de tiro… Enfim, espero que tenham observado como o nosso maior limitador é a falta de interesse. Estejam preparados, estejam atentos.

Ouvi uma vez em um programa sobre medicina forense uma médica falar que: “O único motivo pelo qual uma pessoa se mantém saudável é que se um dia ela estiver em uma UTI, suas chances de sair com vida aumentam.” Lembro disso porque achei bem engraçado o ponto de vista dela, mas tem muita verdade nessa frase ai.

Abraços a todos, espero que gostem.

Anúncios

4 Comentários

  • Muito boa contribuição Victor. A necessidade de estar pronto fisicamente é importante. Por outro lado, acho essencial trabalhar o autocontrole. Estar atento às suas próprias reações às dificuldades do dia e saber conter as reações instintivas que temos, são uma forma de exercitar-se para quando a situação não for favorável e a tendência interna seja desesperar-se. Nessas situações reagimos sem muita coerência e facilmente nos equivocamos.
    Abç David

    • Esse assumto que você abordou fará parte do último texto sobre preparação David! Obrigado pelo comentário!

  • Cirurgia-plástica?

    • Sim, eu mesmo sou exemplo disso. Longa história.

      Mas… posso citar por exemplo algumas cirurgias plásticas que corrigem prolemas de respiração, outras que corrigem pequenas imperfeições em membros… temos que lembrar que o campo da cirurgia plástica é bem abrangente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s