Luzes de segurança: Considerações e dicas iniciais

Na área de segurança doméstica as luzes são muito efetivas como formas de prevenção contra roubos, invasões ou outras atividades criminosas dentro de uma propriedade. As luzes de segurança irão ajudar na detecção de intrusos, vão desencorajar criminosos e proporcionar um senso de vigilância e sentimento de segurança. A luz é um componente essencial na prevenção de crimes. 

Um sistema bem feito de luzes funciona como desmotivação. Ilumina o criminoso, fazendo-o sentir-se exposto, inseguro e vulnerável. Criminosos geralmente procuram por áreas sem muita luz (por razões óbvias). Apesar de não impedir um crime, com certeza reduzirá a possibilidade de que eles aconteçam.

Holofotes únicos e potentes podem dificultar a visão devido ao seu brilho excessivo

Para ser realmente efetivo este sistema deve ser montado em locais altos e fora de alcance de vândalos, protegido por grades ou algum outro método de proteção. Lembre-se:

Múltiplas lâmpadas de iluminação média potência são mais efetivas do que poucas de alta potência, pois vão reduzir o brilho (que faz com que o observador não consiga ver a área efetivamente), irão proporcionar mais luz e menos zonas de sombra, também continuando a oferecer iluminação caso uma das lâmpadas queimem.
Se você possuir um orçamento um pouco maior, é interessante instalar sensores de movimento para que as luzes se ativem assim que houver movimentação na zona de monitoramento, assim você economiza energia e também torna a sua chegada em casa durante a noite mais segura.

Lâmpadas não protegidas podem ser facilmente desabilitadas por vândalos

É importante proteger o cabeamento e os circuitos do sistema de luz (a lâmpada também, é claro) para prevenir sabotagens ou desativação do sistema. Use fios preferencialmente enterrados ou passados por dentro de paredes, se isso for possível. Vale lembrar que é melhor ter vários circuitos diferentes no seu sistema (Ex.:um cabeamento independente para cada lâmpada), pois se um circuito queima ou é destruído você ainda tem o sistema operante. Lembre-se de proteger também o registro de luz e painéis de eletricidade se estiverem fora da casa. 

 A iluminação é a primeira defesa contra invasores e deveria ser o seu passo inicial quando falamos de segurança doméstica. Lembrem-se, escuridão atrai criminosos ou “ladrões de oportunidade”.

Traduzido e modificado da fonte: Daily Survival

Até.

Anúncios

3 Comentários

  • mahuffenbaecher

    Muito bom o post, curto e eficiente, como sempre, mas esqueceram de falar do outro lado, em uma situação de sobrevivência durante uma catástrofe natural, por exemplo, em que a Luz pode ser um grande inimigo, indicando posição.

  • Pessoal eu quero recomendar o livro “The Modern Survival Manual: Surviving the Economic Collapse” por Fernando FerFal Aguirre. Esse sujeito é argentino e mantém um blog em inglês sobre sobrevivencialismo urbano. Fica a dica.

  • O que eu fiz na casa dos meus avós foi espalhar um fio alto com várias lâmpadas, dai quando você liga elas o quintal fica todo iluminado, é uma opção barata e que trás muita segurança.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s