Preparação e seus vários aspectos : Percepção Local ou Regional.


Segundo post da série Preparação e seus vários aspectos, onde vamos tratar sobre a percepção em nível local ou regional, como vocês puderam perceber com o texto anterior, o sobrevivencialista deve ser acima de tudo um conhecedor de seu meio, e via de regra o que serve para nível global, servirá para nivel local/regional, agora, existem pequenas diferenças que podem significar a diferença entre sobreviver ou não a uma situação de SHTF.

Bem, é nesse momento da preparação que iremos aprender a observar nossas possíveis fontes de mantimentos, por exemplo, mercadinhos, distribuidoras, lojas de ferragens, lojas de caça e pesca… etc. Bem como também temos de encontrar as melhores vias de fuga ou vias de retorno para casa, isso mesmo, vias de retorno porque em muitos momentos os problemas acontecem quando não estamos em casa, e se tivermos família, mantimentos, um bom veículo para fuga… vamos com toda certeza querer passar em casa para pegar algo (ou alguém).

Desculpem bater nessa tecla, porém acho que esse é um dos principais estágios do sobrevivencialismo, é aqui que perceberemos quais serão possíveis aliados e quais serão aqueles que causarão problemas, inclusive os vizinhos assumem papel importante para a nossa condição de sobrevivente, por exemplo, eu que moro em apartamento teria uma dificuldade maior de captação de recursos, então observar os vizinhos seria muito importante para garantir a minha vida, no sentido de que quando situações de perigo ocorrem, todas as pessoas que não tem preparo algum, pensam logo na fuga e normalmente saem levando roupas e bens materiais, deixando pra trás, comida, remédios, gás de cozinha, etc.

Perceberam a função dos vizinhos? São sempre uma fonte a mais de recursos, mas pra isso você precisa saber quais casas estão vazias afinal de contas você não vai sair arrombando a casa de ninguém pelo vandalismo, estamos assumindo uma situação extrema em que você tenha que captar recursos.

Fora esses aspectos, também devemos ter conhecimento dos efeitos do clima, estação do ano e afins, já que o Brasil tem uma gama bem vasta de climas em seu território, agora mesmo estamos tendo alagamentos no Amazonas e uma seca terrível no nordeste.

Enfim, aguardem as continuações da série. Críticas e Sugestões são bem vindas.