Coletando informações na internet: Redes sociais, blogs e notícias

Todo sobrevivencialista tem de priorizar a coleta de informação durante seu dia, para que tenha acesso aos fatos que estão ocorrendo e saiba qual a realidade que está a se estabelecer à sua volta.

Para isso podemos muito bem utilizar os jornais e televisões, porém estes não nos oferecem dados a tempo real e sem manipulação de conteúdo, então… como conseguir utilizar ferramentas acessíveis para conseguirmos acesso à notícias em tempo real?



Hoje em nossa sociedade o que não faltam são ferramentas para nos comunicar com outros, o que antigamente só era possível por meio de cartas agora pode ser feito pelo seu celular quase que em qualquer lugar. Esta “hiperconectividade” gera uma janela de informações muito vasta que pode ser filtrada e beneficiar a nós, sobrevivencialistas. Como?

Priorize contatos úteis: Seja no Facebook, Twitter ou qualquer outra rede, tente manter os contatos que lhe forneçam informações úteis sobre a realidade a sua volta, como canais de notícias, indivíduos que pensam como você e instituições governamentais que já possuem divulgação online…. tente evitar aqueles contatos onde a informação mais interessante é quando ele diz “genti, to indo durmi” e você fica feliz por ter se livrado desse cara pelo menos pelo resto da noite. Estes contatos além de inúteis acabam enxendo suas atualizações de informações desnecessárias e podem fazer com que você perda no meio do fluxo de informações o que realmente importa.

Mantenha-se conectado: Claro, não vá gastar boa parte do seu dia monitorando as redes sociais, porém sempre acesse e veja se existe algo pertinente à teus interesses ocorrendo. Existem vários aplicativos que “agregam” seu e-mail, twitter e facebook no seu celular para que você possa sempre ver como anda o mundo à fora.

Acompanhe blogs de sobrevivência: Assim como o sobrevivencialismo.com, existem muitos outros sites internet à fora que estão publicando diversos artigos relacionados ao sobrevivencialismo, inclusive fazendo o trabalho de alertar os seus leitores quando recebem notícias que mereçam atenção. Além do conhecimento que você vai adquirir, vai ter uma maior noção de como cada blog expõe seus pensamentos sobre a prática e poderá formar o seu, também lembrando que ao comentar nos posts você pode fazer amizades que vão servir de conexões para transmissão de informações.

Visite sites de notícias diariamente: Como não tenho tempo para assistir jornal, geralmente entro nos sites de notícias logo quando acordo para saber o que anda acontecendo no mundo, essa prática é muito importante para você ver as situações que estão ocorrendo e que podem ou não piorar.

Não falo aqui de rádios ou meios diferentes de conseguir informações, falo de meios reais e acessíveis a todos que possuem internet. A informação é a chave para manter-se alerta a pequenas situações que poderão tomar proporções complicantes para você, quem está mais informado sempre terá maior vantagem em suas ações.

Até.


Anúncios

9 comentários

  • Eu iria além. Acredito que o ideal seria criar uma rede internacional de sobrevivencialistas , uma sociedade supranacional, com o objetivo de treinar pessoas de todos os cantos do mundo para sobrevivência da espécie. Uma rede que produza manuais, livros, conte com profissionais que abordem sobrevivencialismo em áreas distintas (primeiros-socorros, psiquiatria/psicologia, engenharia, agricultura, telecomunicações).
    O cidadão comum espera que seus governos tomem providências em casos de calamidades, uma sociedade sobrevivencialista reconhece que nenhum estado pode garantir a sobrevivência de seus cidadãos.

  • Otima dica! Alguem tem indicação de contatos interessantes para seguirmos?

    • Olá Lins, bem vindo ao blog!

      Existem vários usuários bacanas para seguir, como o @alertario, @alertanews24, @canalglobonews, @offgridsurvival, e todos aqueles usuários de canais de notícias e sites relacionados à prática sobrevivencialista. Vale a pena procurar se você encontra algum usuário de alerta para sua região!

      Abraços.

  • A galera nao brinca mesmo!o blog te o forum ta cada dia melhor!
    continuem assim!

  • Ótima dica Júlio, informação e conhecimento são mais do que necessárias.

    • Obrigado Victor!

  • Nossa, ótimo tópico!
    Realmente se manter informado faz com que vc esteja à frente.
    Vc disse tudo nesta postagem, temos que nos atentar ao que ocorre a nossa volta!

    • Olá Léo.

      É como digo… hoje o mundo está andando muito rápido. Se você não assiste os jornais, rebeliões estouram e acabam, guerras se iniciam e terminam e você acaba por nem se dar conta.

      Abraços.

  • Bela postagem Dr. Julio.
    Estabelecer uma rede de informações e idéias é crucial para a gestão de informação no nosso meio. Estamos crescendo e a conciencia sobrevivencialista está se ampliando, isso é incrivel para nós que nos dedicamos a isso. A participação nas discussões atrai apaixonados e especialistas em diversos temas e acaba integrando os mais diversos interesses e pessoas, vamos de criadores a armeiros, de plantadores a construtores e bushcrafters, o sobrevivencialismo é, em sua plenitude, uma série de conhecimentos que somados levam a sustentabilidade, sobrevivencia e prevenção, um bastião de esperança na fragilidade do sistema.
    Informação é a matéria prima do poder, saber lidar com ela e gerencia-la é uma condição pétrea.

    Abraços amigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s